[DÚVIDA] - Fumaça ao ligar ventilador somente na velocidade 4 - Corsa C

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coresplendor
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[DÚVIDA] - Fumaça ao ligar ventilador somente na velocidade

Mensagem por coresplendor »

To com um problema no meu corsa c que ate então não consigo descobrir o que é.
Muitos já tiveram problemas na ventilação do corsa o qual só funciona na velocidade 4, troca-se o resistor do ventilador e o problema é resolvido.

Porém, o meu problema é um pouco diferente, a ventilação funciona normal na velocidade de 1 a 4, porém, na velocidade 4 começa a sair fumaça da ventilação com cheiro de queimado, aparentemente indicando superaquecimento do resistor. Porém, eu já troquei o resistor 3 vezes (originais e de mesma numeração do resistor que veio no carro) e não adianta, funciona normal da 1-3 sem fumaça, mas na velocidade 4 começa a fazer fumaça, e claro, sem o resistor plugado e na velocidade 4 não tem fumaça.

E o mais engraçado, depois de uns 20min com A/C ligado, eu testo de novo colocar na velocidade 4 e a fumaça pára de sair. Aí depois desligo carro e passa-se algo em torno de 1h tento ligar de novo na velocidade 4 e começa a fumaçar de novo, penso até que parou de fumaçar depois de 20min porque ficou tão gelado que ele realmente para de fumaçar, e depois volta porque esquentou de novo com A/C ligado, mas enfim, é só um pensamento que tive baseado no ocorrido.

Mas então, alguém tem alguma idéia?

Obrigado.
awaked
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Mensagem por awaked »

coresplendor, o motor do ventilador? Sujeira?
coresplendor
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Mensagem por coresplendor »

Ja até desmontei o ventilador pra lubrificar o eixo, ta girando livre ele, e detalhe também que testei tirando o resistor para que o ventilador so funcione na velocidade 4 e a fumaça pára de sair...
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Iria chutar que era algum fio cozinhando. Mas se ao tirar o resistor, a fumaceira pára, e vc já trocou a peça algumas vezes, é muito esquisito isso.
Teoricamente, não é para passar energia pelo resistor, quando vc seleciona a velocidade 4. Veja na chave do ventilador se ao comandar a velocidade 4, a velocidade 3 é desligada. Pode acontecer da chave do ventilador comandar a velocidade 4 e não desligar a velocidade 3, daí a exigência de corrente do ventilador nessa velocidade frita o resistor.
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coresplendor
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Mensagem por coresplendor »

Eu fiz um outro teste aqui e fiquei confesso que fiquei surpreso. Como falei, eu havia testado tirar o resistor e ele funciona sem fumaça na velocidade 4, pensei que era o resistor eu estava fumaçando, mas hoje ao invés de tirar o resistor, eu apenas tirei ele do local onde fica mas não o desconectei, e quando liguei o ventilador na velocidade 4, a fumaça saiu, mas ela ta vindo é do próprio ventilador, e não do resistor, o resistor simplesmente não fumaça nem nada.

Fiquei surpreso porque sem o resistor o motor funciona normal e sem fumaça na velocidade 4, mas com o resistor ele fumaça... Como pode isso? Alguém sabe?
Bange
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Mensagem por Bange »

coresplendor, pelo esquema não tem nenhum resistor envolvido na velocidade 4, só nas de 1 a 3.

Imagem

Portanto, tirar o bloco de resistores ou não, não faz a menor diferença.

Nas velocidades de 1 a 3, a corrente para o ventilador é limitada pelo resistor correspondente a velocidade...maior na 1...menor na 3.

Já a velocidade 4, a chave seletora de velocidade, faz o relé R2, operar (circuito vermelho) e quando este opera, alimenta o ventilador diretamente com a tensão da bateria (A) (circuito verde).

Mantenha tudo aberto e ligue na velocidade 4...pode ser o motor entrando em curto, mau contato no seu conector ou a fiação entre o relé R2 e o motor, encostando em algum terra antes de entrar no motor...tem que pesquisar...
LeonardoSilva
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Mensagem por LeonardoSilva »

Aproveitando o topico, como que se retira o motor do ventilador? vi que ele é preso por alguma abrasadeira.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

coresplendor escreveu:(...)Fiquei surpreso porque sem o resistor o motor funciona normal e sem fumaça na velocidade 4, mas com o resistor ele fumaça... Como pode isso? Alguém sabe?
Ainda digo que é problemas na chave seletora do ventilador.

Tem um multímetro na mão? Se sim, com o resistor conectado e o plug do ventilador desconectado (para evitar uma possível queima), comande a velocidade 4 e meça a voltagem que chega no conector do ventilador. Provavelmente deve estar chegando voltagem maior que o normal.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Zé, o motor do ventilador é previsto para funcionar com a tensão da bateria...é o máximo que o carro tem...
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Concordo. Mas deve ter algum circuito eletrônico (até mesmo o próprio resistor), que ao acionar as velocidades 3 e 4 simultaneamente, acaba mandando mais voltagem que o necessário para o ventilador, não?
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