Pq Desligo o A/C e o carro esquenta?
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Pq Desligo o A/C e o carro esquenta?
Tenho um Corsa Sedan Premium 1.4 2009 e venho enfrentando um problema que ja me fez trocar valvula termostatica, bomba dagua e nada de resolver. O sistema de arrefecimento funciona bem se não ligo o ar condicionado, mas após ligá-lo e depois de um tempo desliga-lo, o carro esquenta em 5 minutos no maximo e se eu tentar ligar o ar novamente, ele nao funciona mais. Ja troquei o rele da ventuinha, que estava derretido, mas nao resolveu. Acho que possa ser algo relacionado a ventuinha que nao esta armando nos sois estagios, sei la, mas nao tenho ideia. Se alguem puder me dar uma luz agradeço.
- weslleysantos
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Já tentou ver se é relé?smrlopes escreveu:Tenho um Corsa Sedan Premium 1.4 2009 e venho enfrentando um problema que ja me fez trocar valvula termostatica, bomba dagua e nada de resolver. O sistema de arrefecimento funciona bem se não ligo o ar condicionado, mas após ligá-lo e depois de um tempo desliga-lo, o carro esquenta em 5 minutos no maximo e se eu tentar ligar o ar novamente, ele nao funciona mais. Ja troquei o rele da ventuinha, que estava derretido, mas nao resolveu. Acho que possa ser algo relacionado a ventuinha que nao esta armando nos sois estagios, sei la, mas nao tenho ideia. Se alguem puder me dar uma luz agradeço.
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Faz o teste do papelão e veja como o sistema se comporta...
https://www.youtube.com/watch?v=YoiLWI6SBfY
O vídeo mostra outras coisas, mas o principal para você é o uso do papelão para analisar o ciclo completo do arrefecimento.
https://www.youtube.com/watch?v=YoiLWI6SBfY
O vídeo mostra outras coisas, mas o principal para você é o uso do papelão para analisar o ciclo completo do arrefecimento.
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Troquei sim os reles referentes ao ar e ao ventilator. Fiz hj o teste do papelao, mas o carro nao esquentou de jeito nenhum, mesmo com o papelao obstruindo a passagem de ar.
Percebi que depois que o motor trabalhou um pouco, quando tento ligar o ar ele nao funciona pq a ventuinha nao arma. Ai tento de novo e ela arma e o ar funciona. O ar so funciona se a ventuinha funciona. Por isso nao sei se o problema é na ventuinha ou no ar.
Percebi que depois que o motor trabalhou um pouco, quando tento ligar o ar ele nao funciona pq a ventuinha nao arma. Ai tento de novo e ela arma e o ar funciona. O ar so funciona se a ventuinha funciona. Por isso nao sei se o problema é na ventuinha ou no ar.
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Lopes, não faz sentido o carro não esquentar...o motor em funcionamento é uma fonte geradora de calor...se não houver algo que evite a subida da temperatura (no caso o sistema de arrefecimento), o motor chegará a uma temperatura tão alta que funde.
Pode ser que vc não tenha dado o tempo suficiente para ele chegar a aquecer, principalmente se seu carro não tiver VT (demora mais), ou a VT colou aberta.
Ou pode ser o seu mostrador da temperatura que não está registrando corretamente...tem formas técnicas de se comprovar, mas depende de instrumentos que vc talvez não tenha...o melhor seria uma medição independente do próprio sistema do carro, tipo infravermelho.
Tem outra forma técnica de conferir o ciclo do arrefecimento, mas sem saber a correspondência da tensão com a temperatura, fica-se um pouco sem base...no meu caso a tensão de 1,6V = +- 95°C, e de 1,4V = +- 98°C. Seu motor é mais novo e pode ter ligeiras diferenças, mas não muita de forma a que a temperatura ultrapasse os 100°C.
https://www.youtube.com/watch?v=T1uTSffD5Dw
Uma das razões para o AC não ligar é a alta temperatura do motor, que faz aumentar a pressão do gás, acionando o termostato de alta, inibindo que o AC ligue.
Pode ser que vc não tenha dado o tempo suficiente para ele chegar a aquecer, principalmente se seu carro não tiver VT (demora mais), ou a VT colou aberta.
Ou pode ser o seu mostrador da temperatura que não está registrando corretamente...tem formas técnicas de se comprovar, mas depende de instrumentos que vc talvez não tenha...o melhor seria uma medição independente do próprio sistema do carro, tipo infravermelho.
Tem outra forma técnica de conferir o ciclo do arrefecimento, mas sem saber a correspondência da tensão com a temperatura, fica-se um pouco sem base...no meu caso a tensão de 1,6V = +- 95°C, e de 1,4V = +- 98°C. Seu motor é mais novo e pode ter ligeiras diferenças, mas não muita de forma a que a temperatura ultrapasse os 100°C.
https://www.youtube.com/watch?v=T1uTSffD5Dw
Uma das razões para o AC não ligar é a alta temperatura do motor, que faz aumentar a pressão do gás, acionando o termostato de alta, inibindo que o AC ligue.
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Valeu pessoal pela atenção. Aproveitei esse feriadão pra tentar desvendar esse mistério e parece que deu certo, pois o carro ficou bom novamente e não está super aquecendo mais. Consegui perceber que a segunda velocidade da ventuinha não estava armando, por isso o carro super aquecia e o ar condicionado nao ligava mais. Fiz o teste das duas velocidades ligando direto na bateria e as duas funcionaram sem problemas, o que me fez descartar problema na ventuinha. Entao voltei a desconfiar dos reles, apesar de ja ter trocado os dois referentes a ventuinha e ao ar. Desmontei a caixa ondefica os reles e fusiveis para ver se tinha algum fio partido ou mal contato, mas estava tudo ok. Qual nao foi minha surpresa, com o carro ligado, tirei o rele da ventuinha e para meu espanto, ela armou na velocidade mais forte. Quando eu coloquei o rele de novo a ventuinha desligava. Saquei ela e voltou a armar no estagio 2. Como a ventuinha armava sem o seu respectivo rele? Ate agora nao sei a resposta. Botei 3 reles diferentes no local e com todos acontecia o mesmo problema, o que me fez descartar problema no rele, pois era impossivel os 4 estarem ruins. Comecei a desconfiar que o sistema eletronico estava maluco e precisaria dar um reset pra resolver. Ai tirei o rele do ar e coloquei o da ventuinha de novo, nada aconteceu, mas qd recoloquei o rele do ar, pimba, a ventuinha armou. Fiz varios testes e percebi que so funcionava ok, quando eu colocava primeiro o rele da ventuinha e depois o do ar condicionado. Ate agora nao enetendi essa logica, nem tem logica, mas foi o que resolveu. Misterios da eletronica. Por fim, como desgraca pouca é bobagem, descobri tb um pequeno vazamento no radiador, na junção da lateral plastica com o metal. Mais um problema pra resolver, mas esse bem mais facil, nao sei se compro outro ou se conserto ele.
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Experiência própria, reparar radiador é adiar o problema, se possível troque e fique tranquilo.
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Corsa Sedan Premium preto 2011 - Atual
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