[DÚVIDA] - Aquecimento
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- Registrado em: Segunda-feira 09 2015f Novembro 2015 09:23:17 AM
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[DÚVIDA] - Aquecimento
Boa tarde pessoal .. Estou com um problema de aquecimento.. O reservatório de água fica borbulhando e jogando agua pra fora.. Ja fiz o cabeçote, ja troquei valvula termostatica e ainda continua o problema.. oque pode ser???
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- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
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heitorwossh, tem várias possibilidades para esta ocorrência...
Se o seu cabeçote foi feito pelo mesmo motivo, vamos eliminar esta possibilidade por enquanto.
1 - VT travada (mesmo nova pode apresentar problema)
2 - Bomba ineficiente
3 - Obstrução no radiador
4 - Ventoinha não liga na hora certa (por problema no sensor/cebolão ou na central)
5 - Ventoinha não liga em hora nenhuma (ou é ela ou algum relé que a comanda ou fiação partida/mau contato ou fusível ou a central com defeito
6 - Ventoinha não tem velocidade suficiente (pode estar travada)
Perguntas:
Qual o motor e ano de seu carro?
Seu crro tem AC?
Seu carro tem cebolão ou sensor?
Retorna aí pra gente evoluir...
Se o seu cabeçote foi feito pelo mesmo motivo, vamos eliminar esta possibilidade por enquanto.
1 - VT travada (mesmo nova pode apresentar problema)
2 - Bomba ineficiente
3 - Obstrução no radiador
4 - Ventoinha não liga na hora certa (por problema no sensor/cebolão ou na central)
5 - Ventoinha não liga em hora nenhuma (ou é ela ou algum relé que a comanda ou fiação partida/mau contato ou fusível ou a central com defeito
6 - Ventoinha não tem velocidade suficiente (pode estar travada)
Perguntas:
Qual o motor e ano de seu carro?
Seu crro tem AC?
Seu carro tem cebolão ou sensor?
Retorna aí pra gente evoluir...
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Bom dia Bange!!
1° o carro é 2001, motor 1.0 8V de 60 cavalos
2° O carro não tem AC
3° Sensor..
Obrigado!!
1° o carro é 2001, motor 1.0 8V de 60 cavalos
2° O carro não tem AC
3° Sensor..
Obrigado!!
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OK, então estou concluindo que seu cabeçote sofreu manutenção devido ao superaquecimento provocado pela ineficiência do arrefecimento...e o problema original não foi reolvido (estou abandonando a possibilidade de menutenção do cabeçote devido a problemas de lubrificação na parte superior).
Se vc. não tem habilidade, disposição ou ferramental, sugiro vc. levar a um especialista em arrefecimento (não em casa de radiadores).
Caso contrário, seguem algumas dicar de avaliações:
1 - VT travada e bomba ineficiente, se confundem, pois o resultado é o mesmo...não circula o líquido pelo sistema...daí aquece e ferve.
Com 5 min de motor ligado, a VT já tem que estar aberta/abrindo e o líquido circulando...para confirmar isto basta estreitar bem a mangueira de retorno (mangueira grossa do lado direito de quem olha de frente), e observar a mangueira fina, que entra no expansor...tem que espirrar, bem, pois é a única maneira do líquido circular (confirme não haver obstrução nesta mangueirinha).
Se espirrar, está havendo circulação de líquido e tanto a bomba como a VT, estão ao menos funcionando (ainda não é conclusivo), mas se não espirrar, é a VT e/ou a bomba...só abrindo e confirmando qual.
2 - Obstrução no radiador...dependendo da obstrução aquela mangueirinha irá sair alguma, muita ou espirrar...dependendo da obstrução (isto sem apertar nada e após 5min em ML).
Em situação normal e com baixa gravidade de obstrução, é possível que saia uma quantidade mínima do líquido...mas já é um sinal...
3 - Para eliminar a ventoinha basta retirar o plug do sensor de temperatura...ela tem que ligar na sua velocidade máxima (isto até mesmo com o moto frio), caso não ligue, é ela ou algum dos relés que a comanda...e se ligar com velocidade fraca, é ela ou mau contato em aterramento ou bateria, nos fios ligados a ela.
4 - Se VT, bomba e ventoinha OK, após 5 mni com o motor ligado, a VT já etará permitindo a circulação do líquido e em torno dos 10 min a ventoinha deve ligar (antes da temperatura atingir 100°C), e a temperatura no mostrador indicar valores entre 92°C e 100°C (esta é uma faixa considerada normal).
O funcionamento ficará cíclico, ou seja, a ventoinha ligará antes ou próximo dos 100°C e desligará próximo a 92°C...e deverá ficar ligando e desligando sem que o líquido ferva, durante horas, dias...o tempo que quiser.
Caso a ventoinha funcione normalmente e o líquido ferva, mesmo não passando dos 100°C no mostrador, troque o sensor (ou sensores, depende do modelo do carro), por outro original, pois certamente ele estará fora das características.
Caso o sensor seja trocado e o problema continue, vc. estará com um problema de vazão e aí deve-se retirar e inspecionar primeiro o radiaor e depois a VT junto com a bomba.
Se no final de tudo não houver problemas com radiador, VT e bomba, retorne ao reparador do cabeçote, pois a obstrução está dentro do motor, provavelmente devido a excesso de selante (silicone ou similares), que estão obstruindo as cavernas internas do motor.
Observações: Considere eventuais mau contato em relés que comandam a ventoinha, conectores, aterramento ou bateria, pois nestes casos o funcionamento sendo intermitente pelo mau contato, pode mascarar as avaliações feitas.
Nunca abra o reervatório de expansão se a temperatura estiver acima dos 95°C ou as mangueiras estiverem muito quentes e inchadas....olha a segurança heim...
É isso aí...é uma "via crucis", mas com paciência se chega lá...
Se vc. não tem habilidade, disposição ou ferramental, sugiro vc. levar a um especialista em arrefecimento (não em casa de radiadores).
Caso contrário, seguem algumas dicar de avaliações:
1 - VT travada e bomba ineficiente, se confundem, pois o resultado é o mesmo...não circula o líquido pelo sistema...daí aquece e ferve.
Com 5 min de motor ligado, a VT já tem que estar aberta/abrindo e o líquido circulando...para confirmar isto basta estreitar bem a mangueira de retorno (mangueira grossa do lado direito de quem olha de frente), e observar a mangueira fina, que entra no expansor...tem que espirrar, bem, pois é a única maneira do líquido circular (confirme não haver obstrução nesta mangueirinha).
Se espirrar, está havendo circulação de líquido e tanto a bomba como a VT, estão ao menos funcionando (ainda não é conclusivo), mas se não espirrar, é a VT e/ou a bomba...só abrindo e confirmando qual.
2 - Obstrução no radiador...dependendo da obstrução aquela mangueirinha irá sair alguma, muita ou espirrar...dependendo da obstrução (isto sem apertar nada e após 5min em ML).
Em situação normal e com baixa gravidade de obstrução, é possível que saia uma quantidade mínima do líquido...mas já é um sinal...
3 - Para eliminar a ventoinha basta retirar o plug do sensor de temperatura...ela tem que ligar na sua velocidade máxima (isto até mesmo com o moto frio), caso não ligue, é ela ou algum dos relés que a comanda...e se ligar com velocidade fraca, é ela ou mau contato em aterramento ou bateria, nos fios ligados a ela.
4 - Se VT, bomba e ventoinha OK, após 5 mni com o motor ligado, a VT já etará permitindo a circulação do líquido e em torno dos 10 min a ventoinha deve ligar (antes da temperatura atingir 100°C), e a temperatura no mostrador indicar valores entre 92°C e 100°C (esta é uma faixa considerada normal).
O funcionamento ficará cíclico, ou seja, a ventoinha ligará antes ou próximo dos 100°C e desligará próximo a 92°C...e deverá ficar ligando e desligando sem que o líquido ferva, durante horas, dias...o tempo que quiser.
Caso a ventoinha funcione normalmente e o líquido ferva, mesmo não passando dos 100°C no mostrador, troque o sensor (ou sensores, depende do modelo do carro), por outro original, pois certamente ele estará fora das características.
Caso o sensor seja trocado e o problema continue, vc. estará com um problema de vazão e aí deve-se retirar e inspecionar primeiro o radiaor e depois a VT junto com a bomba.
Se no final de tudo não houver problemas com radiador, VT e bomba, retorne ao reparador do cabeçote, pois a obstrução está dentro do motor, provavelmente devido a excesso de selante (silicone ou similares), que estão obstruindo as cavernas internas do motor.
Observações: Considere eventuais mau contato em relés que comandam a ventoinha, conectores, aterramento ou bateria, pois nestes casos o funcionamento sendo intermitente pelo mau contato, pode mascarar as avaliações feitas.
Nunca abra o reervatório de expansão se a temperatura estiver acima dos 95°C ou as mangueiras estiverem muito quentes e inchadas....olha a segurança heim...
É isso aí...é uma "via crucis", mas com paciência se chega lá...
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