[DÚVIDA] - COMO MONTAR UM GM 1.6 ASPRO?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
wevertonvb
:: ST ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

gabrielniit10 escreveu:Outra dúvida.. Todo mundo fala de uma taxa "ideal" como 13:1 nos aspirados, mas e se eu conseguir mais taxa que isso, 14:1 por exemplo, o motor do meu carro vai ter uma duração reduzida? O ponto de ignição tem que ser mais atrasado que se o carro estivesse com uma taxa menor, 12:5 a 13:1 por exemplo?
É que 13:1 é uma taxa segura para evitar dor de cabeça com detalhes tipo queima das válvulas de exaustão e problemas de resfriamento do motor. Maior a taxa, maior a energia da explosão, maior a temperatura dos gases de exaustão, etc.

Sim, o ponto de ignição tem ser readequado, neste caso atrasado, com aumento da taxa, a mistura no momento da explosão terá uma densidade maior e, além disso, maior temperatura, então a velocidade de propagação da explosão é maior, então atrasa-se o ponto para garantir que o pico de pressão se de próximo dos 18° APMS.
gabrielniit10
:: Piquet ::

Mensagem por gabrielniit10 »

Pessoal mais uma dúvida que pintou agora, ou melhor, 2 dúvidas..

Quando se rebaixa o cabeçote a correia dentada não vai acabar ficando frouxa ou menos tensionada do que o ideal? Como se corrige isso ou é irrelevante? :?

Outra, vi em um forum de preparação que tem gente que alem de rebaixar o cabeçote tb tira um pouco da gaiola do comando, algo em torno de 0,1 à 0,5mm dependendo da preparação e do carro, co o intuito de aumentar a abertura das valvulas.. Isso funciona msm?

Espero que possam ajudar.. hehe'
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

pra isso q tem o tensionador da correia, mas esse rebaixamento de milimetros é pouco e ele da conta....se for levar ao pe da letra até o aquecimento da correia da uma leve dilatacaozinha....

com tanta coisa pra querer abrir mais daki a poko essas valvulas vao abrir na cabeca do pistao...é comando é taxa é gaiola é pistao cabecudo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
gabrielniit10

Entendi.. Perguntei por curiosidade msm a parada de rebaixar a gaiola do comando, n vou fazer isso n! hehe'

Meu cabeçote tem dutos e sedes de valvulas polidos e valvulas 1mm maiores que as originais, a parte de "rebaixar" ainda n foi feita, atualmente ele esta só com 0,8mm a menos pq tava usando ele e rodando na gasolina podium da petrobras msm... Agr que vou mandar tirar mais 1,2mm dele pra dar o total de 2mm oque ja acho de bom tamanho! A junta de cabeçote que comprei tem 1mm, intão acho que n vou ter problema com atropelamento de valvulas.. A taxa msm vai vir é do pistão forjado de cabeça reta!

Valeu pela resposta Sem Controle!
gabrielniit10

Resultado... Os dutos e sedes de valvulas tb estão polidos, depois posto aki! Alem disso aproveitei e abri um pouco os dutos do coletor de admissão atraves de jatos de areia!

Imagem
gabrielniit10

Ja ta montado e andando, mas ainda falta acertar.. Vou ter que abrir o bico mais um pouco!
Ontem puxadinha entre amigos.. 1.6 vs 1.6

http://www.youtube.com/watch?v=qS_Y4382 ... el&list=UL
wevertonvb
:: ST ::

Mensagem por wevertonvb »

gabrielniit10 escreveu:Ja ta montado e andando, mas ainda falta acertar.. Vou ter que abrir o bico mais um pouco!
Ontem puxadinha entre amigos.. 1.6 vs 1.6

http://www.youtube.com/watch?v=qS_Y4382 ... el&list=UL
:lol:

Curti!
Tato_Moura

Mensagem por Tato_Moura »

Vou aproveitar o tópico do amigo aqui do RJ pra tirar uma duvida sobre sonda.

Galera, vou fazer o escape do meu carro, 4x1 e final inox. Sendo assim, terei que deslocar minha sonda lamba para baixo do carro (no final do coletor 4x1), como ela é de 1 fio, simples, será que por estar muito afastada da entrada do coletor, ela aqueceria o suficiente para fazer a leitura correta? Só a titulo de informaçao, vou adicionar termotape ao coletor.

Seria melhor eu usar uma sonda com aquecimento (4 fios)? se sim, qual modelo recomendado?

abraços

Thiago Moura - Tato_Moura - Corsa Clube RJ
Corsa Wagon GLS 1.6 8v 2001 - Prata Escuna
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=79831
Corsa Wind 4pts 1.0 8v 2001 - Prata Escuna
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=82850

Sim, sou um apaixonado por Corsas.
gabrielniit10

Tato_Moura escreveu:Vou aproveitar o tópico do amigo aqui do RJ pra tirar uma duvida sobre sonda.

Galera, vou fazer o escape do meu carro, 4x1 e final inox. Sendo assim, terei que deslocar minha sonda lamba para baixo do carro (no final do coletor 4x1), como ela é de 1 fio, simples, será que por estar muito afastada da entrada do coletor, ela aqueceria o suficiente para fazer a leitura correta? Só a titulo de informaçao, vou adicionar termotape ao coletor.

Seria melhor eu usar uma sonda com aquecimento (4 fios)? se sim, qual modelo recomendado?

abraços

Thiago Moura - Tato_Moura - Corsa Clube RJ
Estou usando uma 4 fios da Bosch!
Tato_Moura

Mensagem por Tato_Moura »

LS06 da bosh? como fez a ligação dela gabriel? Seu coletor comprou pelo rj mesmo ou pediu de sampa?
Corsa Wagon GLS 1.6 8v 2001 - Prata Escuna
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=79831
Corsa Wind 4pts 1.0 8v 2001 - Prata Escuna
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=82850

Sim, sou um apaixonado por Corsas.
Responder