[DÚVIDA] - Turbo 0,8 de pressão Corsa GL 1.6 MPFI. Fica bom?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

RogerMansur escreveu:wevertonvb,

Cara q aula
Curti as explicações, vc fala com propriedade de quem realmente entende do assunto
Vc é preparador??
:redhotevil:
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=68231
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

RogerMansur escreveu:wevertonvb,

Cara q aula
Curti as explicações, vc fala com propriedade de quem realmente entende do assunto
Vc é preparador??
Que nada, só tentei dar uma norteada para nosso colega, isso é o mínimo que precisamos saber antes de realizar uma preparação.

Sou engenheiro mecânico, trabalho com usinas termelétricas há 5 anos e carros preparados são meus hobbies há mais tempo. Eu faço meus carros e ajudo meus amigos ou quem pedir só por prazer.

:D


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

wevertonvb,

Aí armou hein...se eu precisar de uma ajuda já sei a quem pedir agora kk
Parabens pelo belo projeto da picape, agora q liguei o nome ao carro, já tinha visto seu tópico e vou continuar acompanhando até ver ela rodando.
Botei fé no Opala muito forte e liso, deu muito trabalho até achar a configuração ideal para injeção? Outro detalhe roda na gasolina ainda imagina taxada no alcool como iria ficar esse carro... hehe
Tem uma estimativa da potência do Opala nas rodas?


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

RogerMansur escreveu:wevertonvb,

Aí armou hein...se eu precisar de uma ajuda já sei a quem pedir agora kk
Parabens pelo belo projeto da picape, agora q liguei o nome ao carro, já tinha visto seu tópico e vou continuar acompanhando até ver ela rodando.
Botei fé no Opala muito forte e liso, deu muito trabalho até achar a configuração ideal para injeção? Outro detalhe roda na gasolina ainda imagina taxada no alcool como iria ficar esse carro... hehe
Tem uma estimativa da potência do Opala nas rodas?
:D

Para chegar no mapa básico não é tão difícil, desde que vc tenha uma sonda wide band e um datalogger como tem integrado na megasquirt e é lógico partir de cálculos corretos nas estimativas de potência. Os acertos mais difíceis são os finos como acertar a marcha lenta com válvula pwm, acertar a partida a frio, etc.

O Opala está rodando na gasolina mas com taxa de opala a alcool. Opala a gasolina tem 8:1, o meu tem 10:1.

Em termos de potência acredito e me basiei nisso que estou com 180 cv no motor, se eu arrumar o escape, pula para 200 cv. Mas ainda estou na dúvida se vou turbinar ou não agora.

Precisando estou por aqui! Abs.


raton765
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 19 2011f Setembro 2011 11:37:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raton765 »

wevertonvb escreveu:
raton765 escreveu:wevertonvb, certo eu estou dando uma olhada nos Tópicos aqui e tirando algumas dúvidas, o que vc me indicaria para começar no corsa? lembrando que não queria nada tão monstruoso, a uns 2 meses atrás eu refiz todo o motor dele que já tava cansado 200 Mil Km
então acredito que está parte está tranquilo, quanto a este esquema do módulo vou dar uma verificada, estou procurando aqui no fórum alguma preparação neste mesmo motor mais ainda não encontrei. Valeu obrigado pelas dicas
Bom, vou listando o que vier na minha cabeça, pode ser que falte algumas coisas que podemos ir lembrando depois.

01) Condições do seu motor atual - Vc já disse que retífica e está tudo ok.

02) Detalhe tudo do seu motor e carro - Ano e modelo. Motor? 1.6 mpfi ou efi? Quanto está de taxa de compressão ultimamente? Vc disse que fez retifica, precisou dar um passe no cabeçote? Está usando pistões com anés de sobremedida? Quanto? Está rodando com gasolina? Ou álcool? A injeção está original ou foi remapeada? Como está a originalidade do motor?

03) Turbo - Não defina para seu projeto o quanto quer de pressão, defina quanto quer de potência e qual combustível pretende usar. Pressão é vago, a potência do motor depende do fluxo mássico de ar que entrará no motor, portanto, se utilizar uma turbina maior, é necessário menos pressão, se menor, mais pressão. Não importa o que o te disseram, uma turbina T2 é completamente errado para seu projeto.

04) Alimentação - Bom ai tem alguns caminhos que dependeram do seu bolso, do quanto eficaz quer que seja e da potência do motor. Pode utilizar HPI com bicos de maior vazão, pode utilizar bico suplementar mais gerenciador, pode usar injeção programável. Basicamente são esses caminhos. Bicos e bombas serão determinado dps que vc escolher a potência e combustível, assim como qual turbo é indicado.

05) Ponto de Ignição - Depende do quanto de potência quer, depende do combustível, depende do quanto de pressão de turbo determinaremos, enfim, depende de vários fatores. Existem casos em que se turbina com álcool e mantém o ponto original de gasolina, pode ser que case com o que vc precisa e não precisa mexer, geralmente isso é para baixa potência. EU considero que para qualquer preparação, o ponto deve ser modificado, quando se turbina, a densidade da mistura a ser queimada aumenta, então a velocidade de propagação da chama no interior da camara de combustão é maior, portanto, quanto maior a pressão do turbo, menos ponto vc precisa no seu motor. Existem muitas pessoas por ai propagando que quanto mais ponto vc consegue colocar em um motor maior será a potência, isso é falso. Potência máxima costuma ocorrer com virabrequim entre 15 e 20 graus PMS, geralmente próximo de 18 graus PMS, então a idéia quando se turbina é tentar atrasar o ponto para que fique neste patamar quando se deseja maiores resutados, agora se quer segurança , um pouco menos de ponto ainda.

06) Escapamento - Existem alguns cálculos para determinar qual o diametro que sera necessário. Mas pode descartar o escape original, esse não te atenderá de maneira alguma.

Enfim, ai tem alguns pontos para poder começar a conversar a respeito de preparação turbo, fale um pouco sobre o que escrevi que dps fica mais fácil te ajudar.
certo vou te passar os detalhes que sei, o Carro é um Corsa Hatch modelo GL1.6 motor MPFI ano 96
o motor passou por uma retifica completa, cabeçote, virabrequim, bloco, foram trocados os anéis e pistões o motor era Standard então está com a primeira medida depois do standard não sei te informar com exatidão mais se não me engano é 0,15, estou rodando com Gasolina, a taxa de compressão não sei qual é como posso medir?, existe um padrão? o motor está totalmente original apenas a retifica foi feita e foram colocadas todas as peças novas, bielas pistões, valvulas, anéis, a injeção não foi remapeada está original

3 - pretendo deixa-lo rodando no Alcool, gostaria de deixa-lo com uns 120CV

4 - pretendo utilizar o HPI mesmo com modificação nos Bicos

muito obrigado pela aula rsrs valeu!!!!!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

120cv vc consegue facil num motor 1.6T
o chio original dentro do q vc quer da conta
sua taxa nao deve ter subido muito, desde q tenha so acertado o cabecote, nao tenha nenhum historio de empenamento, e ai tirado muito material pra acertar....
se nao me engano até 98 os bicos sao diferentes de hj em dia na questao de impedancia...

cara vai ficar bom e se montado direitinho sem quebras dentro do q ta buscando....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


raton765
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 19 2011f Setembro 2011 11:37:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raton765 »

SemControle escreveu:120cv vc consegue facil num motor 1.6T
o chio original dentro do q vc quer da conta
sua taxa nao deve ter subido muito, desde q tenha so acertado o cabecote, nao tenha nenhum historio de empenamento, e ai tirado muito material pra acertar....
se nao me engano até 98 os bicos sao diferentes de hj em dia na questao de impedancia...

cara vai ficar bom e se montado direitinho sem quebras dentro do q ta buscando....
certo valeu cara vou tocar esse projeto pra frente, qual tipo de alimentação vc sugere pra essa preparação? utilizando o HPI e modificação nos bicos? ou será necessario bicos extras?

valeu


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vai de vc, geralmente nao se mistura HPI com bicos trabalhados + suplementar
as vezes se forem bicos de impedancia fora do mais comum e dificeis de encontrar, pode ser uma solucao mais facil um suplementar, vc tem q conversar com o preparador pra ver o q ele te indica tmb
bem acertadinho pode ter certeza q vai conseguir uma maior cavalaria ja com 0,5 de pressao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


andre pirituba
:: Moderador ::
Mensagens: 1391
Registrado em: Quarta-feira 23 2006f Agosto 2006 09:45:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

SemControle escreveu:vai de vc, geralmente nao se mistura HPI com bicos trabalhados + suplementar
as vezes se forem bicos de impedancia fora do mais comum e dificeis de encontrar, pode ser uma solucao mais facil um suplementar, vc tem q conversar com o preparador pra ver o q ele te indica tmb
bem acertadinho pode ter certeza q vai conseguir uma maior cavalaria ja com 0,5 de pressao
Só vejo vantagem de por bico suplementar se forem quatro bicos a mais!Com um bico a mais não se consegue dividir o combustível para os quatro cilindros,ou seja o carro se transforma em um mono ponto novamente :?


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

certo vou te passar os detalhes que sei, o Carro é um Corsa Hatch modelo GL1.6 motor MPFI ano 96
Então, temos quase 100% de certeza que seus bicos são de baixa impedância. Dá uma olhada na flauta depois para confirmar, devem ser de cor preta, Marca Delphi, numeração 171 247 82 ou 171 239 117.
Sendo de baixa impedância, não existem muitas opções no mercado. Mas existem um outro que poderá utilizar, vamos ver o que vc vai precisar de vazão primeiro.

o motor passou por uma retifica completa, cabeçote, virabrequim, bloco, foram trocados os anéis e pistões o motor era Standard então está com a primeira medida depois do standard não sei te informar com exatidão mais se não me engano é 0,15, estou rodando com Gasolina, a taxa de compressão não sei qual é como posso medir?, existe um padrão? o motor está totalmente original apenas a retifica foi feita e foram colocadas todas as peças novas, bielas pistões, valvulas, anéis, a injeção não foi remapeada está original
A taxa de compressão deve estar ligeiramente maior, em torno de 9,6:1 dependendo de quanto foi tirado do cabeçote.
Como o mapa da injeção está original, vc tem uma margem de 8° graus de ponto para poder trabalhar com turbo e álcool sem ter que mexer no ponto. Não é o mais eficaz dos serviços, mas é seguro e deixa sua preparação mais barata. Claro que isso imaginando uma baixa potência.
3 - pretendo deixa-lo rodando no Alcool, gostaria de deixa-lo com uns 120CV
Sinceramente? Muito baixa essa potência, o custo por potência acaba saindo elevado.
Vc consegue essa potência com 0,3 bar e um fluxo de ar de 11,6 lb/min. Considerando que SãoPaulo tem uma altitude média de 760 m, para achar o conjunto turbo-compressor adequado considere essa vazão de ar citada acima e o PR (pressure ratio) de 1,4.

Eu não faria um 1.6 turbo para trabalhar com menos de 150 cv. Questão de custo/benefício e lembrando que com 120 cv, seu carro não sera nada de fantástico.

Alguns dados extras, casomude de idéia:

150 cv - 0,6 bar, vazão de ar de 14,5 lb/min e PR de 1,7.
180 cv - 0,85 bar, vazão de ar de 17,5 lb/min e PR de 2.

E se quiser chegar no limite sem precisar de mudar peças internas.

220 cv - 1,2 bar, vazão de 21,3 lb/min e PR de 2,5. Desde que muito bem acertado tanto no combustível e ponto.
4 - pretendo utilizar o HPI mesmo com modificação nos Bicos
Aqui, não vou dar certeza, pq usando HPI vai ter que acertar na prática mesmo, mas acredito que para 120 cv só, com bicos do omega a alcool que são de baixa impedância, dê para fazer o acerto e uma bomba de astra flex já seria suficiente.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”