rotação maluca (SOCORRO)
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rotação maluca (SOCORRO)
Bom dia. Tenho um corsa sedan maxx 1.0 2004. a rotação do motor ficava sempre oscilando, daí "resolvi" o problema ao colocar um aterramento do negativo da bateria ao bloco do motor. o ar cond. não estava funcionando. quando é esta semana consertei o a/c, e daí o problema retornou, e dessa vez pior. fica oscilando, vai pra 3000 e logo retorna pra 1000, 2000...passa uns minutos bom e deopis volta tudo de novo...o tempo todo assim, o a/c ligado ou desligado. alguém teve o mesmo problema e conseguiiu resolver? por favor me ajudem.
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Caro Ivo,
Não faça nada sem um conhecimento de causa... vc. tem e sabe usar um multiteste?
É importante ter informações de algumas leituras (tensão e resistência), para tentar lhe ajudar...
Se o seu carro não foi esbagaçado por alguma batida, todo o aterramento de fábrica existe, o que pode ocorrer é estar mal apertado ou oxidado...
Não faça nada sem um conhecimento de causa... vc. tem e sabe usar um multiteste?
É importante ter informações de algumas leituras (tensão e resistência), para tentar lhe ajudar...
Se o seu carro não foi esbagaçado por alguma batida, todo o aterramento de fábrica existe, o que pode ocorrer é estar mal apertado ou oxidado...
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Também há a possibilidade de o sensor do corpo da borboleta ter se entregado, fazendo um posicionamento incorreto!
Meu Corsa - viewtopic.php?t=88874
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O meu esta assim, e como o Lovatto disse pode ser sim o sensor TPS. no meu caso ele está com tensão baixa... o consumo esta alto e a lenta oscila, pouco mas oscila...
no teste de lampejo la estava, erro 22. Sensor de posição da borboleta - tensão baixa
Encontrei duas marcas - Delphi e MTE - To na duvida
Alguém aí ja trocou o sensor em casa? pelo que ví só tem 2 parafuso - moleza
VLW
no teste de lampejo la estava, erro 22. Sensor de posição da borboleta - tensão baixa
Encontrei duas marcas - Delphi e MTE - To na duvida
Alguém aí ja trocou o sensor em casa? pelo que ví só tem 2 parafuso - moleza
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Agora corsa MPFI 1.0 1999 4p AC
Antes Corsa EFI 1.0 1996 2p Basico
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Pessoal,
O único componente dinâmico, quando em ML é o IAC, portanto a probabilidade de ser ele ou sujeira nele ou na sua sede, é muuuito maior.
Vale a pena antes de trocar o atuador, fazer limpeza nele e em sua sede no TBI.
Renan,
Cód. 22 é tensão baixa, ou seja, zero... pra mim significa curto na fiação, pois mecanicamente esse componente (TPS), é muuito difícil de entrar em curto (mas não impossível).
Retire o conector dele, com o mínimo de mexida na fiação, se for ele o cód. mudará para 21, caso permaneça no 22, corre atrás da fiação...
O único componente dinâmico, quando em ML é o IAC, portanto a probabilidade de ser ele ou sujeira nele ou na sua sede, é muuuito maior.
Vale a pena antes de trocar o atuador, fazer limpeza nele e em sua sede no TBI.
Renan,
Cód. 22 é tensão baixa, ou seja, zero... pra mim significa curto na fiação, pois mecanicamente esse componente (TPS), é muuito difícil de entrar em curto (mas não impossível).
Retire o conector dele, com o mínimo de mexida na fiação, se for ele o cód. mudará para 21, caso permaneça no 22, corre atrás da fiação...
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Prezado Bange...
vlw pela dica... mas troquei o sensor TPS e o problema foi resolvido. nada de falhas na marcha-lenta e nada de erros no central.
O sistema de Autodiagnose é paulada mesmo.
Quanto a citação de tensão baixa, não necessariamente deva ser zero... o TPS é resistor variavel mecânico (a exemplo de um botão de volume) possui pista de carbono o que com o tempo pode vir a se deformar e com isso transmitir uma informação incorreta para a central, ou seja, a posição da borboleta de aceleração fica "diferente" na central do que realmente está.
VLW
vlw pela dica... mas troquei o sensor TPS e o problema foi resolvido. nada de falhas na marcha-lenta e nada de erros no central.
O sistema de Autodiagnose é paulada mesmo.
Quanto a citação de tensão baixa, não necessariamente deva ser zero... o TPS é resistor variavel mecânico (a exemplo de um botão de volume) possui pista de carbono o que com o tempo pode vir a se deformar e com isso transmitir uma informação incorreta para a central, ou seja, a posição da borboleta de aceleração fica "diferente" na central do que realmente está.
VLW
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Beleza Renan, problema resolvido...
Minha referência a zero/tensão baixa, é o que vejo nas literaturas (o sensor trabalha na faixa acima de zero e abaixo de 5), se chegar a zero dá cód. 22 "aberto", se chegar a 5 dá cód. 21 "alta".
Por isso é que é bom medir com o multiteste e confirmar o que a ECU tá vendo...
Valeu pelo retorno...
Minha referência a zero/tensão baixa, é o que vejo nas literaturas (o sensor trabalha na faixa acima de zero e abaixo de 5), se chegar a zero dá cód. 22 "aberto", se chegar a 5 dá cód. 21 "alta".
Por isso é que é bom medir com o multiteste e confirmar o que a ECU tá vendo...
Valeu pelo retorno...