Ola pessoal. sou novo aqui e tenho uma duvida sobre meu carro.
Comprei usado e não tinha nenhum problema visivel.
Um dia de muito calor, percebi que o ar condicionado não gelando tanto assim e decidi dar uma parada numa mecanica especializada. Mostraram que o ventilador menor no radiador (que seria do ar) estava sem funcionar e só funcionava o ventilador maior, já na velocidade máxima. Mostraram tbm que não tinha a tal da resistencia, que teria a funcão de diminuir a velocidade do ventilador e este só entraria em velocidade maxima em caso de necessidade. Ao que parecia, quem instalou o ar não fez o serviço certo.
Bom, certo de que o dono da mecanica estava correto, acertei dele refazer as ligações elétricas e deixar conforme deveria ser.
Feito isso, no dia seguinte fui retirar o veiculo. Realmente, foi colocado a resistencia, os dois ventiladores entravam, porem o maior em baixa velocidade. Alcançando certa pressão, aumenta sua velocidade e modulava assim. O ar ficou bem gelado e tudo ok.
Tudo menos o detalhe que me incomoda muito: Acendeu a luz da injeção no painel.
Passaram o equipamento no módulo e a falha é FALHA RELE ELETROVENTILADOR (acho que o código é 1462 ou 1482).
DETALHE: a luz ascende com o ar ligado ou desligado. Isso não influencia em nada no resto.
Realmente, nada alem dessa incomoda luz no painel ficou anormal. O carro pega bem, não tem alteração nenhuma na potencia, o indicador de temperatura do painel tá normal, quando o ar ta desligado e a agua do radiador esquenta, a ventoinha entra normal.
Bom, visto isso ele, na maior da boa vontade foi pesquisar por esse problema, e me disse, olha esse modelo de módulo, tenho de fazer outra ligação, porque desse jeito a luz do painel acende mesmo.
Marcado outro dia, deixei o carro lá. Foram 3 dias de muito trabalho, arrumaram um esquema diferente e , pasmem, voltaram a ligação ao que era anteriormente, sem a resistencia e só um ventilador do radiador (o maior) funcionando.
Porém a luz do painel apagou.
Satisfeito, achei que era melhor assim.
Mas depois de uns dias, percebi que se faço um trajeto um pouco mais longo, mesmo com o ar desligado, a luz da injeção volta a ascender.
Fui hoje em outro mecanico e ele passou o aparelho. É o mesmo defeito e código.
Mas agora tem um fato curioso: se desligo o carro e espero o motor esfriar um pouco, ao dar a partida a luz apaga e não ascende mais, até que, pelo que me parece, algo volte a esquentar.
Isso agora acontece mesmo com o ar desligado. Dá a impressão que algo esquenta no carro e essa falha aparece. Alguem já viu isso ou sabe o que fazer?
Eu trabalho com eletronica, e já vi circuitos eletronicos que quando expostos a temperatura , depois de um certo tempo, apresentam algum problema. Pensei na possibilidade de ser defeito no modulo agora. :cry:
[DÚVIDA] - Falha rele eletroventilador. O q será?
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