[DÚVIDA] - Marcador de temp fica "colado" no final

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
glauber_marques
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sábado 13 2010f Novembro 2010 09:40:59 PM
Localização: Contagem - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Marcador de temp fica "colado" no final

Mensagem por glauber_marques »

Olá a todos, tenho um Corsa Hatch Super 98/99 1.0 MPFI e simplesmente adoro ele. Porém, desde onte, sexta, começou a ocorrer uma coisa muito estranha, o ponteiro da temperatura vai pra depois do vermelho, fica colado lá e num sai nem com resa braba, mesmo com o motor frio e andando em estrada. A grande incógnita é que a ventoinha funciona normalmente, o carro não ferve, enfim, parece td normal, com exceção desse marcador q insiste em ficar depois do vermelho.
Na quarta e quinta chuveu muito em BH e ele pegou essas chuvas, alguma chance de ser apenas o água que caiu no sensor? Algum fio solto? Onde acho a cebolinha? Eu já tive problema com a válvula ano passado e troquei, prorém ele simplesmente fervia. Agora não, continua normal.
Por favor, alguém já passou por essa situação?

Grato. :?: :?: :?: :(


glauber_marques
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sábado 13 2010f Novembro 2010 09:40:59 PM
Localização: Contagem - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por glauber_marques »

Há, esqueci de um detalhe muito importante, hoje, sábado, fiz um viagem com ele de 200 km e às vezes, muito raramente ele abaixa para a posição correta, marcando corretamente a temperatura, outras vezes ele começa a subir e baixa rapidamente, ficava assim oscilando. Mas na grande parte do tempo, ficava colado no vermelho.

Grato


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá glauber eu sugiro que de uma lida nos posts aqui editados e confira o que esta acontecendo, assim sem mais é dificil dizer, só estudando a situação ai...

Voce usa aditivo na agua? Faz limpeza do sistema?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


glauber_marques
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sábado 13 2010f Novembro 2010 09:40:59 PM
Localização: Contagem - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por glauber_marques »

Obrigado Alcineu!! Verifiquei aqui algumas respostas do fórum e tem algumas q falam q pode ser a válvula termostática, outros dizem q pode ser mau contato no fio ou até no chicote. Vou olhar isso direito. Quanto à manutenção procuro manter sempre em dia e há uns 4 meses atrás deu um vazamento no sistema de arrefecimento e o meu mecânico consertou pra mim, porém, não sei se ele colocou o aditivo. Vou verificar isso também.
No mais, muito obrigado.


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Simplesmente olhe se o contato do SENSOR de temperatura do painel está encostando em qualquer parte metálica do motor.

Já aconteceu isso comigo e o marcador colou no final do vermelho como no seu caso. Detalhe, o carro estava morno e quando o eletricista foi mexer o contato encostou e quase infartei.... :lol:

O sensor do painel fica no lado esquerdo do motor, de quem vê o capô aberto.

Depois edito e te mando uma foto.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Glauber se voce desconectar aquele plug de cima do sensor, ele encaixa lateralmente na cabeça do sensor, a marcação la no painel vai a ZERO.

Com o plug solto, meça se tem 10 volts entre o conector e a carcaça do cabeçote onde ele esta fixado.
Na trazeira do painel tem um regulador de voltagem que fixa em 10 volts.

Para testar o instrumento marcador de temperatura la no painel, curto-circuite este plug conector com um resistor de 330 Ohms diretamente ao chassi, assim a marcação vai de 0° C até alem dos 100º C, desconectando, volta a 0° C, mas, use um resistor de metal filme de mais de 1 Watts, ele é marrom e tem boa potencia de dissipação.

Sousaman, adiantando, vou postar uma foto que já tenho aqui, mas, coloque a sua, derepente esta mais legivel, ok?

Glauber veja um retangulo vermelho mostrando o local do sensor, cliquem na foto para ampliar...
Imagem

sds a todos
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Alcineu,

Perfeito!

Era isso aí.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Avatar do usuário
Marcos Jose Barboza
:: Wind ::
Mensagens: 36
Registrado em: Domingo 18 2010f Abril 2010 08:11:25 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Marcos Jose Barboza »

Boa noite tudo bem, estava lendo esse topico, e o ponteiro do meu corsa tambem cola no vermelho, mas ele volta ao normal quando eu mexo em alguns fios que fica atras do painel central do lado do passageiro, e como tem varios fios la traz nao sei se o problema do meu e nesses fios, ou se o fio do ponteiro passa por traz tambem.

Alguem pode me ajudar.?
Imagem

Uploaded with PostImage.org


MachDown
:: GSI ::
Mensagens: 2131
Registrado em: Domingo 08 2005f Maio 2005 02:11:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MachDown »

faz assim, olhe no chicote do sensor apontado acima, marque as cores dele. aí sai procurando o dito cujo lá dentro do carro, veja até ond vai, por onde passa . . .
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534


glauber_marques
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sábado 13 2010f Novembro 2010 09:40:59 PM
Localização: Contagem - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por glauber_marques »

Sousaman e alcineu

Muitíssimo obrigado!!! A ajuda de vocês me economizou uns R$ 20,00 reais de mão de obra de um eletricista...rsrsrs. Era exatamente isso que aconteceu. Aquela peça que protege o sensor quebrou e caiu e a parte daquele cabo do plug tava encostando em um parafuso do bloco do motor, causando a marcação errada. Simplesmente passei uma fita isolante em volta da parte metálica do cabo do sensor e voltou a marcar tudo correto novamente.

Muito obrigado também a todos que responderam.

t+ galera.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”