[DÚVIDA] - Motor fazendo tec tec (Comando)

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
claudiocassio
:: Super ::
Mensagens: 91
Registrado em: Terça-feira 20 2011f Dezembro 2011 10:44:56 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Motor fazendo tec tec (Comando)

Mensagem por claudiocassio »

Olá galera, comprei recentimente meu corsa, carro de mulher, e a 6 meses atras, ela trocou o eixo comando e os balancins, mas ao deixar ele numa rotação, fica fazendo tec tec, e meu mecanico disse q é tucho... Tucho é os balancins?? eu gostaria de saber, sobre a lubrificação, onde verificar, se ta ocorrendo alguma obstrução de passagem de oléo, pois se voltou, so pode ser lubrificação, ele disse q so uma valvula q faz esse barulho, amanha vou abrir ele, e tirar fotos, botar aki, pra voces me ajudarem, pois eu n acredito que o eixo ta ruim, ja que a 6 meses atras tudo foi trocado. Já que vou abrir amanha, minha duvida tbm é como ver se precisa retificar?

Pelo que vi, esse é um problema comum nos corsas, mas gostaria de resolve-lo, sem ter q trocar milhoes de peças e depois de pouco tempo, voltar tudo novamente, gostaria de dicas, pra resolver o problema na raiz, quais motivos leva um sistema novo, e começar o tec tec


claudiocassio
:: Super ::
Mensagens: 91
Registrado em: Terça-feira 20 2011f Dezembro 2011 10:44:56 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por claudiocassio »

As fotos nao ficaram boas, fiz um video, mas tbm nao ficou legal, mas pelo que eu vi, o eixo comando, nao aparenta ta detonado nao, percebo um minimo desgaste, que parece normal. Eu posso funcionar com a tampa toda aberta, pra ver como ta a lubrificação?

Vi tbm pessoas falando da regulagem da valvula, que pode ocasionar o tec tec, como se faz essa regulagem??

Lembrando que o barulho aki, so acontece quando eu to na rua, e deixo o carro fixo a uma certa aceleração, não é em todas as rotações que o barulho aparece.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Balancim e tuchos não são a mesma coisa.
Este barulho comentado é típico dos motores GM e se foi feita uma manutenção a ponto de trocar o eixo de comando, deveria ter aproveitado para fazer uma retífica completa e trocar os tuchos do cabeçote como manutenção preventiva. Mas são poucos que se preocupam com isso!

Se o barulho não for constante, não se preocupe que pode trabalhar muito tempo assim.
Mas se o barulho não some, e permanece mesmo após o carro frio, seria prudente levar ao mecânico para realizar a substituição do jogo de tuchos, antes que trave o cabeçote, ou se desgaste prematuramente por falta de lubrificação.

[]´s
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem


claudiocassio
:: Super ::
Mensagens: 91
Registrado em: Terça-feira 20 2011f Dezembro 2011 10:44:56 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por claudiocassio »

Pelo que vi agora, a lubrificação esta ok. E agora eu axo que não é nos tuchos o barulho, esse sintoma é proveniente de outro problema que nao seja tucho? pra eu poder verificar..


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pra 6 meses ta bem marcado ja o comando
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


claudiocassio
:: Super ::
Mensagens: 91
Registrado em: Terça-feira 20 2011f Dezembro 2011 10:44:56 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por claudiocassio »

Entao, se a lubrificação ta ok, o carro so roda mesmo dentro da cidade, tem 6 meses q trocou o oléo, eu acredito que não deveria ta assim o comando... E quais problemas pode levar o comando a ficar assim em pouco tempo, ja que os balancins foram trocado junto com o comando??

Eu posso trocar so os tuchos??


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

justamente a lubrificacao, isso é sinal de atrito, falta de lubrificacao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Pra saber se a lubrificação está ok tem que colocar o manometro e testar a pressão do óleo com motor frio até quando ele ficar quente.

No olho não dá pra saber.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mesmo assim, o manometro é colocado geralmente no lugar do sensor de pressao do oleo...se a luz do oleo nao acende, a pressao no sensor ainda esta de acordo, colocar o manometro so vai ver exatamente como esta....agora as galerias entupidas dificultarem a subida do oleo, nao vai aparecer no manometro....
o manometro pega facil uma bomba de oleo problematica, um pescador entupido, oleo q virou agua, essas coisas....

é um veneno messes motores FI as trocas de oleo incorretamente gerar esses tipos de problemas, a qualidade dos nossos combustiveis causarem as borras, e tantos outros problemas com o simples oleo q se poe la qq um e esta tudo certo.....
como ja é comum problema de lubrificacao, e essas marcas no comando, eu ficaria preocupado, na foto na da pra ver se estao apenas marcados, ou se tem alguns riscos ja....se tiver risco, é melhor usar seu carro apenas pra ir deixar na oficina......

nao é o caso ali, mas se estivesse totalmente entupida a passagem de oleo pro cabecote, a pressao no manometro estaria acima do normal......e ai entra tmb o tipo de oleo usado, conforme a viscosidade a pressao muda
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Kssincorsas
:: Piquet ::
Mensagens: 376
Registrado em: Terça-feira 08 2011f Novembro 2011 03:48:13 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Kssincorsas »

Cara meu corsa B tem esse mesmo problema quando esquenta, ainda mais pra um carro com seus quase 200.000km rodados. A pouco tempo levei na oficina e o mecânico disse que eram os tuchos, ele fez uma limpeza nas galerias e regulou as valvulas e troquei o óleo por 20w50, diminuiu muito pouco o barulho e segundo ele se não parasse totalmente teria que trocar o cabeçote, mas optei por esperar mais um pouco e trocar por um motor 1.6.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”