Bom dia pessoal, estou com o seguinte problema
Veículo: CORSA SEDAN MILENIUM 2001 8V 1.0
O acontecido
Veiculo, com a quantidade normal de água no reservatorio, andou 40km e tampa do reservatorio explodiu, a marcação de temperatura no painel passou só ou pouco do primeiro traço..
deixei esfriar a carro, liguei ele novamente, e fui adicionando agua no reservatorio e fechei bem a tampa, andei mais 20km e nao deu problemas
Verifiquei se a ventuinha funcionava ( não funcionou por causa da temperatura da agua) só funciona se eu ligar o ar condicionado)..
o que pode ter ocorrido em meu veiculo ?
sendo que teoricamente não era para estourar a tampa do reservatorio ?
umas das coisas que verfiquei , foi a temperatura das mangueiras de entrada e saída de agua do radiador, as duas estão quentes, está passando agua, não pode ser a valvula termostatica correto ?
pode ser ar no sistema ?
quantidade de aditivo em quantidade baixa ?
sensores de temperatura do sistema de arrefecimento ?
Quando eu aciono o sistema de ar quente do veículo, a o ponteiro do painel ref a temperatura da agua baixa,
como funciona essa questão de pressão que deve ter no sistema ?
Obrigado
[DÚVIDA] - Problema sistema de arrefecimento? O q será?
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- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Quanto a pressão no sistema, algumas considerações:
1- O sistema é fechado, portanto não entra e não sai água, salvo intervenção humana.
2- A mesma água que passa no seu radiador passa também pelo ar quente.
3- Fisicamente falando, quando a água esquenta, ela se expande, ocupando mais espaço.
Por isso temos o reservatório de expansão, ele lida com essa variação de volume da água.
4- A tampa do reservatório é também uma válvula, uma espécie de alívio.
Então, a temperatura baixar quando se usa o ar quente é normal, dentro do painel tem um tipo
de radiadorzinho, o ar passa por ele e esquenta, em contrapartida o ar acaba resfriando o liquido.
A tampa do reservatório, que estourou, não devia ter estourado. Como ela é uma válvula
ela deveria ter "aberto" (é no interior que isso acontece), aliviando a pressão do sistema (vapor)
e evitando estragos maiores. Sob pressão, até mangueiras podem arrebentar. É muito semelhante a válvula da panela de pressão.
O que pode ter acontecido:
- A tampa poderia estar com defeito e arrebentado a toa.
- Tampa apertada demais atrapalha a válvula. O certo é só encostar firme, não moer a rosca.
Não descarte ter sido a termostática, mesmo vendo temperaturas semelhantes nas mangueiras,
ela pode ter travado algum tempo e algum tranco no carro destrava novamente. Nunca se sabe
como o antigo dono cuidou e ela pode estar enferrujada.
A função do aditivo:
Evitar corrosão e blá, blá, blá... ele também baixa o ponto de ebulição da água.
Exemplo, usamos panela de pressão, porque sob pressão a água ferve a 120 graus,
ao passo que em condições normais ela ferve a 98~100 graus.
O arrefecimento é uma panela de pressão, o aditivo baixando o ponto de ebulição, ajuda
a diminuir a pressão. E a temperatura do sistema acaba sendo um pouco mais baixa.
Isso tudo sobre pressão no sistema fechado. Ao ar livre não interessa o tamanho do fogo
que a águia só chega a 98~100 graus e não passa disso.
Ae tem que avaliar tudo isso e ver o que de fato pode ter ocorrido.
1- O sistema é fechado, portanto não entra e não sai água, salvo intervenção humana.
2- A mesma água que passa no seu radiador passa também pelo ar quente.
3- Fisicamente falando, quando a água esquenta, ela se expande, ocupando mais espaço.
Por isso temos o reservatório de expansão, ele lida com essa variação de volume da água.
4- A tampa do reservatório é também uma válvula, uma espécie de alívio.
Então, a temperatura baixar quando se usa o ar quente é normal, dentro do painel tem um tipo
de radiadorzinho, o ar passa por ele e esquenta, em contrapartida o ar acaba resfriando o liquido.
A tampa do reservatório, que estourou, não devia ter estourado. Como ela é uma válvula
ela deveria ter "aberto" (é no interior que isso acontece), aliviando a pressão do sistema (vapor)
e evitando estragos maiores. Sob pressão, até mangueiras podem arrebentar. É muito semelhante a válvula da panela de pressão.
O que pode ter acontecido:
- A tampa poderia estar com defeito e arrebentado a toa.
- Tampa apertada demais atrapalha a válvula. O certo é só encostar firme, não moer a rosca.
Não descarte ter sido a termostática, mesmo vendo temperaturas semelhantes nas mangueiras,
ela pode ter travado algum tempo e algum tranco no carro destrava novamente. Nunca se sabe
como o antigo dono cuidou e ela pode estar enferrujada.
A função do aditivo:
Evitar corrosão e blá, blá, blá... ele também baixa o ponto de ebulição da água.
Exemplo, usamos panela de pressão, porque sob pressão a água ferve a 120 graus,
ao passo que em condições normais ela ferve a 98~100 graus.
O arrefecimento é uma panela de pressão, o aditivo baixando o ponto de ebulição, ajuda
a diminuir a pressão. E a temperatura do sistema acaba sendo um pouco mais baixa.
Isso tudo sobre pressão no sistema fechado. Ao ar livre não interessa o tamanho do fogo
que a águia só chega a 98~100 graus e não passa disso.
Ae tem que avaliar tudo isso e ver o que de fato pode ter ocorrido.
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E verifique o sensor de temperatura que arma o eletro-ventilador.
Se ele não arma, temperatura sobe, pressão aumenta...
Se ele não arma, temperatura sobe, pressão aumenta...
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Opa, resolvido
chequei com aceleração alta se a ventuinha ligava, e realmente quando o ponteiro do indicador de temperatura da agua, fica acima do meio da primeira e segunta seta, liga a ventuinha.
com isso, não teve problemas na ventuinha, nem sensores de temperatura
verifiquei se a temperatura quando andando ao ar livre baixava muito no painel, e não baixava, mantendo-se constante, com isso descarta a possibilidade de vávula termostatica, pois se ela está abrindo depois que está aquecido o motor, não tem problemas, verifiquei se estava circulando água no reservattório e ok, está circulando..
então so resta duas opções, ou agua dentro do motor sem aditivo, (e como no painel a temperatura não estava alta quando estourou a tampa) já descarta..
o problema era a tampa, realmente estava tancada a valvula, que abre e deixa escorrer agua e pressão do reservatorio, quando a pressão está alta.
então o amigo está certo.
chequei com aceleração alta se a ventuinha ligava, e realmente quando o ponteiro do indicador de temperatura da agua, fica acima do meio da primeira e segunta seta, liga a ventuinha.
com isso, não teve problemas na ventuinha, nem sensores de temperatura
verifiquei se a temperatura quando andando ao ar livre baixava muito no painel, e não baixava, mantendo-se constante, com isso descarta a possibilidade de vávula termostatica, pois se ela está abrindo depois que está aquecido o motor, não tem problemas, verifiquei se estava circulando água no reservattório e ok, está circulando..
então so resta duas opções, ou agua dentro do motor sem aditivo, (e como no painel a temperatura não estava alta quando estourou a tampa) já descarta..
o problema era a tampa, realmente estava tancada a valvula, que abre e deixa escorrer agua e pressão do reservatorio, quando a pressão está alta.
então o amigo está certo.
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