E ai Corseiros, blz??
Bom, recentemente tive que trocar minha bomba de combustível por uma alcool/flex e tinha só idéia de como era, pois nunca tinha feito, nunca ví ninguém fazendo e procurei no fórum e não encontrei nada...
Apesar do processo ser um pouco trabalhoso, o tutorial que resolvi fazer é simples, de fácil entendimento e espero que ajude quem for por a mão na "massa"!
Então vamos ao que interessa:
Vou anexar as fotos de todo processo para download, caso dê errado os links:
http://rapidshare.com/files/398739741/T ... B.zip.html
----------1° Parte----------
1 - Desconecte o conector de energia da bomba e boia.
2 - Desconecte a mangueira de saída de combustível.
3 - Desconecte a mangueira do retorno.
4 - Gire essa trava que segura a tampa ao tanque no sentido anti-horário até sair nos espaçadores. Para travar faça o mesmo processo.
----2° Parte----
Agora com a tampa "livre";
5 - Desconecte a mangueira de saída de combustível.
6 - Desconecte a mangueira do retorno.
7 - Desconecte o conector de energia da bomba.
8 - Desconecte o conector da boia.
Depois de tudo desconectado, você pode tirar aquela borracha de vedação da tampa para limpar ou efetuar a troca. - dica: passe óleo 2T na borda da tampa ou na borracha para colocar denovo, pois a tampa fica muito difícil de encaixar na borracha sem esse macete.
----3° Parte----
Agora com todos terminais e mangueiras desconectadas, é hora de tirar o copo com a bomba.
Agora é só "soltar" as 4 travas (circulos vermelhos) que seguram ela no copo maior dentro do tanque, feito isso é só puxar pra cima...
Detalhe das travas e o receptáculo da bomba solto:
----4° Parte----
Agora com o copo fora do lugar, é hora de tirar o pré-filtro do lugar...
Muito cuidado pra remover o pré-filtro pois ele é bem preso (2 peq. cintas metálicas) e corre-se o risco de quebra da peça. O pré-filtro que veio com a bomba que comprei é de um modelo diferente e não deu pra ser usado... o que acabei fazendo foi limpar o meu antigo e reutiliza-lo.
Detalhes dos filtros e do adaptador que acompanha a bomba. Filtro que veio junto a bomba, a esquerda e o original a direita.
----5° Parte----
Agora com o pré-filtro removido, é hora de retirar a bomba.
Solte as 3 travas da tampa superior do copo, desconecte a mangueira, retire a tampa que segura a bomba e puxe para cima . É bem simples.
----6° Parte----
Feito o processo acima, é só retirar a bomba original, colocar a substituta no lugar, encaixar a tampa novamente e encaixar o pré-filtro novamente. (caso sua bomba já venha com os conectores originais, plug'n'play, caso contrário você terá que cortar o chicote da bomba original e soldar no fio da bomba substituta, o que foi o meu caso.
Detalhes da bomba alcool/flex a esquerda e a Bosh original a direita. Outra coisa: a flex tem a tampa de entrada de combustível de plástico, enquanto a original Bosh é de metal.
-----Finalizando-----
Bom, agora para montar é exatamente o inverso do que foi feito, guardando sempre na cabeça a ordem que foi feita as coisas. Isso é trivial para o sucesso da troca.
Só tomem cuidado para não deixar para colocar a borracha de vedação e a "trava circular" depois que tiver sido tudo conectado. ex conectores, mangueiras etc...
Acho que é isso galera. Eu penei um pouco pra fazer isso mas porque foi a primeira vez que fiz... mas aconselho a quem não tem muita prática com isso, não fazer, pois qualquer coisa errada pode resultar em uma grande dor de cabeça mais tarde. O tópico eu criei com o entuito de ajudar quem tem vontade e quer fazer... mas é aquele velho ditado: faça por sua conta e risco!!! Boa sorte e cuidado!!
@off: Admin: Se já tiver algum tópico relacionado ou igual ao meu, pode deletar o que você quiser e deixar o que tiver mais conteúdo.
[TUTORIAL] - Troca da Bomba de Combustível - Corsa B
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muito bom o topico bem ilustrado, deixa ai, nao tem pq nao deixar
qnd troquei a minha nem tinha cam, e nem pensei nisso de fazer um tuto, mas coloquei externa no meu na epoca, muito bom... deixa o topico ai
qnd troquei a minha nem tinha cam, e nem pensei nisso de fazer um tuto, mas coloquei externa no meu na epoca, muito bom... deixa o topico ai
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semcontrole nos primeiros injetados a bomba era externa, aguentava o tranco sem refrigeração? Tai não tinha analizado isso...
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entao nos primeiros eram monoponto q trabalha com menor pressao tmb, e em geral fica sob o carro, recebe corrente continua de ar, o q ja ajuda na refrigeracao
mesmo assim no corsa MPFI usei por muito tempo uma externa de Monza, trabalhava meio esforcada pq original era 2bar e sempre perto dos 3bar no corsa, nunca tive problemas
mesmo assim no corsa MPFI usei por muito tempo uma externa de Monza, trabalhava meio esforcada pq original era 2bar e sempre perto dos 3bar no corsa, nunca tive problemas
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entendeu minha comparação, fora e dentro do tanque, e ai? Porque hoje todos usam dentro do tanque e antes? durava menos?
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mesmo assim é meio relativo a duracao, pq envolve N fatores e variaveis
algo q é certeza q hj tudo em geral dura menos q antes, mas na questao da bomba, até quem ande 100K km apenas na reserva e nao tenha problemas com bomba, e outro q em poucos tanques completos apareca problema, digo q até o fator sorte é considerado hj em dia
no meu caso a bomba externa aguentou mais q a interna, mesmo com condicoes adversas, foi 1 ano contado a interna preparada pra alcool contra mais de 2 da externa sob pressao alem do nominal
algo q é certeza q hj tudo em geral dura menos q antes, mas na questao da bomba, até quem ande 100K km apenas na reserva e nao tenha problemas com bomba, e outro q em poucos tanques completos apareca problema, digo q até o fator sorte é considerado hj em dia
no meu caso a bomba externa aguentou mais q a interna, mesmo com condicoes adversas, foi 1 ano contado a interna preparada pra alcool contra mais de 2 da externa sob pressao alem do nominal
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ha ta...
ontem sai com Uno para trocar alguns itens, enfim dar uma geral, quase não piloto esse Uno Fire 2004 e ontem após trocar a descarga completa que dura só 1 ano, ouvi o zunido da bomba, posso ter me enganado ou zunido da descarga nova, mas, ela começa a zunir mesmo quando começa a dar adeus ou tem outros fatores ai, como filtro sujo/obstruindo ou...?
Ainda não conferi, já que troquei os filtros, óleo e não me atentei se continua, já que andam com esse carro sempre na reserva e já estou careca de alertar e não estão nem ai, igual aquela musica... rsrsrs...
ontem sai com Uno para trocar alguns itens, enfim dar uma geral, quase não piloto esse Uno Fire 2004 e ontem após trocar a descarga completa que dura só 1 ano, ouvi o zunido da bomba, posso ter me enganado ou zunido da descarga nova, mas, ela começa a zunir mesmo quando começa a dar adeus ou tem outros fatores ai, como filtro sujo/obstruindo ou...?
Ainda não conferi, já que troquei os filtros, óleo e não me atentei se continua, já que andam com esse carro sempre na reserva e já estou careca de alertar e não estão nem ai, igual aquela musica... rsrsrs...
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vou falar, depende tmb
no golf foi recem feita a bomba, andando sem som, vidro fechado é nitido o barulho, mesmo transbordando o tanque, pode-se dar um desconto pq é uma bomba q trabalha nominalmente a 6bar, so q andando na boa como disse, a pressao na linha é de 0,6bar
a bomba trabalha livre e com ruido, qnd vem pressao nunca notei, mas acredito q o barulho suba...
na oficina tinha um gol MI hj, e era nitido o zuuuu da bomba sempre constante
em carro original assim, eu acho q barulho é aviso, ou ja trabalhou muito esforcada, seca e com filtro entupido, ou é idade e algum desgaste interno
ja vi dicas de limpar, destravar bomba com fluido de freio
no golf foi recem feita a bomba, andando sem som, vidro fechado é nitido o barulho, mesmo transbordando o tanque, pode-se dar um desconto pq é uma bomba q trabalha nominalmente a 6bar, so q andando na boa como disse, a pressao na linha é de 0,6bar
a bomba trabalha livre e com ruido, qnd vem pressao nunca notei, mas acredito q o barulho suba...
na oficina tinha um gol MI hj, e era nitido o zuuuu da bomba sempre constante
em carro original assim, eu acho q barulho é aviso, ou ja trabalhou muito esforcada, seca e com filtro entupido, ou é idade e algum desgaste interno
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Kkass esse fluido de freio esta famoso...lembra não que volto ao passado quando o mecanico foi trocar o fluido/sangrar na Belina detonou a pintura ali no cofre toda com esse fluido...eita bicho corrosivo.
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e uma dica, ele nao ataca borrachas, comeu a roda q eu tinha no corsa qnd estorou o cilindro de roda
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