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Bange escreveu:Não, mangueiras quentes indicam VT (a princípio), normal...
Quente??? Quanto quente? Qual a temperatura indicada no painel?
Temperatura no painel não passa de 1/4.
Pergunta "noob": é normal o capô do carro quando fechado ficar quente a ponto de vc não conseguir abri-lo sem se queimar?
Também acho estranho porque quando o carro está frio, o arcondicionado gela beleza, mas quando começa a rodar com o carro fica visível a perda do desempenho do arcon, mas ele ainda gela.
A ventoinha só é acionada quando eu ligo o arcon..
Se o capô fica quente a ponto de não se poder colocar a mão, a temperatura do painel tem que estar quase no vermelho...e a água em ebulição...
Ligue apenas o carro e deixe em ML...as ventoinhas devem ligar na velocidade baixa quando a temperatura no painel estiver +- na metade (95/97°)...mesmo que vc. deixe por bastante tempo, as ventoinhas podem ligar e desligar, mas a temperatura não deve passar do mesmo ponto máximo em que elas ligaram da primeira vez...
Com o AC ligado, algo similar deve acontecer...porém a temperatura pode se elevar até um pouco mais e a segunda velocidade ser acionada...mas não deve passar dos 100°.
A sensação tátil não é muito precisa e o que é muito quente para vc. pode não ser para outra pessoa...
Liguei o carro e o deixei em marcha lenta. Depois de 2-3 minutos liguei o arcon e as ventoinhas passaram a funcionar, deliguei o arcon logo após e as ventoinhas pararam ao mesmo tempo..
Por volta de 7-8 minutos quando o sensor de temperatura no painel se aproximou da metade, as ventoinhas voltaram a funcionar com o arcon desligado. O medidor abaixou um pouco (ainda acima de 1/4) e as ventoinhas pararam após funcionar por menos de 1 minuto. Esse processo se repetiu mais duas vezes e eu desliguei o carro, me pareceu que iria continuar.
Tirei uma foto do painel no momento exato que as ventoinhas foram acionadas pela 3a vez:
Amigo, até ai depois deste ultimo teste, aparentemente seu sistema de arrefecimento está ok, com as ventoinhas acionando e desarmando na temperatura correta, resta a dúvida quando você fala da temperatura do capô, estranho isso !!
Pelo relato e pelo medidor, a situação está normalíssima...e não justifica aparentar super aquecimento no capô...
Mas... e se estiver ocorrendo um erro com o sensor??
Neste caso o nível do líquido de arrefecimento estará bem acima do normal, provavelmente quase junto a tampa e aparentando estar em ebulição...
Não adiantará passar scaner, pois ele fará o mesmo registro que a ECU...
No meu caso e com esta temperatura mostrada, eu posso abrir a tampa do reservatório que nada acontecerá, comprovando a normalidade, pois a água está bem abaixo de 100° (ebulição).
Se por acaso o nível do seu está alto e ao tentar abrir (vagarosamente...não abra tudo), a água subir mais ou rápido ou começar a transbordar pela tampa, está havendo um erro no que o mostrador apresenta e provavelmente seu sensor está fora da especificação e deve ser trocado.
Mas se estiver tudo correto, vamos evoluir...
Faça o mesmo teste (sem ligar o AC), mas agora coloque um papelão entre o radiador e o condensador de modo a prejudicar o fluxo das ventoinhas...
A sequência deverá ser:
As ventoinhas ligam em velocidade baixa e na mesma temperatura que vc. já observou...
Como o fluxo está bloqueado pelo papelão, a temperatura vai subir e em torno de +- 100°, deverá ocorrer o aumento da velocidade das ventoinhas (as duas passarão a girar mais rápido... pelo barulho já se percebe),... observe...
1 - Qual a temperatura que as 2 ventoinhas ligam na maior velocidade
2 - Qual o nível da água no reservatório
3 - Retire imediatamente o papelão
4 - A temperatura deverá cair e em torno da que ligou a 1ª velocidade, deve ocorrer a mudança da mais alta para a mais baixa... e entrar no mesmo regime de seu primeiro teste.
ATENÇÃO: Não bobeira com o papelão na temperatura alta, pois acima dos 100° ela sobe muito rápido e chegar no vermelho não é desejável, além de perigoso para o motor.
E também não sei se isso é normal e se é consequência desse "aquecimento", mas é visível a queda do desempenho do arcondicionado quando o carro começa a rodar.. É como se o calor não fosse dissipado de maneira adequada e ficasse "concentrado" dentro do carro..
Não sei se ainda acontece, mas quando o carro ficava um tempo em marcha lenta (mais de 10 minutos), o desempenho do arcon também era visível.
Detalhe que o arcon é muito bom quando o carro está frio, mas quando ele está quente (principalmente por volta de meio dia), ele deixa um pouco a desejar, ainda que esfrie pouco..
Sobre o teste das ventoinhas, se vc não quiser fazer o esquema do Bange, pode simplesmente desligar a ventoinha do radiador, a que é visível ao abrir o capô. Deste modo, ao entrar a velocidade baixa, as ventoinhas continuarão paradas. Quando entrar a velocidade alta, a ventoinha do condensador do AC vai girar na velocidade alta.
Fiz esse teste aqui e a ventoinha girou na velocidade alta com o ponteiro exatamente em cima da marca da metade da escala.
Bange, essa informação sobre a temperatura da água estar abaixo dos 100°C não procede. Com a pressão de 1 atm. a água pura entra em ebulição aos 100°C. Com o aditivo, o fluido entra em ebulição lá pelos 130°C. Mas acontece que no sistema fechado, a pressão é um pouco maior que 1 atm.. Neste caso, mesmo que a ventoinha tenha acabado de desligar, ao abrir o reservatório, o fluido vai subir e transbordar, pois diminuiu a pressão interna. Aqui em Goiânia, por estar a uns 600m acima do nível do mar (< 1atm.), a água ferve a uns 97,98°C.