[DÚVIDA] - Ventiilador Interno Parou Após Lavagem e Chuva!!

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Cauptain
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 26 2013f Novembro 2013 08:23:32 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Ventiilador Interno Parou Após Lavagem e Chuva!!

Mensagem por Cauptain »

Prezados colegas, boa tarde.

Sou um feliz dono de um Corsa Sedan Premium 2009/2010, primeiro dono e com menos de 45.000 KM rodados.

Há cerca de 6 meses, levei o meu parceiro para uma lavagem em um posto, completa (lavaram o motor).

Depois disso, meu carro apresentou 3 problemas distintos:

1 – O vidro do motorista ao fechar, chegava próximo de fechar e voltava, como se estivesse minha mão ali e ele detectava e usava o recurso de evitar isso. Porém não tem nada, o vidro sobe e volta sozinho. Só fecha todo se eu subir e faltando 2 dedos, parar e aí sim, mando fechar novamente.

2 – O limpador de para-brisas passou a não funcionar na velocidade 1, apenas nas outras.

3 – O AR Condicionado E o ventilador interno, as vezes para de funcionar e do nada volta.

Mesmo com esses problemas, continuei a usar meu carro, até que ontem à noite, ele furou o pneu e resolvi para trocar hoje pela manhã. Choveu muito.

Hoje depois da troca, sai para dar uma volta com ele a oficina e foi aí que constatei que o ventilador não funciona mais. O ARCOND. Liga, gela, porém não sai nada pelos dutos de saída e o ventilador morto eternamente.

Li muito antes de postar, pois apesar de ter alguma coisa parecida, nenhum deles reunia o que aconteceu no meu.

Pergunto: - Podem me dar uma luz de como resolver isso?

Muito obrigado,


Claudio Raphael
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Teria que começar pela caixa de fusíveis e relês já quando deu problema, agora precisa verificar lá novamente, mas corre o risco de estar tudo oxidado.
Cauptain
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 26 2013f Novembro 2013 08:23:32 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cauptain »

Com a ajuda de um tecnico em eletronica, já testei todos os fusiveis. Estão todos OK, juntamente com os relês e não vimos nenhum sinal de oxidação.



Claudio Raphael
Cauptain
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 26 2013f Novembro 2013 08:23:32 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cauptain »

Atualizando (02.07.2015):

Ontem, após rodar uns 20 mns, o ventilador voltou a funcionar normalmente.

Será que é somente folga em alguma encaixe?






Claudio
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Pode. Mas se parou quando molhou é porque em algum lugar infiltrou água, pode ser até o chicote ou conector dele.
sidneialarme@ig.com.br
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 24 2013f Setembro 2013 12:39:32 PM
Localização: Viamão - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sidneialarme@ig.com.br »

do meu tambem a ilheios fuziveis ok nao acho qual o rele
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Esse tipo de problema (em vários pontos ou equipamentos), é característico de mau contato...seja no aterramento ou na alimentação.

Com um multímetro, mede-se a tensão desde a caixa de fusíveis, passa pela chave ou relé que controla o componente e vai até o componente propriamente dito...se tudo certo o problema só pode estar no aterramento e deve-se fazer o teste de continuidade.

Agora sem um multímetro a saída é ir bulindo na fiação e conectores até que a coisa funcione ou pare de funcionar, e aí estará o problema.

Quanto aos fusíveis, se funciona as vezes é porque ele está bom...pode ser algum mau contato por oxidação ou as presilhas frouxas devido a calor por excesso de corrente ou princípio de curto.

De qualquer forma não é um problemão, mas pode ser chato de se localizar...com paciência se chega ao problema.
Cauptain
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 26 2013f Novembro 2013 08:23:32 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cauptain »

Pois é Bange. o problema é que meu amigo que faz essas medições só vai estar livre daqui ha umas 22 semanas e só então poderei testar todos os componentes.

Desde o dia em que voltou, não parou mais, mesmo tomando chuva ele está OK.

A melhor parte é que o meu vidro que estava com defeito, resolveu de vez.

Uma pergunta besta. É necessário trocar o óleo, mesmo quando não se roda nem 5.000 depois de uma troca??





Claudio
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, o próprio fabricante dos carro orienta que a troca seja feita por quilometragem ou tempo, pois diz que o óleo oxida e vai perdendo suas propriedades.

Seis meses é o tempo, mesmo que a quilometragem não seja atingida.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”