bbt0, fiquei confuso. Se é o botão da esquerda (dos 3 grandes) é A/C.
O do meio é o desembasador traseiro.
[DÚVIDA] Acionamento ventoinha
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o botao do meio, seria desembasador traseiro e ventilação certo? quando ligo a ventilação aciona a ventoinha, mas n liga nada de ventilação dentro do carro
- José Leal
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Sim, ao ligar o AC, automaticamente ativam-se as ventoinhas na velocidade lenta.bbt0 escreveu:é por isso q ativa a ventoinha quando ligo no botão?
Peraí então, que estamos falando de botões diferentes... o botão que vc fala é o do ventilador, que fica no centro do painel e tem o desenho do próprio ventilador e os números 1, 2, 3 e 4? Se for, ao puxar ele, tem que ligar o desembaçador traseiro e ao girar para as velocidades, obviamente liga o ventilador interno. Se estiver ligando as ventoinhas, devem ter feito alguma gambiarra. Provavelmente o sistema de IE estava com problemas para acionar as ventoinhas.bbt0 escreveu:não é a/c, se fosse teria akele simbolo do floco de neve (eu acho) é ventilação, quando eu ligo, n liga nada só a ventoinha
O botão do AC tem o desenho do floco de neve e ao gira-lo, aciona o ar quente. Todo girado para esquerda, apontando para o azul é ar frio e todo para direita, apontado para o vermelho é ar quente.
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José ao ponto q eu queria, eu me confundi mesmo foi mal, ao ligar o ventilador ativa a ventoinha. Agr nao sei se é o 1° ou 2° estagio, existe uma forma de testar se ta funcionando os estágios? devo levar ao eletricista pra ele dar uma olhada?
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Teoricamente... quando liga o A/C a ventoinha deve armar na hora e fraca. Esperando o motor aquecer a temperatura vai subindo até ligar o segundo estágio - mais barulhento.
Só que isso pode mudar dependendo da condição. Por exemplo, a ventoinha está ligada no fraco porque o motor está quente... ao ligar o A/C ela vai pro segundo estágio.
Só que com ar ligado é mais difícil o motor aquecer porque a ventoinha já fica lá acionada.
Sem válvula termostática isso tudo se bagunça.
Só que isso pode mudar dependendo da condição. Por exemplo, a ventoinha está ligada no fraco porque o motor está quente... ao ligar o A/C ela vai pro segundo estágio.
Só que com ar ligado é mais difícil o motor aquecer porque a ventoinha já fica lá acionada.
Sem válvula termostática isso tudo se bagunça.
- José Leal
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Sim, aí é caso para auto elétrico mesmo. Não há uma ligação direta entre a ventoinha e o ventilador interno. Se fosse algo relacionado ao AC, a única ligação que existe entre ele e o ventilador interno é ao ligar o AC, automaticamente ativa o ventilador interno na velocidade 1. Isso ocorre para que o evaporador interno não congele por falta de circulação de ar.bbt0 escreveu:José ao ponto q eu queria, eu me confundi mesmo foi mal, ao ligar o ventilador ativa a ventoinha. Agr nao sei se é o 1° ou 2° estagio, existe uma forma de testar se ta funcionando os estágios? devo levar ao eletricista pra ele dar uma olhada?
Me passou pela cabeça agora: será que seu carro não tem AC adaptado e ele está desativado? No caso, ao ligar o ventilador interno, ativa o sistema de AC e este ativa a ventoinha... mas aí seria uma master gambiarra! Coisa de doido mesmo!
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awaked, na verdade nem é a temperatura do motor que chama a velocidade alta das ventoinhas ao ligar o AC. No caso, quando a pressão do gás no sistema de AC sobe de um determinado valor, o pressostato "avisa" a central de IE do fato e ela dispara a velocidade alta. O arrefecimento do motor, nesta situação, é por tabela.
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José Leal, aí já não sei, kkk... de A/C não manjo tanto assim. Só observava que era quando aquecia ou começava... agora quem "chamava" o comando realmente desconhecia.
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