[PROJETO] - Corsa GSi Turbo/Nitro - CCCA + FOTOS

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca »

daniboy.japa escreveu:
Sobre custos é complicado dizer, pois o antigo dono vinha desde 2002 investindo no carro. Eu gastei pouco mais de R$ 500,00 desde que comprei e remontei o carro. Estimo que tenha em toda a preparação, desde motor, suspensão, turbina e coletor, kit nitro, rodas etc, cerca de R$ 12.000,00. Se fosse fazer isso com os valores de hoje, talvez seja mais barato.

Pistões e bielas baixaram muito nos últimos anos. Há muito mais empresas dedicadas a peças de performance e a demanda também é maior. Fazer um carro com mais de 250cv não é tão caro atualmente, principalmente quando se estuda e escolhe o que fazer. Outra coisa importante é saber aproveitar as oportunidades.
Então, a pergunta foi bem por causa da relação custo beneficio.
Adoro meu carro, e por mais que esteja ficando ultrapassado (design e conforto) eu não abro mão de ter um carro potente, com teto solar, bancos estilo recaro, e outras parafernalhas uteis bem legais. Realmente o carro é um brinquedo legal, e gostaria mesmo de preparar.

A duvida é com relação à montagem, sei que existem modos diferentes de se obter ganho.

No teu caso esta atualmente com ASPRO. mas vai turbinar.

Tem outro aqui no forum que tem mais de 300 cv...Turbo.

Entao eu tava vendo que alguns tiram o arcondicionado (que eu penso em tirar o meu pq nao esta funcionando) e turbinam. e não queria um carro pra pista, mas só um carro esperto, tendo em vista que ele em torque (antes dos 3.500 RPM) é muiiito fraco.


O que poderia ser mudado para melhorar esta performance?

Cotei na MVS Preparações, uma Power Box, que substitui a TBI de admissao por uma direta e com melhor fluxo. Isto iria melhorar realmente? vi que no seu carro não foi mudado esta peça entao posso estar errado.

Bom desculpe por muitas palavras e obrigado por compartilhar.

Abraço
Na real, o meu é destaxado, com apenas borboleta de 55mm, chip com mais ponto, cano de 2,5" do coletor até o final e volante do motor com metade do peso do original. Mesmo assim saiu quase 50% a mais de potência. Surpresa geral para os que acompanharam o carro no dyno. Confesso que não reparei no torque máximo quando estava no dyno, mas o gráfico foi salvo. Vou pedir para me mandarem e postarei aqui.

Essa admissão "direta" na Europa (chamam de powerbox) dá cerca de 10% a mais de potência. Todos que conhecem preparação e olham a admissão original do GSi quase choram, pois é ela que mata o motor. Outra coisa é a tubulação que vai do filtro até a borboleta. No meu foi tudo refeito com mangotes e canos de 2,5".

O torque dos 16v de baixa cilindrada é ruim mesmo em baixa rotação. Turbina pequena resolve isso. hehehhe


ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca »

Black Chevy escreveu:Excelentes fotos.
O Corsa tá nervosinho mesmo.
Do jeito que está hoje, quanto ele faz de 0 a 100?
O torque ainda está o mesmo que o original ou depois das modificações alterou muito?
Abaços,
Ulisses
Melhorou o torque sim, já que a potência está relacionada ao torque.

Não tenho medição de 0 a 100 ainda. Em agosto terá mais uma Noite do Desafio em Tarumã com cronometragem do Jaime Kopp, que terá 60ft, 100m, 201m e velocidade final, e postarei os resultados. Espero que sejam bons...


Avatar do usuário
daniboy.japa
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:15:00 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por daniboy.japa »

ccca escreveu: Na real, o meu é destaxado, com apenas borboleta de 55mm, chip com mais ponto, cano de 2,5" do coletor até o final e volante do motor com metade do peso do original. Mesmo assim saiu quase 50% a mais de potência. Surpresa geral para os que acompanharam o carro no dyno. Confesso que não reparei no torque máximo quando estava no dyno, mas o gráfico foi salvo. Vou pedir para me mandarem e postarei aqui.

Essa admissão "direta" na Europa (chamam de powerbox) dá cerca de 10% a mais de potência. Todos que conhecem preparação e olham a admissão original do GSi quase choram, pois é ela que mata o motor. Outra coisa é a tubulação que vai do filtro até a borboleta. No meu foi tudo refeito com mangotes e canos de 2,5".

O torque dos 16v de baixa cilindrada é ruim mesmo em baixa rotação. Turbina pequena resolve isso. hehehhe
Legal, sua configuração ta ótima...e to lembrando que você ainda nao turbinou...hehehehe...
quando turbinar vai ficar mto FERA.

Você vai usar alguma gerenciadora na injeção? Algo pra controle de tração?

Entao, eu ainda to pensando seriamente em Aspirar ou Turbinar, porque eu nao sei direito o que eu posso fazer em ASPRO. Agora turbinar eu sei + ou - o que pode ser feito no miolo original, com pressao baixa e uma T2 mesmo só pra ganho de torque (NADA DE EXAGEROS - carro pra rua e nao pra pista)

Eu tenho meu GSI faz 1 ano e meio e eu nao rodei 4 mil km ainda...
Eu ando muito pouco com ele, e por isso que eu quero montar algo legal.

Com relação à aspirar, o que eu poderia começar fazendo?
Troca de coletor de adm. + coletor de escap. e escap. ?
Fazer chip, converter pra alcool ou nao?
Coisas que possam mudar o grafico de torque.


Você vai turbinar quando?
Se possivel, tenta fazer uma filmagem no Dyno.
Você tirou seu ar-condicionado?
Vai usar intercooler?


Abraços Custódio.

ps.: como nao conheço mto ainda, sou mto chato perguntando...mas realmente me interessei pelo projeto.
Imagem


ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca »

daniboy.japa escreveu:
ccca escreveu: Na real, o meu é destaxado, com apenas borboleta de 55mm, chip com mais ponto, cano de 2,5" do coletor até o final e volante do motor com metade do peso do original. Mesmo assim saiu quase 50% a mais de potência. Surpresa geral para os que acompanharam o carro no dyno. Confesso que não reparei no torque máximo quando estava no dyno, mas o gráfico foi salvo. Vou pedir para me mandarem e postarei aqui.

Essa admissão "direta" na Europa (chamam de powerbox) dá cerca de 10% a mais de potência. Todos que conhecem preparação e olham a admissão original do GSi quase choram, pois é ela que mata o motor. Outra coisa é a tubulação que vai do filtro até a borboleta. No meu foi tudo refeito com mangotes e canos de 2,5".

O torque dos 16v de baixa cilindrada é ruim mesmo em baixa rotação. Turbina pequena resolve isso. hehehhe
Legal, sua configuração ta ótima...e to lembrando que você ainda nao turbinou...hehehehe...
quando turbinar vai ficar mto FERA.

Você vai usar alguma gerenciadora na injeção? Algo pra controle de tração?

Entao, eu ainda to pensando seriamente em Aspirar ou Turbinar, porque eu nao sei direito o que eu posso fazer em ASPRO. Agora turbinar eu sei + ou - o que pode ser feito no miolo original, com pressao baixa e uma T2 mesmo só pra ganho de torque (NADA DE EXAGEROS - carro pra rua e nao pra pista)

Eu tenho meu GSI faz 1 ano e meio e eu nao rodei 4 mil km ainda...
Eu ando muito pouco com ele, e por isso que eu quero montar algo legal.

Com relação à aspirar, o que eu poderia começar fazendo?
Troca de coletor de adm. + coletor de escap. e escap. ?
Fazer chip, converter pra alcool ou nao?
Coisas que possam mudar o grafico de torque.


Você vai turbinar quando?
Se possivel, tenta fazer uma filmagem no Dyno.
Você tirou seu ar-condicionado?
Vai usar intercooler?


Abraços Custódio.

ps.: como nao conheço mto ainda, sou mto chato perguntando...mas realmente me interessei pelo projeto.
Vou tentar responder cada pergunta:

Com relação à aspirar, o que eu poderia começar fazendo? Só melhorar o fluxo de ar até a borboleta já melhora bastante.

Troca de coletor de adm. + coletor de escap. e escap. ? O coletor de admissão, como disse antes, é o câncer do GSi. Não lembro em qual dessas grandes lojas de performance de SP que tem um coletor de admissão legal. Vou procurar com calma e posto aqui. Para aspirado, não vejo necessidade de trocar o coletor de escape. Talvez um escape mais livre apenas.

Fazer chip, converter pra alcool ou nao? Um chip para dar um UP pode ser uma boa. Tenho certas restrições quanto ao chip, mas no caso do Kinder ele funciona bem. Converter para álcool sem mexer em taxa fica complicado, piorando ainda mais o desempenho do carro.

Coisas que possam mudar o grafico de torque. Aliviar o volante do motor e mais o que disse acima já deve dar um bom resultado. E o melhor: sem muito custo.

Você vai turbinar quando? Pretendo começar a mexer nisso em Agosto, pois falta o coletor de admissão e um gerenciador (escolhi a Fueltech).

Se possivel, tenta fazer uma filmagem no Dyno. Eu postei o vídeo do Kinder no dyno aqui. Dá uma olhada no Youtube nos vídeos do usuário "cccama". Tem vários vídeos em dyno do Fritz oNe4sEvEn, Kinder e Euclides. Quando turbinar, vou filmar até o primeiro arranque!

Você tirou seu ar-condicionado? Meu carro está completo. Tem ar, direção, ABS e tudo mais. O coletor de escape em inox foi feito sob medida justamente para usar ar e direção. A turbina ficará na frente da caixa.

Vai usar intercooler? Sim. Só não calculei qual vou precisar.

Você vai usar alguma gerenciadora na injeção? Algo pra controle de tração? Vou arrancar toda a injeção original e instalar uma FT300 ou a FT400. A Fueltech tem controle de tração, mas não sou muito fã desse recurso. Já vi Montana original destruir a caixa em função do controle de tração. Ao menos é a única hipótese para esta quebra.

Pode fazer quantas perguntas quiser. A idéia deste tópico é justamente estimular a troca de informações. Tudo que eu fizer ou souber colocarei aqui. Sugestões serão sempre aceitas, processadas e possivelmente implementadas.

Abraço,

Custódio


Avatar do usuário
Ulisses®
:: Premium ::
Mensagens: 4114
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 02:47:12 PM
Localização: Icaraíma - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ulisses® »

Olá Custódio.
Perguntei sobre torque porque tenho interesse, no futuro, de fazer alterações na parte de mecânica do meu carro, especificamente motor e, quiçá, o câmbio.
O meu tem um motor 1.0 original a álcool. Não sei se já dirigiu um desses, mas é bem manco, não tem retomada, mas a velocidade final dele é satisfatória pra um motor 1.0...
Alguns amigos aqui do CC me incentivaram a alterar este mesmo motor, com a instalação de um Turbo, ou de um Supercharger, até mesmo aspirar.
Um amigo aqui da minha cidade cogitou até usinar o bloco e obter uns poucos cavalos de potência substituindo os pistões por outros de maior diâmetro.
O Marino foi quem me deu a dica mais próxima do que pretendo, substituir o motor original por outro original 1.6 8v do Corsa mesmo, assim como o amigo Deivy Munhoz fez no Corsa dele.
Na verdade, não entendo quase nada sobre preparação e alterações da parte mecânica, mas meu interesse é grande.
A princípio, não vou preparar meu carro como você tem feito com o seu, mas gostaria de obter conselhos sobre qual a melhor alternativa pra deixá-lo com mais fôlego sem tirar a originalidade extremamente.
Acha que trocar o 1.0 por um 1.6 ou até um 1.4 Econoflex funcionaria?
Se sim, seria necessário trocar o câmbio tambem?
Desculpe por fazer tantas perguntas, mas você tem feito um excelente trabalho no teu Corsa, e acredito que deve ter experiência de sobra pra falar sobre minhas dúvidas.
Não pretendo nada muito além dos 100cv. Por tal razão é que mencionei o 1.6 e 1.4, uma vez que eles tem 92cv e 97cv respectivamente.
Entretanto, a segunda opção teria um custo mais elevado, por se tratar de um motor mais novo. Já o 1.6, é possível encontrar novo por até R$2.000,00.

Quando tiver um tempinho, comente sobre o assunto.
Abraços,
Ulisses


Avatar do usuário
Night_Corsa
:: Sport ::
Mensagens: 1185
Registrado em: Terça-feira 13 2010f Julho 2010 07:11:15 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Night_Corsa »

Essi corsinha tinindu em , normal ja anda imagina assim , da hora parabéns pelas fotos .

Imagem

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 917#575917
Imagem

NiGhT__CoRsA BlAcK FoScO R17´´
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 411#702411

ELOGIOS E CRITICAS SERÃO BEM VINDAS .


ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca »

Black Chevy escreveu:Olá Custódio.
Perguntei sobre torque porque tenho interesse, no futuro, de fazer alterações na parte de mecânica do meu carro, especificamente motor e, quiçá, o câmbio.
O meu tem um motor 1.0 original a álcool. Não sei se já dirigiu um desses, mas é bem manco, não tem retomada, mas a velocidade final dele é satisfatória pra um motor 1.0...
Alguns amigos aqui do CC me incentivaram a alterar este mesmo motor, com a instalação de um Turbo, ou de um Supercharger, até mesmo aspirar.
Um amigo aqui da minha cidade cogitou até usinar o bloco e obter uns poucos cavalos de potência substituindo os pistões por outros de maior diâmetro.
O Marino foi quem me deu a dica mais próxima do que pretendo, substituir o motor original por outro original 1.6 8v do Corsa mesmo, assim como o amigo Deivy Munhoz fez no Corsa dele.
Na verdade, não entendo quase nada sobre preparação e alterações da parte mecânica, mas meu interesse é grande.
A princípio, não vou preparar meu carro como você tem feito com o seu, mas gostaria de obter conselhos sobre qual a melhor alternativa pra deixá-lo com mais fôlego sem tirar a originalidade extremamente.
Acha que trocar o 1.0 por um 1.6 ou até um 1.4 Econoflex funcionaria?
Se sim, seria necessário trocar o câmbio tambem?
Desculpe por fazer tantas perguntas, mas você tem feito um excelente trabalho no teu Corsa, e acredito que deve ter experiência de sobra pra falar sobre minhas dúvidas.
Não pretendo nada muito além dos 100cv. Por tal razão é que mencionei o 1.6 e 1.4, uma vez que eles tem 92cv e 97cv respectivamente.
Entretanto, a segunda opção teria um custo mais elevado, por se tratar de um motor mais novo. Já o 1.6, é possível encontrar novo por até R$2.000,00.

Quando tiver um tempinho, comente sobre o assunto.
Abraços,
Ulisses
Meu primeiro carro foi um Wind 95/96. Era bem gostoso de dirigir e ficou ótimo só com a troca da surdina por uma esportiva. Sempre fui fã de Corsa. Tive um Sedan 96 1.6 8v e era bem interssante o carro. Minha mulher teve uma Montana 1.4 (roubada em 2008 e nunca mais achada) e atualmente tem uma Sport 1.8. Posso falar como quem conhece diversos motores da linha Corsa e derivados que cada um tem suas características.

Quer um 1.6? É mais barato e com menos incomodação trocar de carro. Além de ter todo transtorno de regularizar a troca de motor ou correr o risco de cair em blitz. É minha opinião.

Agora, se quer um pouco mais de potência, mesmo correndo risco de se incomodar com os "homens", eu partiria para um turbo. Nada se compara a isso. A sensação, o barulho, os detalhes, os cuidados etc, são únicos. Já vi muitos 1.0 andando na frente de carros de maior cilindrada e turbo.

Quando me falavam para não fazer meu 147, que era um carro fraco, podre, que ninguém fazia, que o motor era muito limitado pela cilindrada blablabla, fui lá e fiz. Levei quase um ano para provar que todos estavam errados e, sem falsa modéstia, não conheço outro carro 1.5 8v com uma T2 + nitro e todas as características de carro original (exceto injeção, bicos e comando) com 300cv nas rodas. Se alguém souber de outro melhor, serei o primeiro a reconhecer.

Tabus estão aí para serem quebrados. Acho que cada um deve ver o que tem melhor resultado aliado ao menor custo. Não existe receita pronta. Claro que temos algumas comprovadamente aprovadas ou reprovadas. E cada um tem seu gosto. Vê o que mais te agrada.

Eu vejo no fórum a possibilidade de trocar informações e fazer com que todos tenham oportunidade de tirar dúvidas e aprender. Tem muita história de "mecânico cibernético" que não passa de lenda. Quer ver se algo dá resultado? Vai lá e faz! Só procura antes por informações sobre as consequências disso.

Espero ter esclarecido.


Avatar do usuário
Marcostricolor
:: Millennium ::
Mensagens: 152
Registrado em: Terça-feira 17 2007f Julho 2007 08:39:33 PM
Localização: Cachoeirinha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcostricolor »

Black Chevy

vou me meter um pouco no assunto..

Se voce quer um carro que tenha mais ou menos 100 cv, vale a pena voce trocar de corsa, compra um 1.6, o investimento de trocar de motor vale a pena para quem quer investir em preparação

como voce que algo em torno dos 100cv, instala um kit turbo basico, que vai ter o resultado que voce quer, sem muita encomodação.

abraço


ZEQUINHA
:: Champ ::
Mensagens: 550
Registrado em: Quarta-feira 24 2010f Março 2010 07:18:23 PM
Localização: Terra Boa - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ZEQUINHA »

EAI AMIGO TUDO SERTINHO
NOSSA Q BELEZA DE CARRO VC MUDO
PRATICAMENTE TUDO NO SEU CORSINHA
PARABENS FICOU TOP O SEU CORSA É DE PARAR A CIDADE...

ABRAÇO ZEQUINHA :)


lucianwoyt
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Segunda-feira 08 2010f Fevereiro 2010 02:33:32 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lucianwoyt »

Primeiramente, PARABÉNS pelo Corsa e pelos outros turbos que teve, sou fã de um Fiasa turbo também.

O que eu acho mais legal aqui, é que além das fotos, que mostram o potencial do Gsi, a troca de informações aqui está muito boa, praticamente uma aula de preparação, haha


Parabéns mais uma vez e não deixem o tópico cair!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”