[DÚVIDA] - Motor travou e destravou. Por que?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Poutz! Que pena... era água do arrefecimento mesmo. Lamento.

Dá uma boa pesquisada nas peças, conversa sobre a possibilidade de comprar peças fora, pra ver se ao menos baixa um pouco os custos. Mas é isso aí mesmo, quando o caso é sério vai uma nota. De qualquer forma pode ser menos pior e acabar saindo mais em conta, vai depender de como estiver por dentro.

Pra não ter dor de cabeça é melhor fazer o que tem de ser feito mesmo. Sempre pergunte sobre garantia, tanto de peças quanto do serviço. É importante pra evitar dor de cabeça.


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Então a retífica falou de 3 meses ou 10.000 km. Achei um período muito baixo, parecem que estão em cima do muro!!!!
Mas não sei o que oferecem no mercado, vcs tem noção?
Boa idéia na compra das peças a parte, o problema é tempo para isso, to pensando de parar na Accioly e Altese para pesquisar preços. Segunda eles ficaram de passar o preço da brinacdeira mais no detail. Ou melhor falaram que a conta fecha na real quando terminam a montagem final do motor.
Acho que amanhã eles começam a desmontar. Vou ver se dou uma escapada do serviço para ver o estado do motor, até porque quero ver se tive benefícios usando óleo 10w40 helix, militec e etc.
Além do uso de álcool como combustível na conversão, ver o estado das cabeças de pistão, sede de válvulas e etc.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tudo isso por obrigacao tem q ser visto na retifica
meu maior medo nessa travada era uma biela quebrar, mas pode ter empenado

vai ter q esperar a lista de pecas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Vamos a lista de peças e serviços ao fazer o motor: Corsa 1.6 8V

Biela - Retífica R$ 80,00
Eixo - Retífica R$ 120,00
Bloco - Retífica R$ 120,00
Bloco - Mandrilhar mancais R$ 110,00
Cabeçote - Geral R$ 120,00
Cabeçote - Adaptar sede x4 R$ 60,00
Cabeçote - Plainar face R$ 60,00
Cilindro - Montar motor linha R$ 480,00
Cilindro - Montar pistões R$ 35,00
Cilindro - Renovação/instalação R$ 280,00
Cilindro - Lavagem química R$ 95,00

TOTAL SERVIÇOS EXECUTADOS: R$ 1.560,00

Jg pistões e pino, anéis R$ 555,00
Jg de anéis,jg de bronzinas fixas,jg de bronzinas móveis,buchas bielas R$ 162,00
Jg válvulas de descarga R$ 58,00
Jg válvulas de admissão R$ 49,00
Jg juntas completo R$ 160,00
Retetntores dianteiros comando R$ 19,00
Retentores traseiros flange R$ 22,00
Jg velas NGK R$ 40,00
Adesivo para junta R$ 23,00
Bomba de óleo R$ 155,00
Kit correia dentada + esticador R$ 147,00
Filtro de óleo R$ 12,00
08 guia de válvulas R$ 56,00
04 litros de óleo - não cobraram!!!
kit ved comando -selos R$ 35,00
01 válvula de alívio bomba de óleo R$ 13,00
01 tubo fluxo de água R$ 12,00
01 gargalo da bomba R$ 8,00
01 aditivo radiador R$ 24,00
01 bomba d'água R$ 135,00
01 válvula termostática R$ 57,00
01 cebola de óleo R$ 16,00
08 balancins R$ 130,00
01 reservatório do líquido de arrefecimento R$ 26,00
01 filtro de ar R$ 10,00

TOTAL DE PEÇAS UTILIZADAS: R$ 1.924,00

TOTAL GERAL PEÇAS E SERVIÇOS: R$ 3.484,00

Essa foi a facada!

Agora estou amaciando o motor. Entre 800 a 1000 km apareço lá na retífica para trocar óleo e filtro.
Me disseram para levar o óleo de minha escolha pois a partir de então volto a trocar a cada 7.500 km como de meu hábito. Mas por minha escolha vou mandar um óleo mais simples 20W40 mineral e trocar depois de 1500 km. Para a partir de então mandar o shell helix HX7 10W40 + militec e trocar a cada 7.500 km.

Amaciamento: a retífica só me orientou a não rodar em velocidade constante. Pediram para oscilar bastante o giro mas sem neuras.

O que vocês me sugerem no amaciamento? Já li que seria bom pisar firme em determinadas situações e deixar o giro cair tirando o pé. Colocar carga nessas puxadas, tipo ligar ar condicionado, pegar pequenos aclives e pisar e tirar o pé e etc


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Pelo menos ficou novo o motor.

O manual do carro fala pra não manter a velocidade constante muito baixa nem muito alta.

Evite altas rotações nos primeiros 1000km... se quiser garantir 5000km... pros anéis novos marcarem as paredes e não saírem de posição quando exigidos. E as peças se assentarem adequadamente. Não tem essa de forçar pra soltar. Motor bom é motor com compressão e sem vazamentos. E isso não tem nada com forçar pra subir as rotações.

Esse lance de trocar o óleo com 7.500 km... cara... 5.000 km ou 6 meses. Não tem o que fazer. O combustível contamina o óleo, não tem jeito. 7.500 km é rodar 2.500 km a mais com óleo ruim. Andou 1000 km e passou 6 meses? Troca, fazem 6 meses que quimicamente esse óleo foi contaminado e quanto mais o tempo passa pior ele fica. No Brasil nem óleo sintético de 50 conto o litro dá pra usar tanto tempo. Veja também o caso dos novos VW (1 ano atrás), o que deu? Recall por desgaste prematuro devido a falha de lubrificação. A culpa era do óleo, segundo a VW, mas quem trocava a cada 5000 km não teve o problema.

Outra coisa... vai ficar no etanol ou gasolina? Que pistões colocou? O que o mecânico disse? Se o motor foi refeito pra gasolina abraça e pronto. Caso contrário ele deveria ter sido montado pra etanol já que foi retificado.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Outra coisa... descobre lá porque as peças foram trocadas... os pistões por exemplo. Pode ter sido o ponto devido ao chip por exemplo. Um motor bem cuidado dura mais de 250.000 km. Se durou menos alguma coisa ou coisas abreviaram isso.


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Então awaked, qndo fui acompanhar a evolução do serviço, me levaram no torneiro para mostrar em que etapa estavam as peças e o cara me questionou se queria colocar uma taxinha a mais. Falei pra ele deixar quieto. Que ele fizesse da maneira padrão na gasolina mesmo.
Vou continuar a rodar no álcool , mas do jeito que estava no chip remapeado.
Eu pedi para ver os pistões e estavam em bom estado porém pedi para trocar, inclusive a retífica também sugeriu trocar.
Está tudo original a gasolina, porém estou rodando no álcool com chip remapeado espetado na central.
Até o momento está tudo normal e já percebo diferença pelo vigor nos torques na cidade. Ainda não peguei rodovia e estou evitando na medida do possível. Valeu pelas orientações de óleo. Venho usando semi-sintético 10W40 a cada 7500 km ou 6 meses Vale a reflexão quanto a contaminação e vou reavaliar esse período de km.
Eu peguei o veículo usado num leilão da petrobrás. Tava inteiro de lata, motor,mas é aquilo a gente não sabe como foi a tocada das pessoas que pegavam no carro, por mais que avaliei não dava para ter uma visão profunda. Rodei bastante após pegá-lo então acho que valeu. Abs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Entendi.

Mas só uma coisa, acho que não foi a melhor escolha manter o motor pra gasolina e usar etanol. Esse ganho no torque viria de qualquer forma pelo motor ter sido refeito e portanto restaurada a potência/compressão. Pra melhor o efeito era melhor ter feito ele pra etanol mesmo e trabalhado novamente o chip. Iria ficar mais esperto e mais econômico. Mas bora lá, se fica a seu contento.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

depende do oleo q esta, nao recomendo de forma alguma a troca da base, ainda mais qvc ta querendo na proxima por um mineral pra depois usar o outro semi sintetico, mas veja com o pessooal da oficina o q acham sobre isso
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

O que pensei foi a possibilidade de voltar a gasolina a qualquer momento, o que seria complicado no caso de ter um motor taxado. Qnto a dirigibilidade e economia , como disse, no chip preparado pelo Jr overspeed remapeado no álcool para motor original gasosa, está show. Durabilidade do conjunto motor diante dessas mexidas, não tive como ter um parâmetro peguei o carro usado então a tocada e manutenções dos antigos pilotos do carango não tenho como referenciar. Só sei que rodei bem com ele após ter o pego. E outra, fiz desse meu corsa um pouco de laboratório (sem estrepulias claro). Só não pretendo turbinar.

Quanto ao óleo, o pessoal da retífica me orientou a trocar entre 800-1000km após retífica. Colocaram um mineral 20W50 pois é mais em conta pra rodar nessa baixíssima km efetuando uma limpeza das limalhas que se soltarão nesse período. Após essa troca me orientaram a usar o óleo de minha escolha no período que vinha utilizando. Ou seja, trocaria de base nessa troca para semi-sintética viscosidade 10W40 com um militec ainda.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”