[DÚVIDA] - PQ A LUZ DA INJEÇÃO ACENDE E APAGA?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
DuBrejo
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DuBrejo »

SemControle, meu corsa não veio com GNV de fábrica, portanto o Manual não fala nada sobre isso. Na gasolina essa luz de injeção não acende, como já informado. De qualquer forma obrigado pela ajuda.

Devo ir a oficina de GNV que instalou esses novos equipamentos no meu carro para ver se tem algum problema, visto que sempre tem ocorrido quando eu chego aos 80km/h ou próximo disso e depois só apaga se eu ficar um bom tempo com o carro em marchas mais lenta ou se eu passar para gasolina, como já informei.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26829
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

eu sei q não veio com gás encanado de fabrica, mas do mesmo jeito não sei a dificuldade q o povo tem de aceitar q essa luz acende no gás por problemas, NAO È NORMAL.......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

DuBrejo, como é acima de uma certa velocidade pode ser problema na mistura... tem que scanear pra ver.


Avatar do usuário
DuBrejo
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DuBrejo »

SemControle, normal com certeza não é. Por isso estou investigando e conversando aqui com vocês. Tem muita oficina de GNV dizendo que é normal especialmente em alguns carros da chevrolet e renault por exemplo. Lembro que uma vez mencionei isso quando tinha um corsa wind 96 mas na ocasião independente da velocidade a injeção acendia e logo depois de uns 15 segundos apagava de novo. No meu carro atual o comportamento está diferente.

awaked, valeu a dica. Vou levar em alguma oficina onde os caras tenham scanner, pois como disse, o que eles tem lá tem algum problema de compatibilidade com a entrada do meu carro. Não entendi bem mais enfim... Como só acontece com carro em grandes rotações preciso que o cara tenha disponibilidade para deixar comigo o aparelho ou para dar uma volta comigo para perceber o problema. Tentarei fazer isso na próxima semana e aviso a vocês o que ficou resolvido. Espero que não seja nada grave e possa esperar mais um pouco.


Avatar do usuário
DuBrejo
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DuBrejo »

Hoje dei uma passada na oficina que venho indo para manutenção do GNV e visto que o problema só ocorre no GNV me explicou o funcionamento e motivo da luz de injeção acender. Tentarei repassar pra vocês mas desculpe a falta de linguagem mais técnica para isso.

Quando o carro está na gasolina tem o que chamamos de mistura rica. O sistema informa isso a central e tudo está perfeito com o carro. Quando ligamos no GNV a mistura é pobre e o sistema solicita uma mistura melhor ou mais força no combustível. Como o sistema de GNV não tem força para oferecer isso, a central recebe essa informação ruim e acende a luz de injeção. Segundo o mecânico desta oficina de GNV, eu não preciso me preocupar com isso. Ele me mostrou a sonda lambda do carro que é responsável por enviar essa informação sobre a qualidade da mistura do combustível. No meu carro não existe o emulador de sonda lambda do GNV. Eles instalaram apenas um relê quando eu relatei os problemas que estava tendo nas retomadas. Questionei isso ao mecânico e disse ser desnecessário visto que é algo comum em alguns carros da GM, Renault e Peugeot, mas se eu quiser instalar eles cobram R$180,00. Consigo só a peça no ML por R$44,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... t63t64-_JM Não sei se consigo instalar sozinho mas acredito que seja fácil. Tem esse aqui mais barato mas não sei se presta. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... mpleto-_JM

Para quem, como eu, não sabe a função deste componente:
O Simulador de Sonda Lambda Universal T63 ou T64 é um módulo eletrônico desenvolvido para atender grande parte dos veículos convertidos para o GNV. Através de suas microchaves de configuração, consegue-se definir o tipo de sinal que será enviado para a UCE enquanto o veículo estiver no GNV. Esse equipamento é o responsável por manter os parâmetros de injeção eletrônica de combustível líquido dentro dos limites da calibração original do veículo.

Suas principais funções são:
¬ Gerar o sinal simulado de sonda lambda de acordo com as configurações das microchaves que podem variar em freqüência (Hz) ou em amplitude (V).
¬ Auxiliar a regulagem da mistura, indicando a condição do sensor de sonda lambda em relação à regulagem da mistura do GNV.
¬ Os Led's indicarão a mistura da seguinte forma:
Led verde: mistura pobre;
Led amarelo: mistura ideal;
Led vermelho: mistura rica;

E então, deixo quieto ou instalo esse negócio? Alguém tem um corsa com GNV que não acende a luz de injeção? Com esse componente o problema foi resolvido?


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

DuBrejo, faz sentido, mas o Kit GNV devia vir completo... acho que na pesquisa de preços o proprietário vai forçando a barra e acabam removendo componentes do Kit pra baixar o custo final instalando o mínimo necessário.

Independente da marca do carro quando der mistura pobre a injeção vai acusar pela luz. Então não entendi esse lance de GM, Peugeot, Renault...

Eu instalaria. Afinal se é pra ter GNV que seja corretamente e completo. Até porque se é um emulador de sonda o carro deve ficar mais redondo com o emulador do que com a central errando e tentando corrigir provocando o acendimento da luz.


Avatar do usuário
DuBrejo
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DuBrejo »

awaked, só relembrando que o kit gnv não foi instalado por mim. Já veio no carro. Calhou de eu buscar a solução de um problema e depois de vários testes cheguei ao GNV, descobrindo que várias peças importantes não existiam ou estavam avariadas (variador de avanço, relê para fechamento da bomba. Emulador 4 bicos IGT E40) http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... c&start=20

A agora esse lance de sonda lambda... Ou o antigo dono do meu carro andou com o carro com essa instalação medíocre, sem um monte de componentes essenciais, ou ele preparou o carro para funcionar assim para me vender. Nunca saberemos. rsrs. O fato é que eu, como gosto de tudo funcionando como deve ser, provavelmente vou instalar esse emulador de sonda lambda no carro. mas gastar mais R$180,00 neste momento tá meio complicado. Praticamente estou refazendo toda instalação do kit (de bom só o cilindro, rsrs). Como sabem as peças nem são tão caras, mas as convertedoras cobram caro pela mão-de-obra. Vi peças entre R$40,00 e R$60,00 que nas convertedoras chegam a cobra R$250,00 (variador de avanço). Será que se eu comprar por R$40,00 não consigo instalar esse emulador de sonda? Alguém já precisou fazer isso?

Será que comprando isso concluo todas as peças do kit? Esse link detalha bem as limitações do GNV e as peças fundamentais necessárias. Dá até medo.
http://gaspoint.com.br/gnv/limitacoes.asp

Esse negócio de o carro conseguir funcionar sem um componente não significa que está funcionando corretamente. Você e Sem Controle tem toda razão. Pena ninguém com GNV no carro esteja participando dessa conversa para nos ajudar a decifrar essas questões.

Obrigado a todos pela ajuda até aqui. Embora o problema seja no meu carro, acho que essa conversa ainda vai ajudar muita gente.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26829
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

depois dizem q sou grosso, mas eu mandaria ele tomar......
e não vou mais falar q não tem nada de normal essa luz acender.....
no dia q fundir um motor por mistura pobre ai o povo vem chorar e falar q é verdade era um problema......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
DuBrejo
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DuBrejo »

Bom, SemControle, já expus em vários posts meus que concordo que NÃO É NORMAL essa luz acender e que por isso mesmo continuo compartilhando os passos que vou dando para solucionar este problema. Quando compartilhei o que o mecânico falou não disse que concordei com ele. Justamente por isso continuo na luta por solução e se puder me ajudar com sua experiência nas respostas as perguntas que fiz ficarei grato. Claro que não é obrigado a saber nem a compartilhar informações.

A galera que tem GNV em seus corsas, informem se já passaram por este problema e como resolveram. Informem por favor se a sonda lambda realmente resolve o problema dessa luz acender e se é fácil instalar ou preciso levar ao profissional e pagar R$140,00 a mais. Se tiverem um tutorial ou fotos explicando como instalar será ótimo. Acredito que a peça tenha manual mas a experiência de vocês as vezes é melhor do que o manual desses componentes. Se puderem informe também se tem mais algum componente que ainda não instalei para esse sistema funcionar a contento.

Valeu galera. Obrigado pela participação.


Leo Accioli
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Sexta-feira 30 2013f Agosto 2013 12:26:53 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leo Accioli »

Fala pessoal,

Dei uma lida superficial no tópico e gostaria apenas de relatar meu testemunho!!

Eu tenho um corsa 2002 Sedan 1.8 Gasolina que quando comprei, já veio com o kit gas instalado. Após acontecer a mesma coisa que você relatou, DuBrejo, procurei uma casa especializada em GNV aqui no Rio e o cara que mexe no carro disse-me que instalando esse Emulador de Sonda Lâmbida, acabaria esse problema da luz da injeção acender.
Instalei o componente por R$150,00 e acabou o problema dessa luz ficar acendendo no painel.

Forte abraço pra todos!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”