[Dúvida] - Freio gastando excessivamente de um lado só

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
chroninnn
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Quarta-feira 01 2009f Abril 2009 05:12:41 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Dúvida] - Freio gastando excessivamente de um lado só

Mensagem por chroninnn »

Opa tudo bem gente?

ja aviso de ante-mao que fiz uma busca aqui na seção de freios, transmissão e etc e nao achei nada a respeito

meu corsa está gastando discos e pastilhas excessivamente do lado do passageiro... para se ter uma ideia... quando comprei ele com 113k troquei os discos e pastilhas... o carro esta com 135k e ja troquei os discos e pastilhas umas duas vezes e o lado do motorista fica perfeito... desgaste normal... mas o lado do passageiro gasta tao rapido que quando eu vejo ja comecou a riscar o disco porque a pastilha está no aço... nao e descaso meu de nao olhar... na ultima vez que troquei ele rodou uns 2 meses... e ja foi pra o saco... ouvi falar que pode ser o flexivel... ja comprei e vou trocar... mas gostaria de uma segunda opniao pois ja ouvi falar de reparo das pinças...
lembrando que trabalhei em oficina como ajudante e sei que fiz o procedimento de manutenção corretamente... mas como nao sou mecanico formado gostaria de opinioes a respeito


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Mecânico formado acho que nenhum por aqui. Só palpitesiros. :D E lá vai o meu...

Se gasta mais rápido é porque está com pressão demais nessa linha, fazendo com que a pinça aperte mais a pastilha. Provavelmente se estiver em pista reta, numa boa velocidade e juntar no freio seu carro vai para o lado.

Acho difícil ser o flexível, se ele estivesse entupido teria pressão de menos... o que nos leva pro outro lado do carro. Será que o lado do motorista está funcionando como deveria? Será que o lado do passageiro não está tendo que fazer tudo sozinho? Se for o flexível poderia ser o da roda do motorista então, de qualquer forma o correto é trocar sempre os 2 lados no que envolve suspensão e freios.

Outra possibilidade seria o cilindro mestre com algum problema. A pressão indo toda pro lado do passageiro, que novamente, faz o serviço pesado enquanto a roda do motorista está só "encostando".

Ainda, as pinças tem aqueles pistões que apertam as pastilhas contra os discos. Pode que o do lado do passageiro não esteja voltando como deveria permanecendo sempre freando ou o lado do motorista não está conseguindo apertar a pastilha direito. Tem uns kits de reparo pra esses "cilindros/pistões". E claro, veja se não estão deformados, role numa mesa pra ver se estão ovais. Aliás é bem comum problemas aqui, o pessoal abre isso na porrada pra conseguir colocar pastilhas novas quando tiram as velhas, alavancam com madeira... fazem de tudo pra recolher o pistão, menos usar a ferramenta certa pra abrir isso que é raro ter em oficina.

São meus 3 pitacos iniciais, estou considerando que suspensão esteja em ordem e não tenha problema de alinhamento do cubo com a pinça, ponta de eixo sei lá... o que deixaria a pastilha e o disco sempre encaixados mas trabalhando forçados. Quem sabe a própria pinça torta. Principalmente se o carro já sofreu algum acidente ou algo do tipo. Pra ver isso mede os 2 lados, desmonta tudo, mede o vão superior, inferior e diagonais.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

na sangria o fluido sai normal nas 4 rodas?
Verifica a campana do lado esquerdo, lembrando q o cil mestre faz trabalhar o par cruzado
Dd te, de td

Qnd deu problema numa pinca traseira do golf eu senti andando, levei pro mecanico q ia e vinha c o carro e disse nao ter nada qnd colocou no elevador a roda q eu disse tava meio presa mesmo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


chroninnn
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Quarta-feira 01 2009f Abril 2009 05:12:41 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por chroninnn »

entao... cilindro mestre foi trocado Awaked... mas a ideia do flexivel defeituoso estar do lado do motorista foi uma boa ideia... so troquei do lado do passageiro... vou trocar o outro pra ver o que acontece... alias ja deveria ter trocado... mas como ando sem tempo nao troquei... tarefa pra o fim de semana... SemControle sangrei as quatro rodas... cruzado tudo bonitinho... e sangrou normal... alias quando troquei o cilindro mestre, eu troquei o reservatorio e o fluido ...sangrei ate sair o fluido novo... tudo como manda o figurino... vou so trocar o flexivel do motorista porque nao havia me ocorrido de trocar e posto o resultado pra voces daqui uma semana... vou ate colocar no cel pra lembrar de verificar a pastilha, medir o desgaste e postar aqui pra todos ficarem sabendo... acho maior chato... as vezes vejo um post e todo mundo manda reply pra pessoa com problema e ela sempre diz que vai postar o resultado e nunca posta...kkkkk


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se sai normal o fluido nas 4 rodas não tem entupimentos q impeçam a ação do freio, e sobrecarregue as demais rodas.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


chroninnn
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Quarta-feira 01 2009f Abril 2009 05:12:41 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por chroninnn »

como prometido vim falar o que aconteceu com o freio, provavelmente era alguma coisa com o cilindro mestre mesmo... o desgaste esta igual dos dois lados, pelo menos ate o momento, ja fazem pelo menos 3k que eu instalei tudo, qualquer novidade posto de novo


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

q bom q roda bem, eita zika hein, vai saber o q deu pra ficar funcionando tao mal qnt estava......e o cil mestre faz trabalhar em X o freio e nao um lado e outro conforme estava desgastando o seu....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


chroninnn
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Quarta-feira 01 2009f Abril 2009 05:12:41 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por chroninnn »

pois eh... entao o caso foi solucionado graças a deus


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”