Coloca o óleo com filtro novo e viaja. Quando chegar, troca o óleo e o filtro novamente.
Sobre a viscosidade do óleo, a GM, hj só tem 2. O 20W50 e o 5W30. Eu usava o 20W50 no Vectra com motor 2.2 16V que tive e nunca deu problemas. Na verdade, quando inventei de colocar o 15W40, começou a bater tucho. E o motor tinha sido recém retificado.
Já no atual Classic VHCE, não tenho nem o que pensar: 5W30 sintético.
[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
- DuBrejo
- :: Super ::
- Mensagens: 89
- Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
É awake, essa última sugestão que deu me atende muito bem. O legal é que funciona independente de ter ou não alguma borra no motor. E mesmo que tenha o óleo de melhor qualidade se encarregará de ir melhorando isso. Quem sabe acontece igual com o carro de alguns membros que em alguns meses até o barulho de tucho batendo deu uma melhorada...
E já que vou tirar o carter não custa nada aproveitar para limpar o pescador da bomba como sugeriu o José Leal.
Vou aguardar o laudo do mecânico. Ele chegou a dizer que se o furo for bem pequeno talvez valesse a pena pensar em solda, mas não estou muito favorável a isso. Um carter vi por R$102,00. Não acho que a solda mesmo que funcione, valha a possível economia...
E já que vou tirar o carter não custa nada aproveitar para limpar o pescador da bomba como sugeriu o José Leal.
Vou aguardar o laudo do mecânico. Ele chegou a dizer que se o furo for bem pequeno talvez valesse a pena pensar em solda, mas não estou muito favorável a isso. Um carter vi por R$102,00. Não acho que a solda mesmo que funcione, valha a possível economia...
- DuBrejo
- :: Super ::
- Mensagens: 89
- Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Pois é, José Leal. Li alguns relatos de pessoas que mudaram o óleo para 15W40 e tiveram problemas. Por isso fiquei meio cabreiro de usar. Mas no meu caso, o corsa é 99, então o 15W40 é a opção mais fina sugerida pelo manual. As outras opções são 20w40 e 20w50.
Uma curiosidade é que não menciona que posso usar superiores a SH, mas acho que mesmo que eu quisesse manter isso não acharia mais óleo. O Lubrax que usava era SJ e o que pretendo usar é SM.
Uma curiosidade é que não menciona que posso usar superiores a SH, mas acho que mesmo que eu quisesse manter isso não acharia mais óleo. O Lubrax que usava era SJ e o que pretendo usar é SM.
- DuBrejo
- :: Super ::
- Mensagens: 89
- Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Quando eu for trocar o óleo e o filtro devo trocar também o anel de vedação, certo? Isso é trocado em toda troca também?
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
É que funciona assim, o tucho tem sua sede no cabeçote, a vida inteira usando 20w50 cria uma folga, natural de uso, não desgaste. Aí passa pro 15w40 e o tucho fica bambo ali dentro. Algumas vezes a folga é mínima e não acontece. Isso é pro motor todo. Estamos falando de uma folga de amaciamento a grosso modo, não folga de problema.DuBrejo escreveu:Pois é, José Leal. Li alguns relatos de pessoas que mudaram o óleo para 15W40 e tiveram problemas. Por isso fiquei meio cabreiro de usar. Mas no meu caso, o corsa é 99, então o 15W40 é a opção mais fina sugerida pelo manual. As outras opções são 20w40 e 20w50.
Uma curiosidade é que não menciona que posso usar superiores a SH, mas acho que mesmo que eu quisesse manter isso não acharia mais óleo. O Lubrax que usava era SJ e o que pretendo usar é SM.
Por isso sempre falamos de usar o mais fino possível, as folgas são criadas de acordo com a especificidade do óleo mais fino, menos folgas melhor pro motor. Um motor que passou a vida em 20w50 não terá problemas com essas folgas desde que se mantenha o 20w50, o proprietário fica meio limitado. Óleo mais fino também acaba sendo mais eficiente já que sobe mais rápido e cria menos resistência ao movimento.
O manual sempre leva em conta o melhor da época, nem existia SJ, o manual cita SH.
Os novos hoje citam SM, outros SN. Mas daqui a 10 anos estaremos no SP e SQ se duvidar.
Algumas marcas até trazem esse anel junto com o filtro de óleo, eu troco sempre, uma vez usado ele deforma.DuBrejo escreveu:Quando eu for trocar o óleo e o filtro devo trocar também o anel de vedação, certo? Isso é trocado em toda troca também?
- DuBrejo
- :: Super ::
- Mensagens: 89
- Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Awake escreveu:
Há um ano e meio mais ou menos troquei o cabeçote velho por outro retificado. Pouco depois escutei esse barulho supostamente de tucho e cheguei a ouvir de um mecânico que poderia ocorrer de com o tempo o óleo assentar e o barulho diminuir. Até agora não percebi essa melhoria. Inclusive alguns atribuem esse barulho ao motor VHC, como se fosse meio que padrão esse barulho mais evidente.
Então, mesmo no meu caso poderei correr algum risco, já que nos dois anos em que estou com esse carro sempre usei 20w50. Não sei o que foi usado antes. Essas folgas diminuem com o tempo usando o óleo 15W40? Acredito que não. Neste caso o tucho fará mais ruido? Baterá mais?Um motor que passou a vida em 20w50 não terá problemas com essas folgas desde que se mantenha o 20w50, o proprietário fica meio limitado.
Há um ano e meio mais ou menos troquei o cabeçote velho por outro retificado. Pouco depois escutei esse barulho supostamente de tucho e cheguei a ouvir de um mecânico que poderia ocorrer de com o tempo o óleo assentar e o barulho diminuir. Até agora não percebi essa melhoria. Inclusive alguns atribuem esse barulho ao motor VHC, como se fosse meio que padrão esse barulho mais evidente.
- DuBrejo
- :: Super ::
- Mensagens: 89
- Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Pessoal, todas as dicas que deram foram ótimas. Aprendi muita coisa. No entanto gostaria de me desculpar. Hoje fui ao mecânico e fiquei sabendo que o que furou não foi o carter e sim a caixa de marcha. Neste caso, como troquei o óleo de motor no mês passado por aquele 20W50 da Lubrax, estou pensando em acrescentar o Molikote A2 só dessa vez e esperar a próxima troca, daqui a 5000km ou 6 meses, para testar o uso daquele óleo mais fino e seguir as recomendações de vocês, tudo bem? Acho que é o melhor a fazer no momento, mas se me enganei fiquem a vontade para opinar.
Conversei com o Mecânico sobre o barulho do motor e realmente parece que em breve é possível que eu tenha mesmo fazer retífica. O barulho pode ser tucho, pistões, enfim, tanta coisa, que preciso ter grana para abrir o motor e terminar o serviço, seja ele pequeno ou grande. Nessas horas entendo o amigo noostrees aqui do fórum, quando lá pela página 25 deste tópico, quase desistiu do corsa hatch 99 dele quando os problemas aconteceram um atrás do outro. Um serviço de motor pode chegar há uns R$3000,00.
Sobre o furo na caixa de marcha, falei com o mecânico responsável para ver se consegue uma outra tampa provisória para mim. Mês que vem já tenho uma substituição de caixa completa para fazer. Mais dinheiro indo embora... rsrs
Conversei com o Mecânico sobre o barulho do motor e realmente parece que em breve é possível que eu tenha mesmo fazer retífica. O barulho pode ser tucho, pistões, enfim, tanta coisa, que preciso ter grana para abrir o motor e terminar o serviço, seja ele pequeno ou grande. Nessas horas entendo o amigo noostrees aqui do fórum, quando lá pela página 25 deste tópico, quase desistiu do corsa hatch 99 dele quando os problemas aconteceram um atrás do outro. Um serviço de motor pode chegar há uns R$3000,00.
Sobre o furo na caixa de marcha, falei com o mecânico responsável para ver se consegue uma outra tampa provisória para mim. Mês que vem já tenho uma substituição de caixa completa para fazer. Mais dinheiro indo embora... rsrs
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Eu não colocaria nada com o óleo. Se vc já gastou uma grana colocando óleo bom, nao precisa de mais aditivo.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
- DuBrejo
- :: Super ::
- Mensagens: 89
- Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
É que segundo este site não é apenas um aditivo, como o B12 por exemplo. http://www.lumobras.com.br/marcas/molyk ... otea2.html
Não sei se é propaganda enganosa mas eles prometem bastante coisa:
Não sei se é propaganda enganosa mas eles prometem bastante coisa:
- Aumenta o desempenho do motor (potência)
Reduz o consumo de combustível e lubrificantes
Reduz folgas e ruídos
Reduz a temperatura do motor, pois reduz o atrito interno
Prolonga a viscosidade do óleo
Prolonga a vida útil das peças e do motor
Lubrificação constante inclusive na partida a frio
Lubrificação emergencial nos arranques a seco e em condições subdimensionadas.
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Faz barulho com o motor frio ou tb a quente? Se for somente a frio, experimente o Shell 15W50.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 2 Respostas
- 1716 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 2692 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 131 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 2613 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 3 Respostas
- 6141 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 1 Respostas
- 2214 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 6 Respostas
- 11683 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 70 Respostas
- 14073 Exibições
-
Última mensagem por Manfio
-
- 2 Respostas
- 3558 Exibições
-
Última mensagem por FilipeEduardo
-
- 1 Respostas
- 37 Exibições
-
Última mensagem por gtmski