Bom dia pessoal,
Desde que comprei meu corsa no final de 2011 eu venho acompanhando o forum, não posto muito pq até o momento meu carro nunca tinha dado nenhum tipo de problema e meu carro tem uma "vidinha" comum, então não tem muito oque ficar contando.
Bom, mas no Sabado ele me deu o primeiro susto. Só para situar melhor, peguei meu corsa zero no final de 2011 e hj ele esta com 17.000 KM. So foi feita a primeira e terceira troca de oleo na CC e a revisão de 10k tbm na CC, fora isso nunca precisou de nenhum tipo de mecanica.
Sabado fui pegar o carro na garagem e quando fui dar a partida o carro não pegava, virava o motor, tentava pegar mas não ia de geito nenhum, tentei algumas vezes e nada. Conferi e estava com a bateria ok e tinha combustivel, que por sinal sempre uso gasolina.
Como não tinha oque fazer liguei para o seguro e mandaram um mecanico para verificar o carro.
Depois de olhar ele constatou que o carro estava afogado. Bom em carro a carburador e com acelerador a cabo, vc pisa no acelerador ate o fundo e da partida no carro, ele acaba desafogando.
No caso do corsa que tem injeção e acelerador eletronico, o mecanico teve que abrir a borboleta com uma chave de fenda e fazer o motor virar, até q ele funcionou. Detalhe, ele abriu a borboleta com a chave desligada.
Ele me falou q por estar muito frio, pode ter ocorrido da injeção "achar" que o carro estava com alcool e acabou injetando a gasolina do tanque mais a gasolina do tanquinho, afogando o carro.
A questão é, isso realmente pode acontecer? Esse procedimento que o mecanico fez é o correto, ou deve ser feito de alguma outra maneira?
Obrigado e desculpem pelo texto longo, mas tentei detalhar o melhor possivel a situação.
DiSSeNHa
[DÚVIDA] - Motor Afogado. Como resolver?
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Se vc anda somente com gasolina, não precisa abastecer o reservatório da partida a frio. Se a temperatura realmente está baixa, pode ter acontecido sim do sistema ter injetado a gasolina da partida a frio junto com a gasolina do tanque de combustível.
Sobre o procedimento do mecânico, sem comentários! Vcs correram o sério risco de danificar permanentemente a borboleta eletrônica. Por ser eletrônica, as engrenagens que movimentam a peça são um tanto frágeis e poderia quebrar alguma. Se vc tivesse pressionado completamente o pedal do acelerador e dado a partida, no momento em que o motor de partida funcionasse, a borboleta iria abrir completamente. E diga-se de passagem, pressionar o pedal completamente para abrir a borboleta é o procedimento correto.
Sobre o procedimento do mecânico, sem comentários! Vcs correram o sério risco de danificar permanentemente a borboleta eletrônica. Por ser eletrônica, as engrenagens que movimentam a peça são um tanto frágeis e poderia quebrar alguma. Se vc tivesse pressionado completamente o pedal do acelerador e dado a partida, no momento em que o motor de partida funcionasse, a borboleta iria abrir completamente. E diga-se de passagem, pressionar o pedal completamente para abrir a borboleta é o procedimento correto.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
- Zucchini
- :: Piquet ::
- Mensagens: 300
- Registrado em: Segunda-feira 11 2012f Junho 2012 11:20:38 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
José,
Isso que o DiSSeNHa comentou, aconteceu com a montana de um vizinnho meu...
Fiz o esquema da chave de fenda!!
Com o contato desligado, a borboleta fica "livre" e dá para abrir até com a mão, quando vc liga o carro, mesmo com o pé lá embaixo. a borboleta abre, mas logo fecha, impossibilitando que o carro seja desafogado facilmente...
Entendo que as egrenagens são frágeis, porém, se não forçar, acho q não há problemas...
Isso que o DiSSeNHa comentou, aconteceu com a montana de um vizinnho meu...
Fiz o esquema da chave de fenda!!
Com o contato desligado, a borboleta fica "livre" e dá para abrir até com a mão, quando vc liga o carro, mesmo com o pé lá embaixo. a borboleta abre, mas logo fecha, impossibilitando que o carro seja desafogado facilmente...
Entendo que as egrenagens são frágeis, porém, se não forçar, acho q não há problemas...
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Sinceramente eu não sabia disso. Mas e se desligar a bomba de combustível e dar a partida até queimar o excesso de gasolina?
Talvez com o pedal totalmente pressionado a central de IE adote o esquema de não pulsar os bicos para desafogar o motor.
Talvez com o pedal totalmente pressionado a central de IE adote o esquema de não pulsar os bicos para desafogar o motor.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
- Zucchini
- :: Piquet ::
- Mensagens: 300
- Registrado em: Segunda-feira 11 2012f Junho 2012 11:20:38 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Mesmo desligando a bomba (o que para muitos já é mais complicado), falta o ar entrando na câmara para ajudar a desafogar...José Leal escreveu:Sinceramente eu não sabia disso. Mas e se desligar a bomba de combustível e dar a partida até queimar o excesso de gasolina?
Talvez com o pedal totalmente pressionado a central de IE adote o esquema de não pulsar os bicos para desafogar o motor.
Não sei se a IE terá essa leitura toda, já que, com o carro afogado, o número de tentativas de dar a partida é alto, e não há tempo para a central conseguir ler...
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 1394 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 2 Respostas
- 886 Exibições
-
Última mensagem por Lucas.Cruz
-
- 5 Respostas
- 2992 Exibições
-
Última mensagem por Manfio
-
- 4 Respostas
- 937 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 1492 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 1513 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 1383 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 921 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 2 Respostas
- 2612 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 3 Respostas
- 1275 Exibições
-
Última mensagem por Thaiscrfr