Galera me ajudem .meu corsa e um wagon 2000 1.0 16v.
resolvi troca o motor por 1.6 16v e a ventuinha nao liga
fiquei sabendo que os corsa acima de 2000 a ventuinha liga pela central.
e o motor que coloquei era duma corsa 97 que dizem q abaicho de 2000 eram ligadas por cebolao.
eu queria saber se posso fazer uma ligasao na ventuinha sem trocar o radiador pra por cebolao.
pois meu radiador nao tem entrada pro cebolao me ajudem .posso fazer uma otra ligaçao pra acionar e ventuinha quando esquentar??????
[DÚVIDA] - ventuinha nao liga
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Jhonathan, conforme conversamos por e-mail, achei que o módulo do 1.0 funcionaria bem no motor 1.6. Não sei o real motivo de falha, talvez por algum problema na roda fônica ou impedância dos bicos 1.6.
Tem esses módulos: "09352519", "16256959", "09380509 ou 09356549". Ambos são para motores 1.6 16V de 99 a 2001.
Tem uma sigla neles que eu não entendi. Lá fala que é "pacotes para motores família I com DIS". Eu não sei do que se trata esse DIS...
Ambas peças existem novas no mercado. Mas prepare o bolso.
Tem esses módulos: "09352519", "16256959", "09380509 ou 09356549". Ambos são para motores 1.6 16V de 99 a 2001.
Tem uma sigla neles que eu não entendi. Lá fala que é "pacotes para motores família I com DIS". Eu não sei do que se trata esse DIS...
Ambas peças existem novas no mercado. Mas prepare o bolso.
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JOSE EU VO COMPRA O RADIADOR MESMO COM CEBOLAO VO GASTA POCO E VENTUINHA FUNCIONANDO
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Tem certeza de que seu radiador não tem entrada para o cebolão?
Assim que vc tiver com as peças na mão, volta aqui que eu te ajudo na montagem.
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nao tem jose se tivese teria uma tampa .e nao e caro tbm 100 reais um radiador com cebolao usado original
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Consegue comprar as peças novas? Preferencialmente originais?
Digo isso, pois vc gastou uma grana na troca do motor e tudo mais, para colocar o projeto em risco por uma peça desgastada.
Espreme aí o cartão de crédito e parcele em varias vezes.
Não se esqueça do aditivo para o sistema de arrefecimento!
Digo isso, pois vc gastou uma grana na troca do motor e tudo mais, para colocar o projeto em risco por uma peça desgastada.
Espreme aí o cartão de crédito e parcele em varias vezes.
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jose comprei cebolao e radiador gastei 240 como que ligamos ele ..pois onde moro nao tem original .
- José Leal
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Segue esquema elétrico da central de IE: http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/ar/Cap40.htm
De acordo com o esquema, a pinagem da central do 1000 e do 1.6 é a mesma, então, basicamente era substituir uma central pela outra e a ventoinha funcionaria perfeitamente. Antes de fazer o esquema, confere se os fusíveis e relés estão inteiros. Retire o porta-luvas e por cima dele, vc verá um suporte com os relés. Veja este post http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 384#891384, que servirá para orientar quais relés são das ventoinhas.
Veja se está chegando +12V quando vc liga a ignição (acende as luzes do painel) no pino 86 do relé da ventoinha. Caso não esteja, confira o fusível. Caso esteja, retire o relé e teste direto na bateria (pino 86 no + e 85 no -), se o relé não estalar, troque-o. Se estalar, veja com um multímetro se está havendo a conexão entre os pinos 30 e 87. Caso não esteja, substitua o relé. Teste o restante do chicote, fazendo um jumper no conector do relé, entre os pinos 30 e 87. A ventoinha deve girar. Caso não funcione, revise o chicote/teste direto o motor da ventoinha. Caso funcione, o problema é entre o relé e a central de injeção. Remonte o relé. Retire a capa de proteção do conector da central, plugue-o e ligue o motor. Espete a ponta de prova do multímetro no pino 14 central (a outra ponta vc coloca no + da bateria) e desconecte o sensor de temperatura do motor. Se aparecerem 12V no multímetro, a central está funcionando perfeitamente e o problema é no chicote dela para o relé. Se não aparecer 12V, a central pode estar com defeito. Repita o teste, espetando a ponta de prova no pino 12 da central.
Se depois disso tudo vc não conseguir solucionar o problema, sugiro que vc isole todo o sistema original, retirando os relés, até conseguir um auto-elétrico para resolver.
PARTINDO DA SUA INFORMAÇÃO DE QUE O CARRO NÃO TEM AR CONDICIONADO
Para fazer a ventoinha funcionar, usando um fio de bitola 4mm, ligue no + da bateria, passando por um maxfusível de 30A e ligue em um dos terminais da ventoinha. O outro terminal da ventoinha, tb usando um fio de 4mm de bitola, vc liga em um terminal do cebolão e o outro terminal do cebolão, vc liga no aterramento. Pode até ser em um suporte do radiador ou parafuso da lata do carro, desde que esteja limpo e bem firme. Sugiro até lixar o local onde vai ter o aterramento, para não ter nem tinta interferindo.
Resumindo:
TERMINAL 1 DA VENTOINHA----FUSÍVEL----+ DA BATERIA
TERMINAL 2 DA VENTOINHA----CEBOLÃO----LATARIA DO CARRO
IMPORTANTE! A ventoinha puxa ar da frente do carro e joga para dentro do cofre do motor. Caso ao terminar a instalação, a ventoinha estiver puxando ar de dentro do cofre e jogando para a frente do carro, basta inverter os fios nos pinos do motor da ventoinha. Assim, ela girará no sentido correto.
Dicas: Faça uma instalação limpa e sem gambiarras. Use terminais olhal na bateria e faston para o cebolão e ventoinha. Coloque um fusível com seu soquete. Nas emendas, use preferencialmente solda estanho e passe os fios dentro de conduítes, para melhor acabamento e proteção. Imagens:
Conector olhal:
Conector faston:
Porta fusível com fusível de 30A:
De acordo com o esquema, a pinagem da central do 1000 e do 1.6 é a mesma, então, basicamente era substituir uma central pela outra e a ventoinha funcionaria perfeitamente. Antes de fazer o esquema, confere se os fusíveis e relés estão inteiros. Retire o porta-luvas e por cima dele, vc verá um suporte com os relés. Veja este post http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 384#891384, que servirá para orientar quais relés são das ventoinhas.
Veja se está chegando +12V quando vc liga a ignição (acende as luzes do painel) no pino 86 do relé da ventoinha. Caso não esteja, confira o fusível. Caso esteja, retire o relé e teste direto na bateria (pino 86 no + e 85 no -), se o relé não estalar, troque-o. Se estalar, veja com um multímetro se está havendo a conexão entre os pinos 30 e 87. Caso não esteja, substitua o relé. Teste o restante do chicote, fazendo um jumper no conector do relé, entre os pinos 30 e 87. A ventoinha deve girar. Caso não funcione, revise o chicote/teste direto o motor da ventoinha. Caso funcione, o problema é entre o relé e a central de injeção. Remonte o relé. Retire a capa de proteção do conector da central, plugue-o e ligue o motor. Espete a ponta de prova do multímetro no pino 14 central (a outra ponta vc coloca no + da bateria) e desconecte o sensor de temperatura do motor. Se aparecerem 12V no multímetro, a central está funcionando perfeitamente e o problema é no chicote dela para o relé. Se não aparecer 12V, a central pode estar com defeito. Repita o teste, espetando a ponta de prova no pino 12 da central.
Se depois disso tudo vc não conseguir solucionar o problema, sugiro que vc isole todo o sistema original, retirando os relés, até conseguir um auto-elétrico para resolver.
PARTINDO DA SUA INFORMAÇÃO DE QUE O CARRO NÃO TEM AR CONDICIONADO
Para fazer a ventoinha funcionar, usando um fio de bitola 4mm, ligue no + da bateria, passando por um maxfusível de 30A e ligue em um dos terminais da ventoinha. O outro terminal da ventoinha, tb usando um fio de 4mm de bitola, vc liga em um terminal do cebolão e o outro terminal do cebolão, vc liga no aterramento. Pode até ser em um suporte do radiador ou parafuso da lata do carro, desde que esteja limpo e bem firme. Sugiro até lixar o local onde vai ter o aterramento, para não ter nem tinta interferindo.
Resumindo:
TERMINAL 1 DA VENTOINHA----FUSÍVEL----+ DA BATERIA
TERMINAL 2 DA VENTOINHA----CEBOLÃO----LATARIA DO CARRO
IMPORTANTE! A ventoinha puxa ar da frente do carro e joga para dentro do cofre do motor. Caso ao terminar a instalação, a ventoinha estiver puxando ar de dentro do cofre e jogando para a frente do carro, basta inverter os fios nos pinos do motor da ventoinha. Assim, ela girará no sentido correto.
Dicas: Faça uma instalação limpa e sem gambiarras. Use terminais olhal na bateria e faston para o cebolão e ventoinha. Coloque um fusível com seu soquete. Nas emendas, use preferencialmente solda estanho e passe os fios dentro de conduítes, para melhor acabamento e proteção. Imagens:
Conector olhal:
Conector faston:
Porta fusível com fusível de 30A:
Editado pela última vez por José Leal em Sábado 04 2015f Julho 2015 01:58:48 PM, em um total de 4 vezes.
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fico no aguardo comprei o cebolao de 3 pinos mas posso usar 2 da marca iguaçu 90 a 95 graus
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Editei a mensagem anterior, já com o esquema de montagem.
Pelo que vi no catálogo da Iguaçu, o cebolão do Corsa é de 2 pinos (parece que para o modelo com ar condicionado, usa-se 2 cebolões). Essa temperatura que vc falou, significa que ele arma em 95°C e desarma em 90°C, o que é perfeito para esse motor.
As imagens do site mostram que o conector do cebolão é próprio para ele, e não usa conector faston. Então reforço a dica de usar conectores próprios para o sistema. Assim, evita-se mal contato com possível derretimento dos conectores e de vc ficar na rua por superaquecimento.
Para ajudar:
[youtube]lmQ81uBeeY8[/youtube]
Lembrando que o conector é diferente e que seu carro vai ter apenas a velocidade alta da ventoinha.
Pelo que vi no catálogo da Iguaçu, o cebolão do Corsa é de 2 pinos (parece que para o modelo com ar condicionado, usa-se 2 cebolões). Essa temperatura que vc falou, significa que ele arma em 95°C e desarma em 90°C, o que é perfeito para esse motor.
As imagens do site mostram que o conector do cebolão é próprio para ele, e não usa conector faston. Então reforço a dica de usar conectores próprios para o sistema. Assim, evita-se mal contato com possível derretimento dos conectores e de vc ficar na rua por superaquecimento.
Para ajudar:
[youtube]lmQ81uBeeY8[/youtube]
Lembrando que o conector é diferente e que seu carro vai ter apenas a velocidade alta da ventoinha.
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