por isso vc so vai ter qq certeza buretando......
os dados de um corsa 1.8 gasolina podem e seriam esses, ok
http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&na ... o=004221-8
Cilindrada 1.796 cm3
Diâmetro x curso 84.8 mm x 79.5 mm
Taxa de compressão 9.4
se por acaso seu motor tivesse ficado com isso, maravilha vc teria apenas mistura levemente pobre tendendo a aquecimento....mas quem te garante? se com tudo isso sua taxa ficou em 10,5:1 + a mistura pobre q essa é certeza, vc ja entra na faixa de aquecimento da mistura pobre mais a pre detonacao ou no minimo a queima ja fora do ponto....q contribui tmb pra aquecimento alem da chance de quebra por estar fora de ponto, o qnt so buretando, se tiver na casa dos 9,5 +ou- esta otimo, uma preocupacao a menos, fica no problema apenas da mistura, q se de pé embaixo nao da falta otimo, mas 1.6 pra 1.8 tem 100% de tendencia a falta, seria o mesmo q usar bicos 1.6 no motor 1.4 la de antigamente, nao os flex, a dentendia seria mistura rica.....
a vantagem de mistura ligueiramente pobre seria melhor desempenho, mas tudo tem limite.....
Corsa Wagon 1.6 8v MPFI 97 - Montando o motor
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Certo, então no caso..
Trocar os bicos de injeção originais pelos bicos do Corsa 1.8 ou Montana 1.8 já ajudariam? é isto?
E sobre o aquecimento.. realmente.. ontem foi o primeiro dia que coloquei ele na rua pra andar de verdade.. e logo peguei alguns KM de transito..
Ele não ferveu.. mas ligou a ventoinha umas 10 vezes quando estava parado no transito em neutra.. chegava a 94 graus +/- e baixava.. ficava oscilando..
Trocar os bicos de injeção originais pelos bicos do Corsa 1.8 ou Montana 1.8 já ajudariam? é isto?
E sobre o aquecimento.. realmente.. ontem foi o primeiro dia que coloquei ele na rua pra andar de verdade.. e logo peguei alguns KM de transito..
Ele não ferveu.. mas ligou a ventoinha umas 10 vezes quando estava parado no transito em neutra.. chegava a 94 graus +/- e baixava.. ficava oscilando..
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o certo é identificar o q tem antes de sair tentando adivinhar, a unica certeza q se tem q na passagem de 1.6 pra 1.8 a tendencia a ele empobrecer a mistura é enorme, mas nao se sabe o qnt, pq nao foi so isso....as vezes ta dentro do bem aceitavel devido a outras variaveis q entram na historia, as vezes uma simples vela melhore um pouco o aquecimento, as vezes so no chip pra contornar a situacao, nao existe uma receita tao pronta pro seu caso....
nao é 1.8 original e nem 1.6 original mais.....entao nao da pra simplesmente determinar q com pecas de 1.8 resolva.....conforme for o caso vc pode ter equipamento pra depois de bem afinado render mais q os 102cvs do motor q coloquei os dados, como pode render menos do q vc esta achando hj, porem com muito mais margem de seguranca....
nao é 1.8 original e nem 1.6 original mais.....entao nao da pra simplesmente determinar q com pecas de 1.8 resolva.....conforme for o caso vc pode ter equipamento pra depois de bem afinado render mais q os 102cvs do motor q coloquei os dados, como pode render menos do q vc esta achando hj, porem com muito mais margem de seguranca....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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é complicado mesmo...
e tudo isso aconteceu pq fui na GM comprar as peças originais do meu carro..
e o vendedor enviou as peças do motor novo.. então começou essa história.. como eu já tinha montado só fomos ver quando os pistões originais ficaram pra fora do bloco... ai já não tinha troca..
então acabei comprando todo o resto.. comando.. pistões novos.. e tudo mais..
e tudo isso aconteceu pq fui na GM comprar as peças originais do meu carro..
e o vendedor enviou as peças do motor novo.. então começou essa história.. como eu já tinha montado só fomos ver quando os pistões originais ficaram pra fora do bloco... ai já não tinha troca..
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Tá muito estranho isso, se os pistões antigos ficaram pra fora, foi porque o vira era dos 1.8, quando colocou pistões do 1.8, tanto faz aí gasolina ou flex, gasolina têm taxa menor que os flex, e vc ter faceado o bloco sua taxa foi lá pra cima, eu não entendo como um mecânico monta um frankstein desse e não mede a taxa de compressão, bom...então como só saiu com o carro ontem e pegou trânsito e não ferveu mas acionou muito a ventuinha não quer dizer nada...tá com válvula termostática?
Se a sua taxa estiver alta é pra estar grilando/ detonando com gasolina...
Sobre bicos por estar com uma cilindrada maior demanda mais combustível, mas a taxa maior pede menos combustível, e GM principalmente esses MPFI trabalham ligeiramente ricos. E não adianta colocar de 1.8 pois as injeções trabalham de formas(tempos) diferente, o certo é vazão de bicos e não por modelo de carro.
EU espetaria um múltimetro na sonda e faria o teste de acelerar de pé no fundo desde 1000rpm em quarta marcha, se cair abaixo de 0,86V tire o pé e aumente a vazão dos bicos. Mais barato que remap e não mexerá em nada da sua perfeita injeção. Multimetro em 20Vdc com bateria boa e sonda em boas condições....
Se a sua taxa estiver alta é pra estar grilando/ detonando com gasolina...
Sobre bicos por estar com uma cilindrada maior demanda mais combustível, mas a taxa maior pede menos combustível, e GM principalmente esses MPFI trabalham ligeiramente ricos. E não adianta colocar de 1.8 pois as injeções trabalham de formas(tempos) diferente, o certo é vazão de bicos e não por modelo de carro.
EU espetaria um múltimetro na sonda e faria o teste de acelerar de pé no fundo desde 1000rpm em quarta marcha, se cair abaixo de 0,86V tire o pé e aumente a vazão dos bicos. Mais barato que remap e não mexerá em nada da sua perfeita injeção. Multimetro em 20Vdc com bateria boa e sonda em boas condições....
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Então é isso 'cas' vou fazer isto ainda essa semana..
talvez ainda hoje.. e já envio o resultado..
Mas sério.. meu medo é do futuro desse motor.. agora ele ta legal.. ainda não pude ver se ele ta aquecendo além do normal.. e também se está evaporando com a gasolina.. pois não andei muito..
ontem quando saí com ele.. e peguei transito.. foi uns 50 minutos de acelera e freia.. ele só chegou a pouco mais de 90º e ligou a ventoinha varias vezes.. mas não ferveu...
e na volta pra casa.. eu não peguei transito.. pista limpinha.. a temperatura nem mecheu...
talvez ainda hoje.. e já envio o resultado..
Mas sério.. meu medo é do futuro desse motor.. agora ele ta legal.. ainda não pude ver se ele ta aquecendo além do normal.. e também se está evaporando com a gasolina.. pois não andei muito..
ontem quando saí com ele.. e peguei transito.. foi uns 50 minutos de acelera e freia.. ele só chegou a pouco mais de 90º e ligou a ventoinha varias vezes.. mas não ferveu...
e na volta pra casa.. eu não peguei transito.. pista limpinha.. a temperatura nem mecheu...
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Então é bom mesmo fazer o teste, pois a gente tende a acostumar e deixar e quando precisar, por exemplo numa viagem, carro cheio bagagem, e o carro não estiver em ordem é prejuizo.
Se encontrar alguma dificuldade/ dúvida no teste que te passei não hesite em perguntar.
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