[DÚVIDA] - Pq o Freio está apitando com pastilha nova?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Navegando pelos milhares de tópicos aqui do fórum, vi em alguns que existe uma possibilidade de dar um Up nos freios do Corsa, dentre os modelos citados vi do Vectra B 8v, da pick-up Corsa e também do Astra 8v, pois estes tem os discos maiores e ventilados, sendo eles praticamente plug and play com o Corsa B.

O fato é, vi muitas informações mais nada concreto sobre se algum dos discos desses carros, cabem no Corsinha.

O Vectra que se referiram é o modelo antigo, o extinto GLS, GL 8v, 97/98/99, eles são 4 furos....
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

disco maior, e disco ventilado nao vai caber nas pincas originais, pode ser q nao tenha q mecher nada no cavalete, mas vai ter q trocar pinca disco pastilhas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Fred Figueiredo,
Vou explicar novamente, acho que não ficou claro anteriormente.

O freio até pode ser plug and play, mas o sistema completo precisa ser trocado. Não existe plug and play só de disco ou só de pastilha ou só de pinça. Captou? O freio do Astra pode servir? Quem sabe dependendo o modelo sim, mas desde que troque TUDO pelo do Astra. Entendeu?

Pensa, a pinça está lá abraçando o disco. Se ele for mais largo, não cabe, se for maior, não cabe também, é bem simples.

Pensa mais um pouco, digamos que coubesse um disco maior (não cabe). O que adiantaria? As pastilhas tem o mesmo tamanho, ou seja, a área de contato pastilha/disco será rigorosamente a mesma não tendo melhora alguma.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Ah sim. Quando faz um UP na frente. Precisa fazer o UP na traseira também. Se não você vai desequilibrar o carro. Se melhorar só os dianteiros eles vão travar por qualquer bobeira o de traseiro não vai ajudar, pensa isso numa curva se precisar frear.

Quando melhorar a traseira eles precisam ser muito bem calculados, na mesma situação de emergência se a traseira trava muito fácil o carro perde o controle e roda.

Isso tem que ser feito numa oficina de preparação, porque quando freamos uma grande % do peso do carro vai pro eixo dianteiro, pura física, então o cálculo depende até do peso do carro, da capacidade de freio na dianteira e aí sim fechar o valor necessário pra obter na traseira.

Uma possibilidade segura de upar seu freio é usar todo o sistema de outro Corsa, por exemplo, o 1.8. Coloca lá freios dianteiros e traseiros do Corsa 1.8. Troca tudo. Ali o sistema já está equilibrado.


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Captei Awaked, é necessário trocar realmente outros componentes, não só os discos....

Na real apenas cogitei essa hipotese em caso, se necessário da troca dos meus discos atuais, porem vejo que fica mais pesado $$$, tendo que trocar pinças e outras coisas pelo do Astra ou Vectra.

E sendo sincero, sempre é bom dar Up no nosso carro, porém minha opnião é que os freios do Corsa são bons, suficiente pro carro que é, acho que os mantendo de forma preventiva, não irão deixar na mão, e é por conta disso que como citei anteriormente estou fazendo uma bela revisão no freio traseiros, trocando vários itens e regulando.

No ML achei esses discos que são feitos propriamente pro Corsa, são frisados, esse sim é plug and play certo?? Será que surtem algum efeito de melhoria???

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... prisma-_JM
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

conheco o pessoal da peixoto, mas discos frizados ai é mais xuning q util, reza a lenda q os frizos ajudam na dissipacao do calor, frizos tao pequenos nao sei o qnt conta positivamente nisso....
o freio do corsa é otimo, sai do corsa com otimo freio e so vim ter um freio +ou- no gorfi depois de turbinado, sempre foi pessimo o freio, hj esta bom, ou me acostumei, nao sei o q veio primeiro, mas esta melhor sim, um freio q segura sem travar as rodas
disquinhos originais e pastilhas originais dao conta traquilo ai
se quer os frizados, da uma olhada dos precos da powerbreak tmb, so q é em SP assim como a peixoto
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Fred Figueiredo,
Ah sim, se você comprar discos especiais pra Corsa mesmo dae sim serve de boa, no caso a pastilha esfarela mais rápido como consequência do disco especial, mas a frenagem melhora.

O SemControle usa discos assim no Urubu dele...


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Vamos analisar o seguinte fato...

Vim descobrir no Kadetteiros que os freios do Kadett, são os mesmos dos Corsas, vamos levar em consideração que a desvantagem nesse história fica pro Kadett, certo.. :D

Um carro mais pesado e de motorização muito maior que do Corsa, e que compartilha os mesmos freios com um carro menor, mais leve e de motorização inferior, logo pro Corsa são excelentes, dão conta do recado, porem pros Kadetts.....

Eu ja precisei utilizar os freios no limite do meu Corsinha 2 x, em BR vindo numa velocidade constante e o cidadão da frente dar um freiada brusca, e confesso que me surpreendi com a eficiência com que o carro parou, estando pesado....tudo bem que meus pneus 185/55 deram uma ajuda ai pra agarrar melhor no asfalto... :D
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

eu uso os discos riscados da powerbreak, e pastilhas especiais mistas pra pista e rua, nas primeiras freiadas com ela fria, o freio é ruim, mas ao ganhar temperatura fica muito bom.....

certamente pelo carro estar pesado ajudou a nao deslizar com as rodas travadas, e isso q contou muito pra sua parada, vc percorre um espaco muito menor segurando no freio sem travar as rodas, do q com as rodas travadas, igual qnd bati o urubu, vinha acelerando e a ultima vez q olhei no ponteiro tava em 140 na passagem de 3º pra 4º, ai tive q ancorrar nos freios, era a epoca ruim dos freios, resultado travou de cara, arrastei por 42mts, até jogar o cara q tava saindo da garagem de volta pra dentro da garagem, isso q na epoca usava pneus 195, hj uso 205

sobre o kadett, precisa ver outras questoes tmb, o cilindro mestre e o hidrovacuo, o tipo de pincas, e é deveras estranho ser disco solido num "esportivo"
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Depois dessas alterações que vcs fez no urubu agora sim vc ta sentido ele firme..... então valeram apena colocar os discos frisados, pastilhas especiais.....

Na real é como eu disse, o freio do Corsa é bom, é muito eficiente msm e ja comprovei.....

Mais la no Kadetteiros vi mesmo isso, os freios do Kadett são os mesmos do Corsa, mesmo diametro do disco, quanto as pinças não sei exatamente, mais se os discos são de mesmo diametros, as pinças devem ter a mesma ação....

Eu vi que no Kadett é possível instalar os freios do Vectra 8v sem muito suor, só comprar as pinças e os discos...
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”