[DÚVIDA] - Qual a Identificação do Cabo/Fiação Que Passa pelo Teto do Corsa C?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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Uorrned
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[DÚVIDA] - Qual a Identificação do Cabo/Fiação Que Passa pelo Teto do Corsa C?

Mensagem por Uorrned »

Pessoal, será que alguém aqui poderia me dar uma força?

Tenho 4 dúvidas bem básicas sobre a fiação do novo corsa:


Estou fazendo um up na minha luz de cortesia e instalando o retrovisor eletrocrômico do astra.

P/ a nova luz de cortesia preciso de 4 fios dos quais pelo menos 2 já estão ali disponíveis alimentando a luz de teto atual:

1-Vermelho (já está alí na luz atual)
2-Preto (tem um preto listrado de branco passando sobre o forro... não sei se posso usar ele ou preciso puxar um exclusivamente preto)
3-Cinza (já está alí na luz atual)
4-Marron (acho que preciso puxar)

Minha dúvida começa aqui, quando se tira a luz de cortesia dá p/ ver que estes dois fios (vermelho e cinza) são puxados de uma fiação que passa pelo teto, nela há um fio preto listrado de branco que não sei p/ onde vai, o vermelho e o cinza da luz atual + um cabo grosso que não sei do que se trata.

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Dúvida 1: Alguém sabe a função deste fio grosso ou se dentro dele há algum dos que eu preciso? ...Tenho receio de o abrir sem saber o que ele faz ao certo.

Dúvida 2: Sei que o preto é o pós chave pelo padrão GM, Posso fazer uma ponte e usar este fio preto listrado de branco no lugar do preto que eu preciso para a nova luz de teto? ...Ouvi dizer que o preto listrado de branco também era pós chave,mas que passava por outro lugar.

Dúvida 3: De onde posso puxar mais facilmente o marron (negativo / terra) p/ chegar alí na luz de cortesia?

Duvida 4: Vou precisar também de um fio da luz de ré ali em cima p/ ligar no retrovisor, de onde eu posso tirar ela mais facilmente?


Se a preta listrada de branco servir que já está ali, então meus problemas se resumem a levar um marron e um de ré p/ a região da luz de cortesia e estará tudo pronto. Pá não ficar gambiarra e cheio de emendas Já fiz um esquema de chicotes que já está plug and play.

Me dêem essa moral aí, pessoal! #-o
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Cledman
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Mensagem por Cledman »

Denrrou, vou deixar alguém mais capacitado te ajudar, mas no meu, tem um fio exatamente ae junto desses que você falou, que se não me engano justamente vai para a antena.

Quando eu abri pra trocar minha luz de teto, achei um fio assim em meio a uma fita isolante.
Quando tirei, deu pra ver que ele tinha um conector. E a antena estava com um conector igual, porém, sem ligar. Quando encaixei, a qualidade da recepção do rádio mudou da água pro vinho.

O tal conector era esse que aparece na antena da direita.
Imagem

Apesar de parecer redondo, ele é mais retangular. Não me lembro agora se era preto e cinza, mas ele fica junto a esses grossos e também me parece que só rola energia no pós chave mesmo.
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Uorrned
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Mensagem por Uorrned »

Obrigado, Cledman!


Eu também pensei que este fio cinza mais grosso fosse da antena. Mas como ela está no teto do carro bem alí na altura da luz de cortesia dá p/ ver que o fio que sai dela é um preto. Então pode até ser, mas então ele deve mudar de cor em algum ponto, o que me parecia meio estranho.

Se alguém mais tiver alguma ideia com relação as minhas dúvidas, vai ser de muita ajuda!

Cledman escreveu:Denrrou, vou deixar alguém mais capacitado te ajudar, mas no meu, tem um fio exatamente ae junto desses que você falou, que se não me engano justamente vai para a antena.

Quando eu abri pra trocar minha luz de teto, achei um fio assim em meio a uma fita isolante.
Quando tirei, deu pra ver que ele tinha um conector. E a antena estava com um conector igual, porém, sem ligar. Quando encaixei, a qualidade da recepção do rádio mudou da água pro vinho.

O tal conector era esse que aparece na antena da direita.
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Apesar de parecer redondo, ele é mais retangular. Não me lembro agora se era preto e cinza, mas ele fica junto a esses grossos e também me parece que só rola energia no pós chave mesmo.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Começando do começo:
Vermelho = 12V permanente
Preto = 12V pós chave
Marrom = negativo.
Cinza = negativo vindo do botão que aciona a luz interna (na coluna da porta).

Não mexa na fiação grossa que passa ali perto. Provavelmente deve ser da antena e do +12V do remoto do som, para ativar o amplificador da antena.

Para instalar a luminária do Astra, vc pode ligar os fios vermelho e cinza normalmente. O fio marrom, com um terminal olhal, vc pode fazer o aterramento, parafusando o terminal nesse furinho que tem na chapa acima da luminária (fiz assim no meu - tenho uma luz temporizada do Vectra GSI).
O preto é simplesmente para que quando vc fechar a porta e ligar a ignição, a luz apague-se imediatamente. Mas como vc vai precisar de um pós chave para alimentar o retrovisor fotocrômico, vai ter que puxar lá da caixa de fusíveis. Daí já liga o retrovisor e a luminária.
E por falar em retrovisor, uso um fotocrômico do Vectra CD, e nele vão 3 fios: +12V pós chave, +12V quando engata a marcha ré e negativo. Não sei bem como é no Astra, mas não deve ser algo muito diferente disso.
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Uorrned
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Mensagem por Uorrned »

Obrigado mesmo, José!

Sua resposta ajudou bastante.


Não vou mexer no fio mais grosso.

Fora do fio grosso também tenho um preto listrado de branco que não é usado na luz de teto original, mas ele está ali fora e não sei por onde passa. Já li que ele também é pós chave. Sabe me dizer que posso usar ele como o fio preto que preciso?

Se ele servir, vai ser uma maravilha, porque só vou precisar aterrar ali com um parafuso e não precisarei puxar da caixa de fuzis e tudo estará perfeito.

...

O plafonier que estou colocando é o da meriva, o grande com botões individuais p/ ligar as luzes do lado esquerdo e direito e 4 lâmpadas. Já tinha testado e percebido que poderia juntar o fio vermelho com o preto que funcionava legal, mas vou fazer a coisa decentemente e tentar ser o mais anti-gambiarra quanto possível. Ela compartilha 3 dos fios que vão p/ o retrovisor: dos 4 que vão nela apenas o vermelho não vai para ele.

A fiaçãodo meu retrovisor é: Preto, Marron, Cinza e um Branco listrado de preto.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda!

José Leal escreveu:Começando do começo:
Vermelho = 12V permanente
Preto = 12V pós chave
Marrom = negativo.
Cinza = negativo vindo do botão que aciona a luz interna (na coluna da porta).

Não mexa na fiação grossa que passa ali perto. Provavelmente deve ser da antena e do +12V do remoto do som, para ativar o amplificador da antena.

Para instalar a luminária do Astra, vc pode ligar os fios vermelho e cinza normalmente. O fio marrom, com um terminal olhal, vc pode fazer o aterramento, parafusando o terminal nesse furinho que tem na chapa acima da luminária (fiz assim no meu - tenho uma luz temporizada do Vectra GSI).
O preto é simplesmente para que quando vc fechar a porta e ligar a ignição, a luz apague-se imediatamente. Mas como vc vai precisar de um pós chave para alimentar o retrovisor fotocrômico, vai ter que puxar lá da caixa de fusíveis. Daí já liga o retrovisor e a luminária.
E por falar em retrovisor, uso um fotocrômico do Vectra CD, e nele vão 3 fios: +12V pós chave, +12V quando engata a marcha ré e negativo. Não sei bem como é no Astra, mas não deve ser algo muito diferente disso.
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