[DÚVIDA] Troca Embreagem e Radiador, Montana 1.8. Óleos, etc

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
ivanfcouto
:: Millennium ::
Mensagens: 161
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 11:49:48 PM
Localização: Cabo Frio - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] Troca Embreagem e Radiador, Montana 1.8. Óleos, etc

Mensagem por ivanfcouto »

Boa tarde!


Vou trocar o kit completo de embreagem da minha Montana 2004 1.8 Flex 8V e quero saber se é necessário substituir o óleo da caixa de marchas ao trocar esse kit de embreagem?

Sou leigo em mecânica, sei (dei uma pesquisada na internet) que até 95 ou 96, a GM utilizava o sistema de caixa seca, bom, se a caixa era seca, entendo que ela não trabalhava com óleo em seu interior, e se até 96 era seca, agora (depois de 96) deve ser úmida ou molhada, ou seja, entendo que agora ela deve trabalhar com óleo em seu interior.

A embreagem tem alguma relação direta com a caixa de marchas? Ou seja, para a substituição do kit completo de embreagem é necessário abrir a caixa e com isso drenar todo o óleo? Ou apenas separar a embreagem da caixa de marchas, sem a necessidade de troca de óleo? Entenderam minha dúvida?

E para a troca da embreagem, é necessário deslocar e suspender o motor?


Lembrando que minha Montana é a modelo Sport 2004 1.8 Flex 8V completa (com AC e DH de fábrica), o óleo correto para a caixa dela é o SAE 80RTL ou o SAE 75W? Diz o manual que: SEM indicação na caixa é o mineral 80RTL e COM indicação na caixa é o 75W. Sei lá que merd* de indicação é essa, manual mal-feito, deveria ser específico para o modelo de carro e não abranger todos os modelos!

Outra pergunta: onde verifico esse nível de óleo da caixa? Existe alguma vareta de medição escondida? E por onde se coloca o óleo na caixa? Comprei uma bisnaga de “Molykote F.H.” para caixa de marchas e não sei por onde colocar.


Óleo da direção hidráulica para a Montana (só para completar o nível caso precise e deixar o restante guardado de reserva), aqui fala: "Dexron II ACDelco (0,98 litro)". O que posso usar mais em conta de outras marcas, com a mesma especificação para o carro?


Vou drenar todo o líquido de arrefecimento, e trocar o Radiador e o Reservatório de Água do Radiador, aqui fala: "ACDelco de longa duração (alaranjado) em 50% de proporção com água potável. Total 5,4 litros (inclusive radiador)." O que me recomendam fora desse ACDelco que tem preço de Whisky 12 anos?


Só para acrescentar, tive que comprar o Radiador e Kit de Embreagem completa, estão chegando e vou ter que levar pro mecânico trocar tudo, esse é o motivo dessas dúvidas, ok?

Por isso, quanto antes me ajudarem, menos leigo eu vou levar o carro até lá e assim espero que o cara me enrole menos e que eu gaste menos no final também, que é muito importante, especialmente nessa época do ano.


Obrigado!
Abraços.
Ivan Couto

Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004

MSN: ivancouto@hotmail.com

e-mail: ivanfcouto@gmail.com
Daniel Wiesel
:: Piquet ::
Mensagens: 268
Registrado em: Sexta-feira 29 2005f Abril 2005 12:17:01 AM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por Daniel Wiesel »

Blz Ivam, então para a troca da embreagem aqui na oficina costumo retirar o cambio para a troca é muito mais rapido e pratico que retirar o motor ,
Não ha necessidade trocar o oleo do cambio pois a embreagem é um sistema independente do cambio, caso queira completar o nivel e so retirar o bujão SUPERIOR de oleo e complete ate vazar
Todos os cambio da gm usa oleo mesmo os antigos , vc disse caixa seca mais acredito que seja CAPA SECA que vc teria visto , é tipo um aclopamento do cambio e motor e a embregem fica dentro dela. blz é isso intão abraços.
ivanfcouto
:: Millennium ::
Mensagens: 161
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 11:49:48 PM
Localização: Cabo Frio - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ivanfcouto »

Beleza, obrigado pelas dicas.


Mas ainda não sei por onde (não sei localizar esse bujão superior) colocar o óleo na caixa e nem o Molykote F.C. (e não F.H. como disse antes), vou deixar isso lá pra oficina.

Falta ainda saber qual o óleo correto para a caixa da minha Montana, 80RTL ou 75W, para o caso de precisar completar até transbordar, como você disse.

Deve ter sido CAPA SECA mesmo, como disse, sou leigo em mecânica, mas me interesso.

Faltou o óleo para a Direção Hidráulica também, e o aditivo para radiador.


Mas já ajudou pra caramba, Daniel!!!
Ivan Couto

Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004

MSN: ivancouto@hotmail.com

e-mail: ivanfcouto@gmail.com
ivanfcouto
:: Millennium ::
Mensagens: 161
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 11:49:48 PM
Localização: Cabo Frio - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ivanfcouto »

Mais uma coisa, como meu carro já tem 135.000km e nunca mexi em nada da injeção. Comprei um spray pra dar uma limpeza e descarbonizada no sistema de bicos injetores.

O produto é esse: http://www.dhshopping.com.br/produto-24 ... ante_spray

Diz aqui na lata: Desenvolvido para desobstruir e limpar coletores de admissão sem desmontá-los. Remove em poucos minutos, óxidos e outros elementos que obstruem os canais gargulantes e as válvulas do sistema de injeção de combustível.

Diz que é para aplicar o spray diretamente sob o coletor a ser limpo, e com o motor funcionando, ir acelerando e aplicando o produto.



Pergunto, onde fica esse coletor que devo aplicar o spray?

Acredito que essa limpeza seja interessante de fazer sim, pois sinto um cheiro forte (um pouco fora do normal), de combustível queimando saindo pelo escapamento (tá, sei que pode ser catalizador), e o carro tá com o consumo na gasolina um pouco alto. Vale a pena tentar limpar os bicos pra ver se resolve isso, mas o cheiro não é nada absurdo não, ok?
Ivan Couto

Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004

MSN: ivancouto@hotmail.com

e-mail: ivanfcouto@gmail.com
Avatar do usuário
sergiod
:: Piquet ::
Mensagens: 314
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 06:21:30 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sergiod »

Acabei de Fazer a Minha embreagem .Qual marca e custo do seu kit de embreagem desculpe perguntar?
1.8 FrexPower Eu Tenho a Força!
Imagem
ivanfcouto
:: Millennium ::
Mensagens: 161
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 11:49:48 PM
Localização: Cabo Frio - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ivanfcouto »

Comprei tudo original GMB, pois da LUK estava mais caro.

COLAR HIDRAULICO ASTRA / VECTRA * FURO MENOR 232,44
KIT EMBREAGEM ASTRA 1.8 / 2.0 8V 99/03 233,80
Ivan Couto

Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004

MSN: ivancouto@hotmail.com

e-mail: ivanfcouto@gmail.com
ivanfcouto
:: Millennium ::
Mensagens: 161
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 11:49:48 PM
Localização: Cabo Frio - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ivanfcouto »

E tive 5% de desconto em cima desses calores no pagamento à vista!
Ivan Couto

Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004

MSN: ivancouto@hotmail.com

e-mail: ivanfcouto@gmail.com
ivanfcouto
:: Millennium ::
Mensagens: 161
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 11:49:48 PM
Localização: Cabo Frio - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ivanfcouto »

calores -> valores
Ivan Couto

Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004

MSN: ivancouto@hotmail.com

e-mail: ivanfcouto@gmail.com
ivanfcouto
:: Millennium ::
Mensagens: 161
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 11:49:48 PM
Localização: Cabo Frio - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ivanfcouto »

Senhores, ainda não sei por onde (não sei localizar esse bujão superior) colocar o óleo na caixa e nem o Molykote F.C. (e não F.H. como disse antes), vou deixar isso lá pra oficina.

Falta ainda saber qual o óleo correto para a caixa da minha Montana, 80RTL ou 75W, para o caso de precisar completar até transbordar, como você disse.

Deve ter sido CAPA SECA mesmo, como disse, sou leigo em mecânica, mas me interesso.

Faltou o óleo para a Direção Hidráulica também, e o aditivo para radiador.


Ainda aguardo ajuda, obrigado!
Ivan Couto

Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004

MSN: ivancouto@hotmail.com

e-mail: ivanfcouto@gmail.com
MachDown
:: GSI ::
Mensagens: 2131
Registrado em: Domingo 08 2005f Maio 2005 02:11:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MachDown »

Vou verificar no manual aqui qual o óleo certo pra caixa, dps te falo.
Trocou o atuador hidráulico?
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”