Olá a todos, tenho um Corsa Hatch Super 98/99 1.0 MPFI e simplesmente adoro ele. Porém, desde onte, sexta, começou a ocorrer uma coisa muito estranha, o ponteiro da temperatura vai pra depois do vermelho, fica colado lá e num sai nem com resa braba, mesmo com o motor frio e andando em estrada. A grande incógnita é que a ventoinha funciona normalmente, o carro não ferve, enfim, parece td normal, com exceção desse marcador q insiste em ficar depois do vermelho.
Na quarta e quinta chuveu muito em BH e ele pegou essas chuvas, alguma chance de ser apenas o água que caiu no sensor? Algum fio solto? Onde acho a cebolinha? Eu já tive problema com a válvula ano passado e troquei, prorém ele simplesmente fervia. Agora não, continua normal.
Por favor, alguém já passou por essa situação?
Grato.
[DÚVIDA] - Marcador de temp fica "colado" no final
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Há, esqueci de um detalhe muito importante, hoje, sábado, fiz um viagem com ele de 200 km e às vezes, muito raramente ele abaixa para a posição correta, marcando corretamente a temperatura, outras vezes ele começa a subir e baixa rapidamente, ficava assim oscilando. Mas na grande parte do tempo, ficava colado no vermelho.
Grato
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Olá glauber eu sugiro que de uma lida nos posts aqui editados e confira o que esta acontecendo, assim sem mais é dificil dizer, só estudando a situação ai...
Voce usa aditivo na agua? Faz limpeza do sistema?
Voce usa aditivo na agua? Faz limpeza do sistema?
Ex Ford Belina
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Obrigado Alcineu!! Verifiquei aqui algumas respostas do fórum e tem algumas q falam q pode ser a válvula termostática, outros dizem q pode ser mau contato no fio ou até no chicote. Vou olhar isso direito. Quanto à manutenção procuro manter sempre em dia e há uns 4 meses atrás deu um vazamento no sistema de arrefecimento e o meu mecânico consertou pra mim, porém, não sei se ele colocou o aditivo. Vou verificar isso também.
No mais, muito obrigado.
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- sousaman
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Cara,
Simplesmente olhe se o contato do SENSOR de temperatura do painel está encostando em qualquer parte metálica do motor.
Já aconteceu isso comigo e o marcador colou no final do vermelho como no seu caso. Detalhe, o carro estava morno e quando o eletricista foi mexer o contato encostou e quase infartei....
O sensor do painel fica no lado esquerdo do motor, de quem vê o capô aberto.
Depois edito e te mando uma foto.
Abraços!
Simplesmente olhe se o contato do SENSOR de temperatura do painel está encostando em qualquer parte metálica do motor.
Já aconteceu isso comigo e o marcador colou no final do vermelho como no seu caso. Detalhe, o carro estava morno e quando o eletricista foi mexer o contato encostou e quase infartei....
O sensor do painel fica no lado esquerdo do motor, de quem vê o capô aberto.
Depois edito e te mando uma foto.
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Glauber se voce desconectar aquele plug de cima do sensor, ele encaixa lateralmente na cabeça do sensor, a marcação la no painel vai a ZERO.
Com o plug solto, meça se tem 10 volts entre o conector e a carcaça do cabeçote onde ele esta fixado.
Na trazeira do painel tem um regulador de voltagem que fixa em 10 volts.
Para testar o instrumento marcador de temperatura la no painel, curto-circuite este plug conector com um resistor de 330 Ohms diretamente ao chassi, assim a marcação vai de 0° C até alem dos 100º C, desconectando, volta a 0° C, mas, use um resistor de metal filme de mais de 1 Watts, ele é marrom e tem boa potencia de dissipação.
Sousaman, adiantando, vou postar uma foto que já tenho aqui, mas, coloque a sua, derepente esta mais legivel, ok?
Glauber veja um retangulo vermelho mostrando o local do sensor, cliquem na foto para ampliar...
sds a todos
Com o plug solto, meça se tem 10 volts entre o conector e a carcaça do cabeçote onde ele esta fixado.
Na trazeira do painel tem um regulador de voltagem que fixa em 10 volts.
Para testar o instrumento marcador de temperatura la no painel, curto-circuite este plug conector com um resistor de 330 Ohms diretamente ao chassi, assim a marcação vai de 0° C até alem dos 100º C, desconectando, volta a 0° C, mas, use um resistor de metal filme de mais de 1 Watts, ele é marrom e tem boa potencia de dissipação.
Sousaman, adiantando, vou postar uma foto que já tenho aqui, mas, coloque a sua, derepente esta mais legivel, ok?
Glauber veja um retangulo vermelho mostrando o local do sensor, cliquem na foto para ampliar...
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- sousaman
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Alcineu,
Perfeito!
Era isso aí.
Abraços!
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Era isso aí.
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Boa noite tudo bem, estava lendo esse topico, e o ponteiro do meu corsa tambem cola no vermelho, mas ele volta ao normal quando eu mexo em alguns fios que fica atras do painel central do lado do passageiro, e como tem varios fios la traz nao sei se o problema do meu e nesses fios, ou se o fio do ponteiro passa por traz tambem.
Alguem pode me ajudar.?
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faz assim, olhe no chicote do sensor apontado acima, marque as cores dele. aí sai procurando o dito cujo lá dentro do carro, veja até ond vai, por onde passa . . .
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Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534
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Sousaman e alcineu
Muitíssimo obrigado!!! A ajuda de vocês me economizou uns R$ 20,00 reais de mão de obra de um eletricista...rsrsrs. Era exatamente isso que aconteceu. Aquela peça que protege o sensor quebrou e caiu e a parte daquele cabo do plug tava encostando em um parafuso do bloco do motor, causando a marcação errada. Simplesmente passei uma fita isolante em volta da parte metálica do cabo do sensor e voltou a marcar tudo correto novamente.
Muito obrigado também a todos que responderam.
t+ galera.
Muitíssimo obrigado!!! A ajuda de vocês me economizou uns R$ 20,00 reais de mão de obra de um eletricista...rsrsrs. Era exatamente isso que aconteceu. Aquela peça que protege o sensor quebrou e caiu e a parte daquele cabo do plug tava encostando em um parafuso do bloco do motor, causando a marcação errada. Simplesmente passei uma fita isolante em volta da parte metálica do cabo do sensor e voltou a marcar tudo correto novamente.
Muito obrigado também a todos que responderam.
t+ galera.
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