Romulo,
Esqueça o valor das peças, elas devem ser trocadas em situações expressas de recomendação (ex.: correia dentada aos 40.000km), ou quando comprovadamente se tornam ineficientes ou defeituosas.
Sou veementemente contra a troca indiscriminada de peças, sem comprovação do defeito (ex.: pra defeito tal é isso ou aquilo...troca as duas...).
Muitas vezes pelo valor ser pequeno acaba-se trocando tudo pelo comodismo ou pressa no restabelecimento, mas numa parcela das vezes o problema fica mascarado e retorna...
Vamos supor que no seu caso o problema seja mais da sujeira da sede do atuador do que o próprio atuador...vc. vai trocar, vai ficar bom por um tempo, mas vai retornar rapidamente...vamos supor ainda que vc. tenha alguma baixa isolação na fiação do atuador...ou mal contato no conector dele, ou ainda um oxidação nos pinos dele, lá na ECU...
Poderá ocorrer o mesmo, pois um novo obviamente terá uma suavidade de funcionamento melhor, mas o problema raiz não é dele...sacou?
Pra mim este problema não é tão grave e com paciência pode-se chegar exatamente ao ponto do defeito, gastando-se o mínimo e indispensável, mas necessário.
[DÚVIDA] - Socorro - Injeção Eletrônica
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Bange, a correia dentada me recomendaram a trocar pelo fato de eu ter comprado o carro em março e não ter tido do dono a informação de quando ele havia realizado a troca. Não sei se tem algum procedimento pra verificar o estado dela. O que é certo é que a minha capa de proteção da correia dentada tá com as porcas estrompadas, consequentemente quando se tenta tirar a capa pra trocar a correia, o parafuso roda dentro da porca. Posterguei essa troca pq tenho que comprar a capa nova, a qual encontrei no valor de R$ 139,90. Aí soma-se o tensionador, correia e mão de obra. Fiz um orçamento em um centro automotivo aqui em fortaleza: Correia dentada, tensionador, kit da capa de proteção, bomba d'agua e mão de obra, tudo por 450.
É, concordo demais. Sou ciente de que não bastaria trocar o atuador ou o sensor de posição da borboleta e dispensar uma limpeza no TBI, por exemplo. Isso é fato.
A área em que fica o meu sensor de posição da borboleta tá muitooo empoeirada. E olha que ao longo desses 10 meses foram realizadas duas limpezas de bico/tbi e fico pasmo como nenhum "inteligente" se atentou a limpar a região. Eles retiram os bicos e o tbi, limpam fora e deixam o carro e o que mais fique por lá, como os conectores e pronto. ¬¬
Com certeza, paciência e persistência. Gostar de carro e não ter pelo menos a força de vontade de aprender algo em relação ao seu funcionamento é algo que não condiz.
É, concordo demais. Sou ciente de que não bastaria trocar o atuador ou o sensor de posição da borboleta e dispensar uma limpeza no TBI, por exemplo. Isso é fato.
A área em que fica o meu sensor de posição da borboleta tá muitooo empoeirada. E olha que ao longo desses 10 meses foram realizadas duas limpezas de bico/tbi e fico pasmo como nenhum "inteligente" se atentou a limpar a região. Eles retiram os bicos e o tbi, limpam fora e deixam o carro e o que mais fique por lá, como os conectores e pronto. ¬¬
Com certeza, paciência e persistência. Gostar de carro e não ter pelo menos a força de vontade de aprender algo em relação ao seu funcionamento é algo que não condiz.
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É, vc. captou direitinho a coisa...
Quanto a correia, vc. está certíssimo quando não se tem o histórico, troca-se e pronto...uma avaliação física é só quando a opção é: se não usar esta não chego ao meu destino...
Quanto a correia, vc. está certíssimo quando não se tem o histórico, troca-se e pronto...uma avaliação física é só quando a opção é: se não usar esta não chego ao meu destino...
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Bange, Me falaram também que, ao trocar a correia e o tensionador, é recomendável trocar a bomba d'agua pq essa muitas vezes, apesar de parecer boa, não aguenta a pressão da correia nova e vai pra china... procede?
É, vou secar esse tanque e testar a aditivada pra ver o que muda. Não mudando vou levar a um especialista em injeção indicado pelo "presidente" do Corsa Clube Fortaleza!
(Quanto ao silencioso traseiro, esse pretendo trocar mesmo, acho que carro fazendo barulho só quando ele tem motor pra isso, hueiehiheiheuie).
É, vou secar esse tanque e testar a aditivada pra ver o que muda. Não mudando vou levar a um especialista em injeção indicado pelo "presidente" do Corsa Clube Fortaleza!
(Quanto ao silencioso traseiro, esse pretendo trocar mesmo, acho que carro fazendo barulho só quando ele tem motor pra isso, hueiehiheiheuie).
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Olha em qualquer situação o bom senso deve sempre prevalecer...
Vi diversas matérias onde é praticamente obrigatório o tensionador e correia juntos...
Vi algumas onde acrescentavam a bomba d'água.
Como vc. não mexe e vai pagar pra fazerem, minha sugestão é que troque tudo...pecas originais heim...
No meu caso, como agora tenho tempo, gosto de mexer, tenho um razoável ferramental, a coisa de 20 dias, desconfiei da correia e substituí apenas ela, mais nada...mas se amanhã aparecer um barulhinho no rolamento do tensionador ou o carro começar a esquentar por causa de um vazamento no selo da bomba, compro o necessário e troco, pois pra mim isso não é problema...pelo contrário é até prazeroso...
Percebeu a diferença?
Uma observação quanto ao "dito" motivo da troca da bomba...
A troca da bomba não se deve ao fato de não aguentar a pressão da nova correia, pois tanto a velha como a nova terão a mesma pressão, que é dada pela mola do tensionador, que é (salvo defeito), a mesma no velho e no novo.
A razão é pelo fato de a vida útil do selo mecânico da bomba já não ter a mesma resistência de uma nova e a probabilidade dele vir a se romper dentro de mais 10 ou 15.000km é grande.
Uma observação quando ao tensionador...
É praticamente a mesma da bomba, isto é, vida útil...pois com mais 10 ou 15.000km, seu rolamento já estará perto do fim...
A troca de todo o conjunto então torna-se uma questão de lógica e economia, pois cobram a mesma mão-de-obra para trocar qualquer uma das peças e não há lógica e nem economia em vc. pagar M.O. hoje pela correia, daí a 10.000km pagar M.O. novamente pela troca da bomba...daí a mais 5 pagar M.O. pela troca do tensionador...além de vc. ficar íntimo do mecânico, pois a cada 4 ou 5 meses vi passar no mínimo meio dia na oficina ou ficar sem carro o dia todo...
O mesmo raciocínio é dado quando se tem uma quebra de casquilho... já que vai abrir o motor, troca-se logo todas as partes móveis...
Vi diversas matérias onde é praticamente obrigatório o tensionador e correia juntos...
Vi algumas onde acrescentavam a bomba d'água.
Como vc. não mexe e vai pagar pra fazerem, minha sugestão é que troque tudo...pecas originais heim...
No meu caso, como agora tenho tempo, gosto de mexer, tenho um razoável ferramental, a coisa de 20 dias, desconfiei da correia e substituí apenas ela, mais nada...mas se amanhã aparecer um barulhinho no rolamento do tensionador ou o carro começar a esquentar por causa de um vazamento no selo da bomba, compro o necessário e troco, pois pra mim isso não é problema...pelo contrário é até prazeroso...
Percebeu a diferença?
Uma observação quanto ao "dito" motivo da troca da bomba...
A troca da bomba não se deve ao fato de não aguentar a pressão da nova correia, pois tanto a velha como a nova terão a mesma pressão, que é dada pela mola do tensionador, que é (salvo defeito), a mesma no velho e no novo.
A razão é pelo fato de a vida útil do selo mecânico da bomba já não ter a mesma resistência de uma nova e a probabilidade dele vir a se romper dentro de mais 10 ou 15.000km é grande.
Uma observação quando ao tensionador...
É praticamente a mesma da bomba, isto é, vida útil...pois com mais 10 ou 15.000km, seu rolamento já estará perto do fim...
A troca de todo o conjunto então torna-se uma questão de lógica e economia, pois cobram a mesma mão-de-obra para trocar qualquer uma das peças e não há lógica e nem economia em vc. pagar M.O. hoje pela correia, daí a 10.000km pagar M.O. novamente pela troca da bomba...daí a mais 5 pagar M.O. pela troca do tensionador...além de vc. ficar íntimo do mecânico, pois a cada 4 ou 5 meses vi passar no mínimo meio dia na oficina ou ficar sem carro o dia todo...
O mesmo raciocínio é dado quando se tem uma quebra de casquilho... já que vai abrir o motor, troca-se logo todas as partes móveis...
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Bange, quando você me recomenda "peças originais", seria algo como fazer/usar as peças que seriam usadas em uma CC? Não sei es estou cotando errado, mas a troça das peças e a mão de obra, nos dois Car Center's que cotei, gira em torno de 400- 450, sendo, o tensionador, em torno dos 100 reais e a correia em torno de 30,40. Liguei pra CC da Chevrolet aqui perto do trabalho, o Tensionador custa 218 e a correia 100.
Fiquei
Fico grato pela explicação quanto ao "problema" da bomba. Realmente, no Car Center que cotei todas as peças aqui, inclusive falei com o rapaz depois pelo telefone, a mão de obra ficava em 130 reais, aí perguntei: "se tirar a bomba?" aí ele falou só pra reduzir o preço da bomba, mão de obra fica a mesma coisa, então, não faz sentido deixar pra depois, já podendo fazer logo. Concordo mesmo!
Fiquei
Fico grato pela explicação quanto ao "problema" da bomba. Realmente, no Car Center que cotei todas as peças aqui, inclusive falei com o rapaz depois pelo telefone, a mão de obra ficava em 130 reais, aí perguntei: "se tirar a bomba?" aí ele falou só pra reduzir o preço da bomba, mão de obra fica a mesma coisa, então, não faz sentido deixar pra depois, já podendo fazer logo. Concordo mesmo!
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He he he...peças originais nas CC são bem salgadas né...
Aqui no Rio temos umas lojas que distribuem e vendem peças originais (embaladinhas pela GM, Delco etc), com preços inferiores aos das CC... (Accioly e Altese), eles tem várias lojas pelo Brasil... será que aí não tem uma?
Uma outra opção é vc. comprar de um fabricante fornecedor da GM. (ex.: Sabó, Bosch, SKF, Delphi)
A terceira opção é vc. comprar de fabricantes paralelos, mas que não são fornecedores para a GM (ao menos oficialmente). (ex.: correias Gates)
A última opção é vc. comprar de fabricantes que normalmente vc. nunca ouviu falar... não tem fama ou expressão no mercado, etc...
Olha, eu vi o preço do tensionador quando fui comprar a correia e era R$ 72,00, da SKF (excelente fabricante mundial de rolamentos).
Aqui no Rio temos umas lojas que distribuem e vendem peças originais (embaladinhas pela GM, Delco etc), com preços inferiores aos das CC... (Accioly e Altese), eles tem várias lojas pelo Brasil... será que aí não tem uma?
Uma outra opção é vc. comprar de um fabricante fornecedor da GM. (ex.: Sabó, Bosch, SKF, Delphi)
A terceira opção é vc. comprar de fabricantes paralelos, mas que não são fornecedores para a GM (ao menos oficialmente). (ex.: correias Gates)
A última opção é vc. comprar de fabricantes que normalmente vc. nunca ouviu falar... não tem fama ou expressão no mercado, etc...
Olha, eu vi o preço do tensionador quando fui comprar a correia e era R$ 72,00, da SKF (excelente fabricante mundial de rolamentos).
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Dei uma olhada rápida e sua cidade não tem... mas se vc. comprar pela internet, ainda sai mais barato...
http://www.altese.com.br/motor/correias ... pec_fct_16
http://www.altese.com.br/motor/correias ... pec_fct_16
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Bem, vamos aos fatos:
No car center bosch:
Correia dentada = 38 - não me informaram a marca
Mão de Obra = 60
Tensionador = 111 (SKF ou INA) mesmo preço
Bomba d'água = 113 (também não informaram a marca)
Tudo fica por R$ 340,00 e parcela em até 2x sem juros.
Liguei pro outro car center que "confio", onde troquei o escape e eles estavam sem sistema pra me fornecer os preços, mas trabalha com SKF pro tensionador. O problema é que enquanto na bosch a mão de obra é 60 e no outro é 151, acho uma diferença tão grande O.o
No car center bosch:
Correia dentada = 38 - não me informaram a marca
Mão de Obra = 60
Tensionador = 111 (SKF ou INA) mesmo preço
Bomba d'água = 113 (também não informaram a marca)
Tudo fica por R$ 340,00 e parcela em até 2x sem juros.
Liguei pro outro car center que "confio", onde troquei o escape e eles estavam sem sistema pra me fornecer os preços, mas trabalha com SKF pro tensionador. O problema é que enquanto na bosch a mão de obra é 60 e no outro é 151, acho uma diferença tão grande O.o
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Bange, Obrigado pela pesquisa! O grande problema que enfrentamos aqui em fortaleza é que se a gente chegar com as peças e for em uma oficina/car center "renomado", eles não fazem o serviço. Tem que ser as peças vendidas por eles. E pra ir no mecânico de esquina é complicado.
Deixa eu te dizer:
Tensionador = SKF
Correia dentada = marca a ser solicitada?
Bomba d'agua = marca a ser solicitada?
Valeu!
Deixa eu te dizer:
Tensionador = SKF
Correia dentada = marca a ser solicitada?
Bomba d'agua = marca a ser solicitada?
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