Ola pessoal do corsa clube! Andei pesquisando no forum mas nao encontrei nenhum assunto sobre o sistema cut-off. Leia http://www.infomotor.com.br/site/2009/0 ... mbustivel/
Queria saber com o pessoal se os motores vhc-e possuem tal sistema, e qual rpm que o mesmo ativa. No astra e no palio que eu tinha funcionava legalzinho.
Toda vez que faz uma redução de marcha ele entra em ação. Aquela hora que reduz e o giro sobe, enquanto a rotação cai o cutoff está agindo. Em qualquer carro injetado é igual.
engracado q nao tem nem como ver q ta funcionando e o pessoal afirma q tinha e agora nao sabe se tem......
mais facil pensar q enquanto o freio motor funciona o cut off esta em acao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Entao caras, a unica forma que eu sei que esta em ação o cut-off e que o carro fica mais amarrado, por exemplo, descendo uma ladeira vc joga 3ª pra rotação ir pros 3mil e deixa o carro descer, qdo ele chega nos 1500 (POR EXEMPLO PQ EU NAO SEI QUAL O MINIMO DE ROTACAO DO CLASSIC) o carro fica mais solto, minha duvida é até que rotação ele corta o combustivel. Alguem sabe ae????
wagner1983, amigo, você não entendeu o princípio de funcionamento do sistema cutoff.
Sugiro que pesquise mais e leia com calma o que vou explicar.
- O sistema não tem velocidade certa pra entrar em ação.
- Você não sabe que ele está em ação.
- Ele não influência no desempenho do carro.
- TODA vez que reduz marcha ele entra em ação.
Esse sintoma que descreveu de ficar mais amarrado é relacionado a compressão dos cilindros.
Se o motor está bom ele amarra bastante. Se fica mais solto tem problemas de compressão.
Só que é normal ficar mais solto em baixas velocidades com giros menores.
Tenho um Hallmeter em meu carro e provo o cut-off pela mistura pobre no motor! O cut-off funciona quando se está acima de 2.000 rpm e se tira o pé do acelerador. MAS nem sempre pode se usar essa regra do 2000 rpm. por exemplo: varias vezes estou a 60 Km/l e com a 5ª engata e o cut-off não funciona...se você acelerar até 70 km/h ai volta a funcionar! já teve casos em que eu estava de 2ª marcha a 30 Km/h (aproximadamente 3000rpm), tirar o pé do acelerador e o cut-off não funcionar...esse problema é facilmente resolvido, dando uma leve pisada no acelerador e soltar...ai ele entra em funcionamento...
É muito difícil eu usar o freio do carro, sempre vou reduzindo as marchas... O cut-off funciona quando se está reduzindo até +/- 1500 rpm em seguida a central eletrônica volta a injetar combustível no motor.
Numa subida engate a primeira e estique-a, solte o pé do acelerador. A rotação normal do carro em ponto morto é 800 rpm. O cutoff entra em funcionamento, a rotação vai diminuindo, cai a quase 500 rpm, o carro quase morre. Aí sim volta a injetar combustível. O carro dá até um tranco quando isso ocorre.
É como o SemControle disse. Enquanto o freio motor funciona, o cutoff está agindo. Independe de velocidade e rotação.
Então amigão, quem já teve hallmeter instalado no carro pôde fazer esta relação do cut-off com o freio motor na prática.
Eu tenho hallmeter digital no meu carro com pirômetro. Realmente quando entra em cut-off a mistura marca zero e sente-se exatamente o que nossos colegas sem controle e awaked falaram, o carro fica mais preso, se segurando, ainda observando o hallmeter, começa a marcar 0,03, 0,10 ...e então o carro fica mais solto já sendo novamente alimentado em modo operacional ar+combustível.
Então para quem não tem hallmeter, vale se ligar na sensação de perceber o carro preso quando se tira o pé, ah e vale lembrar que não é em qualquer faixa de rotação RPM que vc ao tirar o pé entra em cut-off. Então amigão eu diria que somente quem consegue entrar no seu carro e com ouvido aguçado e detalhista, pode se dar conta desses detalhes.
Por exemplo, o meu corsinha entrava exatamente em cut-off quando se tirava o pé acima dos 2500 RPM e voltava a ser alimentado em faixa operacional abaixio dessa faixa.
Depois que fiz o motor mudou. Agora entra acima dos 2700 RPM sem muita precisão (por volta dessa marca) volta sem muita precisão abaixo disso.
Por isso que digo por mais que o motor fique zero numa retífica , não é como um montado de fábrica, se é que me entende. Tudo de bom pra ti amigão
Rorion mas ai esta o X da questao...
quem controla o cutoff? a injecao ou o motor?
motor bem retificado nao deve em nada ao saido da fabrica, e se levar em conta a troca de pistao e uma plainada no cabecote vc ainda ganha um pentelhessimo de cavalo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs