[DÚVIDA] - Meu alternador morreu?

Responder
promattos
:: Champ ::
Mensagens: 475
Registrado em: Quarta-feira 23 2010f Junho 2010 11:51:08 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Meu alternador morreu?

Mensagem por promattos »

Olá grande família de Corseiros!

Volto aqui para conversar com vocês sobre um problema recente que meu Corsa Wind 96/97 MPFI vem apresentando. Criei o tópico nesta seção, espero que esteja correto.

Vamos lá!

Meu Corsa nunca teve qualquer problema elétrico. Também nunca exigi dele mais do que ligar os faróis, acionar buzina, ligar um rádio básico e, claro, mandar gasolina pra fazer boom!
Acontece que de uns dias pra cá todas essas minhas necessidades vêm sido suprimidas, e coloco em lista o que está acontecendo:

- Ligo o carro normalmente: viro a chave, as luzes acendem, espero um pouco e dou partida -- ok!
- O motor "enche" e daí saio com o carro -- ok!
Então começam os problemas... Ah! Estes são intermitentes.
- Aciono o farolete -- A iluminação do painel enfraquece.
- Aciono o farol -- E ele fica esmaecendo.
- Aciono a luz de cortesia (interna) -- Ela fica opaca.
- Ligo o rádio -- Ele fica desligando e ligando.
Percebi então que às vezes o farol funciona e a iluminação do painel volta a ter intensidade. Depois acontece denovo: esmaece. Às vezes ele já liga funcionando normal, ou seja, problema intermitente.
- Certo, agora o carro já está andando, mas tenho que diminuir num cruzamento -- Antes do carro parar, todas as luzes do painel acendem e o carro já está mortinho. Desviro a chave, bato denovo e pronto, ele pega. E isso vai acontecendo intermitentemente. Porém ele nunca volta normal, ou seja, o farol fraquinho e a iluminação do painel também. Às vezes, logo após ligar, a luz do freio de mão fica oscilando.
- Uma vez ou outra a luz da injeção acionou com o carro em movimento, mas não morreu.
Continuo andando e quando o erro vai aparecendo percebo:
- Quando o farol não está como deveria estar, a buzina não funciona. Quando volta a ter intensidade normal, a buzina funciona.
- As setas funcionam em qualquer situação, tanto a lampada quanto a luz do painel.
- Brake light -- idem.

Acho que isso mostra bem os sintomas, pelo menos tentei.

O que eu penso sobre o problema: que o alternador não tá segurando a onda. Ele tá falhando para injetar gasolina e por isso morre. Sem falar nas panes que o sistema elétrico tá dando. A bateria é nova e aguenta, pois o carro além de pegar de primeira funciona o rádio com ele desligado. E de alguma forma o alternador ainda manda alguma coisa, pois tá recarregando a bateria.

O que o mecânico acha: que o alternador já teve dias melhores. Isso mesmo, o carro tá na oficina, e o mecânico disse já ter checado todos os cabos de aterramento e bateria (mais possíveis) e outros itens lá. Disse que vai fazer mais algumas verificações.

A [DÚVIDA]: confere que é o alternador mesmo?
Caso sim, quais são as possibilidades:
- Reparo?
- Troca?
Qual o custo médio para cada uma?
Quanto normalmente é a MO?
É possível que o problema sejam em peças relacionadas, tipo:
- Polias?
- Correias?
- Qualquer outra coisa?

Não posso gastar muito agora, e já fiquei com medo da pesquisa de preço.

É isso, desculpe pelo testamento.
Se alguém achar que falta qualquer info, me pergunte.

Muito obrigado pessoal!


promattos
:: Champ ::
Mensagens: 475
Registrado em: Quarta-feira 23 2010f Junho 2010 11:51:08 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por promattos »

Oh! Uma informação faltante: quando a iluminação do painel tá fraca, indicando pane no sistema elétrico, o ponteiro do combustível não mexe. Fica perto da reserva.

Outra informação quente: o mecânico me cobrou R$ 180,00 de MO para retirar o alternador para ver quais as peças podem estar danificadas. E agora, o preço é justo?

Obrigado.
Corsa Wind 96/97 MPFI 8v 2p (do jeito que veio ao mundo).


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

so MO ta carro, como o problema é intermitente, nao condenaria o alternador tao de cara assim, verifiquei os aterramentos espalhados pelo carro
com um multimetro se verifica se o alternador esta carregando ou nao a bateria e facilmente se confere isso
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


promattos
:: Champ ::
Mensagens: 475
Registrado em: Quarta-feira 23 2010f Junho 2010 11:51:08 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por promattos »

SemControle escreveu:so MO ta carro, como o problema é intermitente, nao condenaria o alternador tao de cara assim, verifiquei os aterramentos espalhados pelo carro
com um multimetro se verifica se o alternador esta carregando ou nao a bateria e facilmente se confere isso
Sem Controle, beleza?

Nem me fale, essa história será mais um daquelas mal contadas.
R$ 180,oo é sim caro e de fato DESNECESSARIO.

Retirei o carro da oficina e faço questão de fazer uma propaganda negativa. Trata-se da (http://www.pinguimar.com.br/), foi a primeira vez que fui lá -- e Última!
O que aconteceu é que o orçamento me informado era para desmontar o alternador e então descobrir qual peça interna tava desgastada. Claro, se fosse este o problema. Daí comprava as peças, e sabe-se lá quais peças...
O então mecânico disse que tinha visto tudo (inclusive aterramentos) e tinha certeza que era lá no alternador o problema. Só que o sr. chefe da mecânica NÃO viu ou fingiu que não viu um aterramento todo oxidado, gritando que não estava bom. Eu já ia levar em outra oficina com indicação, mas antes ao lado de onde trabalho tem uma loja de acessórios de carro, e tem uns instaladores lá que sabem um pouco de elétrica. Resultado, o cara viu a falta de aterramento, ligou um cabo a mais para fazê-lo e pronto, tudo funcionando. Daí fez uns retoques na gambiarra e fechou a conta: R$ 20,00.

O carro tá andando perfeitamente, não deu sinal que ia dar problema.
Contudo passei na oficina indicada, e o cara afirmou que o aterramento tava bem comprometido, que valia a pena conferir também o alternador, mas principalmente todos aterramentos, inclusive do motor.

Resumo:
- Morreria em 180 mangos de início.
- Ficaria sem carro pra voltar pra casa.
- Seria passado pra trás.
- Ficaria MUITO p....

Mas sai no lucro e o problema aparentemente foi resolvido: ATERRAMENTO.
Serve para quem tiver o problema no futuro.

E para não começar a ter problemas, JAMAIS leve seu carro em:

Pinguim Centro Automotivo
Av. Amazonas, 2905/3085 - BH/MG
Fone (31) 3292-8888 - 3334-5800


Abração!
Corsa Wind 96/97 MPFI 8v 2p (do jeito que veio ao mundo).


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

putz, nao se preocupe nao é o unico a cair na mao dos pikaretas, q bom q acertei meu pitaco
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Washington_SFC
:: Super ::
Mensagens: 80
Registrado em: Quarta-feira 12 2011f Outubro 2011 09:03:54 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Washington_SFC »

Ótima iniciativa, promattos, em colocar o nome do centro automotivo picareta. É preciso alertar os amigos Corseiros quanto aos prestadores de serviço desonestos espalhados por aí.
Fico contente que tenha resolvido o seu problema sem ter que ser extorquido por picareta.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

na parte de mecanica tem 2 topicos, um pra indicar servicos e um pra nao recomendar....o q falta é o pessoal postar la esses causos
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”