Terminou então certo?
Adiante...
Aguardem o Roger_Mansur, ele manja bem e pode complementar algo importante quanto ao assunto principal do tópico.
[DÚVIDA] - TBI de Monza EFI serve em Corsa EFI?
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obrigadoawaked, uma pergunta tão simples, acredito q nao seja um bom motivo para tantas brigas. Aguardo
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Eu acho que aumentando a borboleta, terá um ganho sim. Mas no caso proposto, se usar o bico do Monza, certamente a mistura trabalhará muito gorda, gastando absurdos e não andando nada. Não sei como é o TBI do Corsa EFI, mas no do Monza, existem somente o sensor de posição da borboleta e o atuador de marcha-lenta:
O atuador de marcha-lenta está abaixo do parafuso do batente da borboleta, afrente do circulo vermelho. O sensor MAP é ligado no coletor de admissão, abaixo do TBI.
Teria que instalar uma sonda lâmbda para pelo menos monitorar a mistura. Mas uma coisa é certa: no TBI do Monza, se usar o bico do Monza a mistura fica muito rica e se usar o bico do Corsa, a mistura ficará pobre.
[OFF]Uma coisa que vi no tópico são os amigos acharem que o motor sai de fábrica com a relação perfeita entre desempenho e consumo. Como todos sabem, é impossível casar essas duas grandezas. Se o carro é potente, vai consumir combustível. Se for econômico, vai ser manco. Então as fábricas procuram equalizar essa relação em um meio termo. No caso dos 1.0, usa-se uma borboleta ridiculamente pequena, para diminuir a entrada de ar e consequentemente a injeção de combustível. O motor fica econômico e consequentemente com pouca potência. Como disse o SemControle, pode-se usar o cano de 8 pol. até em Mobilete. Isso é garantia de que não haverá restrição na entrada de ar. E com o respectivo aumento de entrada de combustível para manter a mistura estequiométrica, consequentemente, haverá um ganho de potência.
O que o criador do tópico pretende é aumento de potência. Certamente o aumento no consumo de combustível não o preocupa.
O atuador de marcha-lenta está abaixo do parafuso do batente da borboleta, afrente do circulo vermelho. O sensor MAP é ligado no coletor de admissão, abaixo do TBI.
Teria que instalar uma sonda lâmbda para pelo menos monitorar a mistura. Mas uma coisa é certa: no TBI do Monza, se usar o bico do Monza a mistura fica muito rica e se usar o bico do Corsa, a mistura ficará pobre.
[OFF]Uma coisa que vi no tópico são os amigos acharem que o motor sai de fábrica com a relação perfeita entre desempenho e consumo. Como todos sabem, é impossível casar essas duas grandezas. Se o carro é potente, vai consumir combustível. Se for econômico, vai ser manco. Então as fábricas procuram equalizar essa relação em um meio termo. No caso dos 1.0, usa-se uma borboleta ridiculamente pequena, para diminuir a entrada de ar e consequentemente a injeção de combustível. O motor fica econômico e consequentemente com pouca potência. Como disse o SemControle, pode-se usar o cano de 8 pol. até em Mobilete. Isso é garantia de que não haverá restrição na entrada de ar. E com o respectivo aumento de entrada de combustível para manter a mistura estequiométrica, consequentemente, haverá um ganho de potência.
O que o criador do tópico pretende é aumento de potência. Certamente o aumento no consumo de combustível não o preocupa.
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A sua teoria está QUASE certa, o problema é que a relação desempenho e consumo é controlada pelo mapeamento da injeção. Sem alterar o mapeamento qualquer alteração só fará ela se perder. Tem carro que a TBI do 1.8 é apenas 2mm maior do que o 1.0 da mesma marca usa, precisa explicar?José Leal escreveu: [OFF]Uma coisa que vi no tópico são os amigos acharem que o motor sai de fábrica com a relação perfeita entre desempenho e consumo. Como todos sabem, é impossível casar essas duas grandezas. Se o carro é potente, vai consumir combustível. Se for econômico, vai ser manco. Então as fábricas procuram equalizar essa relação em um meio termo.
Então um motor 1.8 só é potente porque a TBI é de 1.8? Cadê a ralação do volume de ar aspirado pelas câmaras de combustão? Os cilindros tem tamanhos diferentes.Eles que determinam o volume de ar que o motor aspira. Não tem nada com a tbi.José Leal escreveu: No caso dos 1.0, usa-se uma borboleta ridiculamente pequena, para diminuir a entrada de ar e consequentemente a injeção de combustível. O motor fica econômico e consequentemente com pouca potência.
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Sim, eu concordo que o mapa de injeção é quem manda. Mas com o gargalo da borboleta, o sistema de IE não vai precisar injetar grandes volumes de combustível.awaked escreveu:A sua teoria está QUASE certa, o problema é que a relação desempenho e consumo é controlada pelo mapeamento da injeção. Sem alterar o mapeamento qualquer alteração só fará ela se perder. Tem carro que a TBI do 1.8 é apenas 2mm maior do que o 1.0 da mesma marca usa, precisa explicar?
Eu não sei a diferença de diâmetro entre as borboletas do Corsa e do Monza. Se for pouca coisa, seria desperdício. Mas se for maior, poderia trazer benefícios.
Quando vc cita remapeamento, falando estritamente da mistura, seria referente ao maior volume de ar que o motor poderá aspirar X quantidade de combustível injetado? Se for, é como disse anteriormente, isso pode ser compensado com o bico injetor de maior vazão.
Mais uma vez concordo com suas palavras, mas no caso proposto pelo criador do tópico, ele quer aumentar a potência do motor 1.0 colocando uma borboleta de maior diâmetro. Eu tentei focar meu post levando em consideração somente o tema proposto. É obvio que o motor 1.8, 2.0... serão mais potentes devido ao maior volume de mistura que eles aspiram.Então um motor 1.8 só é potente porque a TBI é de 1.8? Cadê a ralação do volume de ar aspirado pelas câmaras de combustão? Os cilindros tem tamanhos diferentes.Eles que determinam o volume de ar que o motor aspira. Não tem nada com a tbi.
Um exemplo escroto é vc encher os pulmões puxando ar através de um palitinho de pirulito ou de um canudo de milk shake do McDonalds. No caso do motor, com a borboleta original, talvez não ocorra o enchimento completo dos cilindros devida a restrição. Com a borboleta maior, esse enchimento seria melhorado.
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Guilherme, conversando com um dos moderadores do Monzeiros, que tem muita experiência em mecânica, ele disse que o TBI do Monza é plug and play no sistema de IE do Corsa. Mas o que vai passar a restringir seria o coletor de admissão. Daí para frente, vai depender do que vc quer.
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Eu to vendo o processo sendo feito ao contrário.
Eu, minha pessoa, trabalharia o cabeçote, válvulas... ou turbinaria ou seja lá o que eu quisesse, feito isso, dinamômetro. Depois com scaner analisaria os parâmetros, SE precisasse de mais ar na admissão usaria filtro, SE insuficiente trabalharia o coletor, polimento e o básico, se faltasse partiria pra uma TBI maior, mas imagino isso lá com 1kg no turbo e olha lá. O mesmo com os bicos, se faltar mudaria, se der pra reprogramar manteria tudo, se não trabalharia meus próprios bicos, SE ainda for pouco procuraria informações técnicas e quem sabe bicos 1.6. Acertou os parâmetros ou quase, aí sim, reprograma e fica redondinho.
Percebe? Começar pela TBI é ir de trás pra frente. O motor nem é turbo, não foi alterado diâmetro de cilindros nem nada.
O motor é 1.0, sair colocando peça de 1.8 assim não vai dar em nada sem outras modificações.
É diferente se for pra turbinar, andar com 2kg... essas coisas.
Arromba a entrada, arromba a saída e deixa o bloco assim sabe o que vai acontecer? Vai ficar afogando. O Corsa não tem sensor de massa de ar na entrada, ele mede pelo vácuo no coletor. Tudo que vai conseguir é um motor beberrão afogando quando subir o giro.
Mas é isso. Melhor deixar montar. Aí na prática vai dar pra ver isso e começar as alterações no projeto.
Eu, minha pessoa, trabalharia o cabeçote, válvulas... ou turbinaria ou seja lá o que eu quisesse, feito isso, dinamômetro. Depois com scaner analisaria os parâmetros, SE precisasse de mais ar na admissão usaria filtro, SE insuficiente trabalharia o coletor, polimento e o básico, se faltasse partiria pra uma TBI maior, mas imagino isso lá com 1kg no turbo e olha lá. O mesmo com os bicos, se faltar mudaria, se der pra reprogramar manteria tudo, se não trabalharia meus próprios bicos, SE ainda for pouco procuraria informações técnicas e quem sabe bicos 1.6. Acertou os parâmetros ou quase, aí sim, reprograma e fica redondinho.
Percebe? Começar pela TBI é ir de trás pra frente. O motor nem é turbo, não foi alterado diâmetro de cilindros nem nada.
O motor é 1.0, sair colocando peça de 1.8 assim não vai dar em nada sem outras modificações.
É diferente se for pra turbinar, andar com 2kg... essas coisas.
Arromba a entrada, arromba a saída e deixa o bloco assim sabe o que vai acontecer? Vai ficar afogando. O Corsa não tem sensor de massa de ar na entrada, ele mede pelo vácuo no coletor. Tudo que vai conseguir é um motor beberrão afogando quando subir o giro.
Mas é isso. Melhor deixar montar. Aí na prática vai dar pra ver isso e começar as alterações no projeto.
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Conheço bem este motor e ja fucei muito nele aspirado e dpois fui para turbo.... mas tirar 2 hp dele é algo triste.
O tbi do monza é igual que me lembre do corsa efi , o diamentro da borboleta é maior , mas que me lembre para colocalo teria que arrombar a admissão . Alem disso a admissão dele é feita para dispersar o bombustivel para ele não ficar liquido e bla bla bla , creio que talvez o aumento desse TBI se nao for bem dimencionado capaz de até piorar , axo que teria mais gastos do que desempenho pois se ganhar 3 Hp estaria ganhando muito e o consumo deve aumentar bastante .
A receita para este motor é a que estou planejanto Cabeçote novo(MPFI) e admissão nova + tbi novo ai sim teria diferença mas teria que ter ie programa e tals .
O tbi do monza é igual que me lembre do corsa efi , o diamentro da borboleta é maior , mas que me lembre para colocalo teria que arrombar a admissão . Alem disso a admissão dele é feita para dispersar o bombustivel para ele não ficar liquido e bla bla bla , creio que talvez o aumento desse TBI se nao for bem dimencionado capaz de até piorar , axo que teria mais gastos do que desempenho pois se ganhar 3 Hp estaria ganhando muito e o consumo deve aumentar bastante .
A receita para este motor é a que estou planejanto Cabeçote novo(MPFI) e admissão nova + tbi novo ai sim teria diferença mas teria que ter ie programa e tals .
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tem um termo pro arrasto do combustivel q sera totalmente comprometido......a tbi como coletor de admissao tem comprimento e diametro estudados pra melhorar isso, no caso dos efi q tem o bico la na borboleta (um carburador eletronico)
quem determina o volume como disse sao os pistoes e as camaras, nao adianta colocar algo enorme, sera igual a por um funil ai.....andar sem o filtro sera mais proveitoso do q colocar uma tbi enorme
quem determina o volume como disse sao os pistoes e as camaras, nao adianta colocar algo enorme, sera igual a por um funil ai.....andar sem o filtro sera mais proveitoso do q colocar uma tbi enorme
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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- José Leal
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Aí sim estamos falando de algo que seria o correto mesmo. Uma preparação mais pesada, que traria maior potência. O TBI maior seria somente a diminuição do gargalo, mas lá na frente. No meu pouco conhecimento, para uma preparação aspro até que seria interessante o TBI maior, juntamente com o retrabalho no cabeçote e tudo mais, mas para turbo, já tem a própria turbina empurrando ar para dentro do motor, então não seria mandatório.awaked escreveu:Eu to vendo o processo sendo feito ao contrário.
Eu, minha pessoa, trabalharia o cabeçote, válvulas... ou turbinaria ou seja lá o que eu quisesse, feito isso, dinamômetro. Depois com scaner analisaria os parâmetros, SE precisasse de mais ar na admissão usaria filtro, SE insuficiente trabalharia o coletor, polimento e o básico, se faltasse partiria pra uma TBI maior, mas imagino isso lá com 1kg no turbo e olha lá. O mesmo com os bicos, se faltar mudaria, se der pra reprogramar manteria tudo, se não trabalharia meus próprios bicos, SE ainda for pouco procuraria informações técnicas e quem sabe bicos 1.6. Acertou os parâmetros ou quase, aí sim, reprograma e fica redondinho.
Percebe? Começar pela TBI é ir de trás pra frente. O motor nem é turbo, não foi alterado diâmetro de cilindros nem nada.
O motor é 1.0, sair colocando peça de 1.8 assim não vai dar em nada sem outras modificações.
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Sinceramente eu não sabia que iria ocorrer isso. Já tinha ouvido falar de contrapressão no escapamento, que se diminuir deixa o motor "frouxo".Arromba a entrada, arromba a saída e deixa o bloco assim sabe o que vai acontecer? Vai ficar afogando. O Corsa não tem sensor de massa de ar na entrada, ele mede pelo vácuo no coletor. Tudo que vai conseguir é um motor beberrão afogando quando subir o giro.
E por ter MAP, a central de IE entenderia que o cara tá sempre com o pé embaixo. De fato, ficaria beberrão.
Seria muito bom ver o que aconteceria. Às vezes, nossa teoria aqui poderia estar equivocada.Mas é isso. Melhor deixar montar. Aí na prática vai dar pra ver isso e começar as alterações no projeto.
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