[DÚVIDA] - COMO MONTAR UM GM 1.6 ASPRO?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
PLbarao
:: Millennium ::
Mensagens: 143
Registrado em: Quinta-feira 13 2005f Janeiro 2005 11:20:25 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por PLbarao »

150cv escreveu:bom eu fiz quase tudo que o jmarcelo fez, mas retrabalhei pistao, bloco, tuchos, valvulas, molas, volante aliviado, dosador hpi, bicos alcool gol 1.8 mpi retrabalhados


num tive que trocar a sonda lambda e nao troquei a junta , mas logo que colocar o nitro de 30cv vou ter que comprar uma de aco

gastei 1500 reais, e estou satisfeito, meu carro ta fazendo 6,5km/l e anda mais que qualquer 2.0 ou 1.0 turbo original

e ja deu parachocada em ap 1.6 turbo mal acertado ehehehhehe
tesao cara....bem isso q eu quero..deixar o carro mais esperto...pois turbo nao rola..por causa do seguro..somente por isso..aspirado é susse...
Picape Corsa Sport


Avatar do usuário
PLbarao
:: Millennium ::
Mensagens: 143
Registrado em: Quinta-feira 13 2005f Janeiro 2005 11:20:25 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por PLbarao »

Shinji escreveu::D Bom a minha naum é aspirada mas vi uma preparação interessante feita pela Sergio Performance e rendeu cerca de 153cv a 6700 rpm e torque de 20,7 kgm a 3600 rpm, algo próximo a 0,7~0,8 bar de pressão num motor GM 1.6 8V rodando com um kit turbo básico sem perfumarias.

A criança foi uma Sport e ele fez uma coisa super diferente:

Ele usou os pistões do extinto motor Ford 1.6 Rocam álcool, com maior diâmetro que os usados pelo Corsa (82 mm contra 79 mm ) mais cabeçudos para maior taxa. Com os novos pistôes o volume pulou dos 1,598 cc para 1,720 cc. e com o plainamento do cabeçote a taxa foi de 9,4:1 para 13:1 para rodar na cana.

O cabeçote foi retrabalhado nos dutos e conferido em bancada, teve retrabalho da borboleta , escape Fênix 4X1 e um radiador de óleo do Omega 4.1.
Os bicos vieram do Omega 2.0 a álcool, o ECU foi reprogramado e o corte foi na casa dos 7200 rpm, a embreagem contiua original;

Especificações:

-GM 1.6, pistões da Courier Rocam álcool de 82 mm, comando SamCams 270X276, cabeçote com trabalho completo, aproveitamento de fluxo de 99,5%, válvulas de maior diâmetro ( 37,5 admX32mm esc. (originais de 36 mmX 31mm), borboleta da injeção mais aberta , cerca de 50mm contra 46mm original, junta do cabeçote do Corsa 1.8, taxa de 13:1 e radiador de óleo do Omega 4.1

Bom espero que sirva de alguma coisa, falou.
tesao cara..essa é aspirado forte mesmo...
Picape Corsa Sport


Avatar do usuário
PLbarao
:: Millennium ::
Mensagens: 143
Registrado em: Quinta-feira 13 2005f Janeiro 2005 11:20:25 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por PLbarao »

corsomovel escreveu:achei muito bunita a preparacao, mas acho q usando pistoes assim mesmo crescendo o volume, acabou por deixar o motor aspero....
e ainda cai nakilo q pra mim é uma coisa q nao combina turbo e taxa, eu nao entendo....

pra mim colocando turbo ja se tira ponto em alta pressao, agora imagina ja tendo alta taxa...quem sabe um dia entendo esses detalhes
certeza...dae ficava CENSURADO..hehhe
Picape Corsa Sport


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

pick up sport escreveu:
JotaMarcelo escreveu:Bom, vamos a receita:
- Cabeçote rebaixado em 3mm;
- Dutos e sedes de válvulas polidos;
- Comando 276º
- Polia Graduada
- Junta de cabeçote de aço - Motores GM 1.8 Flex
- Retrabalho dos Bicos Injetores: aumento de 30 a 40% na vazão
- Coletor de Escape 4x1 + escape de 2,5" com 02 abafadores (01 JK e 01 Pro-stock)
- Sonda Lambda aquecida (03 fios)
- Bomba de Combustível - Astra 2.0 Flex
- Velas 9BRG
- Filtro de Ar esportivo com CAI
- Remapeamento da Injeção Eletronica: aumento do corte de giro, acerto de ponto de ignição e tempo de injeção.

Álcool no Tanque... algo em torno de 120 a 130cv no GM 1.6...

Bom é isso, vai ficar algo em torno de R$ 2.500,00... depois é só mexer na embreagem e nas relações do câmbio...

Fica estúpido, hehehe...

Abraços

JMarcelo
po cara..curti...voce tava com tudo isso na tua picape? CENSURADO devia tar andando....e o consumo cara....???
Olha, essa era a preparação que eu faria na Picape se hoje ela não estivesse turbinada... o que ela tinha era:

- Filtro de Ar esportivo com CAI
- Remapeamento da Injeção Eletronica: aumento do corte de giro, acerto de ponto de ignição e tempo de injeção
- Escapamento sem o catalizador.

Rendia 100cv... mais turbo é problema... muito mais potência!

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


DOO
:: Super ::
Mensagens: 61
Registrado em: Quinta-feira 08 2004f Julho 2004 01:46:05 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DOO »

Cara não fiz muita coisa em meu motor 1.6, apenas aumento na taxa de compressão, 14,6:1, cabeçote apenas acertado esmerilhamento de valvulas, limpeza dos tuchos, não fiz molas, nem coloquei comando(uso do 1.6)e modifiquei os bicos coloquei uns bicos que estavam na oficina de meu irmão, nem sei de quanto é a vazão, junta de aço do 1.8, ahhh uma única coisa que difere dos outros corsas 1.6, estou usando o cambio do 1.0, meu único problema esta na relação final, imagine 120 KM/H a +/- 4500, 4800 rpm é CENSURADO o motor gritando lá em cima...
Um detalhe fiz todo o meu motor, é zerado.Só não consegui comprar o comando do 150CV, cheguei tarde, senão estaria um missil...
Eduardo - Doo


edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

150cv escreveu:bom eu fiz quase tudo que o jmarcelo fez, mas retrabalhei pistao, bloco, tuchos, valvulas, molas, volante aliviado, dosador hpi, bicos alcool gol 1.8 mpi retrabalhados


num tive que trocar a sonda lambda e nao troquei a junta , mas logo que colocar o nitro de 30cv vou ter que comprar uma de aco

gastei 1500 reais, e estou satisfeito, meu carro ta fazendo 6,5km/l e anda mais que qualquer 2.0 ou 1.0 turbo original

e ja deu parachocada em ap 1.6 turbo mal acertado ehehehhehe
sua pickup eh uma com adesivo da know na tampa?? vc preparou lah?? como foi o atendimento?
[]'s
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8


Avatar do usuário
Andrezinho
:: Millennium ::
Mensagens: 130
Registrado em: Quarta-feira 06 2005f Abril 2005 05:43:03 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Andrezinho »

NENNEN escreveu:Cara não fiz muita coisa em meu motor 1.6, apenas aumento na taxa de compressão, 14,6:1, cabeçote apenas acertado esmerilhamento de valvulas, limpeza dos tuchos, não fiz molas, nem coloquei comando(uso do 1.6)e modifiquei os bicos coloquei uns bicos que estavam na oficina de meu irmão, nem sei de quanto é a vazão, junta de aço do 1.8, ahhh uma única coisa que difere dos outros corsas 1.6, estou usando o cambio do 1.0, meu único problema esta na relação final, imagine 120 KM/H a +/- 4500, 4800 rpm é CENSURADO o motor gritando lá em cima...
Um detalhe fiz todo o meu motor, é zerado.Só não consegui comprar o comando do 150CV, cheguei tarde, senão estaria um missil...
Cara!!! Se eu fosse vc, metia a caixa do 1.8 nesse treco! Com essa taxa, nesse giro tu vai estar a uns 160!!!!Se jogar o corte do giro pra uns 7000, acho que dápra chegar nos 190...
Agora numerado: "Bola-e-meia" e "Meia-bola"
Imagem
"O que diferencia os homens dos meninos é a forma com que eles se comportam nas curvas."


tsdias
:: Super ::
Mensagens: 74
Registrado em: Quinta-feira 28 2008f Fevereiro 2008 12:50:42 PM
Localização: Manaus - AM
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tsdias »

Desenterrando o Tópico... (tem muita informação pertinente aqui)

Qual seria a preparação ideal no GM 1.6 pra rodar na gasolina?

estava pensando em:

-Pistões da Montana 1.8 0.50
-Comando original
-Cabeçote baixado em 0,7mm, com dutos abertos e polidos e válvulas de inox 1mm maiores.
-Junta do cabeçote de aço
-Coletor de escape da Montana 4x2x1
-Escape em 2"
-Remapeamento da injeção com corte de giro em 7000rpm.
-TBI da Montana
-Filtro esportivo com CAI.

Talvez o coletor de admissão da Montana tbm.
O que poderia ser adicionado ou retirado da lista?
O objetivo é um carro de rua esperto sem ser beberão e pra brincar nos rachas noturnos na pista de arrancada. :mrgreen:

valeu!
Ex-Gol CL 1.6 91
Ex-Corsa GL 1.4 94
Ex-Pickup Corsa ST 1.6 01
Ex-Corsa Sedan Premium 1.4 07

Atual - Montana Sport 1.4 2014


Horácio Querido
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Quarta-feira 17 2009f Junho 2009 05:35:57 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Horácio Querido »

Gostaria de saber se para a colocação do comando 270x276 o Sergio, da Sergio performance alterou os tuchos, de hdraulico para mecanico?
Desculpem a ignorancia, mas os tuchos do corsa 1.6 mpfi são mecanicos ou hidraulicos?

Att.

Horácio Querido


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Horácio Querido escreveu:Gostaria de saber se para a colocação do comando 270x276 o Sergio, da Sergio performance alterou os tuchos, de hdraulico para mecanico?
Desculpem a ignorancia, mas os tuchos do corsa 1.6 mpfi são mecanicos ou hidraulicos?

Att.

Horácio Querido
originalmente sao hidraulicos
comando nao é so graduacao, tem toda uma carta com muitas informacoes, e leves mudancas de um pro outro mudam totalmente o comportamento....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”