[DÚVIDA] - Vazamento de combustível: Tanque ou mangueira do retorno?

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Michael Campezzi
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[DÚVIDA] - Vazamento de combustível: Tanque ou mangueira do

Mensagem por Michael Campezzi »

Olá pessoal, boa noite,

Adquiri na sexta-feira passada um Corsa GL 1.6 1997, com bastante detalhes pra fazer.
Torço para serem apenas detalhes mesmo hehehe.

Este é bem dizer meu "primeiro carro", mas tenho um 147 GL 1979 que está na família desde zero, e que está comigo também.

Bom vamos lá ao meu problema. Rodei com este carro a semana toda, carro aparentemente muito bom, não falha, marcha lenta lisa, temperatura ao meu ver normal (não passa do meio), porém acho que está demorando para aquecer (possível falta da válvula termostática).

Iria comprar a VT e levar para algum mecânico colocar, aliás, alguém indica um mecânico bom aqui na zona norte de São Paulo - capital?

Já me apresentei, já falei de um outro defeito, mas não falei do motivo de estar abrindo o tanque.

Acontece que ontem completei o tanque a noite, estou deixando o carro em uma outra casa. Hoje pela manhã a Sra proprietária da casa me falou que ia até me ligar ontem a noite que não estava aguentando o cheiro de gasolina. Aí pronto olhei embaixo do carro e aparentemente nada...

Peguei o carro e levei para trocar o óleo quando levantamos o carro com o elevador começou a pingar MUITA gasolina. O pessoal que estava trocando o óleo foram prestativos e tal, mexeram lá onde vão as mangueiras e em uma "pré inspeção" disseram que poderia ser o tanque, que precisava tirar fora pra trocar.

Fui pra casa, tirei o máximo de gasolina que consegui e parou de pingar.

Dei uma geral no carro e estava mexendo no pc quando me deu vontade de dar uma olhadinha por conta própria no problema.

Ao verificar as mangueiras, vi que a do retorno do tanque estava com um "enforca gato" e não estava tão presa quanto a que vem do bocal de abastecimento, isso agora depois das 18:00, puxei a mangueira e tomei mais um banho de gasolina, depois de ter ingerido muita gasolina pela manhã hehehhe.

Após escrever tudo isso, fico com uma dúvida...

Eu sei que a primeira atitude que deve ser tomada, é amanhã passar em uma auto-peça (se tiver aberta), comprar uma abraçadeira e prender bem aquela mangueira, e é isso que vou fazer.

Mas o que me deixou com uma certa preocupação foi terem falado que seria o tanque, ali na junção da parte superior com a inferior. Alguém já viu um tanque de combustível vazar bem ali?

É relativamente fácil encontrar um tanque de combustível? Vi que existem alguns a venda no Mercado Livre, poderia ser um destes:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... bom-ok-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rsa-10-_JM

Olhando a primeira foto, o ponto de junção das chapas, ali onde vão as mangueiras é bem grande, seria bem difícil dá problema na solda naquela região né?

Bom pessoal, é isso aew.
Me desculpem pelo texto enorme.

Desde já agradeço a ajuda.
Michael Campezzi
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Mensagem por Michael Campezzi »

Aliás, seria mangueira do respiro, e não retorno né? hehehe
Bange
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Mensagem por Bange »

Michael,

Não sofra por antecipação...confirme o problema para substituir apenas o necessário.

Poder ser só a falta de um aperto ou a substituição de uma pequena conexão.

Reponha a gasolina retirada vagarosamente e quando pingar, vai lá e confere...

Pode ser que tenha necessidade de elevar a frente do carro.
Michael Campezzi
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Mensagem por Michael Campezzi »

Obrigado Bange,

Realmente... Estou sofrendo por antecipação heheheh

Amanhã vou comprar uma abraçadeira e apertar bem...

O teste dá pra fazer aqui em casa mesmo, pq existe uma rampa na garagem heheh

Vlw!
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Por acaso vc encheu o tanque até a boca? Se sim, pode ter vazado mesmo pelo respiro do tanque. Na vista explodida do sistema, o respiro fica em um nível mais baixo que o acesso a bomba de combustível. Veja:
Imagem

Outro detalhe importante são as conexões do gargalo do tanque:
Imagem
Repare na peça assinalada!

Pode ser que alguma delas esteja solta ou trincada. Com uma lanterna, veja onde tem marcas de combustível escorrido.
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Michael Campezzi
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Mensagem por Michael Campezzi »

Opa José Leal, parece ser esta mangueira (32) que não está devidamente presa.

Então, entraram 40 litros de gasolina, e o carro estava quase para entrar na reserva...

Se eu não me engano a bomba desarmou uma vez, e ele parou na segunda...

Muito legal estas imagens heim... Obrigado!

Existe uma forma de ter estas imagens (de outras partes) salvas no pc para eventuais consultas?
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Sim. Vc tem que baixar o CEPChev. Tem um link no tópico "lists"
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Michael Campezzi
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Mensagem por Michael Campezzi »

José Leal escreveu:Sim. Vc tem que baixar o CEPChev. Tem um link no tópico "lists"
Obrigado José Leal, baixei aqui. Muito interessante.



Sobre o vazamento, prendi a mangueira com a braçadeira ontem e a mesma ficou bem fixa ao tanque.
Existe uma rampa em minha garagem, coloquei de volta os ~7 litros de combustível que havia retirado e não vazou nem uma gota de ontem pra hoje.

Pretendo ao sair do trabalho hoje, completar o tanque para verificar novamente.

Qualquer novidade volto aqui para contar.

Obrigado!
Michael Campezzi
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Mensagem por Michael Campezzi »

Bom dia pessoal,

Conseguimos resolver este problema.

Então...

Prendi a mangueira com a abraçadeira e completei o tanque como disse no último post.

No outro dia fui trabalhar e me chamaram na portaria informando que tinha uma poça de gasolina do lado do carro.

Aí bateu o desânimo...

Tirei a gasolina que dava pra tirar e parou de vazar. No sábado após este acontecimento, comprei o anel de vedação da bomba de gasolina pra trocar.

Tirar a bomba foi relativamente fácil, mas colocar.... Ela não é simplesmente rosqueada ao tanque (imagino que nos modelos mais novos seja assim).

Depois de muita briga conseguimos encaixar a trava da bomba.

Estava até achando que poderia não ter resolvido o problema. Na quarta-feira completei o tanque e dessa vez não vazou em lugar nenhum, nem no dia em minha garagem (rampa), nem no reto, nem na frente da empresa, ou seja, problema resolvido.

Um outro problema que pode ter sido resolvido ao mexermos na bomba, foi que o ponteiro do mostrador de nível do combustível não ia até o final da escala com o tanque cheio, ficava ali nos 40 litros. Agora não, ele vai até o final da escala.

Bom é isso aí... Espero que possa ser útil para quem tiver este problema, e qualquer dúvida estou por aqui.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

questão de jeito pra por o copo com a borracha de vedação, q ela encaixa fácil e certinho.....
q bom q parece ter resolvido, so tome cuidado nessas tentativas não ter deformado a haste da boia e por isso já ter mudado a marcação do combustível...
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