[DÚVIDA] - Ventuinha só arma com temperatura entre 100 e 105?
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[DÚVIDA] - Ventuinha só arma com temperatura entre 100 e 105
Estou tendo alguns problemas com o arrefecimento de meu Corsa Super 1.0 96. Com pouco tempo andando ele chegava a 105º e só nessa hora ele armava a ventoinha. A temperatura descia até 100º e ela desligava. Não importava se eu ligasse a ventoinha do ar condicionado ou o próprio ar condicionado, a temperatura nunca ia pra menos de 98º. Levei no mecânico e para resumir a história só pra dizer no que ele já fez: trocou sensor de temperatura 2 vezes, relé responsável por armar a ventoinha, testou a ECU (não encontrou problemas), desentupiu o radiador (varetou para desentupir 8 sessões - acho ser isto o nome- que estavam entupidas com barro), deixou o carro funcionando sem válvula termostática (que por sinal estava bem conservada), substituiu uma mangueira que estava dobrada e não permitia a passagem de água (por causa de um isolamento que fiz há uns 2 anos por causa do vazamento de água dentro do carro que tirou o ar quente do carro) e troquei o painel de instrumento (que possuía alguns componentes queimados e por isso tbm não marcava a temperatura correta). Todas estas alterações conseguiu no máximo fazer o seguinte: na primeira vez o carro arma a ventoinha com 95º, na segunda com 100º e da terceira em diante de 105º à até chegando na marca vermelha. Ele me disse que vai olhar agora a junta do cabeçote, pq não sabe mais o que fazer, já revisou a parte elétrica do carro 2 vezes, trocou peças que ele tinha posto novas só para desencargo e levou a dois eletricistas para medir a temperatura do motor do mesmo. Uma coisa que o segundo eletricista percebeu foi que uma parte do motor(acho que do lado esquerdo) está com a água quente, mas sem ferver (tanto que o mecânico me disse que dá pra vc por o dedo nela que não queima), motivo pelo qual a ventoinha não arma e do outro lado (acho que do direito) o carro está fervendo e não está circulando água, mesmo sem nenhum tipo de obstrução percebida, motivo pelo qual no painel a temperatura chega próximo do 105º. Alguém consegue me dizer se isto é junta do cabeçote ou pode ser alguma outra coisa???
- José Leal
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Como está a bomba d'água? Se ela estiver ruim, a água não circula direito, comprometendo todo o arrefecimento.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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Amigo, verifique se a circulação de água foi religada corretamente quando foi eliminado o ar quente, meu carro estava com problema parecido e deu trabalho para achar o problema, e era justamente isso, quando foi eliminado o ar quente, a pessoa que refez a ligação matou a circulação de água no cabeçote, no meu caso literalmente a água não circulava e não havia troca de calor no motor, por isso o motor aquecia, a ventoinha acionava e não desligava mais !!
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Problema resolvido, vou postar a solução para qualquer um que tenha o mesmo problema:
Realmente tratava-se da junta de cabeçote. Ela estava entupida em todo o lado esquerdo, o que impedia a água de circular e consequentemente dava os problemas citados. Tive muita sorte, pq com o entupimento o lado direito da junta queimou, e por um pedaço da espessura de uma ponta de lápis não entrou água no motor do carro. Resolveu o problema e sempre que andava no carro ele armava na temperatura correta, só que deu um outro problema, se eu ligasse o carro e deixasse ele ali ligado sem sair com ele, ele dava o mesmo problema com a temperatura. Mais alguns dias mexendo e foi descoberto que o fio que saia do sensor de temperatura e ia pro painel, saia com uma voltagem e chegava com outra diferente. Foi descoberto que o mesmo possuía uma parte que estava queimada, aí só bastou trocar o fio e não deu mais nenhum problema com isto.
PS.: tbm tive que trocar um dos selos do motor, que foi pro saco por causa do entupimento de parte da junta.
De qualquer forma agradeço a vcs, José Leal e cleitonvicente, pela ajuda dada
Realmente tratava-se da junta de cabeçote. Ela estava entupida em todo o lado esquerdo, o que impedia a água de circular e consequentemente dava os problemas citados. Tive muita sorte, pq com o entupimento o lado direito da junta queimou, e por um pedaço da espessura de uma ponta de lápis não entrou água no motor do carro. Resolveu o problema e sempre que andava no carro ele armava na temperatura correta, só que deu um outro problema, se eu ligasse o carro e deixasse ele ali ligado sem sair com ele, ele dava o mesmo problema com a temperatura. Mais alguns dias mexendo e foi descoberto que o fio que saia do sensor de temperatura e ia pro painel, saia com uma voltagem e chegava com outra diferente. Foi descoberto que o mesmo possuía uma parte que estava queimada, aí só bastou trocar o fio e não deu mais nenhum problema com isto.
PS.: tbm tive que trocar um dos selos do motor, que foi pro saco por causa do entupimento de parte da junta.
De qualquer forma agradeço a vcs, José Leal e cleitonvicente, pela ajuda dada
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Wester Guimaraes Martins, isso aí é falta de aditivo, ou você ou o dono antigo deixaram ele de lado.
É bom lembrar que esse entupimento só pode ter sido causado por ferrugem, justamente pela falta de aditivo.
É bom lembrar que esse entupimento só pode ter sido causado por ferrugem, justamente pela falta de aditivo.
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