[DÚVIDA] - Pq o ventilador de ar interno não funciona?

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lezado
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[DÚVIDA] - Pq o ventilador de ar interno não funciona?

Mensagem por lezado »

Salve Salve Srs!!!

Tô com m problema no ventilador de ar do meu carro. Quando eu giro o botão para qualquer velocidade, o ventilado não funciona e a luz do teto dá uma enfraquecia dando uma ideia de que o motor/chave estão em curto :redhotevil: ... e tambem a chave que joga o ar interno/externo não se move... alguem tem ideia de que pode ser e de como posso resolver? :?
Um abraço!
LeZaDo ~Wind básico s/ nada....
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.....eu quero é ver o ôco!


alcineu
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Mensagem por alcineu »

Oi lezado boa noite...o meu so funciona a velocidade maxima...fui tentar desmontar o local que aloja os botes e o que abre e fecha a entrada de ar travou, dei umas mexidas de mau jeito e argh!

No seu caso pode ser o motor travado... da ultima vez estava funcionando normal?
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alcineu
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Mensagem por alcineu »

Olha ai galera, o valor ohmico do resistor que usam no controle de velocidade da ventilação forçada interna, comparado ao usado no Gol/Tipo é:
velocidade-1 -- 4,2 ohms,
velocidade-2 -- 2,2 ohms,
velocidade-3 -- 1 ohm,
velocidade-4 os 12 volts passam direto. A potencia de dissipação desse resistor deve estar na faixa de uns 50Watts.
Há uma peça tipo diodo em paralelo com esse resistor que descobriram que trata-se de um termofusivel de 10A 240v, alguem sabe se faz sentido isso?
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

partindo da premissa q seja o tal fuzivel isso...ele abre se passar dos 10A, logo os resistores nao tem toda essa potencia de 50Watts nao...

mas no corsa foi visto esse termofuzivel.....

cara to pra desmontar o meu e te falar um a um qual o valor dos resistores e vc montar resistores simples ai...heheheh
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alcineu
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Mensagem por alcineu »

corsomovel escreveu:partindo da premissa q seja o tal fuzivel isso...ele abre se passar dos 10A, logo os resistores nao tem toda essa potencia de 50Watts nao...

mas no corsa foi visto esse termofuzivel.....

cara to pra desmontar o meu e te falar um a um qual o valor dos resistores e vc montar resistores simples ai...heheheh

Veja o link com o danado do resistor do Tipo, é parecido...

po veja bem, tirei uma tarde pra tentar deslocar esse resistor e dei com os burros nagua...eta local dificil pra sacar essa peça...esta chegando os 12 volts nos terminais do conector pro resistor, bem acima do pedal do acelerador. Ele é aparafusado internamente, na caixa do ventilador, pra ser resfriado.
Tambem já matutei por ca essa possibilidade de adaptar uns resistores por fora, ali mesmo no habitaculo do motor. Aqueles dois terminais expostos, sem conexão do lado plug conector, internamente na caixa, fazem conexão com os dois terminais do eletroventilador, ok? Ai fica mais facil qualquer alteração, sem precisar sacar esse resistor. Aproveita-se os dois terminais existentes pra injetar as tensões de redução de velocidade.

Corsomovel aquele endereço do msn pode mandar email pelo outlook?
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alcineu
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Mensagem por alcineu »

alcineu escreveu:
corsomovel escreveu:partindo da premissa q seja o tal fuzivel isso...ele abre se passar dos 10A, logo os resistores nao tem toda essa potencia de 50Watts nao...

mas no corsa foi visto esse termofuzivel.....

cara to pra desmontar o meu e te falar um a um qual o valor dos resistores e vc montar resistores simples ai...heheheh

Veja o link com o danado do resistor do Tipo, é parecido...
http://www.clubedotipo.com.br/forum_pos ... ID=11&PN=1

Aqui a questa do termofusivel
http://www.clubedotipo.com.br/forum_pos ... D=272&PN=5


po veja bem, tirei uma tarde pra tentar deslocar esse resistor e dei com os burros nagua...eta local dificil pra sacar essa peça...esta chegando os 12 volts nos terminais do conector pro resistor, bem acima do pedal do acelerador. Ele é aparafusado internamente, na caixa do ventilador, pra ser resfriado.
Tambem já matutei por ca essa possibilidade de adaptar uns resistores por fora, ali mesmo no habitaculo do motor. Aqueles dois terminais expostos, sem conexão do lado plug conector, internamente na caixa, fazem conexão com os dois terminais do eletroventilador, ok? Ai fica mais facil qualquer alteração, sem precisar sacar esse resistor. Aproveita-se os dois terminais existentes pra injetar as tensões de redução de velocidade.

Corsomovel aquele endereço do msn pode mandar email pelo outlook?
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

alcineu escreveu:
corsomovel escreveu:partindo da premissa q seja o tal fuzivel isso...ele abre se passar dos 10A, logo os resistores nao tem toda essa potencia de 50Watts nao...

mas no corsa foi visto esse termofuzivel.....

cara to pra desmontar o meu e te falar um a um qual o valor dos resistores e vc montar resistores simples ai...heheheh

Veja o link com o danado do resistor do Tipo, é parecido...

po veja bem, tirei uma tarde pra tentar deslocar esse resistor e dei com os burros nagua...eta local dificil pra sacar essa peça...esta chegando os 12 volts nos terminais do conector pro resistor, bem acima do pedal do acelerador. Ele é aparafusado internamente, na caixa do ventilador, pra ser resfriado.
Tambem já matutei por ca essa possibilidade de adaptar uns resistores por fora, ali mesmo no habitaculo do motor. Aqueles dois terminais expostos, sem conexão do lado plug conector, internamente na caixa, fazem conexão com os dois terminais do eletroventilador, ok? Ai fica mais facil qualquer alteração, sem precisar sacar esse resistor. Aproveita-se os dois terminais existentes pra injetar as tensões de redução de velocidade.

Corsomovel aquele endereço do msn pode mandar email pelo outlook?
pode sim....
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Spaiva
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Mensagem por Spaiva »

Baixei o esquema num link do fórum sobre sistema elétrico, é um arquivo zipado, tá em alemão mas dá prá ler o esquema...Dá uma olhada no arquivo 11.JPG, lá mostra o circuito do ventilador do nosso corsa (modelo B), acho que é o segundo esquema da esquerda p/ direita na figura.

Se for isso mesmo, não seriam então 3 resistores de 2,5 ohms, sendo que a chave seletora coloca eles em série?
1-> 7,5ohms
2-> 5,0ohms
3-> 2,5ohms
4-> 12 V direto

O meu ventilador deu pau e só funciona no 4 (direto).

Pelo esquema, os resistores não ficam junto à chave seletora mas sim ficam alojados junto do motor do ventilador correto? Bom, o que eu queria saber mesmo é como acessar esse ventilador pois abri o cofre (caixa de ar) do meu corsa com ar-condicionado e não consegui ver o tal ventilador....

Ou seria pelo painel frontal?

Valeu!


leonardo
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Mensagem por leonardo »

Com AC ele fica dentro do módulo, eu fiz um tutorial legalzinho em outro tópico quase agora cara... Perai... Tá aqui ó:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=5299
Só não esqueça de tirar o chicote por de dentro do carro e ai sim soltar o parafuso do plug amarelo e puxar o infeliz para fora do módulo....
Falows rapaz...


leonardo
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Mensagem por leonardo »

Spaiva, tente pegar esse relê emprestado de um outro corsa rapaz...
Ele controla a velocidade do ventilador.....
Se não der aí você verifica o resistor
Imagem
Verifique essas duas posições na caixa de fusível... Eu não tenho muitas informações, mas pode ser que é uma posição para o Corsa sem AC e outra posição para o Corsa com AC....Beleza?
Falows...


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