[OPINIÃO] - Swap de 1.0 EFI para 1.6 MPFI Turbo

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
Gus®
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
[OPINIÃO] - Swap de 1.0 EFI para 1.6 MPFI Turbo

Mensagem por Gus® »

Fala pessoal...to meio sumido, mas surgi com novas. :)

Há 3 anos atras nessa mesma época eu tava criando um tópico na idéia de turbinar meu 1.0 EFi. A galera aqui ajudou muito, segui no projeto e durou quase 3 anos o bichinho turbo e tendo rodado quase 60 mil Km. desde então !!

Agora derreteu um pistão e danificou um pouco o cabeçote...com isso, acho que encerra-se essa fase do 1.0 turbo, quero fazer algo melhor, com mais precisão no acerto e logicamente melhor desempenho.

1- To pensendo em comprar um motor novo 1.6 8v, que vem completo. Só achei na Crestana, alguém tem alguma dica de sites que venda motores novos completos por bom preço??

2- O que devo prestar atenção na hora de acertar o conjunto que será: 1.6 8v original + turbina T2 pequena + admissão original 4 bicos (qual vazão devo por??) + central programavel Megasquirt MS1Racing + cambio do 1.0 EFI

Sei que tem muitos 1.6 GM turbo por ai, por isso queria saber da galera q ja teve esse motor mexido, se tem alguma dica, se tem algum "pulo do gato" em algo que deva ser modificado pra ficar tudo redondinho, troca de sensores, melhor acerto de injeção etc ?? Fica bom o 1.6 com cambio 1.0 e turbina pequena ??? Posso manter só a bomba de Astra Flex ?? Devo andar com 0.8 bar no maximo, numa turbina T2

A intenção é um carro rapido, mas nada muito forte a ponto de gerar quebras.

VLW pessoal!!

wevertonvb
:: ST ::

Mensagem por wevertonvb »

Vc mesmo que vai instalar a MegaSquirt Racing 1? Estou instalando a mesma no meu Opala 6cc, dps podemos trocar umas figurinhas. Mas ainda não começei a instalaçâo, estou refazendo toda fiação elétrica do carro primeiro. Mas a Mega já está na mãos há uns dois meses. No futuro o Opala vai ser turbo tb. E na minha picape vou instalar a Megasquirt Racing 2.

Bom, quanto ao seu carro:

01) Esta turbina T2 está totalmente fora do correto para esse novo motor. Procure por uma GT25, ou k16, ou algo parecido, tem muitos exemplos por aqui. Se usar a T2, a turbina vai trabalhar em overspeed direto, vai perder a turbina logo. Além disso, ela vai gerar muita contrapressão no motor, que vai gerar alta temperatura na camara de combustão e vai acabar danificando o motor de alguma maneira (de várias possíveis que a T2 que vai causar).

02) Tem que usar uma bomba melhor ai, a do Astra sozinho vai ter perda de pressão na linha. Pense em outra opção como as do GTI, ou aquelas da Dinamica.

03)Vai usar só 4 bicos mesmo ou vai usar suplementar? Se for usar suplementar, vai fazer com 1 só ou outra bancada com mais 4? Tem que definir a quantidade de bicos primeiro para dps definir a vazão. Vai usar modo de injeção banco-a-banco né?

04) Com relação a câmbio, esse é muito curto para turbo, mas já vi gente usando o mesmo que vc pretende, mas vai ter muita perda por destracionamento. E o câmbio não deve durar muito.

Abs.
Gus® escreveu:Fala pessoal...to meio sumido, mas surgi com novas. :)

Há 3 anos atras nessa mesma época eu tava criando um tópico na idéia de turbinar meu 1.0 EFi. A galera aqui ajudou muito, segui no projeto e durou quase 3 anos o bichinho turbo e tendo rodado quase 60 mil Km. desde então !!

Agora derreteu um pistão e danificou um pouco o cabeçote...com isso, acho que encerra-se essa fase do 1.0 turbo, quero fazer algo melhor, com mais precisão no acerto e logicamente melhor desempenho.

1- To pensendo em comprar um motor novo 1.6 8v, que vem completo. Só achei na Crestana, alguém tem alguma dica de sites que venda motores novos completos por bom preço??

2- O que devo prestar atenção na hora de acertar o conjunto que será: 1.6 8v original + turbina T2 pequena + admissão original 4 bicos (qual vazão devo por??) + central programavel Megasquirt MS1Racing + cambio do 1.0 EFI

Sei que tem muitos 1.6 GM turbo por ai, por isso queria saber da galera q ja teve esse motor mexido, se tem alguma dica, se tem algum "pulo do gato" em algo que deva ser modificado pra ficar tudo redondinho, troca de sensores, melhor acerto de injeção etc ?? Fica bom o 1.6 com cambio 1.0 e turbina pequena ??? Posso manter só a bomba de Astra Flex ?? Devo andar com 0.8 bar no maximo, numa turbina T2

A intenção é um carro rapido, mas nada muito forte a ponto de gerar quebras.

VLW pessoal!!

Gus®

Mensagem por Gus® »

Show de bola cara...

Não sou eu quem vai acertar a MS1 Racing não...vou apenas acompanhar e ver o que consigo aprender, pois não tenho experiencia com injeção.

- Cara, a opção de usar a T2 por enquanto, é justamente pra ter pegada em baixa memso, pra sentir a turbina nas primeiras rotações. Como eu disse, não quero nada muito canhão, vou andar com 0.8 bar nela. Um amigo meu colocou um turbina igual a essa em Gol 1.6, e ficou o cão, a turbina durou muito e o motor também. Alias, já vi usarem essa turbina nos Golf´s 2.0 novos também, e o resultado tb foi mt bom...a turbina entrava muito cedo!!! Essa turbina é usada em motores 2.8 da Sprinter....será mesmo que ela pode me gerar algum problema. Fiquei preocupado com isso...

- Quanto a bomba de combustivel, to pensando então em colocar mais uma bomba na linha, uma externa de repente, e aproveitar e colocar um Cash Tank, pra não ter problema de falta em curvas, já q pretendo uma vez ou outra usar o carro em Track Day´s.....ai acho que resolve o problema né !?

- Quanto aos bicos, como eu disse, já que o prejeto é pra no maximo 180cv., não tava querendo trabalhar com bicos suplementares não, queria trocar os originais do 1.6, por bicos de maior vazão, não quero bico vazado, quero bico que seja maior e dê pra usar nesse projeto, queria saber qual a vazão devo procurar, pra ter um carro liso em baixa e alta, será que os dos Golf´s 180cv. cabem ali e dão a vazão correta ???

- O cambio eu imagino que vá ficar curto mesmo, mas é nisso que to apostando pro carro ficar arisco, quer um carro rápido de 0 a final do cambio, não precisa ser um carro que chegue a 200, mas quero que chegue rápido aos 150, por exemplo. To pensando em de repente mudar apenas a relação da 5ª ... e usar até esse cambio quebrar, depois que quebrar eu vejo o que vale a pena colocar.

Em termos de adaptação, vai ser tranquilo colocar o 1.6 com admissão original + turbo + injeção programavel ?!

Obrigado pela atenção..

VLW !!

wevertonvb

Gus® escreveu:- Cara, a opção de usar a T2 por enquanto, é justamente pra ter pegada em baixa memso, pra sentir a turbina nas primeiras rotações. Como eu disse, não quero nada muito canhão, vou andar com 0.8 bar nela. Um amigo meu colocou um turbina igual a essa em Gol 1.6, e ficou o cão, a turbina durou muito e o motor também. Alias, já vi usarem essa turbina nos Golf´s 2.0 novos também, e o resultado tb foi mt bom...a turbina entrava muito cedo!!! Essa turbina é usada em motores 2.8 da Sprinter....será mesmo que ela pode me gerar algum problema. Fiquei preocupado com isso...

Apesar de ser usada em um motor 2.8, é em ciclo diesel, onde a velocidade da queima do combustível é bem menor e a rotação do motor é metade de um cilco otto (gasolina/alcool), então vc tem que estar atento a vazão de gases que o motor expulsa. Então a vazão no motor diesel não é grande coisa quando comparado ao ciclo otto.

Pode ter certeza que a T2 é totalmente inadequada ao seu motor.

Se vc quer uma pegada mais cedo, vc utiliza um compressor e rotor de tamanho adequado e coloca uma caixa quente e eixo menor, mas que seja adequada ao seu motor e não te cause problemas.

- Quanto a bomba de combustivel, to pensando então em colocar mais uma bomba na linha, uma externa de repente, e aproveitar e colocar um Cash Tank, pra não ter problema de falta em curvas, já q pretendo uma vez ou outra usar o carro em Track Day´s.....ai acho que resolve o problema né !?

Depende de qual bomba e como vai ligar a segunda bomba, se em série ou em paralelo. Cash Tank para competição é importante, para rua nem tanto.

- Quanto aos bicos, como eu disse, já que o prejeto é pra no maximo 180cv., não tava querendo trabalhar com bicos suplementares não, queria trocar os originais do 1.6, por bicos de maior vazão, não quero bico vazado, quero bico que seja maior e dê pra usar nesse projeto, queria saber qual a vazão devo procurar, pra ter um carro liso em baixa e alta, será que os dos Golf´s 180cv. cabem ali e dão a vazão correta ???

Mais tarde vou simular pelo programa da mega qual deveria ser a vazão. Dai te passo.

- O cambio eu imagino que vá ficar curto mesmo, mas é nisso que to apostando pro carro ficar arisco, quer um carro rápido de 0 a final do cambio, não precisa ser um carro que chegue a 200, mas quero que chegue rápido aos 150, por exemplo. To pensando em de repente mudar apenas a relação da 5ª ... e usar até esse cambio quebrar, depois que quebrar eu vejo o que vale a pena colocar.

Entendo, vc está fazendo igual eu estou. Queria por logo um F18WR ou um F23, mas para economia vou rodar com o original F15, mas só enquanto aspirado. O problema, volto a dizer, tanto pra mim, quanto pra vc, vai ser a grande perda por destração.

Em termos de adaptação, vai ser tranquilo colocar o 1.6 com admissão original + turbo + injeção programavel ?!

Eu estou conseguindo por um 2.4 16 v! Um 1.6 se vc jogar ele lá dentro ele já cai encaixado! :)

Vai ser tranquilo as adpatações.

Gus®

Mensagem por Gus® »

Blz cara....entendi a questão da turbina. Andei lendo outros tópicos seus, e da pra ver que vc entende da coisa. E o melhor....é um dos poucos que usa o português direito...hehehehe :D

Vou pensar o que vou fazer, pois meu orçamento já ta estourando....só o motor novo e injeção já vai uma grana braba!! Ainda tem mão de obra e outras eventualidades que sempre vão aparecendo...

Quanto aos bicos injetores, fico no aguardo então, de qual bico ficaria bom ali...

A propósito, o que devo fazer no freio (que ainda é original) pra segurar um Corsinha com cerca de 180cv. sem dar fading ??

Outra questão é....daqui uns meses, qdo quiser dar uma melhorada nesse setup, e extrair mais cavalaria do 1.6, o que recomenda ??? Forjar + turbina maior + cambio F23 + intercooler + 2 bancadas de bicos (4+4), que mais ??? Da pra tirar até qtos cv. desse motor forjado sem mt risco de quebras ???

VLW !!!

SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

diria q no tudo q da, forjando legal, melhorando cabecote, vc passa de 300cvs facil

pense bem em transferir tudo pro chao antes de socar pressao e ficar cavando asfalto depois....

afinal o corsinha c 100cvs pode cruzar os 400mts antes de um outro corsinha de 600cvs q so ficou cavando asfalto....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

wevertonvb

Gus® escreveu:Blz cara....entendi a questão da turbina. Andei lendo outros tópicos seus, e da pra ver que vc entende da coisa. E o melhor....é um dos poucos que usa o português direito...hehehehe :D

:)
Quanto ao português, acho que o pessoal não escreve mais corretamente de preguiça, pq não tem ninguém analfabeto mexendo em fórum! hehe

Vou pensar o que vou fazer, pois meu orçamento já ta estourando....só o motor novo e injeção já vai uma grana braba!! Ainda tem mão de obra e outras eventualidades que sempre vão aparecendo...

Mas é melhor fazer certo logo, mesmo que demore um pouco, do que ter que fazer retrabalho e consertos.

Quanto aos bicos injetores, fico no aguardo então, de qual bico ficaria bom ali...

Para 180 cv, usando álcool, vc vai precisar de 4 bicos de aproximadamente 50 lb/h, nenhum bico de carro original brasileiro tem essa vazão, então vc pode optar por usar os do Astra Flex (coisa de 30 lb/h) e reabri-los, dá para chegar em uns 55 lb/h. Se não opte logo por bicos especiais para carros preparados, tem bicos Deca de 60 lb/h, deve ter outras marcas tb.

Só lembrando, então, que seu motor vai precisar de aproximadamente 200 lb/h a 3 bar, que vai ser a pressão da linha, portanto sua bomba(s) de combustível tem que ter no mínimo isso. Quando escolher sua bomba, olhe a curva dela e não no anúncio, geralmente citam o pico de pressão delas, tipo a do GTi chega a 7 bar, mas isso é estancado, ou seja, vazão 0, então não serve de referencial.

A propósito, o que devo fazer no freio (que ainda é original) pra segurar um Corsinha com cerca de 180cv. sem dar fading ??

Invista em discos maiores e sapatas maiores nos freios dianteiros. Acho que tem alguns exemplos na parte do fórum relativo a freios. Tz adaptar os do vectra 16v. Isso tem que ser mais bem estudado. Só outra dica, não se preocupe com os freios traseiros até vc tirar o máximo dos dianteiros. Freios dianteiros respondem por 80% da frenagem e os traseiros só os outros 20%, portanto, não é muito útil mexer nos freios traseiros.

Outra questão é....daqui uns meses, qdo quiser dar uma melhorada nesse setup, e extrair mais cavalaria do 1.6, o que recomenda ??? Forjar + turbina maior + cambio F23 + intercooler + 2 bancadas de bicos (4+4), que mais ??? Da pra tirar até qtos cv. desse motor forjado sem mt risco de quebras ???

Olhando em arrancada, tem um corsa bloco 1.6 e cabeçote 8v que já está na casa dos 500 cv. Mas para rua e sem se preocupar tanto com o câmbio, 300 cv é uma potência que os F23 e tz o F18, segurem a onda. No motor é simples chegar nessa potência com segurança.

Abs.

Gus®

Mensagem por Gus® »

Show de bola as dicas cara...

Muito obrigado pela paciência em responder e dar dicas..

To bem animado com a próxima fase do corsinha....o motor 1.6 novo deve chegar essa semana, só não sei onde comprar a MS1 Racing, já que não tem opção de compra pelo site deles!! :(

A questão dos bicos...já que não temos bicos originais nessa vazão, vale a pena andar com bicos retrabalhados como vc disse, de Astra Flex abertos pra 50lb/h!? Eu ouço algumas pessoas dizendo que bicos trabalhados podem dar problemas, gotejar e estragar o acerto ou coisas do tipo...procede ?! Pra onde posso mandar os bicos pra fazer esse trabalho com qualidade e custo bom ai em SP ?!?!

Abraço!!

Gus®

Mensagem por Gus® »

Aliás, complementando a pergunta acima....os bicos originais do motor 1.6 suportam um retrabalho que seja capaz de chegar a vazão que chegaria nos bicos de Astra Flex pra esse projeto ?! Pq nesse caso economizaria um din din, já que o motor vem com bicos novos! :razz:

VLW!!!

wevertonvb

Gus® escreveu:Show de bola as dicas cara...

Muito obrigado pela paciência em responder e dar dicas..

To bem animado com a próxima fase do corsinha....o motor 1.6 novo deve chegar essa semana, só não sei onde comprar a MS1 Racing, já que não tem opção de compra pelo site deles!! :(

Para comprar a MS1 Racing eu entrei em contato direto com o Luiz Henrique, liga para ele, troca uma idéia sobre o seu projeto e se a MS 1 atende perfeitamente o seu projeto. O cara é gente boa.

O telefone dele é: (19) 8801 8530

E-mail: [email protected]

A questão dos bicos...já que não temos bicos originais nessa vazão, vale a pena andar com bicos retrabalhados como vc disse, de Astra Flex abertos pra 50lb/h!? Eu ouço algumas pessoas dizendo que bicos trabalhados podem dar problemas, gotejar e estragar o acerto ou coisas do tipo...procede ?! Pra onde posso mandar os bicos pra fazer esse trabalho com qualidade e custo bom ai em SP ?!?!

Abraço!!
Bicos retrabalhados vai depender com quem vc irá fazer, em SP um dos mais recomendados é Dalton Del Guercio, não tenho o contato dele, mas não deve ser difícil encontrar. Serviço de primeira. Neste caso vc pode confiar. Eu, sinceramente, prefiro bicos especiais para essa vazão, nada melhor do que injetores que foram projetados e construídos para a vazão correta. Pesquiza os preços e veja o que sai melhor para vc.
Aliás, complementando a pergunta acima....os bicos originais do motor 1.6 suportam um retrabalho que seja capaz de chegar a vazão que chegaria nos bicos de Astra Flex pra esse projeto ?! Pq nesse caso economizaria um din din, já que o motor vem com bicos novos! Razz
Primeiro não usaria os bicos do 1.6 pelo simples fato de que ele foi projetado para rodar somente com gasolina, então o alcool com o tempo vai corroer o bico e vai começar a trazer problemas. Segundo que vai ser difícil chegar nessa vazão de 50 lb/h. Se negociar com o Dalton, ele deve pegar seus bicos no negócio.

Agora, uma questão, o cara que vai acertar a mega para vc entende bem do assunto? Seria muito bom vc começar a estudar a injeção para que não fique sempre preso a preparador.

Abs.

Responder