[DÚVIDA] - A Saga Pelos 60+20cv no 1.0 MPFI (quase lá?)

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bigamancometh
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[DÚVIDA] - A Saga Pelos 60+20cv no 1.0 MPFI (quase lá?)

Mensagem por bigamancometh »

Olá galera. Venho aqui mais uma vez com perguntas e mais perguntas. Só quero q saibam q procurei pra caramba as respostas antes de vir aqui abrir mais um tópico e o que mais encontro é desinformação e tópico q desvia do assunto e não dá resposta (sempre termina com um post infeliz tipo:a "DERP PÕE TURBO MELHOR COISA MAN HUEHUEHUEHU TSHHHHHHHHHH HEHUEUHEUHEH mas vamos lá.

AVISO) Eu não tiro CENSURADO. Não me interessa se um 1.2, 1,4, 1,6 ou HEMI 6.1 ou o c a quatro vai dar pau ou atropelar ou qualquer outra gíria de quem tem 19 anos e ganhou um carro do pai (apesar de já saber q o Gol 16v daqui de casa perder feio até 80km/h, que é o limite da via huehuehue). Óbvio que quero mais potência, mas não é pra tirar CENSURADO com ninguém. Se fosse o caso eu comprava um motor 2.0 flex e gastava R$6000 pra levar pra Interlagos, mas eu tenho uma vida. Acho q mtas pessoas q aspiram o carro o fazem pelo simples prazer de ver o resultado do próprio esforço, pelo amor ao carro que tem. Ganho, pequeno ou não, aprendem mais e mais.

Situação atual: Meu 1.0 MPFI está com o cabeçote com 1,4mm a menos, comando do 1.6b, filtro inflow box, sem catalisador, velas de 3 pontos prestes a tomarem um chute na bunda e silencioso sem restrição.
Aí eu tinha perguntado sobre por um 4x1 dimensionado e o @semcontrole falou sobre jogar o torque já deficiente mais pra cima ainda e eu concordo 100% com ele q é uma CENSURADO dirigir carro assim, então quero saber:

ÀS PERGUNTAS!


1) Vai valer a pena colocar um escape de 2' do coletor original até o "silencioso" (q de silêncio não tem nada hehehe)? (Não tenho tanto interesse em mexer no coletor, mesmo pq os dutos do 1.4 são pequenos e ele gera 105cv :). Algum coletor plug play que naõ seja impossível de encontrar pra vender em loja decente pode me dar algum ganho? Polir esses dutinhos q já tenho? Thermotape no escape e coletor todo?

2) Quero por o tbi do 1.6b pelo fato de ter colocado o comando 1.6b, mas é MUITO DIFÍCIL ACHAR. Tem alguma outra tbi q seja plug & play perto de 45mm? Sei que as do celta flex 2006/07 são 45mm, mas acho q mudam algumas coisas e meus conhecimentos não seriam suficientes para a falta do plug & play. Não queria ter q comprar TBI no ML.

3) Semana q vem vou passar pra álcool, nada de flex, só álcool. Vou levar na Nascar e a proposta deles é passar pra álcool reprogramando o chip e eu ganho 6cv com isso (além de contribuir com o meio ambiente). Queria aproveitar a passagem pra álcool e trocar a junta do cabeçote pela do flex q tem 0,4mm a menos, o problema é q no passe vai mais 0,2mm, aí eu teria um cabeçote bem baixo (2mm) e não poderia mais pra frente usar o pistão do vhc, como fazia parte dos meus planos.

4) Tenho interesse em trocar meu vira por um de 1.4. Cagada? Tem outra opção mais interessante?

5) Como vou passar pra álcool, qual bomba de combustível é recomendada? Vi aquelas flex de 4,2 bar/115l/m por R$65 mas sem marca e a da BOSCH por R$165...

6) Como vou dar um pé nas minhas velas, pretendo por Iridium (mas só pq ninguém mais vende as super4!). Iridium TEM QUE SER NGK ou pode ser de outra marca q não custe R$250? Vi uma q o vendedor me recomendou por R$140, mas desconheço a marca. R$250 é um investimento e tanto...

7) Minha bobina é velha, sem marca e passou por MAUS BOCADOS (verdadeira guerreira xing). O carro funciona, mas ela vai estragar minhas velas novas. Pretendo comprar uma Bosch ou Delphi e manter ela como backup. O q acham?

8) Li por aí que quando se faz essas mudanças no motor, até mesmo limpeza de TBI e bicos, se deve resetar ó módulo. Comofas? 30min sem o positivo da bateria?

9) Quero tirar aquele cano quadrado q vai pra caixa do filtro de ar e colocar alguma coisa mais compatível com o tamanho da TBI, aumentar a entrada de ar (mas não o lugar). Aquele encaixe quadradinho na ponta é de ffffff. Tenho vontade de pegar uma serra copo de 50mm e colocar uma borracha tipo a q vai pra TBI. Dicas?


Qual seria a ordem de prioridade de vcs? O q devo fazer primeiro? Moro no ABC e dou pioridade máxima à lojas autopeças em q eu possa ir pessoalmente comprar. Faço mtas compras pela internet, mas dessas coisas acho q só a Jocar vende peça mecânica não "tuning".


Abraço!

PS.: Alguém sabe qto estaria a compressão do meu mpfi com 1,4mm a menos e se isso me trouxe uns 5cv de potência? Gosto mto do resultado do q tem sido feito no meu carro.[/url]


awaked
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Mensagem por awaked »

Do que sei:

1) O escapamento é limitado pela sua parte mais estreita, então gastar colocando 2" pra deixar uma peça em 1", significa que gastou $ a toa nas partes de 2".

2) A TBI é o suficiente pra litragem do motor. Pode colocar uma TBI 4 vezes maior, só entra ar suficiente pra encher os cilindros do 1.0, Se tachou cabe menos ainda. O lance é o filtro. Se ele estiver bom e limpo o ar entra sem problemas. Por isso não tem milagre no filtro também, pode gastar 500 reais em filtro esportivo, de altíssima vazão, mas o motor é tem o volume das câmaras limitado.

3) Eu faria o chip por último, pra aproveitar todas as mudanças, pagar chip agora ele será otimizado pro que tem no carro, aí você muda e joga dinheiro fora até piorando o carro. Já faça o chip com o escape que quer, com o comando... enfim, última coisa.

6) Super 4 não dá 4 faíscas, ela facilita acertando o melhor eletrodo naquele instante. Isso consta no site da Bosch, fica de Iridium que á melhor opção. Ou as corretas, mas veja o grau térmico pro etanol direito.

7) Boa. Não esquece dos cabos de vela. Esses coloridos são ruins, pessoal gosta da fruta, mas na prática é só testar a condutividade e ver a realidade. Trocando bobina e velas troque os cabos também, por cabos de verdade e qualidade.

8) Sim, é o ideal, mas o motor com o tempo aprende novamente, ele aprendeu com a sujeira, então ele aprende com a limpeza, mas pode demorar. Eu deixo ele dormir sem bateria quando precisa.

9) Aquilo ali é MUITO útil. Quanto mas velocidade mais ar é forçado pelo filtro através daquilo. Se tirar vai perder essa pressão da velocidade e vai pegar ar quente do cofre e sem pressão. Por isso uma galera inclusive eu defende que se for usar filtro esportivo que seja o inbox, pra aproveitar isso.


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bigamancometh
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Mensagem por bigamancometh »

Obrgado pelas respostas awaked.

1) Na minha cabeça os 4 dutos se juntariam ali no cano de 2 e os gases vazariam com menos restrição. Eu retrabalharia as curvas tb, mas sinceiramente, qdo reparei nas curvas com o carro levantado nem achei lá aqeulas coisas loucas. O meu não tem aquela curva caracol maluco do JK do Celta e tb falhei em achar um ângulo q supere os 30-45º.

2) Mas passando pra álcool não vou ter q aumentar em 35% a vazão dos bicos? Ou ainda é mais negócio deixar o de 40mm. Eu limpei ela bem recentemente com Car80, tá lindona e qdo acelera puxa mais ar q meu aspirador de pó.

6) Eu sei que não dá 4 faíscas, mas sempre vai dar uma boa e geralmente custa R$100 a menos q a Iridium. Os materiais são mto bons tb. Vou pegar uma Iridium e sei q no final das contas vou pegar da NGK pq odeio coisa mal feita e sou mto desconfiado.

7) Ok,então hj qdo for buscar o carro na Firestone vou procurar num centro automotivo bosch a bobina. O cabo tá bem zeradinho ainda, deve ter 1 ano, é AC Delco e eu fiz o teste de "será q vai me dar choqueee?" bem recentemente.

9) Ok, vc tem razão mesmo, mas e se aquele cano quadrado que fica na frente do carro até a caixa tivesse menos curvas? Eu faria um com a mesma litragem pra manter a pressão, mas sem curvas. Não estava nos meus planos tirar ele, e sim substituir por um com mais diâmetro, mas agora q vc clareou minha mente eu manteria a litragem do qudradinho e faria menos curvas, só aerodinamizar. Vale até apena por uma thermotape nele. Tenho sobrando aqui e não coloquei pq minha escoliose me mata qdo vou mexer no coletor, e eu não quero tirar o coletor pq não sei a ordem pra soltar e apertar os parafusos depois (serial igual ao do cabeçote?)


Até!


SemControle
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Mensagem por SemControle »

como anda com gasolina com 1.4mm a menos de cabeçote, por acaso buretou pra ver q taxa tem nesse motor, fiquei com medo......

sobre o escap é isso mesmo, não tem ganho sair do canudinho, entrar num tubao

sobre tbi vc precisa dar uma procurada, pq a questão não é so por uma enorme q supostamente passa mais ar, tem todo um calculo entre comprimento e largura do admissão e coletor de admissão....

chip so em tempo real, e a ultima das ultimas coisas a fazer, justamente pra buscar a otimizacao máxima de todo o conjunto, o cara faz pro conjunto q vc tem hj, ai la vai e muda, precisaria novamente mudar o chip

deixe o conjunto móvel original, se tiver pistao de 1.0 vc ainda pode tentar trazer da argentina os pistões do corsa 1.3 de la, e partir pras cabeças abrindo as camaras, quem sabe por altura do pino do pistao até caixa mudança de vira....

bomba tem q ser uma q suporte álcool, pode ser flex sim, e pressão nominal acima da original, essa de 4.2 q cita supre sem problemas....

vela de iridium não tem nada mirabolante, apenas uma vida útil muito maior, vc tem q ver até onde seu bolso aguenta, e justamente com tudo q pretende fazer se questão de gap vai ter fagulha ainda.....

bobina boa sempre é bem vinda qnd a sua não esta nos melhores dias....vai de vc ter uma nova já preparada pra troca, ou trocar por trocar, mas de qq forma mantenha uma reserva, se pifa geral vc não anda com o carro.....

reset no modulo é sempre bom qnd a mudança é grande

já vi uns kits caros de admissão q é uma boca ali na grade frontal de um lado a outro, quase uma armadilha pega pombo kkkk, pelo menos capta ar fresco e em grande qnt....tem motos q trabalham com esse sistema de indução direta do ar....

já q vai na nascar, puxa em cima do dino deles pra ver o resultado....
e a prioridade vai do bolso, mas o chip precisa ser o ultimo

no tempo dos corsas B era o seguinte, o corsa original álcool, com taxa correta e mapeamento já tinha 10cvs a mais q o mesmo a gasolina
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bigamancometh
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Mensagem por bigamancometh »

Vou pedir pra alguém na firestone buretar, mas eu tb tenho medo shushuas. Na dúvida eu só ando de V-Power, desde antes de taxar.
Aliás, eu vou pedir pra eles medirem o cabeçote.

To ligado q nao adianta por a TBI da Blazer no corsa, é q eu vi q a do celta mais novo é 45mm, aí qchei q aproximando a potência e passando pra álcool essa TBI maior se tornasse necessária.

Sim, chip vai ser em tempo real, não chip pronto. Chip pronto é asqueroso hehueuheuh

Hauhsahahsuashu tem q ter uma grade na grade tipo chiqueiro senão imagina o q não vai parar de inseto lá dentro.

Vou deixar o kit de pistão e vira pro ano q vem então, pq qdo eu abrir, eu vou fazer retífica geral lá embaixo, não vai sobrar nada, acredito eu.

Na Nascar eu só vou em julho então, até terminar tudo pra ir lá fazer o chipeee. Vou por no dinamômetro e descobrir q tenho 66cv. Pow, como eu qeuria um câmbio MQ200 ou o do celta mesmo...


Valeu pelas respostas!


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Mensagem por SemControle »

bigamancometh escreveu:Vou pedir pra alguém na firestone buretar, mas eu tb tenho medo shushuas. Na dúvida eu só ando de V-Power, desde antes de taxar.
Aliás, eu vou pedir pra eles medirem o cabeçote.

To ligado q nao adianta por a TBI da Blazer no corsa, é q eu vi q a do celta mais novo é 45mm, aí qchei q aproximando a potência e passando pra álcool essa TBI maior se tornasse necessária.

Sim, chip vai ser em tempo real, não chip pronto. Chip pronto é asqueroso hehueuheuh

Hauhsahahsuashu tem q ter uma grade na grade tipo chiqueiro senão imagina o q não vai parar de inseto lá dentro.

Vou deixar o kit de pistão e vira pro ano q vem então, pq qdo eu abrir, eu vou fazer retífica geral lá embaixo, não vai sobrar nada, acredito eu.

Na Nascar eu só vou em julho então, até terminar tudo pra ir lá fazer o chipeee. Vou por no dinamômetro e descobrir q tenho 66cv. Pow, como eu qeuria um câmbio MQ200 ou o do celta mesmo...


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isso ta uma bomba c essa taxa q vc não sabe, ai pode por comum batizada vpower vqq coisa
vai pre detonar....tinha q saber antes de fazer....
so podium ai, tudo pq quis por a carroca na frente dos bois.....mas se ta andando continua como ta......

mu8ita salada e sem muito critério, sei q é difícil ter a grana pra fazer de uma vez, mas vc precisa ter critério no q vai mudar.......
ta mais fácil ter uma quebra andando assim do q realmente ter ganho 1 cv
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Mensagem por José Leal »

Posso dar uma idéia? Esquece remapeamento. Manda os bicos do motor flex. Assim vc já supre o incremento de combustível que o álcool pede.

Prefira vela de 1 eletrodo massa. Pelo simples fato de que a centelha pula do eletrodo central para 1 eletrodo massa. Neste caso todos 45KV saem do ponto A para o ponto B. No caso das multi eletrodos, a centelha pula do ponto A para os pontos B, C, D... quer dizer, os mesmos 45KV ficam distribuídos.

O pistão VHC, possui cabeça reta, então não passa nada da borda do bloco.

Sobre aumentar a litragem, tem que ver se as bielas não vão bater na borda das camisas. Mas é possível fazer um recorte nelas. O problema é que a R/L vai ficar ruim. Se vc quer aspro, tem que ser girador. O pistão 1.3 sugerido é uma boa.

Bobina, cabos e bomba, se novos, melhor. Não vejo problemas em usar a do Classic flex. Sobre cabos, os originais de fábrica são da marca Packard. Esses cabos são eternos. Se vc achar um Classic 2014 ou 2015 PT, compensa comprar os cabos.
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Mensagem por bigamancometh »

Putz, é mto treta achar desmanche por aqui.

Sim, hj eu vou comprar as velas e bobina. Se não achar Bosch (tá difícil achar Bosch) vai Delphi mesmo. É q eu tinha visto q a Bosch tinha dado um upgrade na bobina do nosso corsinha velho, mas é mto difícil achar. As velas serão iridium mesmo.

Saquei. Mas acho q se for mto treta ficar buscando pistão e aumentar cilindrada e etc eu deixo pra lá.

Mas então mesmo com os 1,4mm (q vai virar 1,6mm) de rebaixamento do cabeçote ainda daria pra por o pistão do vhc? Pq eu imagino q a compressão ía ficar uma coisa bem louca.

Agora a bomba de combustível de 4,2bar pode ser a de R$65 ou tem q obrigatoriamente ser de marca? Não sei o quão sensível é essa peça.

Abs!


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Mensagem por SemControle »

basta pensar q a bomba parar vc ainda anda com o carro na base de muita engenharia.....
sinceramente, invista em peças fundamentais de qualidade.....
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Mensagem por José Leal »

O ideal é peça de qualidade mesmo.

A GM já chegou no limite do Família I 1.0, com os 80CV do SPEC4. Se vc tiver com a "porva" manda um cabeçote roletado. Ele já foi melhorado pela montadora. Rebaixa do jeito que vc quer.

Sobre pistão, reza a lenda que o motor 1.0 pode ser aberto para o pistão 1.4. Mas vc não terá a taxa alta que vc quer. Fica a critério. EU não arriscaria.

Bobina Delphi é linga de montagem. Muito boa. Os cabos, talvez vc ache no Mercado Livre.

Vai por amplificador de centelha? Seria uma boa.
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