Olá, o AR C. do meu parou de funcionar, tinha um probleminha de mal contato no botão de liga/desliga e corrigi, mas mesmo assim ele não liga, a ventilação funciona mas não manda AR gelado, a ventoinha no radiados tb não aciona e o compressor parece que tb não força, pois a rotão do motor fica na mesma, sem alteração.
pelo que vi o fusives está bon, sendo que o que olhei é o nº 7 de 30A, gostaria de saber se tem mais algum fusivel que comande o AR e quais são os relés do AR, atráz do porta luvas vi que tem 6 relés, mas não sei quais são do AR e se tem mais alguma coisa onde posso verificar?
Grato a todos!
[DÚVIDA] - Ql é o local e identificação dos relés do A/C?
- lioncblu
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[DÚVIDA] - Ql é o local e identificação dos relés do A/C?
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Tem gás no A/C? Sem gás ele não funciona mesmo.
Os relês e fusíveis tem no manual do carro, se ainda o tiver é só dar uma olhada.
Eu tinha um link com o manual mas se foi, não está mais disponível onde estava hospedado.
Os relês e fusíveis tem no manual do carro, se ainda o tiver é só dar uma olhada.
Eu tinha um link com o manual mas se foi, não está mais disponível onde estava hospedado.
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awaked, obrigado pela resposta.
Sim tem gás no sistema, como disse parou de um momento para o outro, só a Luz indicadora e a ventilação liga o resto nem dá sinal.
Tenho o manual, e ele se limita a dizer que tem uma caixa de relés atrás do porta luvas, mas não diz quem é quem lá, eu abri e vi 6 relés que me lembro tem amarelo, preto e verde, mas não fala especificamente qual a função. na central de fusíveis, todos estão bons, por isso queria testar os relés!
Como antes ele ficava ligando e desligando devido ao mal contato da chave/botão de acionamento acredito que algum relé deve ter queimado
Sim tem gás no sistema, como disse parou de um momento para o outro, só a Luz indicadora e a ventilação liga o resto nem dá sinal.
Tenho o manual, e ele se limita a dizer que tem uma caixa de relés atrás do porta luvas, mas não diz quem é quem lá, eu abri e vi 6 relés que me lembro tem amarelo, preto e verde, mas não fala especificamente qual a função. na central de fusíveis, todos estão bons, por isso queria testar os relés!
Como antes ele ficava ligando e desligando devido ao mal contato da chave/botão de acionamento acredito que algum relé deve ter queimado
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Amigo tem um rele atras do porta luvas que é o do a/c ja troquei o meu que estava com problema identico ao seu, ao troca-lo ficou show! fiz um passo a passo com fotos:
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Se quiser mais detalhes dos reles então la vai:
CAPITULO 39
APLICATIVO GM
Rochester
Multec EMS
Corsa Sedan 1.6 MPFI
Corsa 1.0/1.6 MPFI
Esquema Elétrico
Como funciona o Sistema
1- Como funciona o circuito elétrico do AC desligado?
Como Funciona
1 – Funcionamento em condições normais do motor o sinal de temperatura sentido pelo Sensor de Liquido de Arrefecimento é enviado a UC pino B12 para o comando dos Eletroventiladores de Arrefecimento.
2 – Ao Chavear massa para o pino A4 é acionado a Relê Eletroventilador 1 ligando o Eletroventilador 2 de arrefecimento em série com o Eletroventilador 2 Arrefecimento através do Relê Reversível 1 e 2 ou ambos na baixa velocidade.
3 - Se necessário, outro sinal de massa é chaveado ao pino A5 acionando os Relês Eletroventilador Reversível e 2 acionando o Eletroventilador 1 Arrefecimento em paralelo com o Eletroventilador 2 Arrefecimento ou ambos na alta velocidade.
02 - Como Funciona o Circuito Elétrico do AC Ligado?
Como Funciona
1- Para ligar o ar condicionado, o usuário pressiona o Interruptor ar condicionado (on/off). Estando o evaporador descongelado, arma-se o Relê e são enviados 12V para o Pressostato Duplo Contato "verifica limites de pressão alta e baixa para a garantia de funcionamento do sistema"
2- Se ambos os contatos estiverem fechados são enviados 12V para Relê de plena carga , pino D5 da UC, Bobina do Relê Duplo eletroventilador Arrefecimento, ao energizar, são acionados o Eletroventilador caixa de ar na baixa velocidade, através do Comutador de velocidade o Eletroventiladores de arrefecimento 1 e 2, em série ou baixa velocidade.
3 - Como é feito gerenciamento da UC sob o AC.
Como Funciona
1 - Ao receber o sinal de tensão pino D5, a UC reconhece a solicitação de Ar Condicionado, Corrige a rotação do motor e faz massa para a bobina do Relê de Plena carga pino A3, para que se ligue a Polia Eletroventilador do Compressor.
2 - A UC desliga o Compressor toda vez que for feita uma solicitação de potência como uma ultrapassagem ou outra solicitação.
3 – Funcionamento normal de funcionamento sempre que a pressão passar de um determinado nível o Interruptor de ciclagem faz massa para pino D1 UC para os Relês Eletroventilador "reversível" e 2 acionando a Eletroventilador (1) Arrefecimento em paralelo com o Eletroventilador (2) Arrefecimento ou ambos na alta velocidade. Conforme descrito anteriormente.
4 - Como testar o Relê Principal?
TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) ligado Fusível 20 30A ligado no +15 da chave de ignição.
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) ligado Fusível 15 ligado na linha +30 da bateria.
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-).
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê Positivo (+) Ligado no Relê do eletroventilador caixa de ar, Comutador de velocidade, Interruptor ar condicionado, Interruptor aquecimento e Relê duplo.
5 - Como testar o Relê do eletroventilador da caixa de ar?
TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado ao Comutador de Velocidades.
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) ligado no pino 87 do Relê Principal.
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) Ligado Eletroventilador da caixa de ar e Comutador de velocidades.
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-).
6 - Como testar o Relê do Eletroventilador 2?
TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) Ligado no pino 87A do Relê Reversível Eletroventilador (1) e (2), Eletroventilador 2 Arrefecimento.
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no Fusível 17 10A ligado ao +15 da chave de ignição.
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Negativo (-) ligado ao pino 85 do Relê reversível eletroventilador 1 e 2, Interruptor de Ciclagem
5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no Fusível 7 30A ligado a linha +30 da bateria.
7- Como testar o Relê Reversível Eletroventilador 1 e 2?
TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) ligado ao Fusível F17 10A ligado ao +15 da chave de ignição.
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87a do Relê é Negativo (-) Ligado no pino 87 do Relê Eletroventilador (2), Eletroventilador 2 Arrefecimento
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-) ligado ao pino 85 do Relê eletroventilador 2, Interruptor de Ciclagem.
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Negativo (-).
5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Negativo (-) ligado ao pino 87 do Relê eletroventilador .
8 - Como testar o Relê do Eletroventilador 1?
TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Negativo (-) Ligado no pino 30 do Relê Reversível Eletroventilador (1) e (2) e pino 87b do Relê Duplo.
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no Fusível 17 10A ligado ao +15 da chave de ignição.
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Negativo (-) ligado ao pino A do Relê Duplo e Eletroventilador 1 Arrefecimento.
5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-) Ligado ao pino A4 da UC.
9 - Como testar o Relê Duplo?
TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) ligado ao Pressostato Duplo Contato.
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87B do Relê é Positivo (+) Ligado no pino 87 do Relê Eletroventilador (1) e pino 30 do Relê reversível do eletroventilador 1 e 2.
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino A do Relê é Negativo (-) ligado ao pino 30 do Relê Eletroventilador 1 e Eletroventilador 1 Arrefecimento.
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-).
5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) ligado ao Relê principal.
6 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) ligado ao Comutador de Velocidades.
10 - Como testar o Relê de Plena carga?
TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-) Ligado no Pino A3 da UC.
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no Fusível 17 10A ligado ao +15 da chave de ignição.
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) ligado na Polia Eletromagnética Compressor.
5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) ligado ao Pressostato Duplo Contato.
Localização dos Relês de Plena Carga e Relê de Solicitação de AC.
Localização dos Relês de AC e Arefecimento
CAPITULO 39
APLICATIVO GM
Rochester
Multec EMS
Corsa Sedan 1.6 MPFI
Corsa 1.0/1.6 MPFI
Esquema Elétrico
Como funciona o Sistema
1- Como funciona o circuito elétrico do AC desligado?
Como Funciona
1 – Funcionamento em condições normais do motor o sinal de temperatura sentido pelo Sensor de Liquido de Arrefecimento é enviado a UC pino B12 para o comando dos Eletroventiladores de Arrefecimento.
2 – Ao Chavear massa para o pino A4 é acionado a Relê Eletroventilador 1 ligando o Eletroventilador 2 de arrefecimento em série com o Eletroventilador 2 Arrefecimento através do Relê Reversível 1 e 2 ou ambos na baixa velocidade.
3 - Se necessário, outro sinal de massa é chaveado ao pino A5 acionando os Relês Eletroventilador Reversível e 2 acionando o Eletroventilador 1 Arrefecimento em paralelo com o Eletroventilador 2 Arrefecimento ou ambos na alta velocidade.
02 - Como Funciona o Circuito Elétrico do AC Ligado?
Como Funciona
1- Para ligar o ar condicionado, o usuário pressiona o Interruptor ar condicionado (on/off). Estando o evaporador descongelado, arma-se o Relê e são enviados 12V para o Pressostato Duplo Contato "verifica limites de pressão alta e baixa para a garantia de funcionamento do sistema"
2- Se ambos os contatos estiverem fechados são enviados 12V para Relê de plena carga , pino D5 da UC, Bobina do Relê Duplo eletroventilador Arrefecimento, ao energizar, são acionados o Eletroventilador caixa de ar na baixa velocidade, através do Comutador de velocidade o Eletroventiladores de arrefecimento 1 e 2, em série ou baixa velocidade.
3 - Como é feito gerenciamento da UC sob o AC.
Como Funciona
1 - Ao receber o sinal de tensão pino D5, a UC reconhece a solicitação de Ar Condicionado, Corrige a rotação do motor e faz massa para a bobina do Relê de Plena carga pino A3, para que se ligue a Polia Eletroventilador do Compressor.
2 - A UC desliga o Compressor toda vez que for feita uma solicitação de potência como uma ultrapassagem ou outra solicitação.
3 – Funcionamento normal de funcionamento sempre que a pressão passar de um determinado nível o Interruptor de ciclagem faz massa para pino D1 UC para os Relês Eletroventilador "reversível" e 2 acionando a Eletroventilador (1) Arrefecimento em paralelo com o Eletroventilador (2) Arrefecimento ou ambos na alta velocidade. Conforme descrito anteriormente.
4 - Como testar o Relê Principal?
TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) ligado Fusível 20 30A ligado no +15 da chave de ignição.
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) ligado Fusível 15 ligado na linha +30 da bateria.
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-).
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê Positivo (+) Ligado no Relê do eletroventilador caixa de ar, Comutador de velocidade, Interruptor ar condicionado, Interruptor aquecimento e Relê duplo.
5 - Como testar o Relê do eletroventilador da caixa de ar?
TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado ao Comutador de Velocidades.
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) ligado no pino 87 do Relê Principal.
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) Ligado Eletroventilador da caixa de ar e Comutador de velocidades.
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-).
6 - Como testar o Relê do Eletroventilador 2?
TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) Ligado no pino 87A do Relê Reversível Eletroventilador (1) e (2), Eletroventilador 2 Arrefecimento.
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no Fusível 17 10A ligado ao +15 da chave de ignição.
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Negativo (-) ligado ao pino 85 do Relê reversível eletroventilador 1 e 2, Interruptor de Ciclagem
5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no Fusível 7 30A ligado a linha +30 da bateria.
7- Como testar o Relê Reversível Eletroventilador 1 e 2?
TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) ligado ao Fusível F17 10A ligado ao +15 da chave de ignição.
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87a do Relê é Negativo (-) Ligado no pino 87 do Relê Eletroventilador (2), Eletroventilador 2 Arrefecimento
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-) ligado ao pino 85 do Relê eletroventilador 2, Interruptor de Ciclagem.
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Negativo (-).
5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Negativo (-) ligado ao pino 87 do Relê eletroventilador .
8 - Como testar o Relê do Eletroventilador 1?
TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Negativo (-) Ligado no pino 30 do Relê Reversível Eletroventilador (1) e (2) e pino 87b do Relê Duplo.
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no Fusível 17 10A ligado ao +15 da chave de ignição.
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Negativo (-) ligado ao pino A do Relê Duplo e Eletroventilador 1 Arrefecimento.
5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-) Ligado ao pino A4 da UC.
9 - Como testar o Relê Duplo?
TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) ligado ao Pressostato Duplo Contato.
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87B do Relê é Positivo (+) Ligado no pino 87 do Relê Eletroventilador (1) e pino 30 do Relê reversível do eletroventilador 1 e 2.
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino A do Relê é Negativo (-) ligado ao pino 30 do Relê Eletroventilador 1 e Eletroventilador 1 Arrefecimento.
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-).
5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) ligado ao Relê principal.
6 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) ligado ao Comutador de Velocidades.
10 - Como testar o Relê de Plena carga?
TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-) Ligado no Pino A3 da UC.
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no Fusível 17 10A ligado ao +15 da chave de ignição.
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) ligado na Polia Eletromagnética Compressor.
5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) ligado ao Pressostato Duplo Contato.
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Tambem tem fotos demonstrando veja aqui:
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/ar/Cap39.htm
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/ar/Cap39.htm
- lioncblu
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Tunado, era disso q eu tava falando, hehehehe.
Obrigado, vou analizar e provável q só no FDS eu consiga executar. Obrigado e postarei resultados tão logo os tiver!
Obrigado, vou analizar e provável q só no FDS eu consiga executar. Obrigado e postarei resultados tão logo os tiver!
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Amigos,
tenho um tigra e estou com o mesmo problema de vcs o segundo estagio da ventoinha não aciona, removi o porta luvas pois pensei que fosse igual a do corsa gsi (com os 6 reles) quando me deparei com uma surpresa desagradavel só tem dois reles ao lado direito do porta luvas ( Cinza e Roxo)
por favor alguem sabe onde fica o rele do segundo estagio do Tigra estou desesperado rsrsrs abraço.
tenho um tigra e estou com o mesmo problema de vcs o segundo estagio da ventoinha não aciona, removi o porta luvas pois pensei que fosse igual a do corsa gsi (com os 6 reles) quando me deparei com uma surpresa desagradavel só tem dois reles ao lado direito do porta luvas ( Cinza e Roxo)
por favor alguem sabe onde fica o rele do segundo estagio do Tigra estou desesperado rsrsrs abraço.
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