rotação maluca (SOCORRO)

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
ivosenix
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 25 2013f Novembro 2013 12:20:05 PM
Localização: Feira da Mata - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

rotação maluca (SOCORRO)

Mensagem por ivosenix »

Bom dia. Tenho um corsa sedan maxx 1.0 2004. a rotação do motor ficava sempre oscilando, daí "resolvi" o problema ao colocar um aterramento do negativo da bateria ao bloco do motor. o ar cond. não estava funcionando. quando é esta semana consertei o a/c, e daí o problema retornou, e dessa vez pior. fica oscilando, vai pra 3000 e logo retorna pra 1000, 2000...passa uns minutos bom e deopis volta tudo de novo...o tempo todo assim, o a/c ligado ou desligado. alguém teve o mesmo problema e conseguiiu resolver? por favor me ajudem.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Caro Ivo,

Não faça nada sem um conhecimento de causa... vc. tem e sabe usar um multiteste?

É importante ter informações de algumas leituras (tensão e resistência), para tentar lhe ajudar...

Se o seu carro não foi esbagaçado por alguma batida, todo o aterramento de fábrica existe, o que pode ocorrer é estar mal apertado ou oxidado...


Lovatto
:: Moderador ::
Mensagens: 535
Registrado em: Terça-feira 12 2012f Junho 2012 08:43:43 PM
Localização: Campo Bom - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Lovatto »

Também há a possibilidade de o sensor do corpo da borboleta ter se entregado, fazendo um posicionamento incorreto!


RenanB.A
:: Super ::
Mensagens: 96
Registrado em: Sábado 12 2011f Novembro 2011 10:15:38 AM
Localização: Santo Ângelo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RenanB.A »

O meu esta assim, e como o Lovatto disse pode ser sim o sensor TPS. no meu caso ele está com tensão baixa... o consumo esta alto e a lenta oscila, pouco mas oscila...

no teste de lampejo la estava, erro 22. Sensor de posição da borboleta - tensão baixa

Encontrei duas marcas - Delphi e MTE - To na duvida

Alguém aí ja trocou o sensor em casa? pelo que ví só tem 2 parafuso - moleza

VLW
"Corsa: um carro, uma experiência, um tesouro"

Agora corsa MPFI 1.0 1999 4p AC
Antes Corsa EFI 1.0 1996 2p Basico


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pessoal,

O único componente dinâmico, quando em ML é o IAC, portanto a probabilidade de ser ele ou sujeira nele ou na sua sede, é muuuito maior.
Vale a pena antes de trocar o atuador, fazer limpeza nele e em sua sede no TBI.

Renan,

Cód. 22 é tensão baixa, ou seja, zero... pra mim significa curto na fiação, pois mecanicamente esse componente (TPS), é muuito difícil de entrar em curto (mas não impossível).
Retire o conector dele, com o mínimo de mexida na fiação, se for ele o cód. mudará para 21, caso permaneça no 22, corre atrás da fiação...


RenanB.A
:: Super ::
Mensagens: 96
Registrado em: Sábado 12 2011f Novembro 2011 10:15:38 AM
Localização: Santo Ângelo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RenanB.A »

Prezado Bange...

vlw pela dica... mas troquei o sensor TPS e o problema foi resolvido. nada de falhas na marcha-lenta e nada de erros no central.

O sistema de Autodiagnose é paulada mesmo.

Quanto a citação de tensão baixa, não necessariamente deva ser zero... o TPS é resistor variavel mecânico (a exemplo de um botão de volume) possui pista de carbono o que com o tempo pode vir a se deformar e com isso transmitir uma informação incorreta para a central, ou seja, a posição da borboleta de aceleração fica "diferente" na central do que realmente está.

VLW
"Corsa: um carro, uma experiência, um tesouro"

Agora corsa MPFI 1.0 1999 4p AC
Antes Corsa EFI 1.0 1996 2p Basico


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Beleza Renan, problema resolvido...

Minha referência a zero/tensão baixa, é o que vejo nas literaturas (o sensor trabalha na faixa acima de zero e abaixo de 5), se chegar a zero dá cód. 22 "aberto", se chegar a 5 dá cód. 21 "alta".

Por isso é que é bom medir com o multiteste e confirmar o que a ECU tá vendo...

Valeu pelo retorno...


Responder

Voltar para “Manutenção”