Hoje, ao lavar o carro, abri a tampa do motor e percebi um pequeno vazamento de óleo:
Esta foto para uma melhor referência do local.
Aqui mostra as mangueiras que parecem estar úmidas de óleo:
E aqui onde se concentrou o vazamento:
Imagino não ser algo muito grave, mas em se tratando de óleo, pelas dicas dos tópicos aqui do clube, merece atenção.
Seria vazamento na mangueira que está causando isso?
É normal as mangueiras estarem úmidas?
Poderia ser um indicativo de algo mais grave?
Gostaria da opinião dos colegas, antes de procurar um mecânico, pois como não entendo nada, o que ele me falar eu acreditarei.
[DÚVIDA] - Vazamento de óleo em cima do motor. Q fazer?
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Vamos esperar alguém mais experiente nesse motor.
Isso aí me parecem as mangueiras de respiro do óleo. Aquele ar quente do cárter sobe e direcionado pra ser queimado junto na combustão dos cilindros. Aparentemente as manchas são resultados desse vapor de óleo. Aquele óleo concentrado na sua terceira foto pode ser da mangueira sim, não dá pra ter certeza pela foto, mas pode perfeitamente ser ali no canto debaixo onde o vapor sai em maior volume lambuzando tudo.
Eu, por ser pouca coisa, levava o carro pra verificar o aperto dos parafusos da tampa de válvulas com torquímetro, pra garantir. E mandaria limpar o respiro de óleo. Dava uma girada na mangueira mais fina (pra ver se muda a posição desse vapor de óleo e suja outro lugar). Limpava bem e manteria sob observação.
Isso aí me parecem as mangueiras de respiro do óleo. Aquele ar quente do cárter sobe e direcionado pra ser queimado junto na combustão dos cilindros. Aparentemente as manchas são resultados desse vapor de óleo. Aquele óleo concentrado na sua terceira foto pode ser da mangueira sim, não dá pra ter certeza pela foto, mas pode perfeitamente ser ali no canto debaixo onde o vapor sai em maior volume lambuzando tudo.
Eu, por ser pouca coisa, levava o carro pra verificar o aperto dos parafusos da tampa de válvulas com torquímetro, pra garantir. E mandaria limpar o respiro de óleo. Dava uma girada na mangueira mais fina (pra ver se muda a posição desse vapor de óleo e suja outro lugar). Limpava bem e manteria sob observação.
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Não sei se é o que parece, mas na mangueira maior, na direção da lingueta da braçadeira, parece ser uma rachadura na ponta da mangueira (na segunda foto tá mais visível).
Pela tampa dos tuchos teu carro deve ser ano 99, 98, por aí, e dependendo de quando você fez a última troca da mangueira ela já deve estar ressecada, deixando essa umidade de óleo.
São mangueiras baratas e você mesmo pode fazer a troca em casa, com paciêncdia e gastar só o do material. Seria bom também colocar novas braçadeiras pra ficar tudo zero.
Caso sejam rachaduras mesmo só a troca resolve, mas fica 100% depois.
Pela tampa dos tuchos teu carro deve ser ano 99, 98, por aí, e dependendo de quando você fez a última troca da mangueira ela já deve estar ressecada, deixando essa umidade de óleo.
São mangueiras baratas e você mesmo pode fazer a troca em casa, com paciêncdia e gastar só o do material. Seria bom também colocar novas braçadeiras pra ficar tudo zero.
Caso sejam rachaduras mesmo só a troca resolve, mas fica 100% depois.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
- scheifer
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@awaked e @lulaf:
Primeiro obrigado por responderem.
O Corsa é 96, mpfi.
Vou dar uma verificada com calma nas mangueiras, pode ser que elas sejam velhas, faz apenas 6 meses que estou com o carro e não sei quando foi a última troca.
Darei uma olhada e retornarei.
Primeiro obrigado por responderem.
O Corsa é 96, mpfi.
Vou dar uma verificada com calma nas mangueiras, pode ser que elas sejam velhas, faz apenas 6 meses que estou com o carro e não sei quando foi a última troca.
Darei uma olhada e retornarei.
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a mangueira ta partida sim.....na primeira foto da pra notar, mas nao parece ir alem da abracadeira.....
o certo é passar apenas vapores q seriam enviados as camaras de combustao e queimados...
é sinal q ta passando muito vapor, ou as entradas do TBI entupidas e ou até vazando o vapor ali e melejando tudo mesmo....
o certo é passar apenas vapores q seriam enviados as camaras de combustao e queimados...
é sinal q ta passando muito vapor, ou as entradas do TBI entupidas e ou até vazando o vapor ali e melejando tudo mesmo....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Eu nem tinha reparado a mangueira maior rachada... hehehe... me concentrei na mais fina ali onde acumulou perto da junta da tampa.
Pode ser as 2 ressecadas mesmo.
Pode ser as 2 ressecadas mesmo.
- scheifer
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Dando um retorno ao tópico, agradeço a ajuda dos colegas.
Como não notei nenhum comportamento anormal do motor, fiz apenas a troca das mangueiras e uma limpeza no local e irei verificar diariamente pra ver se não aparecem mais vazamentos, mas aparentemente eram apenas as mangueiras, que estavam ressecadas.
Como não notei nenhum comportamento anormal do motor, fiz apenas a troca das mangueiras e uma limpeza no local e irei verificar diariamente pra ver se não aparecem mais vazamentos, mas aparentemente eram apenas as mangueiras, que estavam ressecadas.
- scheifer
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Atualizando:
Agora sim notei algum sintoma, ontem ao voltar pra casa, eis que me chama a atenção que por algumas vezes a rotação baixava e dava algumas piscadas na luz do óleo, e quando olho para o painel, a temperatura um pouco acima de 100º.
O motor esquentou e eu gelei :o .
Como eu estava próximo de casa, e não tinha que enfrentar nenhuma subida, continuei. Encostei na garagem e fiquei "encucado", resolvi verificar a água do radiador e o reservatório estava sequinho, apenas com um "barro" no fundo.
Será que danificou algo?
As piscada na luz do óleo, pode ser algum problema mais sério?
Geralmente, parado no sinal, quando a ventuinha armava a rotação caia e a luz do óleo acendia, mas não notei se era a ventuinha que estava ligando ou não. O que notei é que ela acendia quando pisava na embreagem pra engatar a 1ª ou pra reduzir, na esquina.
Agora sim notei algum sintoma, ontem ao voltar pra casa, eis que me chama a atenção que por algumas vezes a rotação baixava e dava algumas piscadas na luz do óleo, e quando olho para o painel, a temperatura um pouco acima de 100º.
O motor esquentou e eu gelei :o .
Como eu estava próximo de casa, e não tinha que enfrentar nenhuma subida, continuei. Encostei na garagem e fiquei "encucado", resolvi verificar a água do radiador e o reservatório estava sequinho, apenas com um "barro" no fundo.
Será que danificou algo?
As piscada na luz do óleo, pode ser algum problema mais sério?
Geralmente, parado no sinal, quando a ventuinha armava a rotação caia e a luz do óleo acendia, mas não notei se era a ventuinha que estava ligando ou não. O que notei é que ela acendia quando pisava na embreagem pra engatar a 1ª ou pra reduzir, na esquina.
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O que tinha no fundo do reservatório não é barro. É ferrugem das galerias e componentes metálicos do motor. Não entra sujeira no sistema, pois ele é fechado e pressurizado.
Provavelmente a luz acendia em decorrência da baixa rotação. Se for só isso seria normal.
O lance é porque a rotação caiu? Seria a injeção quase cortando pra evitar danos pelo super aquecimento? Acredito que sim. Mas não sei se é exatamente isso.
Tem que descobrir por onde vaza essa água. Se vai pra fora... ou se vai pra dentro do bloco. Serviço para um mecânico. Até porque precisa injetar pressão no sistema com uma bombinha pra achar o vazamento caso ele não seja aparente.
Veja se tem água no óleo. Se está normal. Veja a vareta e a tampa de abastecimento de óleo. Procure por gotículas de água ou um mel. Se não tem nada disso e tiver tudo certo indica que está vazando pra fora mesmo.
Provavelmente a luz acendia em decorrência da baixa rotação. Se for só isso seria normal.
O lance é porque a rotação caiu? Seria a injeção quase cortando pra evitar danos pelo super aquecimento? Acredito que sim. Mas não sei se é exatamente isso.
Tem que descobrir por onde vaza essa água. Se vai pra fora... ou se vai pra dentro do bloco. Serviço para um mecânico. Até porque precisa injetar pressão no sistema com uma bombinha pra achar o vazamento caso ele não seja aparente.
Veja se tem água no óleo. Se está normal. Veja a vareta e a tampa de abastecimento de óleo. Procure por gotículas de água ou um mel. Se não tem nada disso e tiver tudo certo indica que está vazando pra fora mesmo.
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[quote="awaked"]O que tinha no fundo do reservatório não é barro. É ferrugem das galerias e componentes metálicos do motor. Não entra sujeira no sistema, pois ele é fechado e pressurizado.
Provavelmente a luz acendia em decorrência da baixa rotação. Se for só isso seria normal.
O lance é porque a rotação caiu? Seria a injeção quase cortando pra evitar danos pelo super aquecimento? Acredito que sim. Mas não sei se é exatamente isso.
Tem que descobrir por onde vaza essa água. Se vai pra fora... ou se vai pra dentro do bloco. Serviço para um mecânico. Até porque precisa injetar pressão no sistema com uma bombinha pra achar o vazamento caso ele não seja aparente.
Veja se tem água no óleo. Se está normal. Veja a vareta e a tampa de abastecimento de óleo. Procure por gotículas de água ou um mel. Se não tem nada disso e tiver tudo certo indica que está vazando pra fora mesmo.[/quote]
Dei uma verificada, faz quase 24 horas que está desligado, portanto bem frio.
Na tampa do óleo, por dentro, algo como se fosse uma areia, bem fininha, que se dissolve ao esfregar nos dedos, mas com a mesma coloração, seria esse o mel?
Na vareta, não notei essa "areia", ao esfregar nos dedos, pareceu bem "puro" ou "suave" (não sei como explicar).
Não percebi nenhuma gotícula de água.
Realmente, o lance de acender a luz do óleo, apenas quando estava na lenta ou em baixa rotação.
Provavelmente a luz acendia em decorrência da baixa rotação. Se for só isso seria normal.
O lance é porque a rotação caiu? Seria a injeção quase cortando pra evitar danos pelo super aquecimento? Acredito que sim. Mas não sei se é exatamente isso.
Tem que descobrir por onde vaza essa água. Se vai pra fora... ou se vai pra dentro do bloco. Serviço para um mecânico. Até porque precisa injetar pressão no sistema com uma bombinha pra achar o vazamento caso ele não seja aparente.
Veja se tem água no óleo. Se está normal. Veja a vareta e a tampa de abastecimento de óleo. Procure por gotículas de água ou um mel. Se não tem nada disso e tiver tudo certo indica que está vazando pra fora mesmo.[/quote]
Dei uma verificada, faz quase 24 horas que está desligado, portanto bem frio.
Na tampa do óleo, por dentro, algo como se fosse uma areia, bem fininha, que se dissolve ao esfregar nos dedos, mas com a mesma coloração, seria esse o mel?
Na vareta, não notei essa "areia", ao esfregar nos dedos, pareceu bem "puro" ou "suave" (não sei como explicar).
Não percebi nenhuma gotícula de água.
Realmente, o lance de acender a luz do óleo, apenas quando estava na lenta ou em baixa rotação.
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