Salve Pessoal!
Desde fevereiro não mexo no meu GSI. Tive alguns probleminhas de saúde mas agora estou de volta.
Quando fui ligar o carro, ele não pegou. Normal né? Tanto tempo parado. Dei uma carga na bateria e... nada!
O sintoma era o seguinte:
Ao virar a chave, as luzes do painel ascendiam normalmente, mas ao virar a chave, nada acontecia. O único barulho que eu escutava era um "tec", que parecia ou um relé armando ou o automático do arranque acoplando no volante do motor...
Deixei de lado, pois estava sem tempo e ontem fui mexer novamente. Reparei outro sintoma que não havia notado inicialmente. A luz da injeção começava a lampejar vários códigos de erro como se estivesse com o jumper na caixa de fusíveis. Mesmo achando improvável ter esquecido o jumper lá fui conferir, mas não havia jumper nenhum!
Outro teste que eu fiz, pra ver se o motor de arranque não estava agarrando vou acender os faróis e ver se eles diminuíam de intensidade ao virar a chave. Mas nada acontecia. Podia ser no contato da chave, mas eu ouvia um "tec", ou seja, ela estava teoricamente mandando corrente para o automático do arranque.
Coisa muito esquisita. Pedi então a ajuda da minha esposa. Pedi que ela virasse a chave enquanto eu ia tentar localizar a origem do "tec".
Foi bem fácil de achar... o "tec", não era de um relé e muito menos do automático e sim uma baita fagulha que dava perto da caixa de marchas. Algo estava em curto! Desliguei tudo e saquei o arranque.
Testei-o na bateria e funcionou normalmente. Esquisito pacas. Foi aí que resolvi fazer um teste de continuidade entre a carcaça do arranque (terra) e os pinos de 12V da bateria e o pino da ignição. Pimba! Achei o problema. O motor de arranque está em curto!
Bem, agora que achei o problema, vou tratar de consertar. Já Retirei todo o chicote de aterramento e do positivo da bateria e vou refazê-los. Vou aproveitar e deixar isso tudo zero bala.
Mas isso eu vou deixar pra contar lá no blog quando eu tiver terminado.
Fica a dica aí então... muita gente só se lembra de "arranque colado", problema no "tambor da chave" ou ainda da bateria descarregada. Vale a pena checar se o arranque não está em curto!
Abração!
[DICA] - Pq Motor não vira? Cheque se tem curto no arranque
- sousaman
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 2000
- Contato:
Ritcho,
Já aprontando!
Bom saber que já está bem e a vida voltou ao normal.
Abraços!
Já aprontando!
Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR!
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO!
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO!
-
- :: Millennium ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
É meu amigo, eu já não aguentava mais olhar o carrinho parado sem poder mexer!!!sousaman escreveu:Ritcho,
Já aprontando!
Abraços!
Obrigado pelas mensagens que vc sempre me enviou durante a minha recuperação.
Grande abraço meu amigo!
Ritcho/RJ
http://gsiturboproject.blogspot.com/
http://gsiturboproject.blogspot.com/
-