[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
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Dei uma pesquisada nestes dois óleos, o 20w50 e o 15w40, e pelo que vi, o primeiro é para motores mais fortes ou que já rodaram bastante e o segundo é mais específico para os motores 1.0, é isso mesmo? Entre esses dois qual o melhor pro meu motor?
Também dei uma olhada em alguns aditivos para óleo do motor, tem algum específico que o pessoal aí recomenda?
Também dei uma olhada em alguns aditivos para óleo do motor, tem algum específico que o pessoal aí recomenda?
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Gremista, o óleo não é feito pra motor 1.0, ou carro muito rodado. A viscosidade é baseada do processo de fabricação e tamanho das folgas do motor já no projeto. É balela óleo grosso em carro mais rodado, vai forçar a bomba de óleo que já é velha e vai demorar pra subir e lubrificar o cabeçote. Da mesma forma não adianta afinar demais que não vai pressurizar o sistema porque as folgas são grandes demais pra ele.
Pelo manual 15w40 ou 20w50. Como o Semcontrole disse, optamos sempre pelo mais fino das opções, pra facilitar o serviço do motor e melhorar a lubrificação.
Esquece os aditivos. O óleo já tem aditivos, isso é classificação API. O óleo pode ser SJ (ruim), SL (menos ruim), SM (bom) ou SN (muito bom). O pessoal gosta de colocar o óleo mais barato SJ ou SL e depois sair socando aditivo pra "compensar". Algumas montadoras inclusive cancelam a garantia do carro caso seja usado algum aditivo.
Também não precisa entrar na neura de usar sintético, pode ser mineral desde que bom.
Use óleo bom, troque a cada 5000 km junto com o filtro, ou a cada 6 meses (mesmo rodando 1000 km o óleo se contaminado perde características e eficiência) e seja feliz.
Pelo manual 15w40 ou 20w50. Como o Semcontrole disse, optamos sempre pelo mais fino das opções, pra facilitar o serviço do motor e melhorar a lubrificação.
Esquece os aditivos. O óleo já tem aditivos, isso é classificação API. O óleo pode ser SJ (ruim), SL (menos ruim), SM (bom) ou SN (muito bom). O pessoal gosta de colocar o óleo mais barato SJ ou SL e depois sair socando aditivo pra "compensar". Algumas montadoras inclusive cancelam a garantia do carro caso seja usado algum aditivo.
Também não precisa entrar na neura de usar sintético, pode ser mineral desde que bom.
Use óleo bom, troque a cada 5000 km junto com o filtro, ou a cada 6 meses (mesmo rodando 1000 km o óleo se contaminado perde características e eficiência) e seja feliz.
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Agora sim, muito obrigado pela explicação awaked. Como o SemControle disse, é melhor usar o oleo mais fino para dar menos trabalho ao motor e a bomba, então vou optar pelo 15w40. Dei uma olhada no MercadoLivre, e achei este oleo, original da GM e o ACDelco. Porém não encontrei o mesmo nas especificações API SL, SM ou SN, apenas na SJ. Na especificação SN só achei oleos de outras marcas, como Lubrax e Castrol. O que eu faço então? Oleo GM SJ ou outra marca SN?
Eu sei que é muito mimimi só pra trocar o oleo, mas como nunca tive carro e quero manter o corsinha sempre nos trinks, preciso tirar todas as duvidas com o pessoal que realmente entende, pra não correr o risco de fazer besteira.
Eu sei que é muito mimimi só pra trocar o oleo, mas como nunca tive carro e quero manter o corsinha sempre nos trinks, preciso tirar todas as duvidas com o pessoal que realmente entende, pra não correr o risco de fazer besteira.
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Amigo a melhor coisa leve a um mecânico de sua confiança...Ok...Abraço.Melkor escreveu:RogerMansur, eu não vou fazer. Nem disse que iria fazer. Só usei como comparação para denegrir o flush, que é a coisa mais falsa do mundo. Falei a alguns posts atrás que iria seguir o conselho da galera aqui. E as tais informações que você diz que estão na internet são as que eu falei em meu ultimo post. Inclusive aqui no forum existem uns 4 ou 5 topicos falando sobre o assunto, todos fortemente rejeitados, mas com vários testemunhos de pessoas que já usaram e que não relataram problemas posteriores.
Mas enfim, o tópico não é pra nós discutirmos isso.
Agradeço aos que ajudaram na minha dúvida.
Até!

- F4RR3LL
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Bomdia, tenho umas duvidas uma de nub, sempre mandei trocar oleo em postos ou em auto centers porem nunca estou satisfeito, as auto centers daqui estao estao usando um latao pombeando o 15w40 pra dentro do motor (que nao axo confiavel, o oleo ja no medir esta preto) e nos postos quando nao tem o certo, sempre tem um (compativel) que tambem da o ultimo em enfiaram um 10w40 entao quero fazer a troca em casa mesmo, porem nao sei a quantidade de oleo usado e tambem vi esse 15w40 que tao falando ai ele é o semi-sintetico isso? meu carro é 2000 1.0mpfi e esta com KM 101.000 estou usando recentemente o SJ mobil 20w50 se nao me engano é o mais grosso que esta no manul, ouvi dizer que pro verao como o motor ta mais quente é melhor um mais grosso e no inverno um mais fino bem nao sei, entao qual continuo usando 15w40 ou 20w50 e aonde encontro esse SN??
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F4RR3LL, esse lance de verão/inverno pode esquecer. Por isso o óleo atualmente é multi viscoso. Use o mais fino pra facilitar pra bomba e subir mais rápido, só isso.
Sobre o óleo ficar preto é normal. É isso mesmo, significa que ele está cumprindo seu papel de detergente e dispersante mantendo a sujeira em suspensão na mistura. Se sair limpo é problemático. Outro ponto que acelera isso é não trocar o filtro. Fica lá 500 ml de óleo velho pra contaminar o novo.
O Lubrax se não me engano tem 15w40 SN.
Sobre o óleo ficar preto é normal. É isso mesmo, significa que ele está cumprindo seu papel de detergente e dispersante mantendo a sujeira em suspensão na mistura. Se sair limpo é problemático. Outro ponto que acelera isso é não trocar o filtro. Fica lá 500 ml de óleo velho pra contaminar o novo.
O Lubrax se não me engano tem 15w40 SN.
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