[PROJETO] - Corsa GSi Turbo/Nitro - CCCA + FOTOS

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca »

gboff escreveu:hmm

intao vo de monofluxo mesmo, valeu pelas resposta

agora é achar uma marca boa pra nao ter problemas com sujeira no motor

abraço
Qualquer filtro impede sujeira. O problema é a sujeira mais grossa. Eu ando sem filtro no Eclipse e nunca tive problemas.


gboff
:: ST ::
Mensagens: 870
Registrado em: Sábado 17 2009f Outubro 2009 09:37:01 AM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gboff »

beleza

abraço


Bruno Romanini
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Quarta-feira 25 2009f Fevereiro 2009 04:41:14 PM
Localização: Lins - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Bruno Romanini »

ccca - Cara parabéns de verdade.

Parabéns pelo carro simplismente um sonho
Parabéns pelo tópico muito bem apresentado
Mas principalmente parabéns pela humildade, respeito e atenção que tem demonstrado com todos.

Li o tópico do começo ao fim, vi seu blog e o do rafastra tbm. É incrível mas o GSi seduz e hipnotiza, eu não conseguia parar de olhar e admirar cada detalhe e peça que vc mostrava.

E aquele valente 147 está de parabéns pelas façanhas alcançadas.

Obrigado por dividir seus conhecimentos com todos nós e por enriquecer o clube com uma bela máquina.

Abraço.


Avatar do usuário
daniboy.japa
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:15:00 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por daniboy.japa »

ccca escreveu: Vou tentar responder cada pergunta:

Com relação à aspirar, o que eu poderia começar fazendo? Só melhorar o fluxo de ar até a borboleta já melhora bastante.

Troca de coletor de adm. + coletor de escap. e escap. ? O coletor de admissão, como disse antes, é o câncer do GSi. Não lembro em qual dessas grandes lojas de performance de SP que tem um coletor de admissão legal. Vou procurar com calma e posto aqui. Para aspirado, não vejo necessidade de trocar o coletor de escape. Talvez um escape mais livre apenas.

Fazer chip, converter pra alcool ou nao? Um chip para dar um UP pode ser uma boa. Tenho certas restrições quanto ao chip, mas no caso do Kinder ele funciona bem. Converter para álcool sem mexer em taxa fica complicado, piorando ainda mais o desempenho do carro.

Coisas que possam mudar o grafico de torque. Aliviar o volante do motor e mais o que disse acima já deve dar um bom resultado. E o melhor: sem muito custo.

Você vai turbinar quando? Pretendo começar a mexer nisso em Agosto, pois falta o coletor de admissão e um gerenciador (escolhi a Fueltech).

Se possivel, tenta fazer uma filmagem no Dyno. Eu postei o vídeo do Kinder no dyno aqui. Dá uma olhada no Youtube nos vídeos do usuário "cccama". Tem vários vídeos em dyno do Fritz oNe4sEvEn, Kinder e Euclides. Quando turbinar, vou filmar até o primeiro arranque!

Você tirou seu ar-condicionado? Meu carro está completo. Tem ar, direção, ABS e tudo mais. O coletor de escape em inox foi feito sob medida justamente para usar ar e direção. A turbina ficará na frente da caixa.

Vai usar intercooler? Sim. Só não calculei qual vou precisar.

Você vai usar alguma gerenciadora na injeção? Algo pra controle de tração? Vou arrancar toda a injeção original e instalar uma FT300 ou a FT400. A Fueltech tem controle de tração, mas não sou muito fã desse recurso. Já vi Montana original destruir a caixa em função do controle de tração. Ao menos é a única hipótese para esta quebra.

Pode fazer quantas perguntas quiser. A idéia deste tópico é justamente estimular a troca de informações. Tudo que eu fizer ou souber colocarei aqui. Sugestões serão sempre aceitas, processadas e possivelmente implementadas.

Abraço,

Custódio
Opa, valeu pela atenção que tem dado a todos aqui.
Legal, esse mes e o proximo estarei arrumando algumas coisas na tapeçaria do carro e na funilaria, mas até o final do ano provavelmente vou colocar a powerbox.
Se conseguir algum lugar que faça, por favor se nao for atrapalhar me informe. Vou ver na MVS Preparações, pois vi um GSI com Power Box de lá.
Sei que ele tem o remapeamento do chip, feito para acerto da injeçao, pelo fato de ter mais fluxo de ar, sendo assim ja está incluso o chip de potencia.
De resto acho q vou mantendo assim por enquanto. A grana ta meio curta, coloquei roda 17 e fiz suspensao nesse mes...dai vou arrumando aos poucos.
Mas agradeço a toda dica ou conselho que voce tem dado por aqui.
É sempre bom ter um carro "modelo" que está OTIMO, para se basear.
hehehehe...
inclusive ha alguns anos eu tinha pego uma foto do seu carro na net, provavelmente era ele antes de ser seu. E foi ai q deu mais vontade de ter um tbm...

bom vou aguardar pra colocar as coisas no meu carro tbm, conforme eu for fazendo as coisas e tenha alguma duvida vou estar aqui enchendo o saco, e tbm vendo sempre as atualizaçoes q voce vem fazendo.

Abraços e mais uma vez obrigado.
Imagem


Alexandre lima
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Terça-feira 20 2009f Outubro 2009 11:22:13 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Alexandre lima »

Cara lindo carro ki motor em!!! já tive uma pick up corsa 1.6 turbinada mas de leve não era nada comparado a isso que capricho nos detalhes Parabens!!!!


Avatar do usuário
daniboy.japa
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:15:00 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por daniboy.japa »

esqueci de comentar, vi os videos e gostei bastante.
alias é bem parecido com o que queria de inicio, com menos potencia é claro.
como disse, só queria um pouco mais de torque, porque eu vejo esses motores com 16v comando variavel, e sem comentarios, tem muito torque.
Sei q nao é nem justo comparar, mas o GSI fica devendo mto nesse quesito torque.
Enfim, to me baseando no seu e vendo as peças q citou. Conforme for sobrando tempo ($$) vou montando.

valeu Custódio.
Imagem


ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca »

Pessoal, o fórum é para trocar idéias. Eu ajudo com o que aprendi até agora e busco novas informações sempre. Infelizmente, há pouco material sobre preparação disponível aqui. Não faz sentido isso, sendo este um fórum com tantos usuários e carros mexidos. Notei que pouca gente mete a mão e faz em casa.

Na área de personalização é um show. Tem cada coisa mais linda feita por seus próprios donos. Porém, em mecânica não é bem assim. E não há muito mistério nisso. É o que quero mostrar neste tópico.

Quem quiser saber mais sobre esse ótimo motor 1.6 16V (x16xe) procura por SBD Motorsport da Inglaterra. Tem muita coisa, inclusive para comprar.


Barrika13
:: Rodeio ::
Mensagens: 750
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Outubro 2009 10:43:11 PM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Barrika13 »

Fala cara beleza?

Sou apaixonado por preparação e acabo de ler seu tópico de ponta a ponta....que coisa linda..
Parabén pelo capricho e desenvolvimento de cada peça do GSI. O mais TOP que já vi! Peça de alta qualidade, todas definidas cuidadosamente para um melhor performance...

PARABÉNS!

Abraços

Barrika 13
Corsa Premium Econoflex Turbo
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... c&start=90


eddie13
:: ST ::
Mensagens: 907
Registrado em: Sexta-feira 20 2006f Outubro 2006 12:48:47 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eddie13 »

Li todas as páginas desse tópico! Nem costumo postar em tópicos assim, acho que este tipo de tópicos é somente pra tirar duvidas pra não poluir o tópico com mensagens sem mta importancia.

Mas primeiramente parabéns! Só quem teve um GSI sabe como esse carro é. Mto gostoso de andar, principalmente nas rotações mais altas onde se sente que não é um 1.6 comum... saudades do meu 96...

Mas vamos a dúvida.

Vi que você sempre aconselha o pessoal a melhorar a captação de ar para o motor e que isso pode dar um folego, adicionando um escapamento mais livre.

Estou pensando no seguinte... tirar toda a borracha original ( Meriva 1.8 8v 2004) e manter a caixa ( a TBI desse carro é mto barulhenta, e o barulho é insuportavel ). Ai no lugar colocaria mangotes e um filtro K&N inbox. Melhoraria? Ou só os filtros conicos que conseguem tirar alguma potenciazinha a mais?

Teria alguma solução pra esse barulho horrível da TBI? Fica tipo um chiado, como se sugasse pouco ar e estivesse passando por uma "frestinha". Será que se retrabalhar ela ficaria melhor? Ouvi dizer que em motores aspirados fazer isso seria jogar dinheiro fora, pois só se admite ar que for necessário...

Se puder me ajudar eu fico mtooo agradecido!

Me add no msn tbm se tiver tempo pra trocar idéias e conhecimentos.
edgarpaschoal@hotmail.com

Boa sorte com o projeto! Queria ver essa máquina de perto!


ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca »

Obrigado pelos elogios. O GSi é um baita carro. Sempre sonhava em ter um.

O câncer do GSi é a tubulação até a TBI. Sei que ela foi desenvolvida por uma equipe de engenheiros etc e tal, só que é restritiva. O que foi feito no meu é muito fácil de fazer, ou seja, compra mangotes de 2,5" que imitem a curvatura onde for necessário e pedaços de cano de inox ou aço mesmo, de forma que imite o original. Dá uma certa dor de cabeça fazer isso porque falta espaço naquele cofre.

Se colocar um inbox ajudaria mais ainda. Só um filtro cônico eu não sei te dizer, mas acho que aspiraria muito ar quente e perderia potência com isso.

Acho que primeiro faria isso e, se o resultado não for satisfatório, partiria para trabalho na TBI ou mais além. TBI normalmente faz um barulho estranho, bem como tu disse.

Minha experiência é mesmo com turbo. O GSi está aspirado ainda porque não comprei o que falta para turbinar. Estou aprendendo muita coisa com ele, pois eu duvidava da potência que poderia ser tirada de um simples trabalho como foi feito no meu, inclusive destinado a motor turbo. Acredito que até o final do ano já aparecerão os 400cv naquele motor.

Uma coisa é certa: esse cabeçote trabalhado rende muitos cvs. Não é qualquer motor que rende quase 50% a mais sem sobrealimentação, sem taxa e sem muita frescura. Com injeção programável, bobina mais forte e álcool, viria mais potência ainda.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”