[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Rodrigosl85 escreveu:Rapaziada blz então essa semana tive que mandar fazer o cabeçote do meu 1.0 16v estava fraco etc, porem ele ta com um aquecimento maldito o ventoinha esta ligando o primeiro estagio dele com 100ºc e não ta abaixando, quando montaram o meu cabeçote vi que estava sem a VT e questionei o por de estar sem e o mecânico falou que na nossa região nao a necessidade de usar, porem a temp. nao abaixa nem fudendo, o radiador tbm foi revisado e lavado nao tem nada entupido e nem furado, a bomba d'agua e nova oque fazer???
Troque de mecânico. Esse aí não manja muito não. Motor frio demais gasta mais combustível e tem desgaste prematuro. Sem válvula ele demora pra esquentar. E a válvula quando o motor está quente fica aberta, não fará diferença mesmo. Não faz sentido tirar.

Precisa ver se tem algum entupimento e os sensores de temperatura.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A VT objetiva uma chegada mais rápida da temperatura na faixa de trabalho normal do motor...até que isso ocorra a mistura é propositalmente rica (combustível em excesso), de modo a manter uma estabilidade na rotação e não se ter o inconveniente do carro ficar engasgando.

Em regiões predominantemente frias e sem VT, o motor levará muito tempo para entrar na faixa normal de trabalho, logo, mais combustível é desperdiçado.

A eliminação da VT, em regiões como no nosso Nordeste, é muito comum...mas como o awaked lembrou, após aberta é como se ela não existisse.

Se não há obstrução no radiador e a bomba está eficiente, revise a fiação e conexões do sensor de temperatura do motor (dependendo do ano/modelo é cebolão)...se normal troque o sensor (ou cebolão), pois é provável que ele esteja alterado.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Bange escreveu:A eliminação da VT, em regiões como no nosso Nordeste, é muito comum...mas como o awaked lembrou, após aberta é como se ela não existisse.
Tanto que tirou e não resolveu, vai entender a cabeça dos mecânicos.


Rodrigosl85
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Quinta-feira 29 2012f Novembro 2012 10:10:10 PM
Localização: Londrina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigosl85 »

Por parte axo que reslvi porem terei que colocar a VT devolta o meu e 16v e nao tem cebolao tem o sensor da injeção e fiz a troca melhorou pparcialmente


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O que vc. chama de parcialmente?

Se tem AC, tem duas velocidades...se não tem é apenas uma, a mais alta...

Quais os valores da temperatura quando a ventoinha liga?


Rodrigosl85
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Quinta-feira 29 2012f Novembro 2012 10:10:10 PM
Localização: Londrina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigosl85 »

por que eu digo parcialmente?
Quando ele tava com o sensor da injeção ela armava o primeiro estagio com 102ºC e o segundo ele iria arma proximo dos 107ºc bem proximo do vermelho.
Depois que eu troquei o sensor ele arma a ventuinha proximo dos 100ºc que eu acredito seja uns 97ºc, vejo muitos comentarem que a maioria nem passa dos 95º sendo assim acredito que tenha algo ainda a se fazer,
Ele tem AC, porem nao tem como eu fazer o teste dele com o ar ligado por que estou tendo dificuldade em desmontar a frente dele para chegar ate o micro swith dele.


Rodrigosl85
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Quinta-feira 29 2012f Novembro 2012 10:10:10 PM
Localização: Londrina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigosl85 »

As linhas Vermelhas são quando ele estava com o sensor antigo
As linhas verdes e onde ele liga com o sensor novo
Azul e onde esta desligando agora antes desligava perto do 100º agora perto dos 95º


Imagem

comparação dos sensores
Imagem

Imagem


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Entendi...

Mas quem sabe se o sensor do painel também não está bixado? Já ocorreu comigo (Corsa Wagon 1.6 /97) de também ter uma pequena alteração no sensor do painel...pequena, acho que nem chegava a 2°C, e após a troca ficou preciso.

Vc, não precisa ligar o AC para testar completamente seu sistema...

Dá uma olhada neste e em outros vídeos sobre o assunto em meu canal, pois não lembro o nome do título que coloquei aqui no CC.

https://www.youtube.com/watch?v=YPY3Hcz ... jxfv_oh-iQ


Wsminfor
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 26 2014f Março 2014 10:43:46 AM
Localização: Marituba - PA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Wsminfor »

TENHO UM CORSA SUPER 97
ELE TINHA ESSE MESMO PROBLEMA. PORÉM EU NÃO ACHAVA NORMAL, POIS ESQUENTAVA MUITO.

FIZ UMA LIGAÇÃO QUE FICOU DOIS SENSOR DE TEMPERATURA, INSTALEI UM A MAIS NA MANGUEIRA
AGORA NÃO PASSA NEM DO PRIMEIRO PONTEIRO, ARMA LOGO


Rodrigosl85
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Quinta-feira 29 2012f Novembro 2012 10:10:10 PM
Localização: Londrina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigosl85 »

Wsminfor escreveu:TENHO UM CORSA SUPER 97
ELE TINHA ESSE MESMO PROBLEMA. PORÉM EU NÃO ACHAVA NORMAL, POIS ESQUENTAVA MUITO.

FIZ UMA LIGAÇÃO QUE FICOU DOIS SENSOR DE TEMPERATURA, INSTALEI UM A MAIS NA MANGUEIRA
AGORA NÃO PASSA NEM DO PRIMEIRO PONTEIRO, ARMA LOGO
Essa adaptação nao seria o kit verao do tempra?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”