[DÚVIDA] - Como melhorar um som comum?

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Avatar do usuário
RMN10
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Outubro 2011 09:52:31 PM
Localização: Itapeva - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RMN10 »

e apertei enviar sem querer ao digitar o tópico acima então aqui vai a parte II (não é double post, haha)

acredito que fiz bem, em vender os 6x9"...
afinal, já que irei cortar os graves dos falantes comuns, não compensa colocar falantes pequenos de 4" ou 5" apenas para médios e agudos nos locais originais do corsa?

Assim, tenho 1 subwoofer fazendo o papel 'grave' e os menores 'gritando', né? :roll:

A respeito do sub, estou quase comprando o Selenium 12" Flex 200W rms 4 Ohms, e gostaria de saber... caixa dutada ou selada? (visando um som de qualidade com graves longos e nítidos)

Abraços à todos, e agradeço pelas dicas e disposição!






um dia escutarei som no volume 4!
...


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

P qualidade entre essas duas vai de dutada com graves mais prolongados e menos seco
Só lembrando q existem outros tipo de caixa, de construção mais complexa recomendadas para um sistema de som voltado para qualidade como é o caso das Band Pass de 4.a e 6.a ordem, mais isso já é mesmo p quem ta querendo pirar um pouco mais e gastar mais tambem...kkk
Monta dutada q não vai se arrepender.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

as band pass sao o supra sumo, porem o minimo erro ja condena o projeto
mas sonho em montar uma pra mim :D, so sonho, nao to ligando muito pra carro atualmente....desde q peguei o golf, perdi bem o gosto por carros....

mas é isso ja pega casando as impedancias....
como a ideia é dar qualidade, um kit 2vias na frente e so o sub na mala, ja dao conta de um bom som....
vc vai ter voz e agudo bem perto de vc, e akele grave envolvente purinho vindo da mala...nao se preocupe com falantes atras agora....apesar q pra quem vai atras faz falta, porem a saida é colocar no lugar dos originais mesmo, falante no tampao nao é bom, a nao ser tampao projetado pra isso, isolando a parte traseira dos falantes, meio q direcionando os falantes pra dentro do carro....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
RMN10
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Outubro 2011 09:52:31 PM
Localização: Itapeva - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RMN10 »

RogerMansur escreveu:P qualidade entre essas duas vai de dutada com graves mais prolongados e menos seco
Só lembrando q existem outros tipo de caixa, de construção mais complexa recomendadas para um sistema de som voltado para qualidade como é o caso das Band Pass de 4.a e 6.a ordem, mais isso já é mesmo p quem ta querendo pirar um pouco mais e gastar mais tambem...kkk
Monta dutada q não vai se arrepender.
Hum... então RogerMansur uma caixa dutada permite maior qualidade de som, enquanto que as seladas são as 'batidões' de plantão?

Irei montá-la sim, desde que meu personal sound voltou de férias ele não tem mais sussego (também ele é praticamente meu vizinho...) vou lá agora mesmo ver se ele encomendou o módulo :: D

O que uma caixa de band pass tem de diferente?
SemControle escreveu:as band pass sao o supra sumo, porem o minimo erro ja condena o projeto
mas sonho em montar uma pra mim :D, so sonho, nao to ligando muito pra carro atualmente....desde q peguei o golf, perdi bem o gosto por carros....

mas é isso ja pega casando as impedancias....
como a ideia é dar qualidade, um kit 2vias na frente e so o sub na mala, ja dao conta de um bom som....
vc vai ter voz e agudo bem perto de vc, e akele grave envolvente purinho vindo da mala...nao se preocupe com falantes atras agora....apesar q pra quem vai atras faz falta, porem a saida é colocar no lugar dos originais mesmo, falante no tampao nao é bom, a nao ser tampao projetado pra isso, isolando a parte traseira dos falantes, meio q direcionando os falantes pra dentro do carro....
SemControle, muitas decepções com o Golf? sempre achei um carrão...

Voltando ao som, um kit 2 vias é nada menos que 1 par de falantes de 6" para médios e 1 tweeter 2" para agudos, junto de 1 'baguio' (é crossover?) não é mesmo?
mas, pensando bem, tenho 1 par de tweeters da Bomber, Piezo 80W rms, se eu trocasse somente o falante de 6" e adicionar um 'baguio' (é crossover né?) não ficaria filé?

na Selenium tem esse Two Way que eu 'babei'

Imagem

Cerca de R$ 220,00, salgado, mas também já paguei R$ 130,00 nos meus falantes da porta, e R$ 18,00 nos tweeters... ::?

Porinquanto... vou religar meus falantes traseiros originais, que estão lá esperando voltarem à ativa...

Abraços à todos,

futuramente estarei de 'mini' módulo Taramp's, o esfregarei na cara desses mané que usam Subwoofer sem módulo lá na faculdade, hahaha :bitchin:
...


rugliano
:: GL ::
Mensagens: 1601
Registrado em: Quinta-feira 15 2009f Outubro 2009 02:11:38 PM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por rugliano »

Bom dia amigo SemControle.

aproveitando e abusando um pouco da sua boa vontade gostaria que vc recomendasse um modulo stereo e outro mono, pois pretendo comprar estes dois itens primeiro.
Ou se vc achar melhor mas com preço bom um que tenha estas duas funções.

Obs tudo dentro daquele esquema de som com qualidade.

um abraço.


Avatar do usuário
RMN10
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Outubro 2011 09:52:31 PM
Localização: Itapeva - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RMN10 »

O que é isso? :o

Imagem

realmente deve ser um projeto BEM complexo...

Aliás, quais falantes vem na traseira do corsa B Hatch? eu espiei lá e vi que são triaxiais e cromadinhos... ::?
Nem imaginava, para mim eram aqueles pretinhos axiais horrorozos!

Já tirei tampão furado, voltando para o original que tem as cordinhas! :wink:
Depois posto fotos deste 'lento' UP...

Abraços!
...


Eduardo Lirani
:: Moderador ::
Mensagens: 4109
Registrado em: Segunda-feira 26 2010f Julho 2010 11:55:28 AM
Localização: Franco da Rocha - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Eduardo Lirani »

Show de bola cara, projetinho vai ficar TOP!

Sobre os falantes traseiros manda no local original mesmo. Não vejo necessidade para se furar tampão, uma vez que já tem local para se colocar o falante.

Sobre o módulo você está mandando super bem! Agora só comprar o sub e monta-lo na caixa! 8)

Essa caixa ai, é uma Band Pass da JBL. É uma caixa de "passa banda" onde a contrução dela é algo muito complexo, afinal qualquer erro nas medidas, por menor que sejam comprometem todo o projeto. Essas caixas proporcionam os melhores resultados em relação a qualidade sonora.

Abraços,


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

rugliano escreveu:Bom dia amigo SemControle.

aproveitando e abusando um pouco da sua boa vontade gostaria que vc recomendasse um modulo stereo e outro mono, pois pretendo comprar estes dois itens primeiro.
Ou se vc achar melhor mas com preço bom um que tenha estas duas funções.

Obs tudo dentro daquele esquema de som com qualidade.

um abraço.
o mais indicado realmente é ir atras de tudo junto pra poder casar as impedancias...e as economias
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

RMN10, tendo os tweeters vc pode investir apenas nos mids, pra formar seu kit 2 vias, conforme a qualidade do crossover, o preco vai subindo tmb...
o bom q essa foto da band pass da a impressao de ser pequena, deve ser so impressao, pq essas caixas sao enormes....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
RMN10
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Outubro 2011 09:52:31 PM
Localização: Itapeva - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RMN10 »

Eduardo Lirani escreveu:Show de bola cara, projetinho vai ficar TOP!

Sobre os falantes traseiros manda no local original mesmo. Não vejo necessidade para se furar tampão, uma vez que já tem local para se colocar o falante.

Sobre o módulo você está mandando super bem! Agora só comprar o sub e monta-lo na caixa! 8)

Essa caixa ai, é uma Band Pass da JBL. É uma caixa de "passa banda" onde a contrução dela é algo muito complexo, afinal qualquer erro nas medidas, por menor que sejam comprometem todo o projeto. Essas caixas proporcionam os melhores resultados em relação a qualidade sonora.

Abraços,
Então Eduardo, como vendi meus 6x9" guardei o tampão furado e coloquei novamente o original (sem furos) e percebi que já sumiu um barulho traseiro que vinha me incomodando à tempos!

Depois, resolvi ligar novamente os falantes originais traseiros, mas antes tinha que limpar lá atrás, onde eles ficam, pois nem dava para vê-los direito de tanta sujeira na gradinha...

Eis que me surpreendi... segue as fotos:

Sem os 'baguio' lá (tirei a espuma, lavei com água e recoloquei a espuma)
Imagem

e encontrei isso...
Imagem

Imagem

Imagem

uma belezinha não? Triaxial, 4" da marca 'Century' :o
alguém conhece? eu nunca tinha visto...

os limpei e instalei, tocaram bem, e logo coloquei um capacitor de 100/100
uma questão para todos... o capacitor para se cortar graves e deixar somente médio e agudo é o 100/100 mesmo?
SemControle escreveu:RMN10, tendo os tweeters vc pode investir apenas nos mids, pra formar seu kit 2 vias, conforme a qualidade do crossover, o preco vai subindo tmb...
o bom q essa foto da band pass da a impressao de ser pequena, deve ser so impressao, pq essas caixas sao enormes....
Excelente opção SemControle, irei fazer isto após o Subwoofer...
Comprei uma caixa dutada já, para falante de 12" com 2 dutos, é semi-nova mas está perfeita, apenas a capa que está descolando nas pontas, mas depois colo,

A respeito da band pass com certeza é enorme, o Sub deve ser no mínimo de 12"

O que acha dos capacitores de 100/100?

Abraços à todos!
...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”