[DÚVIDA] - Pq o Freio está apitando com pastilha nova?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

[DÚVIDA] - Pq o Freio está apitando com pastilha nova?

Mensagem por Fred Figueiredo »

Pessoal meu freio tem apitado, bem de leve porem apita...troquei as pastilhas no final de dezembro, colocando originais AC Delco e como só rodo aos fds, de lá pra cá não rodei nem 3 mil km, pastilha gasta é fato que não é......

Será que pode ser o disco que ja esta na hora de trocar tb???


Sinto o freio normal, ta segurando bem, sem trepidação alguma no pedal...só este malido apito que não compreendo.... :lol:
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Por vezes choque térmico vitrifica a pastilha e ela fica barulhenta. É só com os freios quentes pegar uma poça ou uma chuva torrencial que o risco está lá.

Tão rápido o disco não gasta, se estava bom 3k atrás teoricamente ainda aguenta. A não ser claro que já tivesse passado da hora de trocar.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

desde q foi proibido o uso do amianto, as pastilhas se tornaram naturalmente apitantes, precisa ver o qnt apita pra ver se tem algo alem
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Mas pouco né? Não é aquela apitaceira de fim de pastilha? Ou quase?


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Não é uma sinfonia de Betoven de pastilha em fim de vida, minhas pastilhas são originais Ac Delco e não estão com 3 mil k rodados... é um apitozinho baixo, nada absurdo e que é intermitente, as vezes some e fica sem barulho algum.....

Meus disco ainda não troquei desde de quando peguei o carro. porem a primeira vista me parecem estar ainda bons, apesar de naturalmente estarem com aquelas bordinhas enferrujadas.....

Não sinto nada de anormal, trepidação, pedal baixo, nada... estou até mesmo essa semana trocando algumas coisas pra dar uma revisada no freio traseiro... lonas, burrinhos de freio, cabos esqu e dir, mangotes esq e dir....

A proposíto meu mecãnico me pediu mais 500 ml de fluido de freio para completar o nivel, porem fiz a troca de fluido de todo sistema no final do ano passado e nem por um decreto consigo me lembrar se usei fluido DOT3 ou DOT4, meu irmão tem uma Meriva e me deu um frasco Vargas de DOT4, porem algo me diz que eu usei o DOT3, mais sem muita certeza... :lol:

Me corrijam se eu estiver errado, o Corsa Super 96 usa DOT3 certo??
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Sim, mas pode ser "atualizado" pro dot4. O que não poderia é o 5.

Será que não é melhor trocar tudo pra garantir? E veja porque ele pediu mais.
O disco de freio precisa ser medido quanto a espessura pra saber se dá ainda pra usar ou não.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

geralmente da pra ver o dot pela cor
alguma coisa tem de errado ai, se trocou o fluido, e agora trocou pastilhas, o nivel subiria, deveria ser trocado todo, pq completar é estranho.....

sim sim, as pastilhas apitam pouca coisa, nada absurdo nao....

nessas trocas precisa ver o qnt sobra do disco e ser dado o passe pra plainar o disco

sempre ouvi isso dos dots e descobri q tem algumas coisas e uma diferenca entre dot 5 e 5.1 tmb, agora qual é vendido no brasil nao sei, no gorf to usando o 5 da varga tem uns 2 ou 3 anos ja
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Tb não entendi o pq meu mecanico me pediu mais 500 ml de fluído, talvez seja porque ele vai trocar alguns ciomponentes como mangotes do freio traseiro, e nessa troca talvez perca fluido.... essa é minha dedução... :?

Acho que a melhor alternativa é trocar todo o fluído novamente como vc disse Awaked, eu não consigo me lembrar mesmo se usei DOT3 ou DOT4 na renovação do sistema... e vou dar um UP pro DOT4..

O sistema todo leva 1 L de fluído ou mais??? Quando troquei acho que utilizei 2 frascos de 500 ml...



Na boa, existe alguma real diferença em dar esse UP pro DOT4?? Tipo vou sentir no pedal alguma diferença?? Freio mais firme, tempo de frenagem melhor...ou essa mudança só melhora a nivel quimico, pois sei que o DOT4 tem uma temperatura de ebulição superior ao DOT3, e isso ja é de extrema importancia pra evitar superaquecimento...
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Eu li e ouvi já que depende dos componentes do sistema. O 5.1 ou 5 podem reagir quimicamente com algum material usado na fabricação do sistema. Então depende o sistema vai um ou outro. Da mesma forma não usar 5 num sistema projetado pro 3. Usando no máximo o 4.

Mais não sei, nem da fórmula nem de qual material reagiria e nem de que forma... kkk...


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Fred Figueiredo,
O Dot4 tem maior resistência a fadiga por aquecimento. Numa descida de serra por exemplo o freio tende a piorar com a temperatura. Nesse ponto o Dot4 é superior ao 3. A resistência dele a umidade (que acaba com o óleo de freio) é maior também.

Se está tudo certo a diferença é bem pouca. Quando troquei a do Voyage 93 de 3 pra 4 senti uma boa diferença. O Dot3 já tinha quase 1 ano de uso.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”