Pessoal, será que alguém aqui poderia me dar uma força?
Tenho 4 dúvidas bem básicas sobre a fiação do novo corsa:
Estou fazendo um up na minha luz de cortesia e instalando o retrovisor eletrocrômico do astra.
P/ a nova luz de cortesia preciso de 4 fios dos quais pelo menos 2 já estão ali disponíveis alimentando a luz de teto atual:
1-Vermelho (já está alí na luz atual)
2-Preto (tem um preto listrado de branco passando sobre o forro... não sei se posso usar ele ou preciso puxar um exclusivamente preto)
3-Cinza (já está alí na luz atual)
4-Marron (acho que preciso puxar)
Minha dúvida começa aqui, quando se tira a luz de cortesia dá p/ ver que estes dois fios (vermelho e cinza) são puxados de uma fiação que passa pelo teto, nela há um fio preto listrado de branco que não sei p/ onde vai, o vermelho e o cinza da luz atual + um cabo grosso que não sei do que se trata.
Dúvida 1: Alguém sabe a função deste fio grosso ou se dentro dele há algum dos que eu preciso? ...Tenho receio de o abrir sem saber o que ele faz ao certo.
Dúvida 2: Sei que o preto é o pós chave pelo padrão GM, Posso fazer uma ponte e usar este fio preto listrado de branco no lugar do preto que eu preciso para a nova luz de teto? ...Ouvi dizer que o preto listrado de branco também era pós chave,mas que passava por outro lugar.
Dúvida 3: De onde posso puxar mais facilmente o marron (negativo / terra) p/ chegar alí na luz de cortesia?
Duvida 4: Vou precisar também de um fio da luz de ré ali em cima p/ ligar no retrovisor, de onde eu posso tirar ela mais facilmente?
Se a preta listrada de branco servir que já está ali, então meus problemas se resumem a levar um marron e um de ré p/ a região da luz de cortesia e estará tudo pronto. Pá não ficar gambiarra e cheio de emendas Já fiz um esquema de chicotes que já está plug and play.
Me dêem essa moral aí, pessoal!
[DÚVIDA] - Qual a Identificação do Cabo/Fiação Que Passa pelo Teto do Corsa C?
- Cledman
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Denrrou, vou deixar alguém mais capacitado te ajudar, mas no meu, tem um fio exatamente ae junto desses que você falou, que se não me engano justamente vai para a antena.
Quando eu abri pra trocar minha luz de teto, achei um fio assim em meio a uma fita isolante.
Quando tirei, deu pra ver que ele tinha um conector. E a antena estava com um conector igual, porém, sem ligar. Quando encaixei, a qualidade da recepção do rádio mudou da água pro vinho.
O tal conector era esse que aparece na antena da direita.
Apesar de parecer redondo, ele é mais retangular. Não me lembro agora se era preto e cinza, mas ele fica junto a esses grossos e também me parece que só rola energia no pós chave mesmo.
Quando eu abri pra trocar minha luz de teto, achei um fio assim em meio a uma fita isolante.
Quando tirei, deu pra ver que ele tinha um conector. E a antena estava com um conector igual, porém, sem ligar. Quando encaixei, a qualidade da recepção do rádio mudou da água pro vinho.
O tal conector era esse que aparece na antena da direita.
Apesar de parecer redondo, ele é mais retangular. Não me lembro agora se era preto e cinza, mas ele fica junto a esses grossos e também me parece que só rola energia no pós chave mesmo.
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- Uorrned
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Obrigado, Cledman!
Eu também pensei que este fio cinza mais grosso fosse da antena. Mas como ela está no teto do carro bem alí na altura da luz de cortesia dá p/ ver que o fio que sai dela é um preto. Então pode até ser, mas então ele deve mudar de cor em algum ponto, o que me parecia meio estranho.
Se alguém mais tiver alguma ideia com relação as minhas dúvidas, vai ser de muita ajuda!
Eu também pensei que este fio cinza mais grosso fosse da antena. Mas como ela está no teto do carro bem alí na altura da luz de cortesia dá p/ ver que o fio que sai dela é um preto. Então pode até ser, mas então ele deve mudar de cor em algum ponto, o que me parecia meio estranho.
Se alguém mais tiver alguma ideia com relação as minhas dúvidas, vai ser de muita ajuda!
Cledman escreveu:Denrrou, vou deixar alguém mais capacitado te ajudar, mas no meu, tem um fio exatamente ae junto desses que você falou, que se não me engano justamente vai para a antena.
Quando eu abri pra trocar minha luz de teto, achei um fio assim em meio a uma fita isolante.
Quando tirei, deu pra ver que ele tinha um conector. E a antena estava com um conector igual, porém, sem ligar. Quando encaixei, a qualidade da recepção do rádio mudou da água pro vinho.
O tal conector era esse que aparece na antena da direita.
Apesar de parecer redondo, ele é mais retangular. Não me lembro agora se era preto e cinza, mas ele fica junto a esses grossos e também me parece que só rola energia no pós chave mesmo.
- José Leal
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Começando do começo:
Vermelho = 12V permanente
Preto = 12V pós chave
Marrom = negativo.
Cinza = negativo vindo do botão que aciona a luz interna (na coluna da porta).
Não mexa na fiação grossa que passa ali perto. Provavelmente deve ser da antena e do +12V do remoto do som, para ativar o amplificador da antena.
Para instalar a luminária do Astra, vc pode ligar os fios vermelho e cinza normalmente. O fio marrom, com um terminal olhal, vc pode fazer o aterramento, parafusando o terminal nesse furinho que tem na chapa acima da luminária (fiz assim no meu - tenho uma luz temporizada do Vectra GSI).
O preto é simplesmente para que quando vc fechar a porta e ligar a ignição, a luz apague-se imediatamente. Mas como vc vai precisar de um pós chave para alimentar o retrovisor fotocrômico, vai ter que puxar lá da caixa de fusíveis. Daí já liga o retrovisor e a luminária.
E por falar em retrovisor, uso um fotocrômico do Vectra CD, e nele vão 3 fios: +12V pós chave, +12V quando engata a marcha ré e negativo. Não sei bem como é no Astra, mas não deve ser algo muito diferente disso.
Vermelho = 12V permanente
Preto = 12V pós chave
Marrom = negativo.
Cinza = negativo vindo do botão que aciona a luz interna (na coluna da porta).
Não mexa na fiação grossa que passa ali perto. Provavelmente deve ser da antena e do +12V do remoto do som, para ativar o amplificador da antena.
Para instalar a luminária do Astra, vc pode ligar os fios vermelho e cinza normalmente. O fio marrom, com um terminal olhal, vc pode fazer o aterramento, parafusando o terminal nesse furinho que tem na chapa acima da luminária (fiz assim no meu - tenho uma luz temporizada do Vectra GSI).
O preto é simplesmente para que quando vc fechar a porta e ligar a ignição, a luz apague-se imediatamente. Mas como vc vai precisar de um pós chave para alimentar o retrovisor fotocrômico, vai ter que puxar lá da caixa de fusíveis. Daí já liga o retrovisor e a luminária.
E por falar em retrovisor, uso um fotocrômico do Vectra CD, e nele vão 3 fios: +12V pós chave, +12V quando engata a marcha ré e negativo. Não sei bem como é no Astra, mas não deve ser algo muito diferente disso.
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- Uorrned
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Obrigado mesmo, José!
Sua resposta ajudou bastante.
Não vou mexer no fio mais grosso.
Fora do fio grosso também tenho um preto listrado de branco que não é usado na luz de teto original, mas ele está ali fora e não sei por onde passa. Já li que ele também é pós chave. Sabe me dizer que posso usar ele como o fio preto que preciso?
Se ele servir, vai ser uma maravilha, porque só vou precisar aterrar ali com um parafuso e não precisarei puxar da caixa de fuzis e tudo estará perfeito.
...
O plafonier que estou colocando é o da meriva, o grande com botões individuais p/ ligar as luzes do lado esquerdo e direito e 4 lâmpadas. Já tinha testado e percebido que poderia juntar o fio vermelho com o preto que funcionava legal, mas vou fazer a coisa decentemente e tentar ser o mais anti-gambiarra quanto possível. Ela compartilha 3 dos fios que vão p/ o retrovisor: dos 4 que vão nela apenas o vermelho não vai para ele.
A fiaçãodo meu retrovisor é: Preto, Marron, Cinza e um Branco listrado de preto.
Mais uma vez, obrigado pela ajuda!
Sua resposta ajudou bastante.
Não vou mexer no fio mais grosso.
Fora do fio grosso também tenho um preto listrado de branco que não é usado na luz de teto original, mas ele está ali fora e não sei por onde passa. Já li que ele também é pós chave. Sabe me dizer que posso usar ele como o fio preto que preciso?
Se ele servir, vai ser uma maravilha, porque só vou precisar aterrar ali com um parafuso e não precisarei puxar da caixa de fuzis e tudo estará perfeito.
...
O plafonier que estou colocando é o da meriva, o grande com botões individuais p/ ligar as luzes do lado esquerdo e direito e 4 lâmpadas. Já tinha testado e percebido que poderia juntar o fio vermelho com o preto que funcionava legal, mas vou fazer a coisa decentemente e tentar ser o mais anti-gambiarra quanto possível. Ela compartilha 3 dos fios que vão p/ o retrovisor: dos 4 que vão nela apenas o vermelho não vai para ele.
A fiaçãodo meu retrovisor é: Preto, Marron, Cinza e um Branco listrado de preto.
Mais uma vez, obrigado pela ajuda!
José Leal escreveu:Começando do começo:
Vermelho = 12V permanente
Preto = 12V pós chave
Marrom = negativo.
Cinza = negativo vindo do botão que aciona a luz interna (na coluna da porta).
Não mexa na fiação grossa que passa ali perto. Provavelmente deve ser da antena e do +12V do remoto do som, para ativar o amplificador da antena.
Para instalar a luminária do Astra, vc pode ligar os fios vermelho e cinza normalmente. O fio marrom, com um terminal olhal, vc pode fazer o aterramento, parafusando o terminal nesse furinho que tem na chapa acima da luminária (fiz assim no meu - tenho uma luz temporizada do Vectra GSI).
O preto é simplesmente para que quando vc fechar a porta e ligar a ignição, a luz apague-se imediatamente. Mas como vc vai precisar de um pós chave para alimentar o retrovisor fotocrômico, vai ter que puxar lá da caixa de fusíveis. Daí já liga o retrovisor e a luminária.
E por falar em retrovisor, uso um fotocrômico do Vectra CD, e nele vão 3 fios: +12V pós chave, +12V quando engata a marcha ré e negativo. Não sei bem como é no Astra, mas não deve ser algo muito diferente disso.
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