[DÚVIDA] - Como medir a sonda lambda com multímetro?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
thiago_aprigio
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Domingo 13 2012f Maio 2012 04:31:33 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por thiago_aprigio »

SemControle escreveu:os problemas estao aumentando.....
a luz da injecao nao deveria acender nunca com motor funcionando, ta pegando algo com problema ou com alguma leitura completamente fora dos parametros.....
A luz da injeção acende sem nenhuma mudança no comportamento do carro ou motivo aparente.

O que reparei é que parece q acende mais qdo estou numa velocidade mais alta, com bastante fluxo de ar frio (tipo, uns 80km/h, a noite ou em dia frio) N sei se a temperatura do ar pode estar interferindo em algo.

Já ví vários carros gnv q andam cm a luz da injeção acesa direto e, qdo passa pra gasolina, ela apaga. No meu isso não acontece. Fica apagada direto e só acende nesses casos.

Ah, tem uma outra situação q ja acendeu tbm: Carro parado e com ar ligado por uns 15, 20 minutos. Acendeu, eu desliguei o ar, dei umas aceleradas e ela apagou. Aconteceu mais de uma vez....

Preciso fazer o teste lampejante com urgência, pois pode me ajudar a descobrir o problema. Minha precaução é pq, como vcs msm falaram, a maioria dos problemas cai na coitada da sonda lambda...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26858
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

como disse normal é nao acender....
temperatura do ar nao faz acender ou nao, imagina como seria problematico vender corsa no territorio nacional onde no sul bate nos 0C e no nordeste dificil baixar dos 35C, a injecao esta ai pra isso, ela mantem o comportamento praticamente estavel independente das condicoes externas, tanto temperatura como altitude, e outros fatores externos....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


thiago_aprigio
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Domingo 13 2012f Maio 2012 04:31:33 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por thiago_aprigio »

Meus camaradas, Bom dia!!!!

Sexta feira na área, sabadão chegando e com isso, um tempinho pra mexer na viatura. Por isso hj cheguei mais cedo no trabalho e aproveitei pra fazer o teste da ECU, codigo lampejante.

Os códigos foram:
12 - Sem sinal de Rotação - Normal
71 - Sensor de Temperatura do Ar (ACT) Tensão Alta
44 - Sonda Lambda Indica Mistura Pobre

Tenho observado que realmente está acendendo a luz qdo tem mto fluxo de ar frio.
Esse sensor ACT é aquele q fica na mufla, na mangueira ente o Filtro de ar e o TBI?

Meus camaradas, com esses erros, o q vcs acham? Mistura pobre pode ser baixa pressão na linha, causada pela bomba, né?

Já sobre o sensor, foi trocado a pouco tempo(se for esse mesmo), comprei uma mangueira dessa nova, da marca JAHU já com o sensor. (Eu n sabia q qdo instalasse o gnv iam furar a mangueira novinha, novinha...)

Galera, obrigado pela ajuda, como sempre!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26858
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se a tensao ta alta no retorno do sensor, indica q a temperatura do ar ta alta, logo atrasa ponto e empobrece, logo deve ficar super fraco.....com isso a sonda pega essa mistura pobre, mas trabalhando dentro do normal, ainda nao era pra acender a luz, zera a central, andao um tempo e ve se volta ao normal, se voltar a acender a luz refaz o teste, pq ai vamosa saber q os erros gravados esse segunda leitura sao atuais.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


thiago_aprigio
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Domingo 13 2012f Maio 2012 04:31:33 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por thiago_aprigio »

SemControle escreveu:se a tensao ta alta no retorno do sensor, indica q a temperatura do ar ta alta, logo atrasa ponto e empobrece, logo deve ficar super fraco.....com isso a sonda pega essa mistura pobre, mas trabalhando dentro do normal, ainda nao era pra acender a luz, zera a central, andao um tempo e ve se volta ao normal, se voltar a acender a luz refaz o teste, pq ai vamosa saber q os erros gravados esse segunda leitura sao atuais.....
A luz costuma acender qdo o ar está mais frio, em velocidade acima de 60km. Qdo paro o carro, a luz apaga.

Ja vi falar q isso seria normal no gnv, pq a mistura é mais pobre mesmo, mas acontece na gasolina também.

Estou achando q a sonda está ruim e, por isso, funciona tão mal na gasolina. No gnv, tá andando normal. Só acende a luz (pq o modulo continua lendo a sonda q talvezs esteja travando em mist pobre)

Vou zerar o modulo e refazer os testes. E procurar o link com a esplicação sobre como zerar o modulo certinho... rsrsrsr

Obrigado pela ajuda, como sempre


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26858
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mistura pobre nao é normal em lugar nenhum, depois superaquece e funde um pistao no cilindro, vao falar q o motor nao presta e nao q andava com mistura pobre o tempo todo....

geralmente gnv tem emulador de sonda, como nao sei exatamente como é instalado nao descarto de estar atrapalhando na leitura da mesma
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”