[DÚVIDA] - Quinta Marcha e Trambulador, Quem Puder Ajudar?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
DBassan
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Terça-feira 03 2013f Dezembro 2013 07:54:41 PM
Localização: Petrópolis - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Quinta Marcha e Trambulador, Quem Puder Ajudar?

Mensagem por DBassan »

Pessoal, estou com um problema da quinta marcha escapando quando tiro o pé do acelador.
Mas antes de explicar melhor o problema, vou contar como apareceu, passo a passo:
Moro em Petrópolis, estava na BR 040, em quinta marcha quando derrepente vi que o carro parou de andar e o conta giro subiu, instantaneamente, pisei fundo na embreagem e tentei novamente engatar a quinta, porém simplesmente não achava ela na alavanca (Não encontrava mesmo, a alavanca simplesmente resistia em ir pra posição da quinta). Então me assustei e não engatei nenhuma marcha, fui em ponto morto até o acostamento, desliguei o carro por uns 5 minutos. Tentei com ele parado mesmo, colocar as marchas, todas engataram, exceto a 5ª que continuava nem dando pra encontrar na alavanca.
No dia seguinte comprei as buchas de reparo do trambulador fui até o mecânico, ele trocou os reparos e mesmo assim, nada de achar a quinta. Engraçado é que ele soltava os parafusos, faziamos a regulagem conforme tópico do fórum, onde vc localiza o ponto morto na mão, trava pelo pino plastico, trava a alavanca com um pino e aperta novamente. Ele acabava de apertar, eu testava com o carro parado, a 5ª estava ali, descia o carro do macaco, testava 1ª, 2ª, 3ª.. etc, colocava a ré e andava, sumia a quinta.
Pra desencargo de consciencia, comprei um trambulador inteiro, novo. Troquei e nada.
Fui em outro mecânico, ele tentou de tudo, durante um dia inteiro. No final das contas, ele conseguiu regular pela quinta mesmo, encontrou a quinta marcha na mão, segurou a alavanca na posição de 5ª e apertou.

Hoje a 5ª está lá... porém eu estou na estrada com ela engatada, se tiver acelerando, beleza.. carro vai embora, nada de barulho na caixa, marcha não arranha.. mas tirei o pé do acelerador, ele pula pra ponto morto, basta aliviar o pé.
Ultimamente coloco a quinta e quando preciso aliviar o pé, seguro a alavanca na posição. Mas é desconfortável isso, e muitas vezes você esquece.

Porém, todo lugar que levo, é só eu falar que a 5ª pula que todo mecânico diz que tem que trocar engrenagem, garfo... mil coisas. E aí vão preços de R$ 500 reais, R$ 700 reais...

Mas sinceramente não acho que seja esse problema todo não uma vez que se eu segurar a alavanca a marcha fica lá, mesmo tirando o pé. Porém realmente, ela faz força pro lado do ponto morto. Mas eu vejo que por exemplo, quando saio do quebra molas de 2ª, ela também dá uma mexidinha. Acredito que esse problema da quinta seja apenas algo que não está firmando pra manter a marcha.

Mas como não entendo nada disso. E todo lugar que vou o pessoal nem olha, só dá o preço.
Peço ajuda de vocês.
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Os coxins do motor e cambio estão bons?

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
DBassan
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Terça-feira 03 2013f Dezembro 2013 07:54:41 PM
Localização: Petrópolis - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DBassan »

Sousaman, não sei responder. Há alguma forma de verificar isso?
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

DBassan, olhando pra eles e em alguns casos forçando com a mão, mas pela posição não acredito que você conseguirá avaliar isso. Pede pra um mecânico.
DBassan
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Terça-feira 03 2013f Dezembro 2013 07:54:41 PM
Localização: Petrópolis - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DBassan »

Obrigado pela respota awaked, vou tentar verificar essa questão com um mecânico.

Uma outra pergunta, encontrei esse tópico: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... 3338994ca8
onde o cara relata ter esse problema na quinta marcha, e citam uma " bolinha com mola" que é quem não permite escapar.
Onde encontro ela? Há como postar uma foto ou enviar o código disso no CepChev ?
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

DBassan, lendo agora minha resposta pra você fiquei com a impressão que poderia ter escrito de forma diferente. Comentei de boa mesmo, como você não tem o conhecimento sobre os coxins certamente não saberia avaliar o estado deles, mesmo que explicássemos, pra aprender isso teríamos que comparar manualmente um bom e um ruim instalados num carro igual. Que bom que não respondeu me xingando, kkk.

Essa "bola" deve ser a junta do trambulador...
[youtube]arWkt0al3MU[/youtube]
[youtube]YZ68pjCzYXc[/youtube]

Mas verifique os coxins/suportes do motor e câmbio antes. Não adianta arrumar isso, se o coxim estiver estragado pode quebrar o trambulador novo.
DBassan
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Terça-feira 03 2013f Dezembro 2013 07:54:41 PM
Localização: Petrópolis - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DBassan »

Que isso awaked, qualquer ajuda é sempre bem vinda kkkk.
To desesperado em relação a isso, pego a BR 040 todo dia, e toda curva que precisa tirar o pé, fazer segurando a alavanca do cambio é desconfortável.
Desconfiei do Coxin, pois alguns dias antes do problema aparecer, foi trocada a correia dentada e pra isso um dos calços foi solto, o do lado direto. Desconfio que isso possa ter dado problema.

De qualquer forma, comprei a bucha do varão e o anel da alavanca. Comprei graxa de silicone Implastec pra lubrificar todo o buchamento.

Vou novamente alinhar travando a caixa e alinhando a alavanca de cambio na marca.


Sobre essa desconfiança do problema da montagem após a troca da correia dentada, é possivel ver se esse coxin está montado corretamente, se o motor não está "desalinhado" em relação a caixa?
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

DBassan, a olho não, teria que medir, só se ele estiver completamente quebrado.

Faz a curva em quarta se ela não escapa, é mais seguro, tudo que não precisa é solavanco em curva.
DBassan
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Terça-feira 03 2013f Dezembro 2013 07:54:41 PM
Localização: Petrópolis - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DBassan »

Hoje tirei todo o trambulador e a alavanca de marcha, lubrifiquei tudo com graxa de silicone, as marchas estão justinhas, ótimas. Mas a quinta continua escapando.

Verifiquei os coxins do motor, e não tem folgas, o do cambio vou pedir pra um mecanico verificar, pois tem que fazer alavanca.

Vou amanhã completar o oléo do cambio e torcer pra ser o coxin da caixa que está com problema.

Senão realmente não tem jeito... a solução vai ser abrir a caixa e fazer a quinta marcha =(
Avatar do usuário
v1c
:: Super ::
Mensagens: 56
Registrado em: Domingo 24 2010f Janeiro 2010 08:32:25 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por v1c »

Meu corsa estava da mesma forma, a 5° estava escapando quando soltava o acelerador , até que esses dias parou de engatar , a alavanca vai para a posição da 5° mas não há ação. Os diagnósticos aqui estão sendo os mesmos : garfo ou engrenagens. O problema é o valor pra abrir a caixa e saber mesmo . Agora é esperar aparecer $$ pra fazer o serviço. :(
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”