[DÚVIDA] - Qual Aditivo para radiador devo usar?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
fabricio8800
:: Piquet ::
Mensagens: 302
Registrado em: Sexta-feira 27 2012f Janeiro 2012 10:07:23 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Qual Aditivo para radiador devo usar?

Mensagem por fabricio8800 »

Então no manual do meu Corsa ele indica o uso de aditivo para o radiador, alguém aí utiliza? É recomendável usar? E a água, vocês usam aguá comum ou com algum tipo de tratamento? Pesquisei algumas coisas na internet mas gostaria de ouvir algumas opiniões.


CJ
:: Sport ::
Mensagens: 1143
Registrado em: Sábado 21 2012f Julho 2012 06:58:52 PM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CJ »

fabricio8800, no MEU conceito funciona assim: se o carro utiliza aditivo desde novo, continue usando que é recomendado sim. Se a utilização foi interrompida há algum tempo, deixe do jeito que tá, só com água mesmo para não ganhar dores de cabeça.
O meu está só com água pura da torneira e nunca me deixou na mão.
Obviamente as opiniões vão variar, cabe a você analisá-las e decidir qual delas se enquadra melhor ao seu perfil.


JFaria
:: Joy ::
Mensagens: 2773
Registrado em: Quarta-feira 28 2012f Novembro 2012 11:16:33 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por JFaria »

Uso 60% de água e 40% de aditivo!


fabio_pvai
:: GL ::
Mensagens: 1566
Registrado em: Terça-feira 04 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
Localização: Paranavaí - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por fabio_pvai »

Concordo com o CJ, no meu caso como sempre usei aditivo, o que fiz dessa ultima vez foi começar a colocar o aditivo organico que é mais moderno e recomendado pelas montadoras hj em dia.
Usei o DELPHI que inclusive qdo comprei paguei meio carinho e esses dias descobri que tinha Acioly aqui em Maringá e eles tavam vendendo a 16,00 o litro.
Se quiser dar uma coringada la no meu tópico tem td.


MachDown
:: GSI ::
Mensagens: 2131
Registrado em: Domingo 08 2005f Maio 2005 02:11:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MachDown »

¡ ¡ ¡ Cuidado ! ! !

Use aditivos de qualidade!!
Delphi\Paraflu\Petronas\AC Delco\Radiex

Tem muito "aditivo" aí que só tem corante

Em caso de usar concentrado, SEMPRE faça a diluição de acordo com o fabricante, cada fabricante teu seu teor de diluição, leia o rótulo, se deixar muito forte vai comer tudo, podendo até furar radiador ou comprometer o cabeçote, se deixar fraco o aditivo não vai ter sua ação correta, principalmente de proteção\lubrificação

Dê preferência aos orgânicos, possuem densidade menor e fluem melhor pelo sistema, então aquele medidorzinho q o pessoal usa por aí não funciona neles, vai fazer o teste e achar e está ruim.. Os orgânicos além dos benefícios ao carro, trás benefícios ao meio ambiente

Água, não use da torneira, tem sais e flúor, nem mineral, tem sais, estes podem danificar algo a longo prazo, travar termostática, corroer a bomba e por aí vai
Compre água desmineralizada, coisa de R$2,00 o litro, não faça economia porca

No caso de aditivos prontos para uso, não há nada a se fazer, eles já vêm com a concentração correta de aditivo assim como água desmineralizada, verifique na hora da compra

Faço ano a ano, em casa mesmo, sem crise
E como já dito, se não usa, o sistema está muito barrento, não use, nem bote aqueles aditivos limpadores
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Pois éo que o CJ falou eu tb concordo...

Desde de que to com meu Corsinha que não fiz a limpeza no sistema de arrefecimento, sempre fiquei balançado pq me parece que msm antes ja não era feito a tempos, então acho que pra quem nunca usou o aditivo ou não usa a muito, a melhor coisa é deixar como está, pra não ter dor de cabeça futura...

O liquido no meu é cor de café com leite, isso pq o sistema ja esta adapatável sobre essa condição, nunca me rendeu problemas, o carro nunca ferveu comigo em 2 anos, sempre olho o nível e a temperatura dificilmente passa do meio, msm em engarrafamentos....

Pois bem, é questão de opção, pode ser quer usar aditivo renda beneficios ou não, é pagar pra ver...
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

3 observações que considero importantes:

1- Mencionado acima Radiex como aditivo de qualidade, porém, não passou nos testes do INMETRO. CUIDADO! As demais marcas pelo que vi passaram.

2- Alguns aditivos já possuem fórmula para lidar com água da torneira, não esquentem com isso, AC Delco é um deles e é ótimo, dura ate 5 anos. Isso está escrito no rótulo.

3- Mesmo sem usar aditivo é melhor passar a usar. Vamos supor que algumas peças tenham oxidação, se não fizer nada, a oxidação vai simplesmente aumentar até ferrar todo o sistema, passar água para câmara de combustão e precisar de retífica.

Passando a usar pode sim aparecer vazamento, a ferrugem sai e o buraco, QUE JÁ ESTAVA LÁ, começa a vazar. Eu prefiro controlar essa situação. Fazer a limpeza total do sistema, já troca o que está podre, coloca aditivo e se vazar vai corrigindo, fica bom e evita dores de cabeça.

Manter água lá sem fazer nada é assumir o risco, numa bela viagem pode ter um calço hidráulico e pode dar tchau pra viagem e voltar de ônibus pra casa. Por isso melhor fazer numa situação controlada, aquele mês que não viajar por exemplo.


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

awaked escreveu:3 observações que considero importantes:

1- Mencionado acima Radiex como aditivo de qualidade, porém, não passou nos testes do INMETRO. CUIDADO! As demais marcas pelo que vi passaram.

2- Alguns aditivos já possuem fórmula para lidar com água da torneira, não esquentem com isso, AC Delco é um deles e é ótimo, dura ate 5 anos. Isso está escrito no rótulo.

3- Mesmo sem usar aditivo é melhor passar a usar. Vamos supor que algumas peças tenham oxidação, se não fizer nada, a oxidação vai simplesmente aumentar até ferrar todo o sistema, passar água para câmara de combustão e precisar de retífica.

Passando a usar pode sim aparecer vazamento, a ferrugem sai e o buraco, QUE JÁ ESTAVA LÁ, começa a vazar. Eu prefiro controlar essa situação. Fazer a limpeza total do sistema, já troca o que está podre, coloca aditivo e se vazar vai corrigindo, fica bom e evita dores de cabeça.

Manter água lá sem fazer nada é assumir o risco, numa bela viagem pode ter um calço hidráulico e pode dar tchau pra viagem e voltar de ônibus pra casa. Por isso melhor fazer numa situação controlada, aquele mês que não viajar por exemplo.
De certa forma o Awaked tem razão, talvez seja melhor assumir esse risco msm e controlar a situação...

O único problema é que vou ter que comprar um reservatório novo, pq o atual acho que não vai ficar limpinho não, msm depois da limpeza no sistema....

Semana que vem é revisão, das trocas normais de filtros, oleo e etc, e ainda vou pedir pro mecanico fazer uma limpeza de bico e tb na TBI, acho que vou aproveitar o embalo e pedir pra ele fazer a limpeza no sistema de arrefecimento...melhor msm..
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Fred Figueiredo,

Então, é o que eu penso. Hoje pode ter só a termostática toda oxidada, amanhã as mangueiras ficam duras com o depósito de ferrugem nas paredes, depois de amanhã abre caminho pela junta. Só que é arriscado mesmo, vai que já começou a abrir caminho pela junta, o cara limpa, coloca aditivo e tá feito o estrago. Entende a relação?

Quem sabe faz a revisão esse mês e deixa limpar pro mês que vem, se tiver imprevistos está mais tranquilo de $. É como eu disse, melhor resolver "sob certo controle" do que esperar até o pior que pode ser amanhã ou mais 2 anos, nunca se sabe.


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Cara vc tem razão msm, vou perder esse meu receio e efetuar essa limpeza msm, é melhor ter isso controlado que contar com a sorte...

Agora me tira uma dúvida, pra efetuar a limpeza eu compro qual produto, o aditivo também serve pra limpeza ou são 2 produtos distintos? Na Accioly vende um da AC. Delco, esse é bom???
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”