Meu carro travou a válvula termostática, daí fritou a junta pois vaza água perto do quarto cilindro bem na quina.
Já que vou ter que trocar a junta e vai ser feita a plaina do cabeçote.
Quanto deve ser plainado o cabeçote para chegar em uma tacha de entre 10,1 e 10,5?
Essa taxa é de boa para rodar na gasolina?
A junta do cabeçote é original GM (90500102), qual a espessura dela?
Essa taxa é dos motores GM GSI (Corsa e Vectra). É uma taxa interessante, mas seu carro tem sensor de detonação? Se não tiver, vc vai ter que tomar cuidado com a gasolina que vc vai usar. Tem que ser da melhor qualidade.
É, me parece que as VT de todos os carros da GM, trabalham com 92° para abrir e numa estrada com ventilação natural e constante, a tendência e ela se fechar completamente, de modo a não circular água e manter o motor aquecido minimamente...daí quando vc. para, se ela travou fechada, a temperatura vai pro espaço, mesmo com as ventoinhas ligadas no máximo...daí minha neurose com temperatura... acho um absurdo as montadoras não olharem esse aspecto e cortar o motor caso a temperatura exceda um valor tipo 110° ou 115°...soar um alarme, piscar uma luz etc...
Bom, mas no caso da taxa, penso que não seja apenas aplainar o cabeçote (que não sei se no seu motor é possível ou teria também que fazer um trabalho nos pistões...), mas penso que deva haver um cuidado também com o mapeamento da ECU, pois a alteração no volume do cilindro vai mexer com a razão estequiométrica, que é a proporção de ar em relação ao combustível.
A ECU de seu carro já conhece o volume do seu cilindro + câmara... se vc. altera isso, deve informar pra ECU a nova realidade, caso contrário, o seu rendimento não será satisfatório.
O mesmo deve acontecer com quem adiciona um turbo, pois ele comprime mais ar dentro da câmara e se a ECU não for reprogramada para esta realidade...como fica?
humpf!...se o seu mecânico não for formado em engenharia mecânica, não tem um osciloscópio na oficina não mexe em preparo (não é reparo), de motores a mais de 15 anos... pode desconfiar...caso contrário, manda ver... o carro não vai levantar vôo... isso eu te asseguro!