RogerMansur escreveu:wevertonvb,
Cara q aula
Curti as explicações, vc fala com propriedade de quem realmente entende do assunto
Vc é preparador??
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=68231
RogerMansur escreveu:wevertonvb,
Cara q aula
Curti as explicações, vc fala com propriedade de quem realmente entende do assunto
Vc é preparador??
Que nada, só tentei dar uma norteada para nosso colega, isso é o mínimo que precisamos saber antes de realizar uma preparação.RogerMansur escreveu:wevertonvb,
Cara q aula
Curti as explicações, vc fala com propriedade de quem realmente entende do assunto
Vc é preparador??
RogerMansur escreveu:wevertonvb,
Aí armou hein...se eu precisar de uma ajuda já sei a quem pedir agora kk
Parabens pelo belo projeto da picape, agora q liguei o nome ao carro, já tinha visto seu tópico e vou continuar acompanhando até ver ela rodando.
Botei fé no Opala muito forte e liso, deu muito trabalho até achar a configuração ideal para injeção? Outro detalhe roda na gasolina ainda imagina taxada no alcool como iria ficar esse carro... hehe
Tem uma estimativa da potência do Opala nas rodas?
certo vou te passar os detalhes que sei, o Carro é um Corsa Hatch modelo GL1.6 motor MPFI ano 96wevertonvb escreveu:Bom, vou listando o que vier na minha cabeça, pode ser que falte algumas coisas que podemos ir lembrando depois.raton765 escreveu:wevertonvb, certo eu estou dando uma olhada nos Tópicos aqui e tirando algumas dúvidas, o que vc me indicaria para começar no corsa? lembrando que não queria nada tão monstruoso, a uns 2 meses atrás eu refiz todo o motor dele que já tava cansado 200 Mil Km
então acredito que está parte está tranquilo, quanto a este esquema do módulo vou dar uma verificada, estou procurando aqui no fórum alguma preparação neste mesmo motor mais ainda não encontrei. Valeu obrigado pelas dicas
01) Condições do seu motor atual - Vc já disse que retífica e está tudo ok.
02) Detalhe tudo do seu motor e carro - Ano e modelo. Motor? 1.6 mpfi ou efi? Quanto está de taxa de compressão ultimamente? Vc disse que fez retifica, precisou dar um passe no cabeçote? Está usando pistões com anés de sobremedida? Quanto? Está rodando com gasolina? Ou álcool? A injeção está original ou foi remapeada? Como está a originalidade do motor?
03) Turbo - Não defina para seu projeto o quanto quer de pressão, defina quanto quer de potência e qual combustível pretende usar. Pressão é vago, a potência do motor depende do fluxo mássico de ar que entrará no motor, portanto, se utilizar uma turbina maior, é necessário menos pressão, se menor, mais pressão. Não importa o que o te disseram, uma turbina T2 é completamente errado para seu projeto.
04) Alimentação - Bom ai tem alguns caminhos que dependeram do seu bolso, do quanto eficaz quer que seja e da potência do motor. Pode utilizar HPI com bicos de maior vazão, pode utilizar bico suplementar mais gerenciador, pode usar injeção programável. Basicamente são esses caminhos. Bicos e bombas serão determinado dps que vc escolher a potência e combustível, assim como qual turbo é indicado.
05) Ponto de Ignição - Depende do quanto de potência quer, depende do combustível, depende do quanto de pressão de turbo determinaremos, enfim, depende de vários fatores. Existem casos em que se turbina com álcool e mantém o ponto original de gasolina, pode ser que case com o que vc precisa e não precisa mexer, geralmente isso é para baixa potência. EU considero que para qualquer preparação, o ponto deve ser modificado, quando se turbina, a densidade da mistura a ser queimada aumenta, então a velocidade de propagação da chama no interior da camara de combustão é maior, portanto, quanto maior a pressão do turbo, menos ponto vc precisa no seu motor. Existem muitas pessoas por ai propagando que quanto mais ponto vc consegue colocar em um motor maior será a potência, isso é falso. Potência máxima costuma ocorrer com virabrequim entre 15 e 20 graus PMS, geralmente próximo de 18 graus PMS, então a idéia quando se turbina é tentar atrasar o ponto para que fique neste patamar quando se deseja maiores resutados, agora se quer segurança , um pouco menos de ponto ainda.
06) Escapamento - Existem alguns cálculos para determinar qual o diametro que sera necessário. Mas pode descartar o escape original, esse não te atenderá de maneira alguma.
Enfim, ai tem alguns pontos para poder começar a conversar a respeito de preparação turbo, fale um pouco sobre o que escrevi que dps fica mais fácil te ajudar.
certo valeu cara vou tocar esse projeto pra frente, qual tipo de alimentação vc sugere pra essa preparação? utilizando o HPI e modificação nos bicos? ou será necessario bicos extras?SemControle escreveu:120cv vc consegue facil num motor 1.6T
o chio original dentro do q vc quer da conta
sua taxa nao deve ter subido muito, desde q tenha so acertado o cabecote, nao tenha nenhum historio de empenamento, e ai tirado muito material pra acertar....
se nao me engano até 98 os bicos sao diferentes de hj em dia na questao de impedancia...
cara vai ficar bom e se montado direitinho sem quebras dentro do q ta buscando....
Só vejo vantagem de por bico suplementar se forem quatro bicos a mais!Com um bico a mais não se consegue dividir o combustível para os quatro cilindros,ou seja o carro se transforma em um mono ponto novamenteSemControle escreveu:vai de vc, geralmente nao se mistura HPI com bicos trabalhados + suplementar
as vezes se forem bicos de impedancia fora do mais comum e dificeis de encontrar, pode ser uma solucao mais facil um suplementar, vc tem q conversar com o preparador pra ver o q ele te indica tmb
bem acertadinho pode ter certeza q vai conseguir uma maior cavalaria ja com 0,5 de pressao
Então, temos quase 100% de certeza que seus bicos são de baixa impedância. Dá uma olhada na flauta depois para confirmar, devem ser de cor preta, Marca Delphi, numeração 171 247 82 ou 171 239 117.certo vou te passar os detalhes que sei, o Carro é um Corsa Hatch modelo GL1.6 motor MPFI ano 96
A taxa de compressão deve estar ligeiramente maior, em torno de 9,6:1 dependendo de quanto foi tirado do cabeçote.o motor passou por uma retifica completa, cabeçote, virabrequim, bloco, foram trocados os anéis e pistões o motor era Standard então está com a primeira medida depois do standard não sei te informar com exatidão mais se não me engano é 0,15, estou rodando com Gasolina, a taxa de compressão não sei qual é como posso medir?, existe um padrão? o motor está totalmente original apenas a retifica foi feita e foram colocadas todas as peças novas, bielas pistões, valvulas, anéis, a injeção não foi remapeada está original
Sinceramente? Muito baixa essa potência, o custo por potência acaba saindo elevado.3 - pretendo deixa-lo rodando no Alcool, gostaria de deixa-lo com uns 120CV
Aqui, não vou dar certeza, pq usando HPI vai ter que acertar na prática mesmo, mas acredito que para 120 cv só, com bicos do omega a alcool que são de baixa impedância, dê para fazer o acerto e uma bomba de astra flex já seria suficiente.4 - pretendo utilizar o HPI mesmo com modificação nos Bicos