[DÚVIDA] - Compressor de A/C Zexel não funciona mais. O q fazer?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
eduardo201435
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 03 2014f Dezembro 2014 11:20:28 AM
Localização: Maceió - AL
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Compressor de A/C Zexel não funciona mais. O q fa

Mensagem por eduardo201435 »

Bom dia.

Tenho um corsa sedan 2001, o ar condicionado dele parou de gelar, marcar do ar: ZEXEL, foi levado numa oficina e o cara falou que o o compressor não presta mais, porque ele travou, ai onde está minha dúvida, se o compressor travou porque que quando eu ligo o ar condicionado do carro o compressor funciona normal não faz nenhum barulho de travamento, ele dispara o ventoinha do condensador normal, só não faz gelar. Continuando a história, o rapaz falou que deixava meu carro gelado e funcionando o ar normal e eu gastaria R$ 2000, ele falou que adaptava outro compressor e deixava tudo certo, eu não quis levar pra fazer isso, dando uma olhada na internet, achei casos que o pessoal fala que fez adaptação e ficou legal.
Levei em outra oficina e o rapaz condenou o compressor (eu acho que assim que eles veem a marca do compressor eles não querem nem testar já condenam logo) e falou que eu procurasse o original ZEXEL, porque fazer adaptação não presta.
Nas oficinas que eu levei, eles não fizeram nenhum teste, só fizeram olhar e falaram que o compressor não prestava.
Só que esse zexel não é fácil de encontrar, e estou com o ar condicionado do carro parado há mais de 2 anos só por causo disso.
Eu acho que se o compressor tivesse travado , quando eu ligasse ele , era pra pelo menos ele fazer algum barulho ou motor do carro ficar pesado, mas nem isso acontece.
Pergunto, o que fazer para eu colocar o meu ar para funcionar novamente? Posso adaptar, você me indica algum, já olhei vários compressores na internet, mas fico com receio de comprar e não servir pra o meu carro.

Também, moro em Maceió-AL e aqui cidade pequena pra encontrar peças é um problema, quando preciso compro pela internet.[/b]


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

eduardo201435,

Dá uma olhada no Google e veja os relatos aqui no Corsa Clube sobre o compressor Zexel.
Geralmente ele não tem conserto mesmo. Quebrou, não existe reparo.
O que pode ser feito é encontrar algum usado na internet, mas o risco de novo defeito pode acontecer.

Alguns proprietários trocaram o compressor, veja os relatos que comentei anteriormente.

Vamos papeando.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Eu tentaria a adaptação. Mas tem que levar em conta as características do compressor novo. Deve ser igual ao do Zexel. Daí faz a flange e coloca para gelar.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


guiblack7
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 11 2012f Fevereiro 2012 12:49:50 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por guiblack7 »

Tenho um corsa hatch 1.6 ano 2000 com ar e equipado com esse compressor (zexel). Quando comprei o carro em 2012 o dono da agencia me garantiu que me entregaria o carro com o ar funcionando, porém, depois de peguei o carro ele procurou e não encontrou o tal compressor e disse que a adaptação ficaria muito cara e que não iria fazer. Fui até o Procom e não adiantou nada. Fui atrás pra ver como consertar ou adaptar outro compressor, todo lugar que levava faziam como o eduardo falou, olhavam o carro e já condenavam o compressor e ofereciam a adaptação por 2000, 2500 reais. Até que levei em uma oficina pequena perto do meu trabalho, o cara olhou de baixo do carro (o único que fez isso) e, para minha surpresa, era apenas um interruptor com fio arrebentado. Ele trocou esse interruptor, fez os testes de pressão pra verificar se tinha vazamento e estava tudo OK. Me cobrou 20 reias. No outro dia voltei pra colocar gás e contraste pra verificar possíveis vazamentos e já era....até hoje estou com ar gelando e não tive mais problemas, somente faço as trocas de filtro de cabine e higienização.


Luiz Fernando Filho
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Terça-feira 13 2015f Janeiro 2015 04:23:35 PM
Localização: Itaberaba - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Luiz Fernando Filho »

Cara, seu problema é igual ao meu. Tenho um Corsa Sedan 2002 Milenium que está com o compressor funcionando perfeitamente quando injetado o gás refrigerante(gela bastante), entretanto, após certo tempo o gás começa a vazar pelas juntas do próprio compressor( que eu até hoje não sei a marca, mas que provavelmente deve ser da mesma marca do seu). Tal problema foi constatado por dois especialistas em Ar Automotivo de minha cidade, e os dois simplesmente condenaram o compressor, alegando que compressores deste tipo não possuem reparo, ou que o reparo não acaba não prestando com o tempo. Os dois especialistas mandaram jogar fora e comprar outro da marca Sanden para por no lugar.


eduardo201435
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 03 2014f Dezembro 2014 11:20:28 AM
Localização: Maceió - AL
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eduardo201435 »

Pessoal, bom dia.

Ainda não consegui resolver o problema do ar do meu carro. Encontei aqui onde moro uma oficina especializada em ar condicionado automotivo, eles viram o problema do meu carro e como falado anteriormente na minha mensagem , o compressor ZEXEl está condenado mesmo, pelo menos eles fizeram testes. Eles me falaram que faz a adaptação de outro compressor e que deixa o ar do meu carro funcionando e gelado normal. Eles fazem isso por R$ 1400 com garantia de 6 meses.
Eu vou mandar fazer o serviço em fevereiro e vou procurar saber tudo que foi feito e adaptado, quando eu fizer vou postar aqui.


guiblack7
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 11 2012f Fevereiro 2012 12:49:50 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por guiblack7 »

Luiz Fernando Filho escreveu:Cara, seu problema é igual ao meu. Tenho um Corsa Sedan 2002 Milenium que está com o compressor funcionando perfeitamente quando injetado o gás refrigerante(gela bastante), entretanto, após certo tempo o gás começa a vazar pelas juntas do próprio compressor( que eu até hoje não sei a marca, mas que provavelmente deve ser da mesma marca do seu). Tal problema foi constatado por dois especialistas em Ar Automotivo de minha cidade, e os dois simplesmente condenaram o compressor, alegando que compressores deste tipo não possuem reparo, ou que o reparo não acaba não prestando com o tempo. Os dois especialistas mandaram jogar fora e comprar outro da marca Sanden para por no lugar.
Não sei não hem Luiz Fernando, as pesquisas que tinha feito dizia que esse compressor Zexel só equipava os Corsas de ano 2000, e não tinha como repará-lo pois era blindado, quando dava problema tinha que trocar ( e dava muito problema), por isso a partir de 2001 era usado um outro compressor mais não sei a marca.


Luiz Fernando Filho
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Terça-feira 13 2015f Janeiro 2015 04:23:35 PM
Localização: Itaberaba - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Luiz Fernando Filho »

Não sei não hem Luiz Fernando, as pesquisas que tinha feito dizia que esse compressor Zexel só equipava os Corsas de ano 2000, e não tinha como repará-lo pois era blindado, quando dava problema tinha que trocar ( e dava muito problema), por isso a partir de 2001 era usado um outro compressor mais não sei a marca.[/quote]Vou até mandar meu mecânico dar uma olhada, mas acredito que deva ser Zexel mesmo, vi em um post aqui no fórum que este compressor equipou os corsas de 99 até 2003; os compressores antes de 1999 eram da marca Harrison, e os de 2003 ate´os dias atuais são os Delph. Mas quando tiver mais certeza, posto as fotos dele aqui.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”