[SOLUÇÃO] - Como baixar a temp. do Corsa 1.6 MPFI que chega a 100ºC

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

tanassovia escreveu:Sim é aquela que falei mesmo
Então só tem uma hipótese: a VT do seu Corsa travou "entreaberta" , e como a vazão da água é pouca o sistema original não estava conseguindo refrigerar a água na medida certa, ai como vc colocou um cebolão 86ºC-76ºC, mesmo com a vazão da água restrita, o motor não está aquecendo em demasia pois o cebolão aciona a ventoinha numa temperatura bem abaixo do ideal, vc apenas mascarou um problema. Troque a termostática e desative por um tempo o cebolão, acho que seu Corsa voltará a trabalhar na temperatura ideal novamente.


tanassovia
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Domingo 01 2011f Maio 2011 10:04:47 PM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tanassovia »

Ta ai Nunes essa é uma hipotese que acho mais apropriada
Como disse fiz o motor completo a pouco tempo e vo pra segunda revisão agora
Sendo assim vo pedir pra que trocem a VT e caso não fassam isso levarei ao meu mecanico pra isso
De qualquer forma esse sistema tem me ajudado e vo manter ele em paralelo caso um dia precise reativar ele
Um abraço e té+


Luzan
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Sexta-feira 08 2013f Fevereiro 2013 01:36:18 PM
Localização: Pedra Bonita - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Luzan »

Omeu super 97 , 1.0 cola no vermelho e demora p armar 2 estagio. mas nao ferve e funciona normal. so me falta trocar censor do painel. oresto e tudo novo.


tanassovia
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Domingo 01 2011f Maio 2011 10:04:47 PM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tanassovia »

Ola gente
Troquei a VT e o carro até mudou mas foi muito pouca coisa
Acredito que meu problema seja mais a VT doque o resto pq se não fosse com a troca não mudaria absolutamente nada.
A VT era da marca MTE e foi trocada por outra MTE
O que me deixou cismado d+ é que com essa ligação que fiz eu consigo saber exatamente quando ela abriu e ela não abre sempre na mesma temperatura
Vc sente que quando o carro chega nos 90 ele fica um bom tempo nessa temperatura sem se mexer porem logo em seguida começa a subir e as vezes aciona a ventuiunha com 94º e outras vezes mais tarde
Consegui ver que a hora de abrir ta entre 94º a 97º
Enfim meu mecanico disse pra na proxima troca não trocar somente o refil da VT e sim a VT com carcaça e VT e de preferencia da marca Whaler ou original da GM que acha na autorizada facilmente.
De qualquer forma a dica que dei continua funcionando perfeitamente bem onde ja cheguei a ficar horas de transito parado pra descer pro litoral no fim do ano e a temperatura não passou dos 96º de forma alguma
Um abraço e té+


ederkezives
:: Wind ::
Mensagens: 38
Registrado em: Terça-feira 27 2012f Março 2012 12:11:41 PM
Localização: Diadema - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ederkezives »

Fiz retifica e anéis, mais alguns itens do corsa 1.6 ano 97, inclusive a VT (que antes não tinha).

A temperatura estava normal no painel, mas ao voltar na oficina depois de alguns falhamentos, ele constatou que o motor estava superaquecendo simplesmente colocando a mão no cabeçote do motor, e me indicou um kit verão!

E agora!? isso pode ser constatado assim? se sim, este kit verão resolve o aquecimento sem deixar a ventoinha ligada o tempo todo, já que o motor esta mais quente do que o normal!?


CarlosGCT
:: Millennium ::
Mensagens: 152
Registrado em: Quinta-feira 17 2013f Janeiro 2013 09:19:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CarlosGCT »

Prezados.

Seria interessante avaliar o problema por outra ótica também, antes de mexer na originalidade de um veículo.

Com tantos amigos que passam pela mesma situação do ponteiro trabalhando em escalas diversas, mediante o uso que se dá ao carro, caberia fazer uma investigação se efetivamente essa alta temperatura seja um fator de risco para o motor, a ponto de ter de realizar alterações no projeto do carro.

Vejamos: Tem algum amigo que teve o motor fundido por alta temperatura, que possa excluir com total certeza outros fatores existentes no carro na época do suposto ocorrido?. Outra, quantas pessoas tiverem seus carros guinchados por alta temperatura do motor numa estrada, como exemplo? Qual a recomendação da GM, ela lançou no mercado um aviso sobre problemas de alta temperatura, e os seus riscos para os compradores do corsa?

Digo isso, pois talvez se esteja tomando partido de algo que já fosse previsto em projeto, o fato do motor trabalhar entre 92 e 107 graus, rotineiramente. Simples e fácil assim!


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

CarlosGCT, é mais simples!

Quem tem problema de aquecimento é porque tem algo errado no sistema de arrefecimento! Seja mangueira entupida ou mesmo só o sensor informando errado. O arrefecimento do Corsa é um dos mais simples e eficientes, assim como o motor. A galera tem é que achar mecânicos bons! É isso que está em falta em algumas regiões.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

ederkezives escreveu:Fiz retifica e anéis, mais alguns itens do corsa 1.6 ano 97, inclusive a VT (que antes não tinha).

A temperatura estava normal no painel, mas ao voltar na oficina depois de alguns falhamentos, ele constatou que o motor estava superaquecendo simplesmente colocando a mão no cabeçote do motor, e me indicou um kit verão!

E agora!? isso pode ser constatado assim? se sim, este kit verão resolve o aquecimento sem deixar a ventoinha ligada o tempo todo, já que o motor esta mais quente do que o normal!?
Eu trocaria de mecânico... "kit verão" em corsa? Sem chance. O carro funciona muito bem de acordo com especificações de fábrica.

Não dá pra atestar temperatura alta com a mão.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

tanassovia escreveu:Enfim meu mecanico disse pra na proxima troca não trocar somente o refil da VT e sim a VT com carcaça e VT e de preferencia da marca Whaler ou original da GM que acha na autorizada facilmente.
De qualquer forma a dica que dei continua funcionando perfeitamente bem onde ja cheguei a ficar horas de transito parado pra descer pro litoral no fim do ano e a temperatura não passou dos 96º de forma alguma
Um abraço e té+
Na realidade deveria-se sempre trocar a carcaça junto, a troca de refil é só no caso de defeito específico a curto prazo.

Olha sou suspeito. Nunca me dei bem com MTE. Mas há casos de sucesso.


Eric GL 1.4 95
:: Piquet ::
Mensagens: 260
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 04:15:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Alo Awaked.

Tb sou meio preconceituoso com marcas. Tem sempre quem se de bem, mas comigo, as vezes não rola.

Como o amigo trocou a VT, mas colocou outra de mesma marca, pode ser que tenha apenas trocado 6 por meia dúzia. Mesma marca pode resultar em mesmos parametros técnicos.

A original é MAHLE, e troca-se a peça toda. VT e carcaça.

Abraço!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”