Fred Figueiredo escreveu:Lendo sobre esse tópico, foi levantado uma questão que sempre tive minhas dúvidas sobre isso, porem to crendo que não é lenda...
Deixa eu ver se entendi, quanto maior for a circunferencia da roda, menor é aferimento da velocidade no velocimetro??
Exemplo então, eu que uso R15 com pneus 185/55, meu velocimentro sempre vai estar irregular, como se nele estiver marcado 60 km/h, na real vou estar em uma velocidade menor???
Em contra partida quanto a circunferencia da roda + pneu, uma roda R15 com pneus 185/55 teoricamente não se igualaria a uma medida original de R13 165/70?? Digo em circunferencia, não largura
a logica do negocio é complexa, mas q muda a marcacao muda, e influencia na km rodada tmb...
a circunferencia sendo menor, penso eu, q vai ter q girar mais pra andar a mesma distancia...
a velocidade é retirada do cambio....imagina-se com base na rotacao do eixo q vai pras rodas....
se assim for, a km/h vai estar marcando a menos, na saida do cambio foi contada la x rotacoes com base na circunferencia daria 1km, como a circunferencia esta menor, nao da 1km com essas x rotacoes do eixo...da tipo 800metros....mas no painel constou 1km/h enquanto vc rodou 800mts/h
eu acho q é por ai...
por isso qnt menor for a diferenca no perimetro, melhor....
igual o rogerio citou do conjunto original da montana, e eu fiz o calculo com outro pneu, a diferenca caiu e muito.....se for usado o pneu original da montana a diferenca é enorme.....
dai da pra tirar a base q o painel de cada carro em teoria sai calibrado de acordo com seu conjunto original, ou é calibrado em uma maquina padrao e por isso tem carro q da diferenca de 20km/h outros de 10km/h....
Rua não é disputa, é convivência.
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